tenho 12 novos animais de estimação!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

segunda jun 12, 2006 7:28 pm

bem no outro dia, fui passear até á azenha, ao pé do castelo de paderne. andava lá muito bem a passear ao pé da ribeira a ver se encontrava alguma salamandra ventre-de-fogo (como da ultima vez que lá fui) quando dou por mim rodeado de pequenas rãs com cerca de 1cm de comprimento, apanhei e uma e qual nao é o meu espanto ao ver que eram na verdade pequenos sapinhos Bufo bufo :) andei lá as voltas e apanhei doze :) agora tenho os num terrario de 80x30 com terra, um pequeno lago e muitas plantas e esconderijos... uma coisa é certa, o terrario que supostamente era para meter umas hylas que ia comprar, vai ter de esperar, porque agora tenho montes de sapinhos lindos lol
para terem uma ideia do tamanho está aqui esta foto embora não seja deles,,,
Imagem
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda jun 12, 2006 7:37 pm

Nunca, mas mesmo nunca se deve apanhar um animal selvagem e levar para casa.:?
Aconselho-te a devolveres os sapinhos aos seu habitat natural.
O mais certo é não se adaptarem e acabarem por morrer.

Nem digo mais nada....:evil:
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda jun 12, 2006 8:11 pm

:(
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda jun 12, 2006 9:34 pm

Essa acção tem tanto de ilegal como de imoral. Os nossos recursos naturais já são tão parcos que ao ver um amante de répteis, alguém que deveria saber melhor que os demais e estar na primeira linha de protecção a esses recursos, a fazer tal coisa dá realmente que pensar.

Sabes em que estado de conservação se encontra o camaleão comum (outrora muito vulgar no Algarve) por acções como essa, não sabes?
mafia_69
Membro Veterano

segunda jun 12, 2006 10:18 pm

sei rbl. por isso mesmo aconselho todas as pessoas que conheço que apanham camaleões a devolve-los ao seu habitat natural. no entanto o bufo bufo não é uma espécie ameaçada, e tal como noutros países nomeadamente os USA existem muitos criadores de repteis que são recolectores, ou seja têm espécies apanhadas no seu habitat natural, tal como os anoles, as rãs touro (bullfrog) e outros. estes bufos estão a ser alimentados com moscas da fruta polvilhadas com suplemento vitaminico. não tenciono mantê-los num terrario para sempre. estou apenas á espera que ganhem tamanho para depois os libertar no meu jardim que têm um pequeno lago (600litros) e muitas plantas e esconderijos naturais. tenciono utilizar os sapos como uma limpeza natural de insectos e outros bichinhos. não me julguem mal, pois as minhas intenções para com os sapos não são maldosas. apenas os retirei de onde estavão para os recolocar num ambiente não muito diferente. estou a repovoar uma zona que em tempos abundava em sapos e que agora não tem muitos devido á construção.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda jun 12, 2006 11:19 pm

Apenas faço este comentário e espero que não venha a ter chatices das boas... ou os seus pais...

Decreto - Lei n.º 316/89 de 22 de Setembro
Art. 5.°

1—São proibidas, salvo licença, a emitir nos termos do artigo 8.°, as actividades de captura, detenção e abate intencionais das espécies de fauna inscritas no anexo III da Convenção.
Art. 14.° (Modificado)

1—As infracções ao disposto no presente diploma constituem contra-ordenações puníveis, nos termos do Decreto-Lei n.° 433/82, de 27 de Outubro, com coima:

a) De 50 000$ a 500 000$ a violação da proibição estabelecida no n.º 1 do artigo 2.° e no n.º 1 do artigo 4.°;

b) De 25 000$ a 400 000$ a violação do estabelecido no artigo 5.°;

c) De 10 000$ a 400 000$ a violação da proibição estabelecida no artigo 7.°;

d) De 10 000$ a 350 000$ a falta de envio das listas referidas na alínea a) do artigo 13.° e falta de registo actualizado, nos termos da alínea b) do mesmo artigo;

e) De 50 000$ a 500 000$ a violação de conteúdo e limites da licença concedida nos

termos do artigo 8.°

2—Quando, no caso das infracções previstas nas alíneas a), b) e c) do número anterior, as coimas forem aplicadas a pessoas colectivas, o seu montante poderá multiplicar-se até um máximo de 12 vezes.

3—A tentativa e a negligência são sempre puníveis.
ANEXO II

Espécies da fauna estritamente protegidas

(...)Anfíbios

CAUDATA:

Salamandridae:

Salamandra (Mertensiella) luschoni.

Salamandrina terdigitata.

Chioglossa lusitanica.

Triturus crissarus.

Proteidae:

Proteus anguinus.

ANURA:

Discoglossidae:

Bombina variegata.

Bombina bombina.

Alytes obstetricans.

Alytes cisternasii.

Pelobatidae:

Pelobates cultripes.

Pelobates fuseus.

Bulfonidae:

Bufo calarnita.

Bufo viridis.

Hylidae:

Hyla arborea.

Ranidae:

Ranu arvalis.

Rano dalmatina.

Rana latastei.
ANEXO III

Espécies protegidas da fauna

(...)Anfibios

Todas as espécies não incluídas no anexo II.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda jun 12, 2006 11:37 pm

Nem mais.

Mafia_69, as tuas intenções podem até ser boas, mas o que fizeste e o que pretendes fazer, está errado.
Não te podes desculpar com o que se faz nos Estados Unidos(que para mim não são exemplo para ninguém).
Já viste se toda a gente fizesse o mesmo que tu, com a mesma desculpa?
Deve ter sido o mesmo argumento de quem andou a apanhar camaleões, no algarve.

Caramba, também gosto de lobos (que já são poucos por estas bandas) e não os vou capturar e colocá-los no meu quintal.

Capturares 1 bufo já é muito mau, quanto mais 12.

Pensem antes de fazerem as coisas, se é que gostam mesmo dos animais!
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 12, 2006 11:40 pm

Olha lá mafia, se os tirás-te de um local que reune as condições naturais á reprodução da especie, podes estar cheio de boas intenções, mas repara, se deixaram de existir na tua zona, devido á construcção, não pode ser repovoando erraticamente numa zona que possivelmente não tem alimento para tantos, logo não devem ter grande futuro devido á construcção:(
;) começa pelo outro lado, porque contra a construcção não temos força, logo o melhor é tentar proteger a zona onde eles ainda existem, mantendo-os lá e respeitando-os dessa maneira e esperando que ninguem lá vá construir para poderes tu mesmo um dia dizer aos teus filhos hoje vou-vos levar a um sitio onde existem alguns Bufo-Bufo são interessantes, têm uns olhos cor de cobre muito polido quase fogo, são inofensivos e têm um lugar muito importante no ecocistema.
Já agora complemento com uma fotos minhas, a partir daqui a decisão está nas tuas mãos, eu acho que és um tipo sensato e vais fazer o que é correcto...
;)
Imagem
Imagem
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça jun 13, 2006 12:22 am

Quando toda a gente começou a recolher camaleões, eles também não eram e olha hoje no estado em que as coisas estão.

O que se faz nos EUA (ou noutro local qualquer) não valida que se faça cá. Para dar um exemplo, na indonésia deixam que se apanhem desregradamente todas as espécies de tartarugas e como resultado, estão todas ameaçadas de extinção, exceptuando obviamente as que já estão extintas. Sei que o exemplo é extremo mas ilustra bem o ponto.

Por muito boas que possam ser as intenções, recua um bocadinho e pensa no que irias achar se alguém te dissesse que está a retirar espécimes de um habitat onde elas ainda subsistem para as colocar num habitat de onde desapareceram pois já não reune as condições necessárias.
Isso não é uma repovoação, é uma sentença de morte.
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

terça jun 13, 2006 7:22 am

:evil: n devias sequer argumentar... qdo nos andamos por aqui a dizer q é errado a recolhas ( q até é ilegal e tens ai os decretos de lei) de animais do seu habitat e tu ajudas e só por parecer bem? penso q só te poderás redimir de uma forma q é devolver os dsapos ao seu meio...
Penso q deixavas o pessoal poraqui mais descansado... ate mesmo q estejas a alimentar os animais bem n é omesmo q o habitat deles...

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
korrodi
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 3:04 pm

terça jun 13, 2006 8:21 am

Imagem

Imagem

:evil: :o :x :!:
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça jun 13, 2006 9:14 am

epá... um gajo acorda demanha deparado com isto... ate da vontade de ir dormir outra vez...
Nos estados unidos estao uma cambada de otários que nem o protocolo de Quioto para a emissao de gases quiseram assinar...
Eles nao são exemplo para ninguem e muitos dos desiquilibrios ambientais que lá existem sao causados pelas suas mentalidades de totipotencia! Basta ver o exemplo dos tais sapos venenosos que andam a aniquilar os varanos. há uma zona qualquer dos estados unidos que esta completamente infestada de tarantulas mexicanas pels libertaçao das que mantinham em cativeiro... etc etc etc... estes exemplos vi eu no national geografic, imagino os que nao passam ao lado!
Nos satates há muito boa cambada de cientistas, mas ha tambem uma boa grande parte de pessoas que lixam tudo... MAis vale nao irmos pelos caminhos deles porque senao ainda acabamos pior do que eles...

Eu acho que, como dosseram aí a cima, que és uma pessoa sensata, por isso, pensa bem no que pode acontecer se os sapos morrerem...É que foste tira-los de um lado para meter noutro, ou seja, como dizem os velhotes, "alagas-te um santo para compor outro"
mafia_69
Membro Veterano

terça jun 13, 2006 11:09 am

tens razão ao dizer que os states não são exemplo para ninguem, e essa história do protocolo de Quioto é mesmo escandalosa, mas enfim. por mais que falemos disto, quem manda é mesmo o Buxe
quanto aos sapos... não se preocupem mais, a pedido de muitas familias (lol) já foram libertados, na mesma zona que foram apanhados... um bocadinho mais gordos do que os outros lol. e já me redimi... esqueci os bufos e já encomendei umas hylas cinereas maravilhosas para o meu vivario...
só um aparte... Coldblood essas fotos são espectaculares, pena que durante o dia seja tão raro os sapos se deixarem ver, pois passam o dia enterrados em buracos e esconderijos...
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta jun 14, 2006 10:23 am

:D :D :D :D :D
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 15, 2006 12:56 pm

Bem para não dizer que só damos na cabeça, tambem tenho de dar os parabens pela sensata atitude, mas pelo menos a terapia de choque desta vez resultou... ;) mas não te tinha dito outra coisa antes, se ficasses com os bufos, não era um anfibio que gostasses de mexer, eu tenho como viste nas fotos, bastantes em redor da minha casa e de vez em quando incomodo-os para os retirar da estrada ou simplemente para os observar mais de perto...e amigo, não queiras ficar com o cheiro que eles deitam como defesa...por mais que laves as mãos, ficam sempre lá no fundo a marca cheirosa, :D :lol: aliás até acho que sei porque se chamam, bufos, é porque não fazem barulho, se fizessem, de certeza que se chamavam Tracos ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”