substrato alternativo para iguanas...
Moderador: mcerqueira
tenhu 2 iguanas verdinhas k so recentement descobri k a luz do sol as faxia crescer c grand rapidex
mas a minha duvida é outra neste momento... vi na casa dum amigo meu 1 substrato diferent dakilo k eu usava e decidi experimentar... é 1 genero d madeira prensada k s vai "desintegrando" conforme elas vão faxendo as necessidades, sei k akele tipo d "substrato" é usado para as necessidades dos gatos... não deixa akele xeiro no ar e absorve tds os likidos delas... a minha duvida é, será k estou a proceder mal? será akele "substrato" bom para elas? brg pela atenção dsd já!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Será isto?

Primeiro q tudo bem vindo ao forum e á nossa pequena comunidade de "malukos" por repteis...
Para começar queria dizer q esses substracto são de todo desaconselhados para iguanas... pela razão de sempre... a ingestão do mesmo por parte dos animais, e olha q isso acontece mesmo... se não ligas á estetica usa folhas de jornal senão usa algo q não se desintegre como por exemplo relva artificial... eu uso e é bastante bom...
Deixo aqui uma foto do meu terrario para veres o q digo...

Cumprimentos
Para começar queria dizer q esses substracto são de todo desaconselhados para iguanas... pela razão de sempre... a ingestão do mesmo por parte dos animais, e olha q isso acontece mesmo... se não ligas á estetica usa folhas de jornal senão usa algo q não se desintegre como por exemplo relva artificial... eu uso e é bastante bom...
Deixo aqui uma foto do meu terrario para veres o q digo...

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...
os niveis d humidade são baixos rondam sempre 50 60... nem sei cm os manter sempre nos 80 90... eu ligo 1 pouco á estetica, dai ter usado este "substrato" fika bem é higienico e n s sente cheiro nenhum na casa... a ideia do tapete de relva já o usei e apanhei 1 desgosto... no dia seguinte na altura da limpeza era 1 cheiro k n s podia, é comodo e facil fazer a limpeza dos tapetes? por favor adicionem-m no msn pa falarmos mais facilment e eu puder aprender algo mais [email protected]
btw, tenhu 1 femea bem grandinha perto de uns 60 cms tlvx e 1 maxo ainda pekeno tlvx 45 cms mais ou menos ele nunka cresceu mt...
btw, tenhu 1 femea bem grandinha perto de uns 60 cms tlvx e 1 maxo ainda pekeno tlvx 45 cms mais ou menos ele nunka cresceu mt...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Que idade têm as iguanas? A luz do Sol, ou os raios uva//B das lampadas especiais para repteis, não fazem crescer mais depressa, mas a um ritmo normal, a falta da luz do sol ou dos raios uva/b, fazem com que a iguana não se consiga desenvolver nem absorver o calcio, o que leva a deformações nos ossos e morte da iguana.L30N Escreveu: tenhu 2 iguanas verdinhas k so recentement descobri k a luz do sol as faxia crescer c grand rapidexmas a minha duvida é outra neste momento... vi na casa dum amigo meu 1 substrato diferent dakilo k eu usava e decidi experimentar... é 1 genero d madeira prensada k s vai "desintegrando" conforme elas vão faxendo as necessidades, sei k akele tipo d "substrato" é usado para as necessidades dos gatos... não deixa akele xeiro no ar e absorve tds os likidos delas... a minha duvida é, será k estou a proceder mal? será akele "substrato" bom para elas? brg pela atenção dsd já!
O substrato solto, é desaconselhavel, uma vez que as iguanas tendem a comer tudo o que encontram,

isto foi tirado do aparelho digestivo de iguanas, na autopcia e durante operações cirurgicas a iguanas com obstipação devido a objectos engolidos por elas. Se queres o bem das tuas iguanas, descrevenos o teu terrario, e acessorios assim como alimentação e suplemntos, para podermos corrigir alguma falha que estejas a cometer.

terrário 80x50x60
lampada zoo-med de 100w day light uva/b com mais ou menos 30 cms d distancia delas, estou a usar 1 coisa má mas elas adoram e eu quando toco nao sinto mt calor(pedra d aquecimento pekena) tão sempre as 2 lá em cima
de resto estão á janela e c os 1os raios do dia elas levam c luz do sol ate dpx do meio dia... mas em breve vou arranjar 1 gaiola para as por no parapeito da janela por causa dos banhos d sol e agua 
a femea tá c mais ou menos 60 cms 1 ano
o macho tem pouco menos k ela prai 1 ano tlv e tem 45 cms mas nunka kresceu ká em casa estou a fikar 1 pouco preocupado c ele! a alimentção é variada misturo bastantes tipos d verdura c fruta por vexes é vegi's c ração e suplemento d vitaminas... a humidade continua a ser o meu crime mas nao consigo manter a humidade nos 80-90 tal cm disse há pouco tenhu 2 tampas em acrilico em cima do terrário no qual tem 1 abertura grande pa entrar ar e mais 1s furos pekenos pa faxer mais circulação d ar.. a temperatura tem sempre 1 media d 27º por todo o terrário...27/28 o k posso faxer pa melhoorar? tendo em conta k o dinheiro n abunda lol
lampada zoo-med de 100w day light uva/b com mais ou menos 30 cms d distancia delas, estou a usar 1 coisa má mas elas adoram e eu quando toco nao sinto mt calor(pedra d aquecimento pekena) tão sempre as 2 lá em cima

a femea tá c mais ou menos 60 cms 1 ano
o macho tem pouco menos k ela prai 1 ano tlv e tem 45 cms mas nunka kresceu ká em casa estou a fikar 1 pouco preocupado c ele! a alimentção é variada misturo bastantes tipos d verdura c fruta por vexes é vegi's c ração e suplemento d vitaminas... a humidade continua a ser o meu crime mas nao consigo manter a humidade nos 80-90 tal cm disse há pouco tenhu 2 tampas em acrilico em cima do terrário no qual tem 1 abertura grande pa entrar ar e mais 1s furos pekenos pa faxer mais circulação d ar.. a temperatura tem sempre 1 media d 27º por todo o terrário...27/28 o k posso faxer pa melhoorar? tendo em conta k o dinheiro n abunda lol
-
- Membro Veterano
- Contacto:
O Sol, através do vidro do terrario ou da janela, só dá luz e calor, pois o vidro filtra os raios uva/b, o espaço, tambem é pequeno para só uma iguana, tu tens duas....
O terrário é realmente muito pequeno... O tamanho mínimo para alojar uma iguana adulta são 2m A x 1.5m C x 1.5m L.
A forma mais barata de arranjar algo com um tamanho minimamente decente e que aguente a humidade que elas precisam é visitar a secção de móveis de cozinha do IKEA. Por 50 euros compra um móvel com 120cm C x 80cm A x 70cm L que pode ser colocado ao alto.
Se tiver jeito para trabalhos manuais, julgo que por 75 ou 100 euros será capaz de fazer um terrário maior onde as duas se sintam minimamente confortáveis.
Que lâmpada da zoomed é essa? Pode confirmar o modelo?
Uma gaiola para colocar na janela pode ser uma péssima ideia a não ser que seja muito grande para se poderem movimentar à vontade lá dentro e que tenha uma área à sombra onde elas possam fugir da luz do sol.
Os suplementos deviam ser dados diariamente ou em x dias dos 7 da semana. Há pessoas com rotinas diferentes mas é algo que deve ser feito com regularidade e não quando calha.
Sacrificar a ventilação para manter a humidade é muito má ideia pois rapidamente podem surgir colónias de bactérias e fungos que podem desencadear infecções respiratórias entre outros problemas.
Esse tipo de substrato ainda piora a situação pois vai absorver mais a pouca humidade existente.
As temperaturas também não estão bem. A forma de as resolver começa por arranjar um terrário maior onde se possa establecer um gradiente térmico na vertical (estando o topo mais quente que o chão), iluminação e aquecimento adequado (que não me parece que exista agora) e posteriormente um nível de humidade decente com a ajuda da decoração apropriada.
A forma mais barata de arranjar algo com um tamanho minimamente decente e que aguente a humidade que elas precisam é visitar a secção de móveis de cozinha do IKEA. Por 50 euros compra um móvel com 120cm C x 80cm A x 70cm L que pode ser colocado ao alto.
Se tiver jeito para trabalhos manuais, julgo que por 75 ou 100 euros será capaz de fazer um terrário maior onde as duas se sintam minimamente confortáveis.
Que lâmpada da zoomed é essa? Pode confirmar o modelo?
Uma gaiola para colocar na janela pode ser uma péssima ideia a não ser que seja muito grande para se poderem movimentar à vontade lá dentro e que tenha uma área à sombra onde elas possam fugir da luz do sol.
Os suplementos deviam ser dados diariamente ou em x dias dos 7 da semana. Há pessoas com rotinas diferentes mas é algo que deve ser feito com regularidade e não quando calha.
Sacrificar a ventilação para manter a humidade é muito má ideia pois rapidamente podem surgir colónias de bactérias e fungos que podem desencadear infecções respiratórias entre outros problemas.
Esse tipo de substrato ainda piora a situação pois vai absorver mais a pouca humidade existente.
As temperaturas também não estão bem. A forma de as resolver começa por arranjar um terrário maior onde se possa establecer um gradiente térmico na vertical (estando o topo mais quente que o chão), iluminação e aquecimento adequado (que não me parece que exista agora) e posteriormente um nível de humidade decente com a ajuda da decoração apropriada.
dentro em breve (se td correr bem) devo conseguir 1 terrário enorme, algo cm 1.5C x 80A x 70L, c este espaço já dá pa elas desenvolverem melhor certo?
k akonselham a por dentro do terrário pa elas fikarem c tds as necessidades d luz e calor?
o tapete d relva é facil d limpar sem causar stress a elas?
kualker konselho será bem vindo percebo 1 pouco delas mas pelos visto não muito, obrigado desd já...
k akonselham a por dentro do terrário pa elas fikarem c tds as necessidades d luz e calor?
o tapete d relva é facil d limpar sem causar stress a elas?
kualker konselho será bem vindo percebo 1 pouco delas mas pelos visto não muito, obrigado desd já...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
1.50 x 80 x 70, para duas iguanas, é tudo menos enorme...
l3eon certamente que esse terrário será melhor, durará por mais uns tempos e sempre é melhor do que fazer as iguanas esperar num terrario tão apertado por mais tempo até que possas comprar um maior. a relva é um pouco dificil de limpar quando a caca seca e fica agarrada. e terás de retirar a relva toda para a limpar. aconselho-te a colocares jornais pois é bem mais prático e poderás compensar a decoração com ramos e plantas artificiais que decerteza ficará bonito. não percebi porque perguntaste se a limpeza do terrario provocaria stress nelas pois normalmente uma iguana bem adaptada não stressa com a limpeza do chão do terrario