Chinchilas, acompanhadas e fazer ou não criação?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

terça fev 04, 2003 10:26 pm

Eu gostava imenso de ter chinchilas e também gostava de ter mais do que uma. E é certo que a ideia de os deixar fazer criação é aliciante (como com qualquer outra espécie, é giro ver bébés nascerem e crescerem) :D .

Ainda assim, penso que seria uma atitude um bocado egoísta da minha parte, uma vez que, para eles, fazê-los criar para depois lhes tirar os bébés é cruel e deixá-los ficar... nem pensar, teria em casa um exército de chinchilas em menos de 1 ano.

De facto, apesar de poder ser giro, acho que fazer criação é algo que não está ao alcance da maior parte das pessoas e que deve ser muito bem pensado ;)
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

terça fev 04, 2003 11:31 pm

Só para esclarecimento...

- A empresa não é minha, só trabalho lá!
- As importações não têm que ser de animais selvagens, no meu caso são de animais criados em cativeiro que levam a que os selvagens sejam poupados de serem caçados, uma gota de àgua mas pode poupar alguns de darem mais um passo para a extinção...
- A venda das chinchilas no clube é para os sócios poderem ter a certeza que as suas chinchilas são bem entregues, vendidas a outros sócios. O clube não tem lucro nenhum com isso, só informa quem tem o quê para vender. O CCP não tem fins lucrativos.
- As adopções são Chinchilas abandonadas ou entregues ao clube pelas mais variadas razões que são oferecidas a sócios que já tenham outras chinchilas e que saibam cuidar delas porque a maior parte das vezes são chinchilas que chegam às nossas mãos em maus estado, já tivémos uma cega, stressadas, etc etc...

Não se preocupe em responder ao resto do post nem em perceber-me. Eu, ao contrário de si, já percebi o seu ponto de vista. Não concordo, mas percebi.

E não vou continuar esta conversa pois tenho também preguiça e mais que fazer...

E já agora, não me trate por TU, é falta de educação tratar por tu quem não se conhece, especialmente quando essa pessoa o está a tratar, delicadamente, por você.

Cordialmente,
BdM
Membro
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

terça fev 04, 2003 11:37 pm

Nunca teria um exército de chinchilas num ano. As chinchilas são os roedores com o maior periodo de gestação, 111 dias. No máximo poderá ter 2-3 ninhadas por ano o que daria em 3-4 chinchilas com alguma sorte.

O retirar das crias aos dois meses é necessário, mesmo na natureza as crias são expulsas pelos pais e se as deixar nas gaiolas com os pais, prepare-se para umas brigas feias...

Pode sempre ter duas chinchilas irmãs ( duas fêmeas) que se dão muito bem...

boa sorte e se precisar de ajuda, escreva...
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

quarta fev 05, 2003 2:09 am

Olá:

Na minha humilde opinião, acho que a Maria Faustino não deve desistir de criar chinchilas, se realmente tem condições para isso. Sinceramente, embora entenda as razões da mmcoelho, acho um pouco dramáticas e generalistas. Eu tenho imensos animais em casa e lamento muito que não possa ter todos acasalados. Por egoísmo, provavelmente! Adoro ver os meus bichos "em família" e como tenho espaço, tempo e condições vou continuar a criá-los e a ficar com o maior número de crias que posso! É um prazer e não uma obrigação! Quanto ao dinheiro que se obtém com as criações, é realmente uma verdade para as empresas que se dedicam ao ramo! Também se não fosse para ganhar não existiam! E se existem é porque tÊm clientas! Agora com criadores particulares que têm meia dúzia de animais, é uma ilusão! Os gastos são muito maiores do que qualquer lucro que possa haver! Eu crio animais, crio porque gosto de os ver nascer, crescer e multiplicarem-se! Enquanto tiver condições económicas para lhes proporcionar tudo o que hoje proporciono vou continuar a fazê-lo! Tenho imensa pena em não poder fazer felizes todos os exóticos mal tratados por aín espalhados, ,mas aos meus dou tudo do melhor! se não desse, eles não se reeproduziam, não tinham o comportamento calmo e brincalhão que tÊm! E tenho de concordar com bdm, quando diz que a culpa é das pessoas! Porque compram ou aceitam animais , sem saber de antemão quais as suas necessidades! Boa sorte com as criações de todos os amigos dos animais!
Charlotte
Membro

quarta fev 05, 2003 7:26 pm

Pois, eu bem disse que (ainda) não percebia nada de chinchilas. Disse que tinha um "exército" porque, geralmente, quando ouço falar de outros roedores, dão sempre origem a ninhadas enormes e frequentes.

Ainda assim, obrigada pelo esclarecimento :p

Já agora, é pena que os temas sobre animais terminem sempre em discussões agressivas de parte a parte. Vejam lá se se entendem, para que isto seja um fórum e não um ringue 8)
Charlotte
Membro

quarta fev 05, 2003 7:30 pm

Ah, e já agora, mais uma coisa, porque não tenho chinchilas mas tenho outros animais:

Ter animais devia, de facto, ser um prazer, porque se vamos tomá-los como obrigações, ninguém queria ter animais.
Eu adoro os animais que tenho em casa (e os que não tenho também ;) ) e faço tudo o que está ao meu alcance para lhes dar tudo de bom. Tudo isto porque retiro prazer do seu convívio e não porque me sinta obrigada a fazê-lo.
Sinart
Registado: sábado dez 21, 2002 11:50 am

sábado fev 08, 2003 11:21 am

Enfim,

Depois de perder algum tempo a ler as varias respostas resolvi também dar a minha opinião, embora curta porque afinal já muito se escreveu, mas mesmo assim cá vai, até porque mais não seja devo apoiar BdM, sem me tornar advogado, tambem não é necessario os actos dele falam por si.

Sra. ou Menina Maria,

Pelo que li seu, acho que existe uma grande filosofia na sua cabeça, porque quem começa a falar de ter um casal de chinchilas e acaba por falar em populações de grande numero ...blablabla... sinceramente. Vamos ser razoaveis e aceitar as ideias das outras pessoas, porque afinal se a Maria não gosta de criar animais tudo bem, mas respeite as ideias dos outros, o importante é existir amor pelos animais e não trata-los mal ou criá-los para fins menos correctos (p.exp: peles); já agora só para acabar a resposta pessoal a si.... acho que "crime" é castrar um animal e não dar a oportunidade de ele criar, Imagine que para o mundo (ou certos países)não ficar com uma população muito elevada fosse utilizado o mesmo metodo (castração...) aos seres humanos, está visto que concordava.... Por favor, pense que existe outras formas de controlar a criação.

Cumprimentos
-----------------------

Em relação ao BdM,

Começo por enviar um abraço e dizer que está com toda a razão,
Pois embora seja suspeito visto ser sócio do CCP (Clube Chinchilas Portugal) e conhecer pessoalmente o BdM, só me cabe dizer que o relato que fez em relação ao seu amor pelos animais e a forma como os trata e luta por terem uma vida digna, é 100%.....200% verdade, pois eu conheço no campo a firma onde trabalha, sou testemunha que abdicou de uma carreira profissional com algum status para ir trabalhar com animais (sonho de criança, como muitas vezes ja me disse), que o Clube é sem fins lucrativos e que tem desenvolvido a Chinchila como animal de estimação e não como "pele" para casacos, junto da impressa, do jardim zoológico e em muitos outros locais, e acima de tudo está sempre pronto a ajudar quem necessita de algum apoio, seja a que horas for.
Muito mais poderia dizer mas acho que é o suficiente, ou melhor, falta-me dizer uma coisa..... BdM força no caminho que segues, um abraço de apoio e amizade, e mais uma vez, quando for necessario alguma coisa da minha pessoa ou cá destas "bandas" conta comigo.

PS. - Acho que ás vezes quando o dialogo entra em certos caminhos de desrespeitos pelas ideias dos outros mais vale não perder tempo em responder.
-------------
Peço desculpa em não relatar o que gosto de animais ou quantos tenho, visto ja estar um pouco longa a resposta, mas informo que tenho alguns, entre varias especies e raças, invisto algum dinheiro do meu agregado familiar (que tambem são malucos por animais, -esposa e filho-) e acima de tudo tenho o habito de ler muito e pesquisar acerca, principalmente, dos especies que tenho, para poder ter mais conhecimentos e assim dar mais conforto. Tenho um enorme desgosto de não possuir uma quinta onde possa ainda ter mais...enfim. E estou pronto a ajudar quem necessite, embora não seja um expert.
Afinal considero mais importante seguir o meu caminho em pesquisas e humildemente perguntar a quem sabe, as duvidas que vão surgindo, do que levantar criticas a assuntos que não conheço em concreto.

Já agora aconselho a Maria a deslocar-se ao Zoo de Lisboa e assistir á Exposição de Chinchilas, que se tudo correr como espero, irá realizar-se em meados de Março. Garanto-lhe que será bem recebida pela "familia das chinchilas"
-------------
Um abraço a todos
Miguel - Beja
Sinart
Registado: sábado dez 21, 2002 11:50 am

sábado fev 08, 2003 11:23 am

Enfim,

Depois de perder algum tempo a ler as varias respostas resolvi também dar a minha opinião, embora curta porque afinal já muito se escreveu, mas mesmo assim cá vai, até porque mais não seja devo apoiar BdM, sem me tornar advogado, tambem não é necessario os actos dele falam por si.

Sra. ou Menina Maria,

Pelo que li seu, acho que existe uma grande filosofia na sua cabeça, porque quem começa a falar de ter um casal de chinchilas e acaba por falar em populações de grande numero ...blablabla... sinceramente. Vamos ser razoaveis e aceitar as ideias das outras pessoas, porque afinal se a Maria não gosta de criar animais tudo bem, mas respeite as ideias dos outros, o importante é existir amor pelos animais e não trata-los mal ou criá-los para fins menos correctos (p.exp: peles); já agora só para acabar a resposta pessoal a si.... acho que "crime" é castrar um animal e não dar a oportunidade de ele criar, Imagine que para o mundo (ou certos países)não ficar com uma população muito elevada fosse utilizado o mesmo metodo (castração...) aos seres humanos, está visto que concordava.... Por favor, pense que existe outras formas de controlar a criação.

Cumprimentos
-----------------------

Em relação ao BdM,

Começo por enviar um abraço e dizer que está com toda a razão,
Pois embora seja suspeito visto ser sócio do CCP (Clube Chinchilas Portugal) e conhecer pessoalmente o BdM, só me cabe dizer que o relato que fez em relação ao seu amor pelos animais e a forma como os trata e luta por terem uma vida digna, é 100%.....200% verdade, pois eu conheço no campo a firma onde trabalha, sou testemunha que abdicou de uma carreira profissional com algum status para ir trabalhar com animais (sonho de criança, como muitas vezes ja me disse), que o Clube é sem fins lucrativos e que tem desenvolvido a Chinchila como animal de estimação e não como "pele" para casacos, junto da impressa, do jardim zoológico e em muitos outros locais, e acima de tudo está sempre pronto a ajudar quem necessita de algum apoio, seja a que horas for.
Muito mais poderia dizer mas acho que é o suficiente, ou melhor, falta-me dizer uma coisa..... BdM força no caminho que segues, um abraço de apoio e amizade, e mais uma vez, quando for necessario alguma coisa da minha pessoa ou cá destas "bandas" conta comigo.

PS. - Acho que ás vezes quando o dialogo entra em certos caminhos de desrespeitos pelas ideias dos outros mais vale não perder tempo em responder.
-------------
Peço desculpa em não relatar o que gosto de animais ou quantos tenho, visto ja estar um pouco longa a resposta, mas informo que tenho alguns, entre varias especies e raças, invisto algum dinheiro do meu agregado familiar (que tambem são malucos por animais, -esposa e filho-) e acima de tudo tenho o habito de ler muito e pesquisar acerca, principalmente, dos especies que tenho, para poder ter mais conhecimentos e assim dar mais conforto. Tenho um enorme desgosto de não possuir uma quinta onde possa ainda ter mais...enfim. E estou pronto a ajudar quem necessite, embora não seja um expert.
Afinal considero mais importante seguir o meu caminho em pesquisas e humildemente perguntar a quem sabe, as duvidas que vão surgindo, do que levantar criticas a assuntos que não conheço em concreto.

Já agora aconselho a Maria a deslocar-se ao Zoo de Lisboa e assistir á Exposição de Chinchilas, que se tudo correr como espero, irá realizar-se em meados de Março. Garanto-lhe que será bem recebida pela "familia das chinchilas"
-------------
Um abraço a todos
Miguel - Beja
MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

terça fev 11, 2003 5:16 pm

Obrigado pela vossa colaboração e, além disso quero desde já pedir desculpa pelo facto de ter despoletado uma grande discussão.
Mais informo que comprei uma Kika para o Kiko e que neste momento estão-se a dar às mil maravil
Cleo
Membro
Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
Contacto:

sábado fev 15, 2003 3:02 am

Cara Maria Faustino:
Escrevo apenas para lhe dar os parabéns! Juntar 2 chinchilas é um pouco problemático mas quando finalmente se dão bem, ficam super amigas. Ainda bem que conseguiu, espero que tenha bebés em breve! Boa sorte! :D
petauro
Membro Júnior
Registado: domingo dez 22, 2002 9:53 pm

terça fev 18, 2003 12:03 am

Tenho um casal de chinchilas , o macho desde Dez/01 a femea desde Março/02.
Balanço até agora gosto, são muito fofos, o macho é muito meigo, ao contrário da femea que é muito agressiva. São destruidores, roem tudo. E a sua manutenção fica cara. Ainda só tiveram uma cria, portanto se todos os casais de chin forem assim, não haverá animais em excesso, e nós humanos não estaremos ameaçados, por elas ;) , CASTRAÇÃO, só para os PEDÓFILOS, e mesmo assim...,não chega.
O HOMEM, SER com capacidade para pensar, é a pior praga que existe, pois para além de destruir o seu semelhante, não descansa enquanto não destruir todo o PLANETA.
As lojas vivem das pessoas, responsáveis e irresponsáveis, pois sem elas não haveria negócio, quando entra uma pessoa numa loja de animais, o funcionário, que lá está não sabe se essa pessoa ao comprar um animal, vai ficar com ele até que ele morra, nem lhe interessa, pois aqui é uma questão de negócio.
Para quê tanta conversa ?, gostamos dos animais, necessitamos deles, vivemos com eles, quem quiser tem, quem não quiser, não tem.
Existe tanta injustiça no mundo, criada por nós, vamos mas é tirar duvidas a quem tem, e ajudar, em vez de estarmos para aqui, a ocupar espaço desnecessário com conversas da treta.
Última edição por petauro em quinta fev 20, 2003 12:03 am, editado 1 vez no total.
BdM
Membro
Contacto:

terça fev 18, 2003 9:01 pm

Mensagem apagada por conter conteúdo pessoal sem interesse para este Forum.
Última edição por BdM em quarta fev 19, 2003 10:12 pm, editado 3 vezes no total.
BdM
Membro
Contacto:

terça fev 18, 2003 9:32 pm

Última edição por BdM em quarta fev 19, 2003 10:18 pm, editado 1 vez no total.
BdM
Membro
Contacto:

terça fev 18, 2003 9:33 pm

Última edição por BdM em quarta fev 19, 2003 10:25 pm, editado 1 vez no total.
petauro
Membro Júnior
Registado: domingo dez 22, 2002 9:53 pm

quarta fev 19, 2003 9:08 pm

mensagem apagada
Responder

Voltar para “Exóticos”