sexta jun 16, 2006 2:27 pm
Pela foto, a ave em questão é uma macho, de cabeça vermelha, clássico (tb chamado normal).
O diamante de gould não é uma ave fácil, morre sem mais nem menos quando menos se espera, tem um comportamento muitas vezes desconcertante e é muito dificil dar um palpite; quando me aparecem com sintomas desses, polvilho-os com caniaves ( por causa do ácaros como já foi aqui referido) e, como normalmente os meus tem sempre a disposição uma mistura de papa de canarios com papa de insectivoros, ponho-lhes na papa duas medidas de Enterix. Até ao momento são os cuidados que melhor tem resultado, mas isto não invalida o que já outros amigos aqui disseram sobre o assunto.
Sobre literatura, em portugues não há nada, que eu conheça, nem mesmo no Brasil. Há um numero razoavel de literatura em ingles e francês, há tb em castelhano, mas traduzido dos franceses e traduções muito manhosas, pelo que é preferivel a versão original.
Tenho noticia de quem tenha traduzido para portugues 6 desses livros, mas para uso próprio apenas.