Bola de pêlo?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda jun 12, 2006 11:47 am

Olá foristas!
Vim pôr uma questão antes de ir ao vet.
Qual é o aspecto do vomitado da bola de pêlo? É que este é o meu 1º gato, não estou familiarizada com essa história das bolas de pêlo.
Noutro dia deparei-me com um vomitado acastanhado com uma coisa no maio que me parecia uma bola de pêlo. Hoje encontrei outro mas sem bola nenhuma... Começo a assutar-me :(
O animal parece estar bem, come e dorme como costume, brinca com a cadela e com as pessoas.

Obrigado pelos esclarecimentos!
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda jun 12, 2006 1:26 pm

oi? :o
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda jun 12, 2006 1:51 pm

Ó Elsy... é dificil saber se o que ele vomitou é ou não bola de pêlo...

Seria melhor falar c o vet... ainda por cima se é um gatinho que já esteve doente e ainda é novinho... é a tal história das consultas por net... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 12, 2006 2:54 pm

Boas, Elsy_Drummer

Normalmente chamam-se bolas de pelo pois é a configuração que têm enquanto estão alojadas no estômago. Depois de digeridas e que passam através do esófago e traqueia tomam a sua configuração, que é tipo um chouriço compactado numa mistura de alimento e pêlo... e quando se observa bem, nota-se que nesse compactado, existe pêlo que chega mesmo a fazer uma ponta comprida no final do "chouriço" que vomitam... ;) . Quando há dúvidas de ser ou não pêlo, deve SEMPRE abrir o que saiu no vómito para observar... ;) . A configuração é a mesma, tanto para o vómito como quando expelem por fezes... ;) e devem-se observar (abrir/desmanchar) as fezes da mesma forma quando existem dúvidas... ;).

Pelo que tenho reparado com os meus gatos, normalmente nunca é um vomito redondo tipo (um ovo estrelado)... isso só acontece quando as bolas de pêlo não saem ou que hajam outros problemas de saúde que não o das ditas bolas... ;)

Se tiver dúvidas ou que os vómitos persistam, o melhor é mesmo levar o gatinho ao Veterinário.

As melhoras e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

segunda jun 12, 2006 5:21 pm

"é tipo um chouriço compactado numa mistura de alimento e pêlo... e quando se observa bem, nota-se que nesse compactado, existe pêlo"

É isso mesmo, parece um chouricinho! Eu peguei naquilo com papel higiénico e é assim fofo, não sei explicar bem...
Nas fezes nunca dei por nada de anormal.
Acho estranho é a aguadilha acastanhada que acompanha aquilo...

Amus, o James teve um problema intestinal quando veio para a minha casa, devia ser a mudança de comer, ou algo assim. Depois passou!

Esta semana tenho que ir ao vet com a cadela porque teve com otites (penso que já esteja boa) e pergunto-lhe. Qualquer dia o homem passa-se comigo, sou uma melga de 1ª! 8) Ainda por cima ele faz-me borlas, sou uma abusada!

Obrigado pelos esclarecimentos!!
Elsy_Drummer
Membro Veterano

quarta jun 14, 2006 12:13 pm

Ontem tive de ir a correr para o vet, o James começou com uma grande diarreia e numa delas tinha um fiozinho de sangue...
Está com uma crise de fígado e proibido de comer alimento de lata para o resto da vida :?
Bom, o que interessa é que ele fique fino!
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta jun 14, 2006 1:08 pm

Está a ver? Eu não lhe disse que era melhor ir ao vet?... É que isto de consultas pela net é muito lindo até ao dia...

As melhoras do James (tem um nome giro :D )
Elsy_Drummer
Membro Veterano

quarta jun 14, 2006 2:55 pm

Oh amus! lol
Mas eu sei, e nunca deixaria de ir ao vet! Só que estava mesmo intrigada com aquilo e queria saber o que era o quanto antes!
Então eu que tenho vet de borla e tudo... Só não ia lá se fosse tótó de todo! 8)
Ontem tive lá e hoje vou pra lá outra vez, para ele ver as orelhas da minha menina.

;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 14, 2006 10:41 pm

Acho que sim....um conselho não invalida de ir sempre a um vet ver como vão as coisas... ;) . Contudo, eu quando vejo os "chouriços" de pêlo...já sei ;) . Agora se era tipo esponjoso... já não é a mesma coisa... porque quando é pêlo, é um "chouriço" bem compactado...duro, mesmo!
As melhoras do gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”