Coelho anão

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

quarta jun 14, 2006 7:38 pm

Olá a todos :)

Na passada sexta-feira comprei um novo bixinho, um coelho anão :D
è super giro e meiguinho... Kuando puder meto fotos ;)

Agora surgiu-me uma duvida, eu pux hoje um recipiente com areia de gato, será que ele se vai habituar a fazer lá as necessidades? Ou nem sempre acontece?

Obrigado ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta jun 14, 2006 7:40 pm

Tenho uma amiga que conseguiu que ele se habituasse.
É uma questão de paciência e talvez de personalidade do coelho. Quem sabe?:)
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

quarta jun 14, 2006 8:06 pm

Tendo em conta o pó que a areia de gato deita e como não dura muito tempo, já pensou na madeira granulada que não lembro o nome?
É mais caro mas dura mais. Eu uso nas minhas chinchilas mas aqui é carissimo.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta jun 14, 2006 8:14 pm

Areia de gato não é de todo o mais indicado para o wc de um coelho, especialmente se é um coelho bebe. A maioria dos coelhos habitua-se facilmente ao wc e seguirmos umas poucas regras:

1º deixar o coelho ambientar-se à gaiola um ou dois dias sem tirar e verificar qual o canto que escolhe para urinar.
2º Colocar o wc no local em que ele escoolheu.
3º Quando à solta, se estiver a fazer xixi no local errado levar para a gaiola e fechá-lo.
4º quando à solta deve ter sempre fácil acesso ao wc
5ª Se o animal fizer necessidades no local errado NUNCA usar lixivia para lavar, já que os coelhos gostam do cheiro e voltam a fazer xixi onde foi limpo. substiuir lixivias por vinagre ou limão e de seguida lavar com detergente normal.
6ª esperar sempre uns "chocapic" espalhados pela casa.

Nem todos os coelhos aprendem a usar o wc, há uns mais "porquitos". (em 38 meus, 3 nunca aprenderam)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta jun 14, 2006 8:17 pm

Esqueci-me de comentar a areia de gato.:roll:

Não é de todo aconselhável, já que os coelho, tal como os porquinhos, têm as vias respiratárias sensiveis e o pózinho...não é nada bom.:?

Tenta meter as aparas, ou corn cobs, ou cat´s best.
A minha amiga põe corn cobs, num daqueles wc's de canto que existem para roedores.
lovingcats7
Membro
Registado: segunda ago 22, 2005 3:59 pm
Localização: Cadela, 2 Gatos, Aves, Peixes, 8 Porquinhos da Índia, 13 Hamsters e 1 Coelho Anão

quinta jun 15, 2006 9:31 pm

Obrigado pelas sugestões ;)

Por acaso pensava mesmo que o mais indicado era a areia de gato... Mas sendo assim lá vou eu ter d comprar corn cobs ou outra coisa parecida ;)

Já agora, se os coelhos gostam do xeiro da lixívia, que tal s eu puzer umas gotas no wc? Será que terá o mesmo efeito e ele passará a fazer lá as necessidades?

Obrigado ;)
buzio
Membro Veterano

domingo jun 18, 2006 7:08 pm

Não é muito aconselhavel, já que se a lixivia destroi a matéria orgânica mesmo em pouca quantidade pode fazer mal.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado jun 24, 2006 1:09 am

Eu uso areia para gatos na casota dos meus coelhos, mas tenho a plena consciência de que eles não esgravatam a areia, não levantando pó, mas o aconselhável para coelhos bebés são farpas de madeira, tenha em atenção que existem algumas com cheiro, também não convêm, podem levar um coelho a comer as farpas ou podem ter um efeito repulsivo aos mesmos. E também não podem ser nem de pinheiro nem cedro pois são tóxicas, têm que ser umas farpas purificadas (tem outro nome que não me vem à cabeça).

E buzio enganou-se, não são "Chocapic's" são "Nesquiks" aquelas bolinhas de cereais que se deixaram de comer cá em casa :lol:
buzio
Membro Veterano

sábado jun 24, 2006 1:02 pm

Não são farpas, são aparas
Nem de pinheiro?! as aparas devem ser pinho sim.
os coelhos esgavatam a areia sim...
leoa_nova_
Membro Veterano

domingo jun 25, 2006 5:05 pm

Buzio, os meus não esgravatam ;) Eu não estou a dizer coelhos em geral mas sim os meus ;)

Eu costumo dizer farpas, não sei porquê mas habituei-me (talvez porque muitas vezes fiquei com algumas espetadas no dedo :D ) mas sim tem razão são aparas.

No entanto acho que cheguei a ler muitas vezes que as de pinho e cedro são algo "venenosas" para os coelhos que as roem.
leoa_nova_
Membro Veterano

domingo jun 25, 2006 5:13 pm

Acabei de confirmar que sim, as aparas de madeira de cedro e pinho são perigosas pois os coelhos ao respirarem os seus gases podem danificar o seu fígado:

"Stay away from litters made from softwoods, like pine or cedar shavings or chips, as these products are thought to cause liver damage in rabbits who use them"

Retirado de http://www.rabbit.org/faq/sections/litter.html#litter
Responder

Voltar para “Exóticos”