Rações para cão...que indecisão!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Qual a melhor ração seca?

Votação encerrada em quinta fev 06, 2003 11:16 pm

Eukanuba
10
28%
Purina Pro Plan
4
11%
Royal Canin
11
31%
Royal Canin
11
31%

Total de votos: 36
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta fev 05, 2003 9:14 am

Olá

De tempos a tempos aparecem estas sondagens . Pronto a necessidade è grande e eu compreendo.

Mas quem quiser fazer uma sondagem deve faze-lo corretamente para conseguir tirar ilações que prescisa , Senão è mais um tópico para encher.

A Cláudia tem a noção de quantas marcas de ração há à venda no país ?
Porquê estas 3 , è algum patrocinio?

Além desta matéria estar farta de ser abordada , ainda não há muitos dias se falou disto, as perguntas que ponho são;

A ração melhor, è na óptica do dono ou do cão ?
Se è do cão, como è que se faz a escolha e com que critérios ?
Que programas se establecem para aferir, na prática, a relação qualidade preço?

Parece que estou a embirrar, mas verdade não !
Um abraço
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta fev 05, 2003 9:17 am

claudia_pedro: nem tudo o que é caro é bom... Possivelmente a caixinha bonitinha tb custa dinheiro, publicidades, etc... já pensou nisso?
Eu concordo com esta afirmação, mas apenas ressalvo que o que é barato não é bom de certeza! Como alguém disse, os bons ingredientes custam dinheiro e é impossível fazer omoletes sem ovos!! É certo que de uma ração cara não sabemos que investimento foi feito em ingredientes e que investimento foi feito em publicidade e Marketing.....mas de uma barata saberemos concerteza que não fizeram investimento numa coisa nem noutra!

Quanto à % de ingredientes, como alguém já disse também, com umas botas velhas, papelão e demais lixo reciclado, conseguem obter-se muitos 'ingredientes' em termos percentuais! O que interessa por isso saber, mais do que a percentagem disto ou daquilo é ONDE e a partir de QUÊ é que esses ingredientes foram obtidos! Por exemplo, se uma ração é de frango há que saber se foi feita a partir da respectiva carne ou de uma 'mistela' que inclui os bicos, as entranhas, as penas e o que mais de "lixo" é aproveitado nos matadouros!!! Como eu já disse, de uma ração cara não temos garantias absolutas de que é a carne que se utiliza, mas de uma ração barata podemos ter a certeza que não é carne mesmo!

De qualquer das formas, não há como experimentar e ver os resultados nos nossos animais. Eles são o reflexo da alimentação que lhes damos e se estão bem de saúde, com energia, de pêlo brilhante... então é porque a ração que lhes damos está de acordo com as respectivas necessidades.

Abraços
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 05, 2003 9:45 am

Olá

Aqui está um tema que vem sistematicamente à baila. Mas este é dos que não hesito em aconselhar as pessoas a consultar mensagens anteriores. Por dois motivos. Porque deve ser relativamente fácil encontrá-los através dos motores de busca; e também porque esta matéria já foi tratada de forma quase exaustiva. O último tinha o título "Comida natural".

Eu não respondi à sondagem. Mas não foi por antipatia. A forma como as questões são postas é muito redutora. Nem as boas rações se limitam às três propostas para eleição nem umas são melhores do que outras.

O que suscita dúvidas às pessoas na procura da ração acertada num tão vasto leque de produtos à venda com igual leque de preços é determinar a qual delas assenta bem o conceito de preço/qualidade.
Mas o critério da escolha da ração também não se deve reduzir a isto. Há outros factores que devem ser tomados em consideração e, da minha parte, não me adianta muito saber quais os ingredientes e as respectivas percentagens, porque não percebo nada disso. De facto, ao adoptar a marca de um determinado óleo no motor do meu carro, não implica necessariamente que perceba de lubrificantes.

Também não deve ser pelo agrado que o bicho demonstra ao comer a ração que esta deve ser escolhida. Fabricar rações que sejam do agrado do cão deve ser facílimo, mas produzi-las de forma que lhes proporcione uma alimentação equilibrada e simultâneamente agradável deve ser muito mais difícil. E aqui o leque aperta-se consideravelmente.

Foi aqui dito atrás que um dos ingredientes obrigatório são as proteinas derivadas da carne de frango. Então e a carne de borrego, por exemplo?
É que sem querer as pessoas embarcam facilmente em mitos.
Na determinação da ração ideal deve ter-se em conta a satisfação do cão e o equilíbrio da sua alimentação que, obrigatoriamente e para além de outros sinais, se reflecte no aspecto do pêlo e no aspecto das fezes.

Pois, mas então em que ficamos? Isto é muito vago.
Bom, eu vou pela (razoável) confiança que deposito no meu veterinário. Ele vende na sua clínica todas as rações que são mencionadas na sondagem deste tópico e aconselhou-me uma delas, que usa igualmente numa whippet dele, que por acaso é irmã dos meus cães.
Mas então, por que motivo essa ração e não a de uma das outras marcas?
Olhem, não sei nem quero saber. Eu penso cá para comigo: "ele lá sabe..."

De qualquer modo e voltando ao início desta longa lenga-lenga, aconselho mesmo a leitura dos tópicos anteriores (Se não quiserem ir mais longe, procurem o tópico "comida natural"). Há muitos aspectos, muitos mesmo, que dificilmente voltarão a ser referidos aqui neste tópico e que ajudam a formar uma opinião muito mais consistente sobre este assunto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta fev 05, 2003 9:48 am

Olá a todos!

Eu estou a dar Nutrience ao meu Golden. Foi a ração recomendada pela criadora. Ela até me deu um saquinho para os primeiros dias.

Tive imensa dificuldade em encontrar a dita ração na zona onde moro e, por isso, comecei a dar-lhe Eukanuba (porque era a que costumava dar ao meu outro cão). O Verdi não gostou lá muito da mudança. mas como a fome é negra.....

Há dias descobri que a minha vizinha do lado tem uma loja de animais onde vende a dita Nutrience. Coincidência fantástica! E, mais ainda, o Verdi adora a ração.

Confesso que nunca liguei muito a essa história da percentagem dos ingredientes, porque não me acho capacitada para julgar. Confio na recomendação da criadora. Os resultados tem sido bons.

P.S. - Desculpem a publicidade, mas acho que talvez seja mais elucidativo. Juro que não tenho comissão das marcas referidas. :lol:
claudia_pedro
Membro Júnior
Registado: domingo fev 02, 2003 12:17 am

quarta fev 05, 2003 10:39 am

gary
gary Escreveu: A Cláudia tem a noção de quantas marcas de ração há à venda no país ?
Porquê estas 3 , è algum patrocinio?
Precisamente por haver MUITAS marcas de ração á venda é que este tópico surgiu!
Não,não é nenhum patrocinio mas para haver uma sondagem tem de haver opções,verdade? Não estava á espera que eu colocásse aqui uma lista exaustiva de rações,pois não ?:o
Então...tem de haver opções.
gary Escreveu: A ração melhor, è na óptica do dono ou do cão ?
Se è do cão, como è que se faz a escolha e com que critérios ?
Como é lógico a ração melhor TEM de ser na óptica do dono. Já experimentou dar Orlando (passo a publicidade) aos seus cães? É raro o cão que não gosta... Pudera, aquilo são só gorduras... É das piores rações para dar "na optica do dono" mas na do cão...venha ela!!!!

Abraços
hperika
Membro Veterano

quarta fev 05, 2003 10:50 am

Aprendi com alguns criadores e veterinários que o mais importante não é de maneira nenhuma o nome duma marca de ração mas a proteína bruta que possui! assim a melhor ração será sempre a que tem acima de 20% de proteína bruta. Isto claro que depende so respectivo cão. No meu caso uma rottveiller em idade adulta que tem uma vida activa, é a minha principal preocupação...
;)
hperika
Membro Veterano

quarta fev 05, 2003 10:51 am

Aprendi com alguns criadores e veterinários que o mais importante não é de maneira nenhuma o nome duma marca de ração mas a proteína bruta que possui! assim a melhor ração será sempre a que tem acima de 20% de proteína bruta. Isto claro que depende so respectivo cão. No meu caso uma rottveiller em idade adulta que tem uma vida activa, é a minha principal preocupação...
;)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 05, 2003 10:59 am

Olá a todos,

Deixo a minha opinião sobre as 3 marcas referidas na sondagem (é que os meus animais experimentaram as três).
1. Proplan Performance - Os meus cães acham-na com óptimo sabor mas os grãos são demasiados pequenos (deveriam ter pelo menos 2 classes: cães médios e grandes), o que me obrigava a repartir a quantidade por 3 refeições e ao fim de algum tempo tinham a pele seca, cheia de caspa.
2. Royal Canin Energy - Os meus cães classificavam-na de boa. Existe para cães médios, grandes e gigantes. O único senão é que ao fim de algum tempo a parte inicial do pêlo preto (os meus cães são pastores alemães de pelo comprido pretos afogueados), escontrava-se castanho avermelhada.
3. Eukanuba Performance - O único senão é o sabor. Eles acham-na apenas sofrível. Ao fim de 3 meses recusam-se a comer. Mas pele e pelagem estavam 5 estrelas.
O que eu faço? De manhã dou-lhes Royal Canin Energy e à tarde Eukanuba Lamb & Rice.
Maria Jo&atilde;o
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta fev 05, 2003 11:11 am

Ola,

Eu tambem me lembro aqui ha uns tempos num forum de caes holandeses de muitas pessoas terem referido que com algumas racoes, a pelagem de alguns caes pretos ter ganho um "brilho avermelhado".
Eu propria deixei de dar Royal Canin ao meu cao porque a pelagem dele se encheu de caspa :( :( :( .
No entanto, conheco muitos caes que comem Royal Canin com muito gosto e sem problema nenhum. O meu cao adora o gosto da Royal Canin... mas eu, que sou ma, so lhe dou Eukanuba! :lol:
claudia_pedro
Membro Júnior
Registado: domingo fev 02, 2003 12:17 am

quarta fev 05, 2003 11:16 am

O problema da Eukanuba é mesmo o facto dos cães enjoarem a comida mas é uma raçao bastante equilibrada. Na mistura de duas rações há uma coisa importante,tem que se ver se o cão não está a ser suplementado em excesso!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 05, 2003 11:53 am

Pois é Cláudia tem razão mas eu tenho o seguite método:

Em 1º lugar, vejo na tabela de cada uma das marcas de ração, qual a quantidade que deveria dar para o peso ideal do Bonga e da Nina. Como lhes dou 2 refeições por dia divido a quantidade por 2. Ou seja comem metade da quantidade indicada de Eukanuba e metade da quantidade indicada de Royal Canin. No princípio misturava-lhes a ração mas eles escolhiam os grão de Royal Canin e deixavam os de Eukanuba. Assim de manhã dou-lhes a comida que mais gostam (e que tem mais energia) e à tarde dou-lhes a Eukanuba que eles gostam menos mas, como estão cheios de fome (passam o dia todo a correr de um lado para o outro a guardar a quinta) acabam por comê-la.

De qualquer modo, o Bonga está gordo de mais e a Nina magra de mais mas isso é porque só aos fins de semana é que eu tenho tempo para controlá-los e nesse caso não deixo o Bonga armar-se em dominante e comer parte da ração de Royal Canin da cadela. Quando a Primavera chega e as temperaturas estão mais amenas, alterno a Royal Canin Energy com Royal Canin Adult e as coisas vão ao lugar.
Maria Jo&atilde;o
mnemosine
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 3:43 pm

quarta fev 05, 2003 12:34 pm

http://www.geocities.com/Heartland/Acres/7530/

Este artigo tem algumas informações muito boas...[/url]
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 05, 2003 1:00 pm

Olá

Uma das recomendações que me fez desde sempre o meu veterinário foi o de não variar a alimentação ao cão, porque o seu organismo não se dá bem com isso, causando-lhe transtornos, não lhes proporcionando quaisquer benefícios.
Inclusivamente não se deve variar de ração à semelhança do nosso regime alimentar, o qual deve ser variado. Lá por nós comermos por exemplo carne ao almoço e peixe ao jantar, não significa que devamos usar esse critério em relação ao cão. Aliás, quando por qualquer motivo se muda de ração, isso deve ser feito gradualmente exactamente pelos motivos referidos.
Isto no mínimo pode provocar gazes, diarreia e outras más disposições ao bicho.
Uma boa ração é por princípio equilibrada e contém todos os ingredientes necessários. Para quê complicar?
Por isso acho uma asneira de todo o tamanho dar uma ração a uma refeição e outra a outra refeição. Coitados dos bichos, que não têm culpa nenhuma.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta fev 05, 2003 1:11 pm

Pois o Oscaar só come Royal Canin ( Giant ), desde o mês e meio.
Adora e, até à data, não tenho nada a apontar relativamente à ração.

As outras, nunca lhe dei, pois estou satisfeita com esta.
Athila
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 5:18 pm

quarta fev 05, 2003 1:34 pm

[quote]Olá

Uma das recomendações que me fez desde sempre o meu veterinário foi o de não variar a alimentação ao cão, porque o seu organismo não se dá bem com isso, causando-lhe transtornos, não lhes proporcionando quaisquer benefícios.
Inclusivamente não se deve variar de ração à semelhança do nosso regime alimentar, o qual deve ser variado. Lá por nós comermos por exemplo carne ao almoço e peixe ao jantar, não significa que devamos usar esse critério em relação ao cão. Aliás, quando por qualquer motivo se muda de ração, isso deve ser feito gradualmente exactamente pelos motivos referidos.
Isto no mínimo pode provocar gazes, diarreia e outras más disposições ao bicho. [/quote]

Nel,

No caso dos meus cães, ambos comem ração mas com um problema. Tenho SEMPRE de comprar ração diferente todos os meses, seja ela Chappi, Eukanuba, Royal Canin, etc...
O problema é que as "meninas" recusam-se a comer a mesma ração muitas vezes seguidas... ao fim de 15 a 20 refeições, a Runa (pit) recusa por completo a comida. Costumo inclusivamente ter 2 tipos de ração diferente para estas alturas.
E digo-lhe que o pelo delas continua impecavel, mas concordo que por vezes, com a troca de ração ficam com gazes (tipo II Guerra mundial) e diarreias. Mas isso passa num dia.
Além disso, como sou um "coração mole", não consigo ver os meus cães sem comerem durante 2 dias, como já aconteceu. Não tenho outro remedio senão lhe mudar a ração...[/quote]
Responder

Voltar para “Cães”