Vale a pena pensar nisto...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
claudia_pedro
Membro Júnior
Registado: domingo fev 02, 2003 12:17 am

quarta fev 05, 2003 1:56 am

Em relaçaõ aos cortes de cauda:
É proibido fazê-lo mas continua-se a fazer diariamente e não me oponho a isso. Passo a explicar porquê. É feito quando os animais têm cerca de 4 ou 5 dias de idade com uma pequena anestesia local, se dermos um pontito aquilo ao fim de dois dias está sarado...a cadela encarrega-se disso! Os bichos não sofrem.
Agora se formos falar em coisas absurdas como cortar caudas a bichos com 1 mês ou mais de idade já me OPONHO com todas as letras...é um crime!

Em relação ao corte de orelhas:
É proibidíssimo mas tb se continua a fazer. Claro que um vet que se preze n o fará mas...continuam a existir muitos casos. A maior parte das vezes o corte é feito por pessoas sem a mínima qualificação,claro que o resultado é desastroso! O processo de cicatrização é muito doloroso e se ainda por cima houver infecção...nem vos falo...é de fugir!

E há mais uma questão, é que os animais amputados já começam a ser penalizados nas provas!

Acho que deviam haver medidas de vigilância e penalização mais rígidas.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta fev 05, 2003 8:48 am

claudia_pedro Escreveu: Agora se formos falar em coisas absurdas como cortar caudas a bichos com 1 mês ou mais de idade já me OPONHO com todas as letras...é um crime!
Tem mesmo a certeza ou è só impressaão, do tipo " eu cá para mim" o ùltimo amputado lá em casa foi um Pastor Alemão com 5 anos e ele nunca se queixou , O mesmo se pssaou c«com os Dober foram amputados de orelhas aos 2 anos , tambén nunca deixaram de comer, e isso de infecções também desconheço, nestas situações , até porque os antibióticos já foram descobertos.
Possivelmente vou ter mais uma rottweiler que teve o azar de não ser considerada para as partilhas do divórcio , tem 2 anos tem a cauda inteira ( porque os donos ,coitadinhos , tinham muita pena do sofrimento que o animal podesse ter) e antes de vir para cá vai passar pelo vet para ser amputada .
E isso das exposições , cada um valoriza o que lhe dá mais gozo .

Agora se formos falar em coisas absurdas como cortar caudas a bichos com 1 mês ou mais de idade já me OPONHO com todas as letras...é um crime!
Com a crise que se adivinha nos Vets, por causa de excesso de mão de obra , veja lá reconsidere...
É feito quando os animais têm cerca de 4 ou 5 dias de idade com uma pequena anestesia local,
Já agora porquê a anestesia , porquê picar o pobre do bicho?

Dói-lhe menos a tesourada e o ponto do que uma pisadela da mãe.
Um abraço
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 05, 2003 8:54 am

claudia_pedro Escreveu:Em relaçaõ aos cortes de cauda:
É proibido fazê-lo
Onde é que descobriu isto? :o
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 05, 2003 8:58 am

Claudio,
As imagens estão demais e as frases têm um forte impacto.

Cybergirl,
É qe em algumas partes deste globo é esteticamente correcto e tradicional assim fazer
O 'esteticamente correcto' não foi o argumento utilizado pelo Diabo_fs!!! Ele apenas disse que concorda com o corte se for feito por veterinários especializados e devidamente credenciados!
Além disso, não acho que se possa comparar o corte de cauda ou orelhas com as mutilações a que se refere....

Eu, como já referi noutros tópicos, balanço muito entre a aceitação e a não aceitação dos cortes. Pessoalmente não cortaria a cauda aos meus Rottweilers...mas não me sinto capaz de o exigir às outras pessoas.

Cumprimentos
Paulo C.
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta fev 05, 2003 9:51 am

NÂO EXISTEM CÃSE NAUS E CRUÉIS , AMS SI DONOS EGOISTAS SÁDICOS E SEM ESCRUPULOS .....
claudia_pedro
Membro Júnior

quarta fev 05, 2003 11:02 am

Olhe gary,eu nem vou comentar a sua última msg. Então a questão de amputar a cauda a uma cadela com 2 anos...
Mas enfim,é o que eu digo,enquanto não houver vigilancia e penalizações mais pesadas isto vai continuar a existir.
Qt á sua questão da picadela da anestesia, já inventaram anestésicos em spray,sabia? Anestesiar um cão com alguns dias de idade é arriscado... :o
Realmente é verdade,os AB já foram descobertos !!!:o Mas será legítimo fazer uso indescriminado dos mesmos? Ainda por cima para satisfazer os caprichos estéticos de um dono? A mim pareçe-me que não mas cada cabeça sua sentença.
Quanto ao seu comentário da crise dos Vets acho que nem me vou pronunciar.Desculpe que lhe diga mas o que disse é tão ridiculo que nem mereçe resposta.
Mas não é por estar a embirrar...a sério!

Abraços
claudia_pedro
Membro Júnior

quarta fev 05, 2003 11:03 am

Afinal acabei mesmo por comentar! :lol:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 05, 2003 11:25 am

Tenho a mesma opinião da Cláudia.
Maria João
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta fev 05, 2003 12:03 pm

Diabo_fs Escreveu: Em relação ao corte das orelhas, já dei o meu parecer em outras mensagens, acho essa lei descabida
Enquanto continuar-mos a escolher para aceitar apenas as leis que nos dão jeito e a fechar os olhos ou considerar descabidas as que implicam uma alteração à nossa comodidade pessoal nunca seremos um estado civilizado.

Com que direito um animal sofre uma mutilação porque o dono acha que fica bonito ou porque o estalão o autoriza (o estalão autoriza começa a ser uma frase ao género 'está na biblia, é lei e nem se discute!')?

A lei muçulmana também autoriza (e impôe até) a excisão às mulheres em muitas tribos de africa. As raparigas sofrem esta atrocidade sem ter direito a escolha. Vamos apoiar porque faz parte do 'estalão' delas? Poque foi assim durante gerações? Vamos considerar que não são mulheres representativas daquela tribo se não forem excisadas?

E repare que quando falamos de piercings, tatuagens e o diabo a quatro não estamos a falar de uma operação delicada com anestesia geral e com um pós-operatório muito delicado como o é o do corte das orelhas. O da cauda é diferente e faz-se em minutos quando o animal não tem sequer consciência da 'dor' e repare que por isso mesmo não é proíbido...

Sou contra tanto um como o outro, mas o corte das orelhas choca-me violentamente.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta fev 05, 2003 12:35 pm

A mim choca-me a hipocrisia de muita gente. Pois quer queiramos quer não, o corte continua a ser feito, e em condições miseráveis, a sangue frio etc.. Esta questão pode ser tão controversa como a do aborto, pois mesmo a lei proibindo há quem o faça não olhando a meios nem a preço. Se não fosse proibido já não existiriam carneceiros a faze-lo e já poderia ser feito em clinicas veterinarias com condições. Este lado da questão já não veem não é???? So estão preocupadas com o sofrimento do animal etc... e o resto?? Preferem que se continue a cortar orelhas a sangue frio em cima de uma mesa cheia de musgo e sem anestesia, ou numa marquesa, devidamente esterlizada com todas as condições possíveis e imaginarias.

Não sou a favor do corte de orelhas mas acho que uma posição radical quando a esta questão é pura hipocrisia, nada mais.
Clowdia
Membro Veterano

quarta fev 05, 2003 12:46 pm

Rosinha2000 Escreveu: Preferem que se continue a cortar orelhas a sangue frio em cima de uma mesa cheia de musgo e sem anestesia, ou numa marquesa, devidamente
Tem razão teóricamente. Na prática quem manda cortar orelhas a sangue frio agora, continuaria a faze-lo na mesma se este fosse permitido e feito em clínicas especializadas simplesmente porque a sangue frio é mais barato ... permitir não resolve nada. Afinal também há criadores como deve ser e as pessoas continuam a ir aos BYB buscar cães simplesmente porque estes são mais baratos. É a mesmissíma coisa!

Qualidade tem preço e donos irresponsáveis não estão dispostos a paga-lo. Fazem-nos onde for mais barato independemente das condições. Querem é resultados.

Permitir não resolve nada.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta fev 05, 2003 12:59 pm

Se nunca tivesse sido proibido o corte de orelhas.....o resto deixo a sua cabecinha responder
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta fev 05, 2003 1:58 pm

Concordo Rosinha,

Se não fosse proibido não haveria "sapateiro", nem "homens do talho" a fazê-lo...

Como já disse 30000 vezes em topicos anteriores sobre isto, sou contra o corte de orelhas sim, mas quando é feito por pessoas não qualificadas para tal!!! Se todos os cortes fossem feitos por pessoas devidamente qualificadas acreditem que não haveria sofrimento...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Clowdia
Membro Veterano

quarta fev 05, 2003 2:05 pm

JoanaGoncalves Escreveu: Se todos os cortes fossem feitos por pessoas devidamente qualificadas acreditem que não haveria sofrimento...
Então quando tiver tempo há-de ir a uma clínica de cirurgia estética. Pode escolher a mais conceituada que quiser. Chega e pede que lhe cortem as orelhas...com todos os equipamentos, tecnologia de ponta, corte a laser e ambientes assépticos.

Depois quando estiver no pós-operatório venha-me cá dizer que não doi porque foi feito numa clínica.

Pode doer menos que cortar à tesoura, mas daí a dizer que não há sofrimento é querer acreditar nisso à viva força para desculpar preferências estéticas.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 05, 2003 2:31 pm

Desculpem lá, mas estas comparações de amputações de cauda e corte de orelhas a cães com cortes a humanos e leis muçulmanas e mais não sei o quê, já ronda NO MINIMO o absurdo!!! Daqui a pouco vejo-vos a discutir com alguém porque os cães não devem ficar numa casota no jardim porque o dono também não gostaria de ficar numa casota de jardim, e que um cão deve comer à mesa porque o dono também não gostaria de comer no chão, e que devem ser fornecidos talheres porque ninguém gosta de comer com as mãos (ah... a não ser em algumas civilizações muçulmanas...mas esses são todos uns ignorantes)!! Pelo Amor de Deus!! Eu também não gosto de cirurgias estéticas nos cães, e tal como já disse não cortaria a cauda aos meus ( e muito menos com 2 anos!!), mas daí a comprara-mos o incomparável ainda vai uma certa distância!
Quer se queira quer não, um cão é um animal diferente de nós humanos. É certo que também sofre e sente a dor, mas não podemos transportar o nosso nível de dor ou a nossa forma de sentir para um cão!
Mas se vamos por comparações, também lhe digo que cortar as orelhas a um Humano, se devidamente executado por um cirurgião credenciado, tem todas as possibilidades de não causar dor e de ter uma boa recuperação! Se alguém o quiser fazer, seja por "motivos estéticos" ( discutíveis) ou uma necessidade ( decorrente de um acidente, por exemplo), terá todas as condições para o fazer! Já para os cães, essa possibilidade não existe!!
Também lhes digo que, quanto à capacidade de escolha ou decisão do Boby...eu não sei como lhes perguntam quando tomam diáriamente milhões de decisões por eles!!! Eu limito-me a decidir por mim, em face do MEU julgamento e da LEI! Quem prende os cães quando eles querem sair para ir ter com uma cadela com o cio, ou quem prende uma cadela quando ela está com o cio, como lhes perguntam o que querem fazer? Qunado esterilizam ou castram os vossos animais, pedem-lhes licença? É o melhor para eles? E quem são vocês para decidir o que é melhor para eles? Perguntem-lhe lá a ver o que eles vos repondem!

Bem...... esta discussão volta sempre ao mesmo e, pela minha parte, nunca me leva a lado nenhum ! Uma coisa vos digo que, independente das MINHAS opções, eu acho que devem existir condições para permitir que quem quer cortar as caudas e as orelhas o possa fazer nas melhores condições possíveis.

E agora voltemos a falar de 'animais perigosos'.......

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Em Portugal NÂO É proibido o corte de cauda, apenas é proibido o das orelhas
Responder

Voltar para “Cães”