antes de mais ola a toda a gente
eu e o meu irmao temos 2 tartarugas pequenas, com um aquaterrario generoso se olharmos ao seu tamanho e quantidade (2) o aquaterrario tem agua (25l) areia (caixa pequena) rochas, plantas, e um sitio para elas s esconderem (sao timidas).
depois da apresentacao vamos passar as duvidas, as tartarugas foram oferecidas como posso identificar o macho e femea?
outra duvida, li muita coisa neste forum mas nao li nada sobre tartarugas a reproduzir-se, gostava de saber a que idade s reproduzem e em que condicoes.
fiquem bem
apresentacao e ja com duvidas...
Moderador: mcerqueira
Olá Carlos!
Bemvindo à Arca
Os aspectos fisícos que os diferenciam os sexos são:
- A fêmea tem a parte inferior da carapaça (plastrão) ligeiramente convexa ou direita (de modo a fornecer espaço para os ovos). Quando adulta tem um tamanho maior que os machos.
- No macho o plastrão é recto ou ligeiramente côncavo (para se ajustar melhor à fêmea durante a copúla)
-A cloaca do macho situa-se a 2/3 da distância entre o começo da cauda e a carapaça, enquanto que da fêmea é bem próximo à carapaça
- Em algumas especies o macho tem as unhas bastante compridas e a cauda tb é mais comprida e grossa em comparação com as fêmeas
- Só é possível distinguir-se os sexos com exactidão quando os animais atinguem a maturidade, mais ou menos por volta dos 6anos, embora isto dependa um pouco de caso para caso!
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=35812
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=36055
e acho que há ainda mais tópicos :p
Bemvindo à Arca

depois da apresentacao vamos passar as duvidas, as tartarugas foram oferecidas como posso identificar o macho e femea?
Os aspectos fisícos que os diferenciam os sexos são:
- A fêmea tem a parte inferior da carapaça (plastrão) ligeiramente convexa ou direita (de modo a fornecer espaço para os ovos). Quando adulta tem um tamanho maior que os machos.
- No macho o plastrão é recto ou ligeiramente côncavo (para se ajustar melhor à fêmea durante a copúla)
-A cloaca do macho situa-se a 2/3 da distância entre o começo da cauda e a carapaça, enquanto que da fêmea é bem próximo à carapaça
- Em algumas especies o macho tem as unhas bastante compridas e a cauda tb é mais comprida e grossa em comparação com as fêmeas
- Só é possível distinguir-se os sexos com exactidão quando os animais atinguem a maturidade, mais ou menos por volta dos 6anos, embora isto dependa um pouco de caso para caso!
Se não leu, é porque não procurou bem, nos últimos tempos muitas pessoas tê vindo questionar sobre o mesmo assuntooutra duvida, li muita coisa neste forum mas nao li nada sobre tartarugas a reproduzir-se, gostava de saber a que idade s reproduzem e em que condicoes.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=35812
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=36055
e acho que há ainda mais tópicos :p
<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os animais para adopção!
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jun 16, 2006 11:09 am
ok ja identifiquei o macho e femea, tenho um casal.
gostava de saber sobre a luz que elas precisam, eu sei que e solar mas nao havendo possibilidades ou quando ha pouco sol?? utiliza-se luz uvb nao e?? onde posso comprar?? compra-se so a lampada ou tem que ser o candeeiro completo??
em relacao as tartarugas partilhares a agua com outros animais, pros e contras??
fiquem bem
gostava de saber sobre a luz que elas precisam, eu sei que e solar mas nao havendo possibilidades ou quando ha pouco sol?? utiliza-se luz uvb nao e?? onde posso comprar?? compra-se so a lampada ou tem que ser o candeeiro completo??
em relacao as tartarugas partilhares a agua com outros animais, pros e contras??
fiquem bem
As suas tartarugas são adultas? é que senão não se pode ter mta certeza :pok ja identifiquei o macho e femea, tenho um casal.
Sim Carlos, uma lâmpada uv ajuda bastante! Embora o Sol seja sempre indespensável, sempre que possível é de aproveitar! Nos dias quentes e solarengos de Verão, pode sempre transferir as tartarugas para um aqua mais pequeno ou para uma outra "caixa" e coloca-las num sítio onde apanhem sol directo - Atenção: Ter cuidado de colocar um esconderijo ou algo assim que possibilite uma sombra no caso de o desejarem; não as deixar sem vigilância porque são habeís em escapar quando menos se espera

Como disse o Mafia, encontra numa loja de animais que tenha artigos para répteis!
Se possível, opte pela versão de rosca que assim pode adaptar um candeeiro "normal" - Atenção: tem de ter o casquilho de porcelana por causa da lâmpada aquecer!
Que animais estava a pensar?em relacao as tartarugas partilhares a agua com outros animais, pros e contras??
Lembre-se que as tartarugas são predadoras por Natureza

<p>Tartaruga Aquática Fórum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jun 16, 2006 11:09 am
Nyara antes de mais obrigado pelas tuas respostas atentas e mt iformativas e esclarecedoras.
as minhas tartarugas sao mt jovens, nas minhas mao tem cerca de 1 semana, tem +/- 2cm's de diametro da carapaça, devem ser bebes ainda.
as diferencas entre o macho e a femea acho que nao deixam duvidas, o macho tem mesmo uma concavidade na parte de baixo enquanto a femea e lisa.
eu tava a pensar por peixes junto com as tartarugas, uns peixes +/- do tamanho delas, se eles nao durarem mt tempo sempre deve dar para elas fazerem exercicio a nadar atras deles.
fiquem bem
as minhas tartarugas sao mt jovens, nas minhas mao tem cerca de 1 semana, tem +/- 2cm's de diametro da carapaça, devem ser bebes ainda.
as diferencas entre o macho e a femea acho que nao deixam duvidas, o macho tem mesmo uma concavidade na parte de baixo enquanto a femea e lisa.
eu tava a pensar por peixes junto com as tartarugas, uns peixes +/- do tamanho delas, se eles nao durarem mt tempo sempre deve dar para elas fazerem exercicio a nadar atras deles.
fiquem bem
Carlos não tem nada que agradecer
Espero que defacto tenha razão e tenha ai um casalinho, mas vai ver que elas ainda vão mudar um pouquinho, por exemplo as diferenças das sub-especies vão-se acentuando com a idade :p
Já agora, de que especie são elas?
Quando elas têm essa idade, aconselho sempre dar-lhes umas vitaminas(próprias para repteis) adicionando à àgua e nos alimentos para reforçar os seu organismo, pois até chegarem às nossas mãos já passaram por mtas tripolias e estão algo fraquitas.
Há também granulado próprio para tartarugas bébés, que tem adicionado uma percentagem maior de minerais
Coloque tb no aqua delas uma pedra de cálcio que se compra facilmeente me qualquer loja ou até mesmo nos hipers, vai-se disolvendo aos poucos e elas vão absorvendo o cálcio
Elas como são pequenitas, em principio não vão "correr" atrás dos peixes
Tem filtro no aqua? é que é importante ter u´ma qualidade razoável da água para os peixes sobreviverem
Uns esconderijos para eles tb era bom!
Tem plantas lá não é? sabe quais são? Se forem oxigenantes melhor :p
Cumprimentos

Espero que defacto tenha razão e tenha ai um casalinho, mas vai ver que elas ainda vão mudar um pouquinho, por exemplo as diferenças das sub-especies vão-se acentuando com a idade :p
Já agora, de que especie são elas?
Está a alimentá-las com quê?as minhas tartarugas sao mt jovens, nas minhas mao tem cerca de 1 semana, tem +/- 2cm's de diametro da carapaça, devem ser bebes ainda.
Quando elas têm essa idade, aconselho sempre dar-lhes umas vitaminas(próprias para repteis) adicionando à àgua e nos alimentos para reforçar os seu organismo, pois até chegarem às nossas mãos já passaram por mtas tripolias e estão algo fraquitas.
Há também granulado próprio para tartarugas bébés, que tem adicionado uma percentagem maior de minerais

Coloque tb no aqua delas uma pedra de cálcio que se compra facilmeente me qualquer loja ou até mesmo nos hipers, vai-se disolvendo aos poucos e elas vão absorvendo o cálcio

Como já deve ter lido por aqui, essa mistura não é mto aconselhável mas cada um é que decide se quer tentar :peu tava a pensar por peixes junto com as tartarugas, uns peixes +/- do tamanho delas, se eles nao durarem mt tempo sempre deve dar para elas fazerem exercicio a nadar atras deles
Elas como são pequenitas, em principio não vão "correr" atrás dos peixes

Tem filtro no aqua? é que é importante ter u´ma qualidade razoável da água para os peixes sobreviverem

Uns esconderijos para eles tb era bom!
Tem plantas lá não é? sabe quais são? Se forem oxigenantes melhor :p
Cumprimentos
</p>
<p> </p>

<p> </p>