apresentacao e ja com duvidas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Carlos_Leite
Membro Júnior
Registado: sexta jun 16, 2006 11:09 am

sexta jun 16, 2006 11:15 am

antes de mais ola a toda a gente

eu e o meu irmao temos 2 tartarugas pequenas, com um aquaterrario generoso se olharmos ao seu tamanho e quantidade (2) o aquaterrario tem agua (25l) areia (caixa pequena) rochas, plantas, e um sitio para elas s esconderem (sao timidas).

depois da apresentacao vamos passar as duvidas, as tartarugas foram oferecidas como posso identificar o macho e femea?

outra duvida, li muita coisa neste forum mas nao li nada sobre tartarugas a reproduzir-se, gostava de saber a que idade s reproduzem e em que condicoes.

fiquem bem
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta jun 16, 2006 11:37 am

Olá Carlos!

Bemvindo à Arca :D
depois da apresentacao vamos passar as duvidas, as tartarugas foram oferecidas como posso identificar o macho e femea?

Os aspectos fisícos que os diferenciam os sexos são:

- A fêmea tem a parte inferior da carapaça (plastrão) ligeiramente convexa ou direita (de modo a fornecer espaço para os ovos). Quando adulta tem um tamanho maior que os machos.

- No macho o plastrão é recto ou ligeiramente côncavo (para se ajustar melhor à fêmea durante a copúla)

-A cloaca do macho situa-se a 2/3 da distância entre o começo da cauda e a carapaça, enquanto que da fêmea é bem próximo à carapaça

- Em algumas especies o macho tem as unhas bastante compridas e a cauda tb é mais comprida e grossa em comparação com as fêmeas

- Só é possível distinguir-se os sexos com exactidão quando os animais atinguem a maturidade, mais ou menos por volta dos 6anos, embora isto dependa um pouco de caso para caso!

outra duvida, li muita coisa neste forum mas nao li nada sobre tartarugas a reproduzir-se, gostava de saber a que idade s reproduzem e em que condicoes.
Se não leu, é porque não procurou bem, nos últimos tempos muitas pessoas tê vindo questionar sobre o mesmo assunto ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=35812

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=36055

e acho que há ainda mais tópicos :p
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Carlos_Leite
Membro Júnior

sexta jun 16, 2006 7:45 pm

ok ja identifiquei o macho e femea, tenho um casal.

gostava de saber sobre a luz que elas precisam, eu sei que e solar mas nao havendo possibilidades ou quando ha pouco sol?? utiliza-se luz uvb nao e?? onde posso comprar?? compra-se so a lampada ou tem que ser o candeeiro completo??
em relacao as tartarugas partilhares a agua com outros animais, pros e contras??

fiquem bem
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sexta jun 16, 2006 7:49 pm

tens de comprar uma lampada de UVA/B. disponivel em qualquer loja de animais que venda repteis.
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 16, 2006 8:18 pm

ok ja identifiquei o macho e femea, tenho um casal.
As suas tartarugas são adultas? é que senão não se pode ter mta certeza :p
gostava de saber sobre a luz que elas precisam, eu sei que e solar mas nao havendo possibilidades ou quando ha pouco sol?? utiliza-se luz uvb nao e?? onde posso comprar?? compra-se so a lampada ou tem que ser o candeeiro completo??

Sim Carlos, uma lâmpada uv ajuda bastante! Embora o Sol seja sempre indespensável, sempre que possível é de aproveitar! Nos dias quentes e solarengos de Verão, pode sempre transferir as tartarugas para um aqua mais pequeno ou para uma outra "caixa" e coloca-las num sítio onde apanhem sol directo - Atenção: Ter cuidado de colocar um esconderijo ou algo assim que possibilite uma sombra no caso de o desejarem; não as deixar sem vigilância porque são habeís em escapar quando menos se espera 8)

Como disse o Mafia, encontra numa loja de animais que tenha artigos para répteis!

Se possível, opte pela versão de rosca que assim pode adaptar um candeeiro "normal" - Atenção: tem de ter o casquilho de porcelana por causa da lâmpada aquecer!
em relacao as tartarugas partilhares a agua com outros animais, pros e contras??
Que animais estava a pensar?

Lembre-se que as tartarugas são predadoras por Natureza ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Carlos_Leite
Membro Júnior

sexta jun 16, 2006 11:05 pm

Nyara antes de mais obrigado pelas tuas respostas atentas e mt iformativas e esclarecedoras.

as minhas tartarugas sao mt jovens, nas minhas mao tem cerca de 1 semana, tem +/- 2cm's de diametro da carapaça, devem ser bebes ainda.

as diferencas entre o macho e a femea acho que nao deixam duvidas, o macho tem mesmo uma concavidade na parte de baixo enquanto a femea e lisa.

eu tava a pensar por peixes junto com as tartarugas, uns peixes +/- do tamanho delas, se eles nao durarem mt tempo sempre deve dar para elas fazerem exercicio a nadar atras deles.

fiquem bem
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 17, 2006 12:24 am

Carlos não tem nada que agradecer ;)

Espero que defacto tenha razão e tenha ai um casalinho, mas vai ver que elas ainda vão mudar um pouquinho, por exemplo as diferenças das sub-especies vão-se acentuando com a idade :p

Já agora, de que especie são elas?
as minhas tartarugas sao mt jovens, nas minhas mao tem cerca de 1 semana, tem +/- 2cm's de diametro da carapaça, devem ser bebes ainda.
Está a alimentá-las com quê?

Quando elas têm essa idade, aconselho sempre dar-lhes umas vitaminas(próprias para repteis) adicionando à àgua e nos alimentos para reforçar os seu organismo, pois até chegarem às nossas mãos já passaram por mtas tripolias e estão algo fraquitas.

Há também granulado próprio para tartarugas bébés, que tem adicionado uma percentagem maior de minerais ;)

Coloque tb no aqua delas uma pedra de cálcio que se compra facilmeente me qualquer loja ou até mesmo nos hipers, vai-se disolvendo aos poucos e elas vão absorvendo o cálcio 8)
eu tava a pensar por peixes junto com as tartarugas, uns peixes +/- do tamanho delas, se eles nao durarem mt tempo sempre deve dar para elas fazerem exercicio a nadar atras deles
Como já deve ter lido por aqui, essa mistura não é mto aconselhável mas cada um é que decide se quer tentar :p

Elas como são pequenitas, em principio não vão "correr" atrás dos peixes :?

Tem filtro no aqua? é que é importante ter u´ma qualidade razoável da água para os peixes sobreviverem ;)

Uns esconderijos para eles tb era bom!

Tem plantas lá não é? sabe quais são? Se forem oxigenantes melhor :p

Cumprimentos
<p>&nbsp;</p>
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

sábado jun 17, 2006 1:28 am

só um aparte. com essa idade é impossivel determinar o sexo das tartarugas. só atravez de uma sonda. logo, nada o assegura que seja um casal
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”