Pirilampos

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sexta jun 16, 2006 12:23 pm

Oh Su ;)

Agora fizeste-me rir. :p

É assim, ao certo não se sabe, porque por exemplo, cá em Portugal existem cerca de 10 (tudo indica que são mais) espécies. Mas dessas todas, só 3 (a terceira soube há pouco tempo) é que estão estudadas e reconhecidas.

Não vou dizer um número para não dizer nenhuma "bacurada". :lol:
Vou tentar saber e quando tiver algo de mais concreto (ou seja, aproximado), digo-te. ;)

Off-topic: Su, continuo sem conseguir fazer aquilo às fotos.

Beijos gerais ;) [/img]
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sexta jun 16, 2006 5:23 pm

Ai! Então vamos ao messeger (de novo) resolver isso... :lol:
<p>susana</p>
Ninoquinha
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 4:40 am

pedronunoribeiro Escreveu: Aqui está uma espécie de pirilampo muito pouco vista em portugal.

Tenho um casal deles em casa, mas fundiram a lâmpada e agora não piscam!

:D :D

Imagem
:p

Não são nada pouco vistos em Portugal, Pedro. ;)
Desses eu tenho quase a coleção toda.

Quanto ao teu casal e à luz, eu tenho uma tinta que pode ajudar, nunca mais precisam de lâmpada. 8)

E agora vais procurar um piri, pode não ser português.
Dizes a espécie e alguns aspectos importantes.

Vamos lá ver o que aprendemos com isto. 8)

Embora lá pesquisar. ;)

Beijos gerais ;)
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

sábado jun 17, 2006 11:48 am

*Pirilampos ou a atracção fatal por uma luz

O pirilampo (Elateridae), ou vaga-lume, faz parte da família dos coleópteros e tem como principal característica a bioluminescência, ou seja, a capacidade de emitir luz própria, neste caso uma luz fosforescente, visível na escuridão.

Os pirilampos podem ser encontrados entre Maio a Agosto e quem já apanhou um sabe que a luz do pequeno insecto não queima e é das luzes mais frias da Terra.

A sua produção depende de uma substância, a luciferina que, em contacto com o ar ou água e com uma enzima (luciferase), produz oxiluciferina e uma luz amarelo-esverdeada. A eficiência desta reacção está estimada entre 92 e 100%, assim quase todo o fluxo radiante é composto por radiação luminosa. Em comparação a luz de uma lâmpada incandescente tem uma eficiência de apenas 10%.

Os clarões emitidos pelos pirilampos são sinais que permitem o reconhecimento mútuo para efeito de acasalamento. A fêmea, que raramente voa - o seu corpo é mais pesado do que o macho em virtude dos ovos que transporta - , à noite coloca-se numa posição que, simultaneamente lhe permita ver e ser vista, por exemplo, sobre a relva.

As fêmeas emitem também uma luz mais brilhante, aumentando assim a probabilidade de atrair um maior número de machos. Os machos voam na área cintilando, mas a fêmea apenas reagirá a um padrão luminosos especifico. Ocorre então o acasalamento.

Nota: Se apanhar um pirilampo, segure-o cautelosamente e solte-o depois de o ter estudado. Estes insectos estão a desaparecer devido à poluição, pelo que devem ser cuidadosamente tratados.

Imagem
Ninoquinha
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 6:57 pm

susanastrat Escreveu: Quantas espécies de pirilampos existem no mundo? :o
Eu disse-te que estudadas e reconhecidas, em Portugal estavam 3 das cerca de 10 espécies (supõe-se serem mais) que existem, no entanto tenho de emendar a construção frásica.
Para que não leve ninguém ao engano com a palavra "reconhecidas".

Em Portugal existem e estão reconhecidas cerca de 10 espécies (mas supõe-se serem mais).
Dessas 10, apenas 3 estão estudadas.

A nível mundial, existem cerca de 2000 espécies de pirilampos, mas ainda muitas estão por descobrir.

Fiquem bem.

Beijos gerais ;)
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”