substrato alternativo para iguanas...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Elas precisam de tempo sem manipulação para se ambientarem, e para começar a confiar nos humanos, no terrario, que neste momento é onde se sentem mais seguras, são rebeldes pois conhecem os cantos á casa, cá fora, sentem-se inseguras e tentam passar despercebidas como defesa e não para ser sociaveis.
Para além de 2 iguanas no mesmo terrario ser contra o que é aconcelhado por qualquer pessoa que entenda minimamente, sendo elas animais solitarios, territoriais e dominantes, geralmente acabando pelo "Alfa" do terrario dominar a outra ao ponto de ela stressar, parar de comer e morrer, o unico modo de evitar isto, um terrario por iguana, ou um terrario muito grande (muitas vezes o que designas-te por enorme) de modo a que elas se posssam esconder uma da outra e possam marcar o seu territorio, tendo em cada território uma banheira, e um recipiente para a comida. O stress num reptil debilita-lhe muito o cistema imunitario, muito stress é igual a caminho aberto a doenças e cá não temos veterinarios especializados e capazes de resolver problemas graves com repteis, como tal está nas nossas mãos não os stressar, não deixar adoecer e isso só proporcionando-lhes as devidas condições.
Para além de 2 iguanas no mesmo terrario ser contra o que é aconcelhado por qualquer pessoa que entenda minimamente, sendo elas animais solitarios, territoriais e dominantes, geralmente acabando pelo "Alfa" do terrario dominar a outra ao ponto de ela stressar, parar de comer e morrer, o unico modo de evitar isto, um terrario por iguana, ou um terrario muito grande (muitas vezes o que designas-te por enorme) de modo a que elas se posssam esconder uma da outra e possam marcar o seu territorio, tendo em cada território uma banheira, e um recipiente para a comida. O stress num reptil debilita-lhe muito o cistema imunitario, muito stress é igual a caminho aberto a doenças e cá não temos veterinarios especializados e capazes de resolver problemas graves com repteis, como tal está nas nossas mãos não os stressar, não deixar adoecer e isso só proporcionando-lhes as devidas condições.
Seria possível confirmar que lâmpada é?
As iguanas precisam de um terrário com uma orientação vertical pois são animais arboricolas. Esse terrário não serve para nada.
A melhor forma de limpar esse tipo de tapetes é ter 2 e substituir o sujo pelo limpo.
As iguanas precisam de um terrário com uma orientação vertical pois são animais arboricolas. Esse terrário não serve para nada.
A melhor forma de limpar esse tipo de tapetes é ter 2 e substituir o sujo pelo limpo.
Esta aqui a acontecer algo de muito estranho q escapou a mim e ao resto do pessoal... afinal como é q sabes se são macho ou femea se o maxo tem 45cm e a femea 60cm? (a não ser q tenham sido sexadas com sonda...)
Cumprimentos
Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...
l3on foste enganado quanto ao sexo das iguanas... esquece tudo o que disseram. as tuas iguanas por enquanto são impossiveis de sexar.
não devias ter comprado duas... foi a pior coisa que fizeste. agora vais ter de arranjar um terrario bem grande, com duas zonas de calor, duas banheiras, dois pratos de comida, ou seja dois territorios diferentes,,,
não devias ter comprado duas... foi a pior coisa que fizeste. agora vais ter de arranjar um terrario bem grande, com duas zonas de calor, duas banheiras, dois pratos de comida, ou seja dois territorios diferentes,,,
Iguanas com o tamanho das tuas só são possiveis de determinar o sexo através de uma sonda... eu por acaso tenho as minhas sexadas e são dois machos... ate agora ( e para meu espanto e de muitos!) n se dão mto mal... masmais cedo ou mais tarde terei de trocar um dos meus maxo ou mesmo ate dar um deles pk o melhor de tudo é mesmo ter os animais sosinhos mesmo q seja um casal... apenas na epoca do cio eles (no seu habitat e vidas naturais) se encontram até ai tem uma vida complectamente solitária...
cumprimentos
cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...
desde sempre ouvi em kualker loja k os tons delas contam imenso nu sexo... "o macho" tem a cabeça e mts partes do pescoço em azul e "a femea" tá xeia d tons laranja e quase nenhum axul, visto k kuando veio pra mim já tinha 1 ano " e o tal cio" julgei(tlvx errado) k era 1 casal.
a lampada n sei o mdelo so sei a potencia a marca e k é uva/b de dia...
já n sei onde enfiei a caixa da lampada... já n sei o k faxer... s monto 1 terrário ou s compro akele k akreditem em mim é enorme e pesado "pa crl"
começei agr o treino diário na mais velha pois a mais nova é super soiavel
a lampada n sei o mdelo so sei a potencia a marca e k é uva/b de dia...
já n sei onde enfiei a caixa da lampada... já n sei o k faxer... s monto 1 terrário ou s compro akele k akreditem em mim é enorme e pesado "pa crl"
começei agr o treino diário na mais velha pois a mais nova é super soiavel
É assim... na minha opinião se tens espaço constroi já uma coisa definitiva... pk mais cedo ou mais tarde vais ter q "empinar" o juizo tal como eu fiz e meter mãos á obra para construir um terrario de jeito... o meu tem 1,5x1,8x1,95 (comprimento x largura x altura) e n me custou mais de 250€ (claro q n estou a contar com lampadas, aquecimento... ) por isso penso q andar a "inventar" terrarios de ano para ano n conpensa nd...
Em relação ao sexo... esquece essas cenas q te contaram... pk ou tens iguanas adultas e consegues distinguir pelo dimorfismo sexual ou usas sonda, e as tuas só com sonda... a minha iguana macho qdo estava com o cio punha-se complectamente laranja... e estranhamente disseram-te q as femeas é q eram laranja... lol
Cumprimentos
Em relação ao sexo... esquece essas cenas q te contaram... pk ou tens iguanas adultas e consegues distinguir pelo dimorfismo sexual ou usas sonda, e as tuas só com sonda... a minha iguana macho qdo estava com o cio punha-se complectamente laranja... e estranhamente disseram-te q as femeas é q eram laranja... lol
Cumprimentos
"Cheira-me" que a lâmpada não será UVB mas só ter a certeza podias dar um pulo ao site da zoomed e ver as fotos dos produtos na secção de iluminação a ver se encontras a tua lâmpada.a lampada n sei o mdelo so sei a potencia a marca e k é uva/b de dia...
Já agora, há quanto tempo é que ela foi comprada?
pessoal, boas! ;D
no tal terrário 1.50x80x60 vou colocar 1 reptiglo 8.0 de 40w c reflector(alguem sabe s isto istu fax uva/b ao msm tempo?
para o akecimento vou colocar 1 IV de 150w em spot(alguem sabe s chega para este terrário?)
vou manter a lampada branca k tenhu agr de uva/b daylight...
fika a faltar so a decoração mas isso vai c o tempo
estu a pensar em plantas vivas e naturais
lol por favor alguem m responda as kestões de cima n keru errar ;D
no tal terrário 1.50x80x60 vou colocar 1 reptiglo 8.0 de 40w c reflector(alguem sabe s isto istu fax uva/b ao msm tempo?
para o akecimento vou colocar 1 IV de 150w em spot(alguem sabe s chega para este terrário?)
vou manter a lampada branca k tenhu agr de uva/b daylight...
fika a faltar so a decoração mas isso vai c o tempo

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Plantas vivas implicam terra viva que é uma cultura de fungos e bacterias, que é o que nós tentamos evitar ter num terrario, para além de as iguanas as destruirem e podendo até comelas e morrerem no caso de serem plantas toxicas para iguanas, quanto á lampada se irradia ou não uva/b, basta veres na caixa, quanto á de infra vermelhos....150 é capaz de ser muito, mas nunca usei infra vermelhos...
Última edição por coldblood em sábado jun 17, 2006 12:41 pm, editado 1 vez no total.
cold thkz migo... olha adiciona-m no msn pls é mais facil falar por lá tenhu umas duvidas k gostava d tirar cntg s pudesse ser... [email protected]
L30N, uva é radiação visivel, ou seja, luz. Qualquer vulgar lâmpada a emite. O que é necessário é uvb e a retiglo 8.0 não é aconselhada para iguanas. Julgo que é a 2.0 mas se alguém puder confirmar....
Muita gente se queixa que as IV não duram nada num terrário com tanta humidade quanto o de uma iguana (como por exemplo camaleões). Além do mais, a partir do momento que estiver ligada ao termóstato, o liga desliga reduz-lhe a vida a uma fração. Seria melhor uma lâmpada de aquecimento de cerâmica.
Muita gente se queixa que as IV não duram nada num terrário com tanta humidade quanto o de uma iguana (como por exemplo camaleões). Além do mais, a partir do momento que estiver ligada ao termóstato, o liga desliga reduz-lhe a vida a uma fração. Seria melhor uma lâmpada de aquecimento de cerâmica.
numa anterior conversa c o vell e c o coldblood... e apos varias linhas de texto xeguamos tds á msm decisao para akele terrário(1.5*80*60)
reptiglo 5.0 40w 120 cm
lampada de cerâmica d 150w(continuo sem saber s isto n será 1 poko exagerado;P )
mais o reflector pá reptiglo(alguem sabe onde arranjar maior k 57 cms?)
e a uva/b daylight 100w
axu k xega
no fundo do terrário será o tapete d relva artificial c uma boa quantidade d plantas d plastico,(e pelo k li) tem k ser td desinfectado
reptiglo 5.0 40w 120 cm
lampada de cerâmica d 150w(continuo sem saber s isto n será 1 poko exagerado;P )
mais o reflector pá reptiglo(alguem sabe onde arranjar maior k 57 cms?)
e a uva/b daylight 100w

no fundo do terrário será o tapete d relva artificial c uma boa quantidade d plantas d plastico,(e pelo k li) tem k ser td desinfectado

tas a tomar as decisões certas amigo... mas como te disse é melhor meteres um termostato (regulador de temperatura), isso irá ligar/deligar a lampada de ceramica qdo o calor é baixo/alto, se 150w é mto ou pouco é facil de saber, fazes as contas para ver qtos metros cúbicos tem o teu terrario e depois vez o q vem recomendado na caixa da lampada...
O reflector fazes tu com uma folha de aluminio q compras numa loja tipo AKI...
O reflector fazes tu com uma folha de aluminio q compras numa loja tipo AKI...