Pequeninos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta jun 15, 2006 10:56 am

Pois é... Tenho novos inquilinos. LOL
Os meus pais têm uma quinta e a minha mãe foi dar com 3 gatinhos no palheiro.
A mãe gata só foi vista uma vez e agora já só restam 2 gatinhos tigrados, havia um tipo siamês mas desapareceu :(
Devem ter entre 1 e 2 meses, já comem, tenho posto comerzinho e ficado a observar mas ainda não se deixam tocar, são bravinhos.
O outro gato é que não lhes acha muita piada mas há de se habituar.
Espero que se safem, frio não passam pois têm muitos fardos de palha para se esconderem e fomeca também não pois eu tenho tratado disso. Só falta mesmo o mimo, mas estamos em fase de conhecimento e eu não forço nada, vou-me aproximando gradualmente e falo muito com eles.

Se alguém tiver umas dicas... ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 15, 2006 2:06 pm

Dicas, dicas, só mesmo agarrados à força, colocados em casa, num quarto e ir-lhes fazendo companhia, brincando com eles, enfim...todo um "namoro" cerrado até ficarem domesticados...caso contrário serão para sempre bravios...! Agora, também depende do destino que quer que eles tomem...se caçadores de ratos da quinta e então a domesticação não é a melhor coisa a fazer, ou então ficar com eles como gatos de companhia...? ;) Depende da situação... ;)
Com essa idade a mãe já os largou porque os desmamou... acabou-se-lhe o leite... e o mais provável, aliás certeza, é ela sair-se novamente em cio...
O que desapareceu, deve andar escondido... ou então foi atrás da mãe o que não é muito bom.... chegam a perder-se e morrem por não consegirem sobreviver sózinhos...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta jun 15, 2006 6:23 pm

Leo os gatitos infelizmente não podem ir para dentro de casa, porque a minha mãe tem uma cocker "de quarto" lolol que até com cães é hiper possessiva, quanto mais com gatos...
Vão ser caçadores de ratinhos como disse, mas obvio que vão ter miminhos e comida tal como o outro adulto que por lá anda (foi lá deixado pelos donos, que tinham alugado uma parte do terreno, como se de uma peúga velha se tratasse :evil: )
É verdade, não convém que fiquem muito mimados senão ainda tentam entrar no pátio atrás das pessoas e as serras da estrela não vão achar muita piada...
Infelizmente creio que o mais certo é o 3º gatinho ter tido um destino menos feliz.
Mas espero conseguir que estes reguilinhas se aguentem e que se façam uns gatões ;)
Assim que conseguir chegar-me suficientemente pertinho tiro umas fotos e coloco aqui.
voodoodoll
Registado: terça jun 13, 2006 7:36 pm

quinta jun 15, 2006 9:47 pm

Só falta mesmo o mimo, mas estamos em fase de conhecimento e eu não forço nada, vou-me aproximando gradualmente e falo muito com eles.
Devagar, devagarinho... chega lá de certeza. É um trabalho de paciência, mas no fim muito recompensador. Sou "madrinha" de uma gata de um amigo, que também foi recolhida assim num estado mais arisco. O meu colega e a mãe tinham algum receio quanto à socialização da bichinha, mas com muito carinho ela agora está muito amorosa. É verdade que é pouco paciente e algo desconfiada e às vezes ainda lhe dá para dar uma ou outra patadinha, e não é muito de ir em cantigas de desconhecidos, mas na maior parte das vezes procura companhia e afecto.

Muito boa sorte e, pelo que tenho lido, os gatinhos estão em boas mãos.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jun 15, 2006 10:20 pm

Para eles ganharem confiança, é todos os dias á mesmo hora ir lá colocar a paparoca e afastar-se um pouco para os deixar ir comer...mas, não vir embora. Só afastar-se o suficiente para eles estarem confiantes que não correm perigo... ;) . Se eles forem mesmo muito desconfiados, isto não resulta..então coloque a comida e saia do local. Isto durante umas boas 2 semanas...e então depois começar a ficar po perto ;) . No final de ver que ficando por perto, eles não a temem, então começar a falar mansinho com eles e cada dia ficar cada vez mais próxima deles... ;) . Haverá um dia em que eles irão permitir uma menor distância e quiçá até tocar-lhes... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

sexta jun 16, 2006 10:00 am

Vejo que estou no bom caminho ;)
Tenho ido lá todos os dias por volta da mesma hora, coloco o comer e afasto-me. Sento-me e fico quieta a observar. Há um que sai primeiro para comer e o mano vem logo a seguir... Ontem já diminui a distancia, mas agora vou manter-me naquele sitio por mais uns tempos.
Falo muito com eles enquanto eles comem.
Bom, então já que segundo a Leo, estou a tomar a atitude certa, vou fazer um upa a este tópico quando houver novidades mais relevantes.

Obrigada Leo ;)
PMSilva
Membro Júnior
Registado: terça nov 26, 2002 6:01 pm

sexta jun 16, 2006 10:56 am

se me permite a sugestão, também era boa ideia esteriliza-los (quando tivessem idade claro)...
Elsy_Drummer
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 11:08 am

Infelizmente não tenho boas noticias, ontem fui por-lhes comer e não apareceram. À tarde vi a mãe andar por ali e nunca mais os vi... :(
Assim nem posso ir deixar-lhes comer.
A nossa amizade era recente mas estou triste por não saber onde eles páram.
Sobre a esterilização é uma hipótese a considerar, isto se os voltar a encontrar e se algum dia se deixarem agarrar. :?
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 12:45 pm

Elsa,

Vê se não andará por ai algum macho dominante... :( . É que eles matam as crias para a gata se sair, novamente, em cio... :(

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 12:58 pm

Leo eu tenho um gato lá na quinta... Mas ele mal viu a gata pela 1ª vez bufou-lhe...
Eu não percebo muito dessas coisas dos machos dominantes, acasalamentos, etc.
Nunca vi nenhum e o gato que tenho em casa comigo é castrado...
Será que o Jimmy (o gato da quinta) lhes fez mal? :cry:
Eu ontem vi a gata entrar para outro celeiro que há lá, mas hoje tive lá e não vi gatinho nenhum...
Estou triste... Devia te-los protegido mais, embora não tenha como o fazer. Quando souber mais alguma coisa aviso!

Obrigado pela paciência e pelo esclarecimento
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 2:15 pm

Podem esta bem escondidos de algum predador... mas continue a deixar-lhes paparoca que se eles estiverem por perto, com a fomeca...vão lá comer ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

domingo jun 18, 2006 11:31 am

Os pequeninos apareceram!!!
Mal cheguei a casa dos meus pais, o meu pai disse: "vai ao palheiro que estão lá os teus amigos!"
Agarrei em comer e fui lá ter com eles, tive uma recepção que não esperava, o mais atrevidote começou a miar mal me viu e veio ter comigo quase aos meus pés ;)
Daqui a pouco vou lá almoçar e se eles não estiverem escondidos a dormir, tiro umas fotos.
Elsy_Drummer
Membro Veterano

domingo jun 18, 2006 4:45 pm

Cá está uma foto, foi o melhor que consegui...
Este é o mais atrevidote, o mano escondia-se.
São iguaizinhos, apenas os distingo porque um tem o focinho mais cinzento e este é mais castanhinho

Imagem

Imagem
Última edição por Elsy_Drummer em segunda jun 19, 2006 12:03 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jun 18, 2006 11:08 pm

Boas, Elsa.

Nem imaginas o tempo que demorei a procurar. na foto, onde estaria o gatinho... :o . Isto porque a foto está gigantíssima... :o . veja se a consegue redimensionar...é que esta está com : Largura-1728
Altura- 1152 (PXL) o que prefáz 388KB...ENORME e pesada...

Deveria estar com Largura 640, Altura 426 ;)

Contudo, depois de algum esforço... lá consegui ver o gatinho... e é muito bonito. ;)

Vê, então, p.f., se podes redimensionar a foto e depois colocar a nova foto já redimensionada no lugar desta, fazendo EDIT... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

segunda jun 19, 2006 1:32 pm

Done ;)
E com foto nova :p
Responder

Voltar para “Gatos”