Farrusco - Algumas dúvidas e questões

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

sexta jun 16, 2006 3:25 pm

Olá a todos!!

Sou novata neste forum, que por acaso descobri ao fazer pesquisas na net para aprender a tratar bem o meu gatinho: o Farrusco! Nunca tive gatos, sempre tive periquitos ou cães mas quando era ainda garota. Já há muitos anos que não tinha um animal e nunca tive realmente esta preocupação de ter de levar ao veterinário, dar de comer, ...
O Farrusco tem cerca de 3 meses, está comigo desde o dia 31/05, foi vacinado pela primeira vez na segunda-feira, é muito maluquinho, dorme muito durante o dia e de noite não me deixa dormir... :o Como é normal tenho algumas duvidas que gostaria que me esclarecessem, pois não as consegui ver esclarecidas nas pesquisas que fiz:

- É normal o facto dele dormir todo o dia e de noite não me deixar dormir, mas existe alguma forma de o ensinar a não me chatear e ir brincar para outro lado?
- Quando estou deitada ele adora vir ter comigo e lamber-me os olhos e o nariz, de tal forma que parece que está a lavar-me... :o Isso é normal ou devo evitar que ele o faça?
- Ele também adora mascar o meu cabelo e pentea-lo com as patas...Isso também é normal?
- Vivo num 8º andar com varanda, mas esta tem as protecções muito espaçadas entre elas, de tal forma que ele tem possibilidades de passar por elas com facilidade, mesmo quando crescer. A minha preocupação é que ele se atire dali abaixo, embora já me tenham dito que não há risco disso acontecer. Eu não acredito muito nisso, por isso tenho sempre os janelões entreabertos de maneira que ele não vá para a varanda, ou então só vai com a minha supervisão. É aí que noto que ele fica muito agitado com os pássaros, daí a minha preocupação. Devo ou não deixá-lo andar à vontade na varanda?
- Quantos brinquedos vocês têm para os vossos gatos? Eu arranjei-lhe um ratito pequeno em peluche que ele adora, mas farta-se depressa dele quando está a brincar...existem outros brinquedos que eu mesma possa "fabricar" para ele?
- Ele adora mordiscar-me, sem me magoar, mas por vezes torna-se incomodativo, em especial quando estou a dormir. Os vossos gatos também o fazem? De que maneira os ensinam a não fazê-lo?
- O "cantinho" dele dormir é debaixo da minha cama, por cima de umas das malas que lá tenho, e foi ele que o escolheu desde o dia em que cá chegou. Devo preocupar-me com esse facto ou tirar-lhe esse vicio? É que moro num T1 e não tenho assim tanto espaço para que ele possa variar...

Desculpem o testamento! Espero que me possam ajudar!

Cumprimentos,

F.Maia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 16, 2006 3:44 pm

Boas.

O lamber-lhe os olhos é um sinal de carinho... ;) . O mordiscar os cabelos é que já não convém muito...né? :p :lol: mas não é nada de anormal... é uma forma de brincadeira que ele arranjou... ;) . Nunca o deixe é brincar com partes do seu corpo...pois isso mais tarde pode tornar-se num hábito de desconforto... e até de alguma violência que depois é mais difícil controlar...!
Para brincar com ele há imensas coisas que pode inventar... desde que se usar fios e objectos pequenos, ter sempre em conta que só na sua presença. Nunca os deixar para brincar sozinho...! Nunca o incentivar a brincar com sacos de plástico! É muito perigoso!!!
Adoram brincar com caixas de cartão...!
Para que ele durma melhor à noite, tem de se distrair de dia o que normalmente não acontece pois os donos trabalham... há silêncio na casa e dormem até os donos chegarem ;). Para entreter um gato, nada melhor que ter outro ;) .

Sim os gatinhos bebés dormem imenso! Necessitam de pelo menos 16 a 18 horas de descanso por dia.

Quanto a janelas e varandas... aqui vai:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... hlight=fio

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ht=janelas

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ht=janelas

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
F_Maia
Membro Veterano

sexta jun 16, 2006 6:10 pm

Já agora deixo foto da "fera"

Imagem

Em relação às janelas, já li os links que colocou e verifiquei o que suspeitava nada de janelas abertas para evitar acidentes inesperados! Ele realmente fica muito agitado quando está na varanda, ainda por cima nos beirais do prédio tem ninhos de andorinhas por isso pode imaginar a quantidade de pássaros que por aqui passeiam e lhe tiram o juizo!
Já fiquei mais descansada em relação às lambidelas. Em relação aos brinquedos vou tentar "inventar" uns quantos, sempre com o cuidado de não lhe serem prejudiciais.

Desde já agradeço a sua atenção!
Última edição por F_Maia em sexta jun 16, 2006 6:25 pm, editado 2 vezes no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jun 16, 2006 6:15 pm

Imagem

Muito bonito, o gatinho. Os meus parabéns e boa sorte com a "fera" ;)

Leo

PS- fez tudo bem para a colocação da foto, à excepção do BBCode. Avtive-o ;)
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
F_Maia
Membro Veterano

sexta jun 16, 2006 6:28 pm

BBCode activado! Obrigada pela dica! :D
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jun 16, 2006 8:19 pm

Há algumas coisas que todos temos em casa, que servem de brinquedo para os gatos:

.Uma tampa de um garrafão de água
.cotonetes
.palhinhas de sumos, das grandes

e depois podem-se comprar um conjuntos de bolinhas de ping pong nas lojas dos chineses que custam pouco mais de um euro e que eles adoram

O gatinho é muito bonito.
Felicidades para ele, para si
E pense no conselho da Leo de lhe arranjar companhia.
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sexta jun 16, 2006 8:47 pm

Apenas tenho a dizr em relaçao as janelas abertas! O meu pequenino caiu da janela quando era bebe pois eu pensava que nao havia risco! Graças a deus ele escapou ileso, o que foi estranho visto que se trata dum 4º andar! Mas os gatos tem muita resistencia a queda! Mas um 8º andar é muito alto, portanto aconselho a ter muitos cuidados com a janela de modo a evitar acidentes! Espero ter ajudado minimamente, os meus cumprimentos!
F_Maia
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 11:53 am

Bem, em relação a arranjar-lhe companhia neste momento é um pouco complicado. Este é o primeiro gato que tenho e ainda estou a habituar-me à ideia, nunca achei muita piada a gatos, só mesmo na casa dos outros! A minha paixão sempre foram os cães! A verdade é que estou a adorar tê-lo aqui por casa, até parece que a casa ganhou outra vida! Claro que por vezes penso se terei tomado a atitude certa em adoptá-lo, visto que neste momento não tenho uma vida muito estável, estou desempregada e a fazer uma pós-graduação, o que significa que não sei se o meu futuro passa por onde estou ou se terei de me deslocar para procurar um melhor futuro, o que vejo como mais provavel, mas não me arrependo porque sei que ele está muito feliz aqui e é bem tratado.
Eu adoro animais, se pudesse tinha uma quinta cheia deles! Quem sabe no futuro arranje uma companhia ao Farrusco, neste momento não dá mesmo. Acho que ter um animal é uma responsabilidade muito grande, costumo dizer que é como adoptar uma criança, é preciso ter determinadas condições e uma disponibilidade incondicional para amar.

Cumps.

FMaia
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 12:43 pm

Pois...o meu marido também não achava muita piada a gatos... até os ter :p . Depois foi uns atrás dos outros e hoje é ele a educá-las mal com tanto mimo... ;) :p :lol: Até chega a estar sentado na pontinha da cadeira ou na ponta do sofá, todo torcido, só para não incomodar o que lá esteja no lugar dele... :roll: :p ;) :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sábado jun 17, 2006 12:47 pm

Olá FMaia antes demais bemvinda aqui á Arca...
olhe eu concordo consigo quando diz que um animal é muita responsabilidade e claro, na eventualidade de não ter sorte e eles adoecerem ou precisarem de qualquer cuidado foram do comum, ainda se gasta mais dinheiro.
eu tenho duas gatas já adultas, também fiquei muitos anos sem ter animais, aliás só tinha tido um gato que morreu de velho... aocontrário de si eu já adorava gatos e estava habituada a eles...mesmo depois de tantos anos, ocerto é que quatro meses depois de adoptar a primeira vei oa segunda, istoé um pouco viciante..
Claro que a Percebo pois eu também não tenho a melhor das condições económicas, estou num estágio não remunerado... mas fazendo contas eu ao todo, acabo por não gastar mais de 40 /50 euros por mes com as minhas, incluindo ração de vet, areia, uma goluseima ou outra pa as meninas, e pipetas p as pulgas....
fora isso o que custou, mas foi essencial e acaba por a longo prazo sair mais barato pois nao vamos tantas vezes ao vet, foram as esterilizações das ladies.... isso custou porque foram quase ao mesmo tempo...
O seu gatinho é muito lindo, mesmo é um azul bicolor, e tem cá uma carinha de reguila,
Quanto a brinquedos os preferidos das minhas são mesmo bolinhas de papel de aluminio, ficam vidradas quando me houvem só a fazer uma bolinha pois já sabem que vem aí uma sessão de brincadeira...
Boa sorte pro sseu farrusquinho:)
;) :p :)
F_Maia
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 6:58 pm

Se acha que ele tem carinha de reguila nessa foto, veja estas então:

Imagem

Imagem

Já agora, ele nas fotos pode até parecer ter uma cor azulada mas a verdade é que ele é cinza e branco!
E não é só nas fotos que ele parece reguila, ele é mesmo reguila!!
zuca_05
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 7:03 pm

sim... FMaia os gatinhos assim da cor do seu (cinza) chamam-se normalmente azuis.... o seu até é de um cinza não muiito escuro, mas os que são mais escurinhos começaram a chamar-se de azuis pois o brilho deles insinuava uma cor quase azul...:) ;)
F_Maia
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 7:06 pm

Zuca_05, quem não sabe é como quem não vê!! :oops: LOL
zuca_05
Membro Veterano

sábado jun 17, 2006 9:20 pm

;)
F_Maia
Membro Veterano

domingo jun 18, 2006 10:25 pm

Socorro!!! O meu Farrusco já consegue subir às bancadas da cozinha!! Meu Deus, como é que aquela pinga de gente que ainda há cerca de 3 semanas não conseguia sequer trepar para a minha cama, aprendeu hoje a subir para as bancadas da cozinha?? Conseguiu fazê-lo hoje pela primeira vez com um pulo que eu até fiquei :o agora não pára e não quer outra coisa senão subir para lá, andar a cheirar tudo e a molhar tudo, depois de meter as patas nos restos de agua do lavatório e sacudi-las!!
Ainda por cima não posso fechar a porta da cozinha porque.....a cozinha não tem porta, é aberta para a sala (T1)!!! Tou feita ao bife.... É que um gato andar na bancada da cozinha é completamente anti-higiénico e isso está a deixar-me preocupada!
Há algum truque que usem para dissuadir os vossos gatos de treparem para a bancada da cozinha?? Sei que existem uns sprays tipo repelentes para os animais que se colocam nas zonas em que não queremos que eles andem, mas será que isso funciona e é recomendavel?
Responder

Voltar para “Gatos”