Sou novata neste forum, que por acaso descobri ao fazer pesquisas na net para aprender a tratar bem o meu gatinho: o Farrusco! Nunca tive gatos, sempre tive periquitos ou cães mas quando era ainda garota. Já há muitos anos que não tinha um animal e nunca tive realmente esta preocupação de ter de levar ao veterinário, dar de comer, ...
O Farrusco tem cerca de 3 meses, está comigo desde o dia 31/05, foi vacinado pela primeira vez na segunda-feira, é muito maluquinho, dorme muito durante o dia e de noite não me deixa dormir...

- É normal o facto dele dormir todo o dia e de noite não me deixar dormir, mas existe alguma forma de o ensinar a não me chatear e ir brincar para outro lado?
- Quando estou deitada ele adora vir ter comigo e lamber-me os olhos e o nariz, de tal forma que parece que está a lavar-me...

- Ele também adora mascar o meu cabelo e pentea-lo com as patas...Isso também é normal?
- Vivo num 8º andar com varanda, mas esta tem as protecções muito espaçadas entre elas, de tal forma que ele tem possibilidades de passar por elas com facilidade, mesmo quando crescer. A minha preocupação é que ele se atire dali abaixo, embora já me tenham dito que não há risco disso acontecer. Eu não acredito muito nisso, por isso tenho sempre os janelões entreabertos de maneira que ele não vá para a varanda, ou então só vai com a minha supervisão. É aí que noto que ele fica muito agitado com os pássaros, daí a minha preocupação. Devo ou não deixá-lo andar à vontade na varanda?
- Quantos brinquedos vocês têm para os vossos gatos? Eu arranjei-lhe um ratito pequeno em peluche que ele adora, mas farta-se depressa dele quando está a brincar...existem outros brinquedos que eu mesma possa "fabricar" para ele?
- Ele adora mordiscar-me, sem me magoar, mas por vezes torna-se incomodativo, em especial quando estou a dormir. Os vossos gatos também o fazem? De que maneira os ensinam a não fazê-lo?
- O "cantinho" dele dormir é debaixo da minha cama, por cima de umas das malas que lá tenho, e foi ele que o escolheu desde o dia em que cá chegou. Devo preocupar-me com esse facto ou tirar-lhe esse vicio? É que moro num T1 e não tenho assim tanto espaço para que ele possa variar...
Desculpem o testamento! Espero que me possam ajudar!
Cumprimentos,
F.Maia