Li num livro que os gatos têm ciclos de comportamento ao longo do dia, nomedamente caça+comida+limpeza+dormida, ou seja, numa fase andam a correr e agitados como se estivessem a caçar, quando já "caçaram", vão comer e por vezes ao WC e depois lavam-se e vão dormir.
Nesse livro dizia-se que, se a pessoa induzir a fase da caça, eles acabam por seguir o resto do ciclo, ou seja, acabam por ir dormir. Experimentei fazer isso umas poucas vezes com um dos meus gatos (brincar com ele com uma cana de pesca uns 10/15 min), que costuma andar mais agitado à noite e realmente resultou. Não sei se terá sido coincidência...
A mim não me faria grande diferença ele andar a correr às 2h da manhã, mas o meu vizinho de baixo já me deu uns "toques" em relação a isso... portanto tenho de ter algum cuidado (digo algum porque o vizinho coloca a máquina de lavar roupa por volta dessa hora todos os dias e eu consigo ouvi-la perfeitamente no meu quarto, especialmente durante a centrifugação -logo, o vizinho também não pode falar muito).
Em relação ao andar por cima das bancadas, Leo, há coisas tão óbvias mas tão óbvias mas que se tu não tivesses dito eu não me lembrava! LOL Andava eu a pensar como havia de fazer para o papel aderente não sair do sítio e com o teu post "descobri a pólvora debaixo de água" ai este cansaço

De qualquer forma, nem sei como te hei-de agradecer por teres falado nisso, Leo, porque o truque o borrifador não resulta com um dos meus gatos. Já ganhei o dia!