CObras do milho?! alguem tem?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

domingo jun 18, 2006 6:05 pm

karkov acho que ninguem aqui não gosta de portugal... pelo contrario. considero portugal um dos países mais bonitos do Mundo, em paisagens, e em história...

mas não se ponham é com falsos-patriotismos a tapar os olhinhos a malta...

será que se comprar uma pitão, eles sabem que ela não é da familia boidae? e sim da pitonidae?
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo jun 18, 2006 6:47 pm

Mesmo comprando um boideo, convem ter o certificado de CITES, que apesar de continuar a ser ilegal no nosso, pelo menos fica-se com a consciencia tranquila em relação á proveniencia da cobra, pois muitas vendidas na candonga, são colectadas da naturesa e vendidas no mercado negro e são essas que é de evitar comprar, para alem de ser mais dificil a adaptação ao cativeiro, são essas que vêm mais carregadas com parasitas internos e externos e são essas pessoas que as colectam que deitam a baixo e as põe em risco de extinção isto mais no caso das pitons que vêm de Africa onde o tráfico é muito, as boas como são do outro lado do atlantico geralmente são criadas em cativeiro devendo do mesmo modo ser acompanhadas do CITES. Mas continuo a dizer, que temos varias especies faceis e bonitas que são legais sejamos ou não a favor da lei, ela existe e deve ser cumprida...
Karkov
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 11:10 pm

domingo jun 18, 2006 7:18 pm

mafia_69 Escreveu:mas não se ponham é com falsos-patriotismos a tapar os olhinhos a malta...
Penso que fui claro no que disse...não estou a querer "tapar os olhinhos a malta"...Eu próprio acho essa lei( e outras) absolutamente ridiculas... ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jun 18, 2006 8:45 pm

coldblood Escreveu: Olha, pelo que andei a ver, já que puxas-te o assunto, parece-me que as crotalus tambem são proibidas, sendo da familia viperidae, embora não seja uma vibora a que o artigo se refere assim como refere serpentes boidae e entre parentesis, giboias que em portugues do brasil se refere a boas constricors que é a sub-familia é boinae não são Pitonidae como as pitons....na volta as pitons são tão legais como as crotalos...ou nenhuma, que isto de interpretar a lei é pior qua a biblia, cada um interpreta como acha melhor.

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/s ... #Viperidae
Portaria 359/92 (2ª série), de 19 de Novembro - Proíbe a importação por razões de ordem higio-sanitária, de bem estar animal e de saúde pública, de todos os Primatas, Canídeos, Ursídeos, Felídeos, Crocodylia e serpentes Boidae (jiboias), Elapidae (najas) e Viperidae (víboras), anexados na CITES
Eu nunca porque é que esta portaria foi publicada nestes moldes (não tenho esse diploma, mas penso que foi publicado pelo Ministério da agricultura ou Administração interna, já não me lembro...) e sobretudo mencionando o que está a bold.
Trata-se de legislação nacional que nada tem a ver com o enquadramento CITES (Decreto-Lei n.º 114/90 de 5 de Abril ), mas sim com razões de ordem higio-sanitária, de bem estar animal e de saúde pública. Nada tem a ver com comércio de espécies protegidas.
Só que o que se pretendia (penso eu), que era proibir a importação detodos os Primatas, Canídeos, Ursídeos, Felídeos, Crocodylia e serpentes Boidae (jiboias), Elapidae (najas) e Viperidae (víboras), acabou por sair furado ao ser referido anexados na CITES.
É que enquanto a família Boidae está toda ela anexada na CITES (as espécies que não estão no anexo I, estão TODAS englobadas no anexoII), no caso das Elapidae e Viperidae (crotalus incluidas) deixa espaço em aberto.
Quanto ás Elapidae não sei se todas as espécies estão nos anexos CITES (alguem me veja isso), mas nas Viperidae estão praticamente todas as espécies de fora. Ou seja, apenas 4 espécies estão abrangidas.

Podem ver aqui as espécies anexadas na CITES e respectivos anexos.
http://www.cites.org/esp/app/appendices.shtml

Outra coisa gira é nos anexos CITES, as boas e as pitons estarem classificadas em famílias separadas (Boidae e Pithonidae respectivamente), pelo que eu interpreto que as Pitons não são abrangidas pela portaria.

Posso entretanto saber melhor isso amanhã...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jun 18, 2006 9:28 pm

mafia_69 Escreveu: este caso da apreensão deixa-me revoltado... desculpem me a linguagem mas fodass quando é que portugal (com letra pequena desculpem lá) que tem a mania que todos são pessimistas quanto ao seu próprio país, abre um bocado os olhos, lê as leis que tem e decide que estamos numa situação praticamente embaraçosa quanto a este assunto dos animais de estimação...
ponham os olhos em espanha!!! desculpem me os que não gostam dos espanhois, mas por favor... são melhores que nós, em praticamente TUDO!!!

meu deus... no dia em que for permitido ter uma pitão real em casa... acho que vou á assembleia dar um beijinho a todos os deputados...
Quanto ao caso desta apreensão, cito aquilo que disse noutro forum...
Eu não fico nada surpreendido. Se a apreensão foi feita apenas pela GNR, as ordens são: em caso de dúvidas apreende-se tudo.
E convenhamos que a esmagadora maioria dos elementos da GNR não tem formação (e vocação sobretudo) para identificação de espécies.
Ainda me lembro da anedota de estar a fazer autos de peritagem para que a GNR fosse devolver uma porrada de Periquitos ondulados australianos apreendidos como espécie protegida. E como este, há n casos.
Claro que os espécimens legais serão posteriormente devolvidos, ou na maioria dos casos como este, será retirada a ordem de fiel depositário ao proprietário.
Gostaria no entanto de deixar claro que TODOS os países (Portugal incluido) que fazem parte da UE (sujeitos ás Directivas Comunitárias) e/ou assinaram Convenções Internacionais sobre Fauna selvagem, têm obrigatóriamente que cumprir essas Directivas e essas Convenções através de Legislação Nacional.
Podem é ter Legislação Nacional que vá mais além daquilo que é imposto, pelos motivos mais variados, com ou sem agrado de todos...
Espanha provavelmente também terá alguma legislação "menos boa" decerto...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
mafia_69
Membro Veterano

domingo jun 18, 2006 9:50 pm

mas em termos do que é considerado como animais de estimação, Portugal vai muito atrás,,,,
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 18, 2006 11:44 pm

Mafia em termos de animais de estimação, a unica diferença é que são permitidas mais especies, logo podem haver estatisticas mais certas do numero de cada especie no país, mas a partir daí só muda o custo de vida, porque o veterinario de repteis que tenho mais perto (vivo no Algarve) é em Barcelona, as lojas têm mais especies á venda e claro acessorios, mas não tratam mehlor os animais que as nossas (tambem têm más e boas) e tambem não sabem assim tanto sobre os cuidados de cada animal para poderem dar informação aos clientes á uns tempos atrás em Sevilha vi numa Petshop de um dos Carrefur uns gerbos de uma cor que me agradou, e quiz comprar, pois a garota da loja, de luvas grossas como deve ser, perguntou-me se fazia mal apanhá-los pela cauda :o , já vi lá juntos no mesmo terrario Anoles com bombinas; mulurus com regius e bcc, iguanas ao mólho como cá...

Ora se me dissesssem que em Espanha todos os animais eram chipados, que havia muitos vet especializados em repteis, que não havia trafico ou que toda a agente tratava bem os animais, aí sim estavam muito á frente, assim apenas ganham mais, pagam menos e como tal o negocio de animais de todo o tipo e acessorios roda mais. è só isso
mafia_69
Membro Veterano

segunda jun 19, 2006 12:14 am

por acaso também já estve numa dessas lojas dos carrefour... em sevilha acho eu... e por acaso também vi tudo o que tu viste... só que também vi montes de espécies que mesmo sendo permitidas em portugal, não se encontram á venda... portugal ainda á muito atrasado nesse aspecto. animais de estimação é só o cão, o gato o periquito e o peixinho,,, mas nós estamos cá para mudar isso :D
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 19, 2006 12:20 am

;) 8)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda jun 19, 2006 12:30 am

Olha que mesmo peixes é raro encontrares especies diferentes.
Encontras quase sempre a mesma coisa, até cansa.:?

Mas também percebe-se...os gatinhos, passarinhos, cãezinhos, tartarugas, coelhinhos é o que dá mais dinheiro.:?
Se existirem cada vez mais pessoas interessadas em repteis ou outros exoticos, talvez venham a existir mais lojas com esses animais e de preferência, em boas condições.
Também deveriam existir mais criadores portugas, ás vezes o problema também está aí.:)

Lojas com repteis, sem serem as iguanas e tartarugas, só conheço duas, em Lisboa uma delas não recomendo...tem animais já com deformações, por falta de uv.:?
mafia_69
Membro Veterano

segunda jun 19, 2006 12:44 am

qual é essa que não recomendas?
nao tenhas medo de postar aqui o nome da loja. o comerciante tem de pagar pelos erros, só assim podemos mudar
brcg
Membro Júnior
Registado: segunda jun 19, 2006 11:41 am

segunda jun 19, 2006 12:35 pm

Sinto muito que hajam tantos problemas na minha Patria para que aqueles que partilham os meus "vicios" o meu são as serpentes e desconhecia este mundo fascinante ate vir viver para Espanha, por isso mesmo vos informo que aqueles que quiseren algun tipo de ajuda na aquisição de repteis em especial serpentes poden contactar-me por email e eu tentarei fazaer o impossivel por ajudar.

Respostas a: coldblood : "porque o veterinario de repteis que tenho mais perto (vivo no Algarve) é em Barcelona".

Eu vivo no sul de Espanha e aki existen varios veterinarios especializados em exoticos ou repteis nao faz falta ir a Barcelona existem mais de 50 vets recomendados entre a fronteira e valencia que e ainda a 500kms de barcelona.

"Anoles com bombinas; mulurus com regius e bcc, iguanas ao mólho como cá... "

Isso vais velo en todos os paises porke em todos existem lojas boas e mas...

Em Espanha nao sao chipados todos os animais porke nao faz falta eu tenho 16 serpentes em casa espero mais 5 ate setembro y de todas essas apenas 4 tem que estar inscritas no cites com o seu numero as boas arcoiris y as morelias viridis de resto todas as minhas cobras reais y cobras de leite apenas necessito possuir a fatura das mesmas para poder provar que nao foram recolhidas da natureza.

Um pequeno aparte que nao tem nada a ver com os assunto a nomenclatura das Elaphe foi alterada y a cobras do milho agora tem como nome cientifico Pantherophis Guttata Guttata.

Obrigado a todos por manter este saudavel "vicio" vivo na minha Patria.
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda jun 19, 2006 12:42 pm

A loja é a Fishplanet, fica em Benfica.
Se tiverem oportunidade de a visitar, iram ver o pobre dragão barbudo com deformações.:(
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

segunda jun 19, 2006 1:29 pm

mt gostam de falar do q n sabem, aquele dragao q esta la, n esta a venda, foi deixado la pk os donos n trataram bem dele, e foi doado a loja para cuidarem dele.
nessa loja quem é responsavel pelos repteis é o Fernando que trabalhava na Zooexotico (e verdade seja dita, era o unico q percebia de repteis, os outros sao meros entendedores de roedores, e n me venham com a historia do Rui Patricio, pq tem muito que se lhe diga...)
<p> </p>
<p> </p>
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda jun 19, 2006 2:28 pm

Se é mesmo esse o caso, então peço desculpa por o ter referido.(Se bem que já me disseram outra coisa.)
Mas se não está á venda, bem que o colocavam noutro sitio e não no meio de repteis que estão para venda.
Mas não são só os repteis....outros animais também não se encontram bem.:?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”