Sinceramente nem sei como abordar este assunto, dado o seu dramatismo e a dor envolvente

O melhor mesmo é contar a história:
No sábado, ia eu de carro com as minhas cadelas, no centro da minha cidade, quando vi um cachorrinho de porte pequeno a caminhar muito devagar.... olhei e fiquei em estado de choque

O que vi (e que, infelizmente, estava muito longe da realidade) foi uma enorme ferida no anus do cachorro. Como estava com 2 cadelitas no carro não pude parar, mas fui levá-las a casa e voltei...... já não o consegui encontrar. Escusado será dizer que já não conseguia pensar noutra coisa, fiquei mesmo deprimida com o que vi. Além disso, eu posso dizer que conheço quase todos os cães de rua que andam no centro da cidade e este não fazia parte da matilha. Por isso, foi abandonado durante as festas de Santo António e quase de certeza por um dos "feirantes" que estiveram há volta de 15 dias em Vale de Cambra. E digo isso porque mais tarde vim a saber que esse cachorro já andava há dois dias a vaguear e sempre na mesma zona (a zona onde tinham estado as tendas de vendas de artigos da festa).
Vou dar o nome de Toninho ao cachorro (diminuitivo carinhoso de António, Santo António)
Mas voltando à história, como não o encontrei no domingo de manhã fui procurá-lo e acabei por descobri-lo. Estava encolhidinho, quietinho e com os olhos mais tristes do mundo

Deixe-lhe biscoitos mas ele não comeu, tentei fazer-lhe um mimo e ele rosnou-me. Mas eu notei que ele estava apavorado e que me tinha rosnado de medo. Pedi ajuda a uns senhores que estavam a passar mas eles ficaram horrorizados com o estado do cão, viraram a cara e seguiram caminho

Já a chorar, telefonei ao meu vet, que estava num baptizado, e pedi-lhe dicas para conseguir apanhar o Toninho. O meu vet lá me ajudou e disse-me que se eu o conseguisse apanhar que pedia à assistente dele para ir ver o cão.
Fui pedir comida a um café e telefonei a um amigo.... entretanto o cão saiu do lugar e eu tive de ir atrás dele. Deixe-lhe a carne e quando tentava aproximar-me dele e fugia. O meu amigo chegou equipado com uma manta e depois de muitas tentativas e correrias lá conseguimos apanha-lo com a manta....
Levei-o para um local protegido e chamei a vet. Quando ela chegou disse que o Toninho tinha um tumor muito feio nas glandulas anais. Ligou para o colega (mais experiente) e trocaram uma conversa sobre o problema e a possibilidade de tratamento.
Acharam então que era de tentar recuperar o Toninho

O Toninho está já a fazer o jejum e vai ser operado logo à noite.
Antes de colocar as fotos do Toninho e atenção que podem chocar pessoas mais sensiveis, gostaria de pedir que me ajudassem nesta situação

Como devem imaginar eu não podia fazer de conta que não tinha visto o cachorro (como muita gente fez, porque quando eu comentava este caso diziam-me: ah eu também o vi....

Aqui ficam as fotos: