Cachorro precisa ajuda - caso dramático - fotos chocantes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

segunda jun 19, 2006 1:56 pm

Olá a todos,

Sinceramente nem sei como abordar este assunto, dado o seu dramatismo e a dor envolvente :(

O melhor mesmo é contar a história:

No sábado, ia eu de carro com as minhas cadelas, no centro da minha cidade, quando vi um cachorrinho de porte pequeno a caminhar muito devagar.... olhei e fiquei em estado de choque :o :( :(

O que vi (e que, infelizmente, estava muito longe da realidade) foi uma enorme ferida no anus do cachorro. Como estava com 2 cadelitas no carro não pude parar, mas fui levá-las a casa e voltei...... já não o consegui encontrar. Escusado será dizer que já não conseguia pensar noutra coisa, fiquei mesmo deprimida com o que vi. Além disso, eu posso dizer que conheço quase todos os cães de rua que andam no centro da cidade e este não fazia parte da matilha. Por isso, foi abandonado durante as festas de Santo António e quase de certeza por um dos "feirantes" que estiveram há volta de 15 dias em Vale de Cambra. E digo isso porque mais tarde vim a saber que esse cachorro já andava há dois dias a vaguear e sempre na mesma zona (a zona onde tinham estado as tendas de vendas de artigos da festa).

Vou dar o nome de Toninho ao cachorro (diminuitivo carinhoso de António, Santo António)

Mas voltando à história, como não o encontrei no domingo de manhã fui procurá-lo e acabei por descobri-lo. Estava encolhidinho, quietinho e com os olhos mais tristes do mundo :( . Quando me aproximei dele e vi ao perto a ferida (tumor!!!!!) quase que ia desmaiando......... mas decidi logo que tinha de o levar a um veterinário.
Deixe-lhe biscoitos mas ele não comeu, tentei fazer-lhe um mimo e ele rosnou-me. Mas eu notei que ele estava apavorado e que me tinha rosnado de medo. Pedi ajuda a uns senhores que estavam a passar mas eles ficaram horrorizados com o estado do cão, viraram a cara e seguiram caminho :evil: :evil: . Entretanto passaram pessoas conhecidas e também não me ajudaram e ainda me disseram para eu ir embora, porque bla bla bla...... enfim é melhor esquecer :( :( .

Já a chorar, telefonei ao meu vet, que estava num baptizado, e pedi-lhe dicas para conseguir apanhar o Toninho. O meu vet lá me ajudou e disse-me que se eu o conseguisse apanhar que pedia à assistente dele para ir ver o cão.
Fui pedir comida a um café e telefonei a um amigo.... entretanto o cão saiu do lugar e eu tive de ir atrás dele. Deixe-lhe a carne e quando tentava aproximar-me dele e fugia. O meu amigo chegou equipado com uma manta e depois de muitas tentativas e correrias lá conseguimos apanha-lo com a manta....
Levei-o para um local protegido e chamei a vet. Quando ela chegou disse que o Toninho tinha um tumor muito feio nas glandulas anais. Ligou para o colega (mais experiente) e trocaram uma conversa sobre o problema e a possibilidade de tratamento.
Acharam então que era de tentar recuperar o Toninho :) . Alertou-me para a gravidade do tumor e que só no momento da cirugia poderiam avaliar a extensão do mesmo. Como o Toninho estava muito assustado, não deixava que ninguém lhe tocasse e não foi possivel dar-lhe nada injectável. Deixei-lhe comida com um comprimido para aliviar as dores, que devem ser atrozes..... :cry: :cry: .

O Toninho está já a fazer o jejum e vai ser operado logo à noite.

Antes de colocar as fotos do Toninho e atenção que podem chocar pessoas mais sensiveis, gostaria de pedir que me ajudassem nesta situação :( . Sei que caso a cirugia tenha sucesso, a recuperação vai ser longa e dificil. Posso vir a precisar de alguma ajuda financeira e apoio emocional :( . E digo posso, porque não sei qual vai ser o custo e qual a posição do meu vet nesta situação :?
Como devem imaginar eu não podia fazer de conta que não tinha visto o cachorro (como muita gente fez, porque quando eu comentava este caso diziam-me: ah eu também o vi.... :x :evil: ) e deixá-lo ficar sem tratamento ou pelo menos dar-lhe uma morte digna :( .

Aqui ficam as fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

segunda jun 19, 2006 2:10 pm

Lucarina Querida.

Mais um e cada um melhor que o outro :cry:

Vá dando notícias, eu vou seguindo com atenção. Pobre bichinho.

Força não lhe falta, o resto também se conseguir.

Um abraço amigo

Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jun 19, 2006 2:20 pm

Pode contar comigo, dentro das minhas possibilidades, Lucarina.

Penso mesmo que pode contar com todos nós...cada um na medida que puder.
Boa sorte.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 19, 2006 2:22 pm

Oh Lucarina :( que coisa... :(
Pelas fotos parece que o tumor rebentou, será isso?
Bem, mas como o vet disse só depois de abrir é que podem ver o desenvolvimento da coisa :( ...

Realmente este mundo é muito cruel... Mas de qualquer modo Lucarina, consoante o estado de desenvolvimento do tumor e das metásteses que ele possa ou não já ter, assim o vet decide se é de seguir para a frente ou não o acordar da operação, é isso?

Boa sorte amiga, quanto à ajuda monetária, talvez no final do mês eu possa ajudar com qualquer coisa... :|

Força linda!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

segunda jun 19, 2006 2:38 pm

Muito obrigada, amigas :D

Sem o vosso apoio tudo seria muito mais dificil.
Amanhã à tarde já vou ter noticias e resultados da cirurgia.
Espero vir a ter o prazer de colocar o Toninho no fórum das adopções ;)

Um abraço para todas
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda jun 19, 2006 2:39 pm

Pobre Toninho! :( Seja o que for que lhe venha acontecer, incluindo a eutanásia, é bem melhor do que continuar no estado em que está!

Força para os dois e espero que corra tudo bem!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 19, 2006 3:06 pm

Quando li cachorrinho... pensei tratar-se mesmo dum cachorrinho... que afinal já não o é. É um cão adulto, pelo menos pela foto é o que aparenta.
Quanto ao Tumor... meu Deus...como é que existe tanta gente sem a sensibilidade que a Lucarina teve...? :roll:
Será que nessa terra só há um por outro sensíveis ao sofrimento...? :(
um cão duma amiga minha, isto há já alguns anos, foi operado a um tumor idêntico, foi o Dr. Salles Luis que o operou e infelizmente acabou por ter de ser eutanasiado meses depois :(
Será que, por vezes, compensa para o animal, colocá-lo em sofrimento após sofrimento...? :? :( sem certezas de depois ser adoptado? :? :(

Eu sei que a vontade... é maior que, por vezes, a realidade...mas há que ponderar... para bem do animal e para estabilidade psicológica de quem enfrenta situações destas...

Boa sorte, Lucarina.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jun 19, 2006 6:21 pm

pois...sensibilidade ao sofrimento :evil: nem animais saudáveis, a maioria ajuda. espero que o pikeno fique bem
anjjazul
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

segunda jun 19, 2006 7:16 pm

Lucarina,

Realmente doi só de olhar... tadinho do canito :cry:

Como podem as pessoas conhecer o caso e ficar indiferentes? :evil:

Eu aposto na tentativa de salvação do canito! Força Lucarina! Estamos todos a torcer pela recuperação do Toninho! ;)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda jun 19, 2006 7:50 pm

leonildecarvalho Escreveu: .... isto há já alguns anos, foi operado a um tumor idêntico, foi o Dr. Salles Luis que o operou e infelizmente acabou por ter de ser eutanasiado meses depois :(
Será que, por vezes, compensa para o animal, colocá-lo em sofrimento após sofrimento...? :? :( sem certezas de depois ser adoptado? :? :(

Eu sei que a vontade... é maior que, por vezes, a realidade...mas há que ponderar... para bem do animal e para estabilidade psicológica de quem enfrenta situações destas...

Leo
Boa Tarde

Sem duvida uma resposta coerente. Vejam bem o que vão fazer pois trata-se de um animal já adulto e bem adulto e que provavelmente não será adoptado e que poderá ter metastases e mais dia menos dia volta tudo ao mesmo. Muitas vezes temos que parar e pensar com a cabeça e não com o coração.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça jun 20, 2006 8:40 am

Concordo inteiramente com o que foi dito antes pela Leonilde e pela Siouxx.
Só faz sentido investir na operação se este cão tiver dono em vista e se o vet considerar que não haverá reincidência do tumor.

Pensem com frieza - mas sem desprendimento (estamos aqui para ajudar este animal, qualquer que seja a opção que se escolha).

O dinheiro a ser gasto na operação pode ser usado na ajuda de outros cães que também precisam.

Optar pela eutanásia também é um combate contra a dor e o sofrimento.

Penso que isso que, acima de tudo, se quer evitar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Lucarina
Membro Veterano

terça jun 20, 2006 9:05 am

A decisão pela cirurgia ou não cabia à equipa de vets que iam operar o Toninho.
Decidiram pela cirurgia.

Era 1 da manhã quando o meu vet me ligou a dar noticias da cirurgia. Correu tudo bem, retirou-lhe todo o tumor e teve de reconstruir o anus :o . Também aproveitou e castrou-o, o que eu achei óptimo!!!!
Avisou-me para me preparar para um pós-operatório dificil, pois o cão teria de ter uma alimentação muito cuidada para ter as fezes sempre na consistência adequada, teria de haver uma higiene muito grande, provavelmente o Toninho vai ter de usar fraldas para não raspar com o rabito no chão.... :( :( :(

Esta parte da assistência ao Toninho é que me está a preocupar. É que ontem também mandei esterilizar duas gatas e castrar um gato. Trabalho em casa não me vai faltar :roll: :p .

O Toninho vai ficar nos anexos de uma casa desabitada e eu e o meu amigo vamos lá tratar dele todos os dias e as vezes que forem necessárias.

Logo ao fim da tarde já vou à clinica buscar a bicharada e depois actualizo a situação.

Obrigada a todos pelo apoio..... vocês são uns amores :)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jun 20, 2006 9:20 am

Lucarina no que te puder ajudar diz ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jun 20, 2006 9:22 am

O Toninho vai ficar nos anexos de uma casa desabitada
:o :o desabitada? e não entra lá ninguém?
anjjazul
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça jun 20, 2006 10:19 am

Ainda bem que a operação correu bem.
Sei que caso a cirugia tenha sucesso, a recuperação vai ser longa e dificil. Posso vir a precisar de alguma ajuda financeira e apoio emocional .
Ainda estamos aqui, Lucarina.
Qualquer ajuda que precise é só dizer.
Responder

Voltar para “Cães”