Preciso de informaçoes sobre o FIV

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça jun 20, 2006 9:35 am

Boas! Preciso de informações sobre o FIV pois estou a considerar adoptar uma gatinha possuidora desta doença! A questao e que já tenho um gato, e ele nunca fez os testes, mas penso que nao tem nada disso! Gostava de saber que riscos e que o meu gato tem de ficar contagiado! Sei que a fiv se transmite pelo contacto sexual e pela transmissao do sangue, mas o meu gato ja e castrado e a gata nova tambem vai ser esterilizada! Agradeço respostas urgentes, pois tenho que decidir rapidamente se fico com a menina ou nao! E que eu acho que ela coitadinha nao deve ser rejeitada so porque tem esta doença, coitadinha! Mas tambem nao quero contagiar o meu gatinho, que eu adoro muito mesmo!
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 20, 2006 10:42 am

Bom dia.

Há vários sites com essa informação que precisa.
Contudo e como não gosto de dramatizar esta questão e sendo que até tem um gato em que nunca lhe fez os testes, sabendo-se à priori que nos gatos que não apresentam sintomatologias... e que são de rua ou descendentes dos de rua, uma grande percentagem deles são portadores... o que só se vai notar no final de anos de possuir um gato que não lhe tenha feito os testes.
Portanto, um gato positivo, se tratado aquando de cada vez que apresente alguma sintomatologia de uma coriza, uma gastroenterite, uma conjuntivite, p.e., que seja tratado tal e qual como devem ser todos os gatos que dizemos nossos, positivos ou negativos...que não se deixe as situações de saúde avançarem sem tratamentos na altura certa, são sempre gatos normalíssimos, ao contrário de tanta confusão que se faz sobre a imunodificiência felina.
Imunodeficiência quer dizer falta de capacidade himunitária para combater as "doencinhas" normais com que os felinos nos "brindam" muitas vezes.... portanto, não vejo onde se possam fazer dramas...!
Sei até de muita gente que tem felinos negativos com positivos e que só o vieram a saber anos depois de os terem e não é por isso que deixaram de ter gatos normalíssimos... salvo algumas incidências e predisposição a mais infecções, o que nos faz gastar mais dinheiro no vet...porque enquanto num gato negativo, muitas vezes, o organismo combate essas infecções e nem damos conta que existiam... no positivo tem de haver o cuidado de o levar ao vet para ser tratada a infecção existente, atempadamente.
Para mim, o único "drama é o gastar mais dinheiro em tratamentos veterinários pois o gato positivo não combate infecções e doenças com a facilidade dum gato negativo! Fora isso, não hajam dramas...porque se falarmos em tumores, cancros e afins... os gatos negativos também não deixam de os ter e prova disso mesmo, infelizmente, há muitos relatos em foruns, sobre esses ditos cancros...!
Um gato positivo se for meigo e castrado, não vejo onde possa estar o "drama"...

Repare o exemplo:

Pessoas, eu, neste caso, tenho gatos (5) que quando vieram cá para casa foram testados negativos. Ora, como eu há muita gente, com vivendas em que deixam os gatos darem a sua voltinha e apanhar Sol nos quintais, jardins, pátios, etc... e que eu saiba, ninguém na sua mente perfeita vai fazer testes Anuais ou até Semestrais aos gatos para saberem se nos "entretantos" houve contágio dum visitante que tenha ido ter com os meus gatos ao jardim, quintal ou pátio...certo? No entanto, os anos passam sem se saber se os gatos se tornaram positivos ou continuam negativos, a viverem vidas saudáveis e de perfeita felicidade, tanto para eles como para os donos! ;)
Isto só para lhe fazer ver que há muita gente com gatos de rua, positivos, ou que eram negativos e se tornaram positivos e nem sequer se apercebem disso... ;)
Para que saibam, a maioria dos gatos de rua, mesmo bebés adoptados de gatas de rua, são positivos ou vêm-se a demonstrar positivos, pelos testes...mas, se não fossem esses testes... quem saberia? ;) . Só mesmo quando apresentassem um qualquer problema de saúde tal como qualquer outro gato e que quando assim é, trata-se cada problema de cada vez, sem grandes “dramas”!

Boa sorte na sua opção, seja ela qual for,
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

terça jun 20, 2006 10:47 am

http://www.felinus.org/index.php?area=a ... show&id=14

Peço desculpa pela publicidade... mas penso que tem ao a informacao reduzida e esclarecedora...
Responder

Voltar para “Gatos”