Boa tarde!
Eu concordo com o FBC quando este diz que um bom exemplar de cão de caça deve ter todas as aptidões especificas para esse fim.
Mas eu não tenho a mínima intenção de fazer criação.
Apenas estou a "tentar" educar a Fiona para conseguir ir a exposições com ela! Apenas isso! Para isso ela nao precisa ter um ÓPTIMO faro nem nenhuma das outras características de um cão de caça!
Obrigada pelos vossos comentários!
Continuem a comentar
Certo e de acordo. Também não lhe quis fazer nenhuma critica, apenas puxar um assunto que penso ser importante!
Só mais uma nota. Sou da opinião que todos os exemplares para terem o titulo de campeões de beleza deveriam que ter que passar em provas de funcionalidade
Acho que quando vem á baila este tema, por vezes se cai em radicalismos, tanto de uma parte como da outra.
Eu também sou da opinião que para os indivíduos de determinadas raças terem o mínimo de qualidade, teem de ter bons resultados morfológicos e funcionais, e os bons resultados funcionais não podem medíocres nem ser só avaliados dizendo que tem um avô que era excelente… mas isto só é possível em algumas raças pois muitas das outras correriam sérios risco de se extinguir.
Por outro lado também não se deve condenar ninguém que escolha um cão de trabalho só para companhia, senão caímos no ridículo de que para se ter um Fila de São Miguel era necessário ter também uma manada de vacas.
Quem tem um Fila de São Miguel, não tem que ter uma manada de vacas (mas se tiver é mais divertido), mas os criadores de Filas de São Miguel devem “provar” os seus reprodutores em algum tipo de “desporto” que teste as qualidades funcionais, e de caracter, da raça (se for a conduzir e guardar uma manada de vacas, muito melhor)