Apresentação da Fiona

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça jun 20, 2006 12:15 am

Boa tarde!
Eu concordo com o FBC quando este diz que um bom exemplar de cão de caça deve ter todas as aptidões especificas para esse fim.
Mas eu não tenho a mínima intenção de fazer criação.
Apenas estou a "tentar" educar a Fiona para conseguir ir a exposições com ela! Apenas isso! Para isso ela nao precisa ter um ÓPTIMO faro nem nenhuma das outras características de um cão de caça!
Obrigada pelos vossos comentários!
Continuem a comentar

Certo e de acordo. Também não lhe quis fazer nenhuma critica, apenas puxar um assunto que penso ser importante!
Só mais uma nota. Sou da opinião que todos os exemplares para terem o titulo de campeões de beleza deveriam que ter que passar em provas de funcionalidade

Acho que quando vem á baila este tema, por vezes se cai em radicalismos, tanto de uma parte como da outra.
Eu também sou da opinião que para os indivíduos de determinadas raças terem o mínimo de qualidade, teem de ter bons resultados morfológicos e funcionais, e os bons resultados funcionais não podem medíocres nem ser só avaliados dizendo que tem um avô que era excelente… mas isto só é possível em algumas raças pois muitas das outras correriam sérios risco de se extinguir.
Por outro lado também não se deve condenar ninguém que escolha um cão de trabalho só para companhia, senão caímos no ridículo de que para se ter um Fila de São Miguel era necessário ter também uma manada de vacas.

Quem tem um Fila de São Miguel, não tem que ter uma manada de vacas (mas se tiver é mais divertido), mas os criadores de Filas de São Miguel devem “provar” os seus reprodutores em algum tipo de “desporto” que teste as qualidades funcionais, e de caracter, da raça (se for a conduzir e guardar uma manada de vacas, muito melhor)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jun 20, 2006 8:30 am

Na minha opinião um dono não é igual, nem semelhante a um criador.

Um criador tem por obrigação manter a raça conforme ao estalão (incluindo a funcionalidade) ou desenvolver a raça conforme a sua visão da mesma.

Um dono tem a obrigação de cuidar do seu animal.
E é tudo.

Pessoalmente acho que todas as raças (exceptuando as de companhia) deviam ter, por condição, nos concursos de beleza, já terem demonstrado um mínimo de qualidade na funcionalidade da raça.

Só assim as expo serão uma demonstração de trabalho efectivo em prol da raça em vez de serem um concurso de 'misses' para a vaidade dos criadores.
Por outro lado, seria um total disparate só vender cães a quem os usasse na funcionalidade.

Por isso mesmo o comprador deve dizer claramente para que fim quer o cão.
Nas ninhadas há cães mais funcionais, cães mais belos, cães mais sociáveis e dóceis.
O criador deve escolher o mais apropriado para aquele dono.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 20, 2006 10:17 am

Mas eu não tenho a mínima intenção de fazer criação.
Apenas estou a "tentar" educar a Fiona para conseguir ir a exposições com ela! Apenas isso
Terei sido só eu que reparei nisto?! Alguém explica por favor a esta senhora que uma exposição não é uma passerele e que o objectivo principal é avaliar precisamente os melhores exemplares tendo em vista a respectiva capacidade para reprodução ou os resultados de determinado trabalho de criador!!
SeaLords
Membro Veterano

terça jun 20, 2006 10:24 am

PauloC Escreveu:e que o objectivo principal é avaliar precisamente os melhores exemplares tendo em vista a respectiva capacidade para reprodução ou os resultados de determinado trabalho de criador!!
Precisamente. Porquê então o espanto por alguém que não quer fazer criação querer levar o seu cão a exposição?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Fioninha
Membro Júnior
Registado: sexta jun 09, 2006 3:04 pm

terça jun 20, 2006 10:47 am

Caro Sr. PauloC, não tenho a mínima intenção de me tornar criadora de vão de escada, por isso a minha Fiona não vai mostrar as suas qualidades reprodutoras!
O trabalho do criador não irá estar à vista quando ela for a exposições? Penso que sim!
Muito obrigada pelo seu comentário,
Ana Silva
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça jun 20, 2006 10:55 am

Tb não percebo qual é o espanto.

Aliás levar um cão a uma expo é optimo para o criador, é o afixo dele que lá anda a passear pela trela.
Uma expo não é só para avaliar os melhores exemplares tendo em vista a reprodução, aliás conheço excelentes exemlares que na reprodução não dão nada de jeito e exemplares bons que dão excelentes exemplares. Não é numa expo que se vê absolutamente nada, aliás para mim uma expo serve para mostrar o trabalho de um criador tendo em vista a beleza morfologica do animal criado por aquele criador, seja o criador a passar o cão ou seja o dono. Agora o que o dono quer fazer do animal, só ao dono diz respeito. Se o dono quer passar o cão na "passerele" como dizem, é problema dele, é um gosto pessoal e é uma actividade feita em conjunto (dono/cão) como outra qualquer.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 20, 2006 11:10 am

Essa é uma prespectiva Sealords, mas deixe-me que pergunte à forista em questão se vai participar na exposição com intuito de promover a avaliação do trabalho do criador de onde a cadela foi adquirida?
Fioninha
Membro Júnior
Registado: sexta jun 09, 2006 3:04 pm

terça jun 20, 2006 11:57 am

PauloC, é o criador que vai "meter" a Fiona nas exposições, espero que ele a acompanhe sempre nesse mundo!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 20, 2006 3:56 pm

Se é o criador, está explicado e percebido.

Obrigado
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jun 20, 2006 4:19 pm

Então e se não fosse o criador, qual era o problema?... Não estou a perceber!... :?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 20, 2006 4:22 pm

Não tinha problema nenhum.....até podia ir a vizinha do terceiro direito desfilar de fato de banho e e com o cão à trela .....só não percebia era para quê!!
Ao fim e ao cabo resume-se tudo a uma pergunta: Para que servem as exposições?
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jun 20, 2006 4:38 pm

PauloC Escreveu: Não tinha problema nenhum.....até podia ir a vizinha do terceiro direito desfilar de fato de banho e e com o cão à trela .....só não percebia era para quê!!
Ao fim e ao cabo resume-se tudo a uma pergunta: Para que servem as exposições?
Entre outras coisas, umas mais importantes do que outras, também servem para o prazer de quem por lá anda, só pelo gozo de mostrar o seu cão, sem qualquer objectivo ulterior!
Pode ser considerado fútil, mas não deixa de ser lícito. ;)
SeaLords
Membro Veterano

terça jun 20, 2006 4:53 pm

PauloC Escreveu: Ao fim e ao cabo resume-se tudo a uma pergunta: Para que servem as exposições?
Para avaliar a qualidade dos cães (independentemente de quem os possui) e mostrar o que é um bom cão de raça. É a melhor maneira de descobrir que um cão de 150€ e um de 1500€ não são de todo iguais.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça jun 20, 2006 4:56 pm

Quase que arriscava dizer que as exposições são mais ou menos como o futebol, ou seja, não são só para profissionais ;) Assim como jogamos a bola por desporto, julgo que também poderá acontecer o mesmo em relação a uma pessoa que não faz intenção de criar, apenas pura e simplesmente optou por expor o seu cachorro por desporto...
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça jun 20, 2006 5:06 pm

SeaLords Escreveu:É a melhor maneira de descobrir que um cão de 150€ e um de 1500€ não são de todo iguais.
E aqui temos outra boa razão para um particular ir a uma exposição (expor), saber se os 1500€ investidos num cachorro, foram realmente bem empregues :p
Responder

Voltar para “Cães”