Pequinês

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça jun 20, 2006 9:55 pm

Caro Vasco

A canicultura moderna (estalões, exposições, concursos de trabalho, TAN, etc) surgiram unicamente para preservar esse património cultural e natural que nos foi legado pelos nossos antepassados – as raças caninas -; património este que se extinguiria devido às transformações civilizacionais recentes e consequente substituição do cão por outros meios, quer no trabalho como em alguns desportos. Esta é a única razão de existir a canicultura moderna; e não, brincar aos “Shows”, ter uma “fábrica” de pets, ganhar dinheiro, e muito menos transformar todas as raças em cães do grupo 9 com diferentes aspectos físicos.

Claro que uma raça pode evoluir e adaptar-se a funções ligeiramente diferentes (só quando é impossível, ou não desejável, manter a função original), mas que tenham alguma coisa a ver com a função original da raça e com as suas aptidões naturais, agora transformar todas as raças caninas em cães de “Show” e de sofá, é acabar com o tal património cultural e natural.

Está mais que provado que se não houver uma selecção funcional, como sempre houve, as raças extinguem-se: cai-se na morfologia espectáculo, hipertipos (excesso de peles, excesso de rugas, excesso de peso, prognatismo, etc) hipertipos estes que para além de deformarem a raça (e a extinguirem, a prazo) são manifestação de mau gosto e um ataque à saúde e ao bem estar dos animais.
Portanto se quisermos preservar o património que nos foi legado tem que se fazer um trabalho bem feito, caso contrario andamos aqui a brincar com uma coisa séria e, dentro de pouco tempo, temos um imenso grupo nove com raças para todos os tamanhos e feitios, mas que não servem para nada nem representam a raça da qual são originários.
Infelizmente já há muitas raças que qualquer semelhança com o original é pura coincidência, ou seja, as raças originais estão extintas e agora há outras com o mesmo nome.
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

terça jun 20, 2006 10:15 pm

Olá a todos os participantes deste topico.

Gostava de falar de um ponto referente neste mesmo topico que penso ser algo um pouco constragedor para todos os que se dizem e são Criadores, independentemente de serem Criadores de "C" grande ou "c" pequeno.

Também eu faço alguma destinção relativamente ao termo Criador.
Penso que o termo Criador-de-Vão-de-Escada, é um termo muito radical e extremista.

Na minha opinião existem 4 tipos de proprietarios de cães.

1º Proprietario para estimação.
Aquele que tem um ou mais cachorros apenas para companhia, não fazendo qualquer criação com os mesmos.

2º Proprietario para colecionismo.
Aquele que tem um determinado numero de exemplares mas não pretende fazer criação, apenas coleciona os mesmos.

3º Proprietario Cruzador.
Aquele que tem alguns exemplares, não participa em Exposições, cruza os cães entre si, fazendo Criação-Não-Selecionada sem qualquer fundamento ou interesse de melhoramento da raça.

4º Proprietario Criador.
Aquele que tem varios exemplares, participa em varias exposições anulamente, cruza e seleciona os seus exemplares, seleciona os melhores exemplares dentro do seu grupo de cães, contribui para o desenvolvimento e melhoramento da raça enquanto especie etc...

Na minha opinião, muitos foram os criadores que começaram pelo 3º tipo de proprietario. O interesse foi desenvolvendo-se de modo que pensaram em dedicar-se de modo diferente à/s raça/s que tinham e foram melhorando o seu trabalho e dedicação.

No entanto há outros que não passam do 3º ponto para o 4º, pois não têm nem interesse pessoal no mesmo, ou não têm capacidades para tal.

Diga-se de passagem que a culpa não morre sozinha não é verdade? Ainda tenho "alguns" bastantes livros antigos, como o livro do cão bem velhinho por acaso... no tempo em que o CPC ainda fazia algo pelas mais diversas raças...

Diz assim em determinado capitulo:
..."Os exemplares selecionados para o cruzamento deverão passar previamente por um exame do CPC, a fim de se apurar o interesse dos mesmos no desenvolvimento e melhoramento da mesma raça"...

..."Exemplares que tenham participado em exposições e tenham obtido exelente, estão ausentes das mesmas pré-avaliações para cruzamentos"...

Ora isto era no tempo da outra senhora, diga-se de passagem...
Mas uma coisa é certa, nesta altura não havia tantos Cruzadores por ai.
Se o CPC tivesse um pouco mais de firmeza quanto a este tema, talvez algo pudesse mudar. Até lá... é esperar que alguem com um pouco mais de atitude tome uma iniciativa.

Diga-se que vesse muito a falta de entreajuda dos criadores das mesmas raças, por esse efeito talvez se veja o possivel atraso na canicultura em portugal relativamente a como funciona fora de portugal.
Se um dito criador desse por vezes a mão ao mais proximo, de modo a apoiar e ajudar no melhoramento da raça, talvez não tivessemos de recorrer tanto ao mundo extrior para buscar melhores exemplos ou exemplares.

Eu, enquanto criador, vou dando todo o tipo de apoio possivel a interessados, independentemente se cruzadores ou não, pois muitos são os que me dizem... que nem nos livros vem tudo... com toda a razão.
Por vezes só o tempo nos prepara para certos momentos....

Em relação a Cruzadores de cães sem LOP, prefiro nem comentar, mas que os há, há mesmo. Nesse caso não posso dar qualquer apoio, pois um cão sem LOP não passa de um rafeiro mesmo.

Em relação a criadores e cruzadores, existe uma listagem disponivel no forum da raça pequinês. A mais actualizada só mesmo pelo CPC.

Um abraço a todos e o resto de uma plena noite.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça jun 20, 2006 11:03 pm

Entendo a sua argumentação Francisco, mas como compreende, não concordo. Sei de gente na Àfrica do Sul que adaptou o Dogue Alemão para a caça ao leão. Isso continua a chocar-me e sou contra. Aliás eu sou contra a caça, ponto final. A grande maioria dos caçadores em Portugal não tem capacidade de o fazer de forma ecológica. OU é o Zé MAnel do fim de semana que quer ir Pum pum ou é o labrego que paga uma batelada por uma porta de caça para dasr uns tiros a animais que nem sabem voar bem.

Ou seja, a própria caça, dedicada á sobrevivência, aliás a razão da lei que a rege já não é o que era. Nem as raçlas de cães "rateiros", nem cães para diversão.

A única que se pode manter é de cães para guarda e, em menos número, para pastoreio. As canicultura está preparada para os anos 60 do século passado, não para o sec XXI e a nossa sociedade.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça jun 20, 2006 11:03 pm

Pois de facto, lendo o seu post, pergunto-me se as coisas assim fossem onde é que criadores que se escudam na antiguidade, que tem cães a levar bom nas monograficas, que não apresentam cães do seu afixo nem quase ninguem os apresenta teriam coragem para chamar hipocrita a quem quer que seja... e depois vir com a treta e a cobardia de não responder a uma simples pergunta :D

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
FAbarm
Membro Veterano

terça jun 20, 2006 11:08 pm

Poder posso ... mas como mero interlocutor não me sinto no direito de o fazer 8)

Tiago
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 20, 2006 11:13 pm

Tiago Fortuna e qual é o afixo?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 20, 2006 11:17 pm

Pois, esquecia-me que o Tiago Fortuna não usa as calças na relação, é a outra parte que as usa. 8)

mas já agora, Tiago Fortuna, peça à outra metade, a que as usa que diga qual é o afixo que anda a difamar. E depois juntamos os logs da oficina dos animais, sabe, aquele site de onde você foi expulso por invasão de privacidade e falamos aqui com a memoria visual para ver com que nicknames vocês aqui entraram e o que disseram sobre diversos canis ao longo dos tempos.

È que a privacidade tem limites. Quando entra a difamação, Ante sde andar com mentiras olhe para si e o que tem feito.

Portanto a sua amiga que vista as calças, coisa que voce naõ sabe o que é e que escreva.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jun 20, 2006 11:50 pm

leonildecarvalho Escreveu:
VitorN Escreveu: :o

Quem?
Pois, boa pergunta... ;) . Quem tem c* tem medo a um processo judicial...então usa-se o anonimato por nick na net ;)
O buraquinho ao fundo da coluna ainda consegue travar muita gentinha... ;)

Leo
A Leo tem um humor fantástico,... não sei para quem é mas que tem piada tem,... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
FAbarm
Membro Veterano

quarta jun 21, 2006 12:04 am

VascoV Escreveu: Pois, esquecia-me que o Tiago Fortuna não usa as calças na relação, é a outra parte que as usa. 8)

mas já agora, Tiago Fortuna, peça à outra metade, a que as usa que diga qual é o afixo que anda a difamar. E depois juntamos os logs da oficina dos animais, sabe, aquele site de onde você foi expulso por invasão de privacidade e falamos aqui com a memoria visual para ver com que nicknames vocês aqui entraram e o que disseram sobre diversos canis ao longo dos tempos.

È que a privacidade tem limites. Quando entra a difamação, Ante sde andar com mentiras olhe para si e o que tem feito.

Portanto a sua amiga que vista as calças, coisa que voce naõ sabe o que é e que escreva.
Pois é mas somos muito mas muito felizes assim :D aqui ao menos ninguem bate em ninguem ;)

Aquele forum o da Oficina, onde se bloqueiam tópicos e onde vc os desbloqueia para satisfazer o seu ego, para depois os tornar a bloquear?

Mudando de assunto e voltando às suas palavras:
VascoV Escreveu: No entanto essas mesmas pessoas que gostam de dizer que são a favor da função nos foruns e em expos e actividades, etc, vendem os cães e depois estão-se nas tintas para se estes seguem a mesma ou não. Ou seja além de ser hipócrita dá vontade de rir. Falam tanto na função e desvirtuamento das raças e nada fazem por isso. 8)
pelos vistos quem anda aqui numa de difamação e de mentira não sou eu, alias eu limito-me a constactar factos e esses parace que o Sr. esta com alguma dificuldade em conseguir refutar;)

Por isso seria de bom tom que fosse o Sr. a analizar o seu papel nisto que se chama de canicultura e perceber que neste circo, os palhaços não têm lugar ;)

Tiago
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 21, 2006 12:18 am

Efectivamente por não terem lugar é que deve o menino ver a sua posição mais a da sua cara metade. Voce nem é homem para se mostrar por si, precisa de ser picado pela que usa as calças.

Como lhe disse, os logs continuam no mesmo sitio e as suas mensagens sob outro username também.
E como a vossa vida se restringe a andar na net a ler tópicos sabem legalmente em que incorrem pelo que fizeram na oficina dos animais, a invadir as caixas de mensagens dos outros e na arcadenoé com os usernames multiplos a atacar vários criadores.

Francisco Bica, desculpe este àparte, mas esta garotada não tem mais que fazer e gosta de se armar em moralista desde que não saibam o que fazem pela calada ;). Não vou mais perder tempo aqui com estes garotos.

se o Francisco quiser pode-se abrir outro tópico para falar a serio.
FAbarm
Membro Veterano

quarta jun 21, 2006 1:19 am

Trabalhinho dos garotinhos:

Melhor da Raça Monografica em 2005

Melhor da Raça Monográfica em 2006

2º no Grupo Campeonato da Europa 2006, Filandia

CQN - Monográfica 2005

2º lugar na série - Campeonato Sto. Huberto FACIRC

Trabalho do Sr. Vasco

?

Por isso meu caro, se há aqui alguem que anda a brincar aos bobis não sou eu ;)

Tiago
Última edição por FAbarm em quarta jun 21, 2006 3:01 am, editado 1 vez no total.
FAbarm
Membro Veterano

quarta jun 21, 2006 1:50 am

rep
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 21, 2006 1:58 am

Cara Leonilde,

Sinceramente dispenso esses seus comentarios.

O topico desviou-se do intuito inicial? Sim desviou-se ... Fui uma das culpadas? Sim, fui. E?

E a Leonilde? É que ao menos de antes de desviar o tema, tive duas intervenções relacionadas com mesmo. A Leonilde teve alguma?

Ou só veio cá para defender um desses "Bois", como o chama?

Crises de pseudo-tia de meia idade :roll:

Quer ver outra "desviação"? Veja o meu post seguinte ...

Nanci

leonildecarvalho Escreveu: Era de admirar se este tópico, tão normal, não chegasse a este extremo...ai era, era...dada a linguagem usada por alguns dos seus intervenientes...mas "novidades, novidades, só no Continente" :p :roll:

Ao menos chamem os "bois" pelo nome...e não andem com o diz que disse...sempre me ria um pouquinho mais ;)
Usem as PM's para se agredirem... não dêem maus exemplos a quem queira entrar nas expos pela primeira vez...!
Cambada... :roll:

Leo
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 21, 2006 2:25 am

Basquinho Escreveu:Pois, esquecia-me que o Tiago Fortuna não usa as calças na relação, é a outra parte que as usa.

mas já agora, Tiago Fortuna, peça à outra metade, a que as usa que diga qual é o afixo que anda a difamar.

E depois juntamos os logs da oficina dos animais, sabe, aquele site de onde você foi expulso por invasão de privacidade e falamos aqui com a memoria visual para ver com que nicknames vocês aqui entraram e o que disseram sobre diversos canis ao longo dos tempos.

Basquinho Escreveu:Efectivamente por não terem lugar é que deve o menino ver a sua posição mais a da sua cara metade. Voce nem é homem para se mostrar por si, precisa de ser picado pela que usa as calças.

Como lhe disse, os logs continuam no mesmo sitio e as suas mensagens sob outro username também.
E como a vossa vida se restringe a andar na net a ler tópicos sabem legalmente em que incorrem pelo que fizeram na oficina dos animais, a invadir as caixas de mensagens dos outros e na arcadenoé com os usernames multiplos a atacar vários criadores.
Não ia escrever mais em relação a este assunto, mas como ouvi alguém grunhir o meu nome, lá arranjei 2 segundos...

Sobre quem usa as calças ou deixa de usar, penso que o basquinho não tem absolutamente nada a ver ... confesso que gosto de calças, e muito. O Tiago, que eu saiba, também gosta ...

Mas já agora, incomoda-o, de alguma forma, as calças que ambos usamos?
Ou não me diga que ainda está aborrecido por não ter aceite o seu convite, à 2 anos atras ... :roll:

Difarmar? Que eu saiba difamar, inclui calunia, acusações falsas ... e que eu me lembre não tenho por habito mentir.

Referir o nome do canil? Para quê? Todos sabem ... e de qualquer das formas, acho que os pais dessa pessoa não iam achar muito boa ideia, ao ver o seu canil novamente comentado publicamente 8)

Mas não se acanhe, sabe, nem todos conseguem ser bons criadores. Alías, há aqueles que se contentam em criar N vezes por ano, vendendo tudo. Não há mal nenhum, cada um faz o que quer ...

Agora o que há mal, sim é vir o filhote frustrado para a net, com moralismos XPTO, que faz e acontece, quando na realidade, quanto preto no branco é o oposto..
Qualquer pessoa com dois dedos de testa perceber isso.

Mas até o basquinho, com a sua egocentricidade tão tipico de alguem com sindroma de formiga, percebe que já ninguem lhe dá credibilidade nenhuma, não percebe?

"Sobre o que disseram sobre vários canis" "banidos de foruns"... ai ai, imaginação tão fertil ... Que canis? Que forum?
Sim, fui banida de um forum pelo basquinho... toda a gente o sabe...

Mas também que moral ( lol ... moral ... ) tem o basquinho para falar quando ando a tecer nabos e bugalhos do forum da companhiadosanimais.com , quando agora anda lá caidinho ... já foi banido 6 vezes do mesmo, não foi? Já ninguem lhe liga nos outros né ...

Logs da oficina? Invasão de privacidade ... esse como ja referi varias vezes, estou para ver ainda ... mas tambem, por falar em privacidade e etica ... que dizer de certo fulaninho usar esse mesmo forum para gozar com membros de outros foruns? Quer que lhe lembre ... é que tenho ali o print ainda, já que esse mesmo fulaninho fez questão de ir a correr apagar esse mesmo topico ... ai basquinho, pela boca morre o peixe, não é?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 21, 2006 2:26 am

Basquinho Escreveu:Pois, esquecia-me que o Tiago Fortuna não usa as calças na relação, é a outra parte que as usa.

mas já agora, Tiago Fortuna, peça à outra metade, a que as usa que diga qual é o afixo que anda a difamar.

E depois juntamos os logs da oficina dos animais, sabe, aquele site de onde você foi expulso por invasão de privacidade e falamos aqui com a memoria visual para ver com que nicknames vocês aqui entraram e o que disseram sobre diversos canis ao longo dos tempos.

Basquinho Escreveu:Efectivamente por não terem lugar é que deve o menino ver a sua posição mais a da sua cara metade. Voce nem é homem para se mostrar por si, precisa de ser picado pela que usa as calças.

Não ia escrever mais em relação a este assunto, mas como ouvi alguém grunhir o meu nome, lá arranjei 2 segundos...

Sobre quem usa as calças ou deixa de usar, penso que o basquinho não tem absolutamente nada a ver ... confesso que gosto de calças, e muito. O Tiago, que eu saiba, também gosta ...

Mas já agora, incomoda-o, de alguma forma, as calças que ambos usamos?
Ou não me diga que ainda está aborrecido por não ter aceite o seu convite, à 2 anos atras ... :roll:

Difarmar? Que eu saiba difamar, inclui calunia, acusações falsas ... e que eu me lembre não tenho por habito mentir.

Referir o nome do canil? Para quê? Todos sabem ... e de qualquer das formas, acho que os pais dessa pessoa não iam achar muito boa ideia, ao ver o seu canil novamente comentado publicamente 8)

Mas não se acanhe, sabe, nem todos conseguem ser bons criadores. Alías, há aqueles que se contentam em criar N vezes por ano, vendendo tudo. Não há mal nenhum, cada um faz o que quer ...

Agora o que há mal, sim é vir o filhote frustrado para a net, com moralismos XPTO, que faz e acontece, quando na realidade, quanto preto no branco é o oposto..
Qualquer pessoa com dois dedos de testa perceber isso.

Mas até o basquinho, com a sua egocentricidade tão tipico de alguem com sindroma de formiga, percebe que já ninguem lhe dá credibilidade nenhuma, não percebe?

"Sobre o que disseram sobre vários canis" "banidos de foruns"... ai ai, imaginação tão fertil ... Que canis? Que forum?
Sim, fui banida de um forum pelo basquinho... toda a gente o sabe...

Mas também que moral ( lol ... moral ... ) tem o basquinho para falar quando ando a tecer nabos e bugalhos do forum da companhiadosanimais.com , quando agora anda lá caidinho ... já foi banido 6 vezes do mesmo, não foi? Já ninguem lhe liga nos outros né ...

Logs da oficina? Invasão de privacidade ... esse como ja referi varias vezes, estou para ver ainda ... mas tambem, por falar em privacidade e etica ... que dizer de certo fulaninho usar esse mesmo forum para gozar com membros de outros foruns? Quer que lhe lembre ... é que tenho ali o print ainda, já que esse mesmo fulaninho fez questão de ir a correr apagar esse mesmo topico ... ai basquinho, pela boca morre o peixe, não é?

Nanci
Bloqueado

Voltar para “Cães”