(?) Dúvidas sobre hamsters

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Poneka
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2005 9:09 am
Localização: 1 Gato: Félix, 1 Hamster: Poly, Algumas rolas e vários peixinhos
Contacto:

quinta jun 22, 2006 6:52 pm

Olá entendidos em mamíferos exóticos, gostava de saber se se costuma dar banho aos hamsters ou se eles se lavam sozinhos? Hoje cheguei a casa e a Poly tinha a parte do rabinho toda molhada com xixi e eu peguei num bocadinho de papel higiénico húmido, lavei-a e depois limpei-a numa toalha, não sei se fiz bem ou não...o que me dizem?
Quando comprei a gaiola vinha com um saco de raspas de madeira para ir colocando no fundo da gaiola mas acontece que ela estava a ficar muito amarelada na barriguita então fui à loja onde a comprei saber se era das raspas de madeira e disseram-me para experimentar o areão do meu gato. Foi o que fiz e há cerca de um ano é o que ela tem usado mas...à uns tempos ela começou a perder o pêlo nas patinhas e a ficarem muito inchadas...devia ser alergia porque mudei a gaiola toda e ela melhorou. Agora voltou a piorar e decidi mudar o areão pelas raspas outra vez (e deve ser por isso que ela estava molhadita com o xixi). Nenhum dos dois me parece muito bom, o que devo usar?

Mais uma questão, o pó que as chinchilas usam para limpar o pêlo também é usado pelos hamsters? Onde comprar?
TheUnknown
Membro Júnior
Registado: domingo jun 11, 2006 4:48 pm

quinta jun 22, 2006 6:56 pm

Hello. Welcome! Não se deve dar banho aos hamsters, pois eles sao mamiferos extremamente assiados e lavam-se a eles próprios. O que já ouvi falar, mas nunca experimentei nem sei se é aconselhável e dependendo do tipo de hamster acho eu, que é o pó de banho para chinchilas... penso que se pode usar também para hamsters. ;)
TheUnknown
Membro Júnior
Registado: domingo jun 11, 2006 4:48 pm

quinta jun 22, 2006 6:58 pm

Hello. Welcome! Não se deve dar banho aos hamsters, pois eles sao mamiferos extremamente asseados e lavam-se a eles próprios. O que já ouvi falar, mas nunca experimentei nem sei se é aconselhável e dependendo do tipo de hamster acho eu, que é o pó de banho para chinchilas... penso que se pode usar também para hamsters. O pó está á venda em qualquer loja de animais. Eu para o fundo da gaiola uso o feno tipo palha, amarelo, até agora não me queixo ;)
CoolMaster
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 2:12 pm

quinta jun 22, 2006 7:02 pm

Em Portugal não ha muito por onde escolher e o melhor que encontrei e que uso são corn cobs (granulado de miolo de milho), absorve muito melhor a urina e os odres. Pode parecer duro mas não é abrasivo.
O areao de gato é mau porque é abrasivo e o hamster se o engolir pode ficar com bloqueios a nivel do sistema digestivo.

Em relação ao "po de banho de chinchilla", desaconselho! A dar é areia mesmo já que o pó pode danificar o sistema respiratorio do hamster. Essa areia serve para eles rebolarem e melhorarem o aspecto e qualidade do pelo e ainda é divertidissimo de os ver:] Os anões geralmente usam-no para essa função e as vezes para urinar, os sirios geralmente apenas para urinar o que faz com que não valha muito a pena de por.
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 22, 2006 7:05 pm

Aqui fica uma foto dela para verem que hamster é:

Imagem

Obrigada pela resposta! E em relação ao fundo da gaiola?
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 22, 2006 7:07 pm

E esse granulado compra-se no supermercado ou só em lojas?
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta jun 22, 2006 7:39 pm

Poneka, parabéns pela tua pequenina.:)
O corn cobs compra-se nas lojas de animais, também tens o cat's best que também absorve.

Há quem use a areia de chinchila para meter nos wc's para os hamsters.
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 22, 2006 7:48 pm

Silly_Bublle Escreveu: Poneka, parabéns pela tua pequenina.:)
O corn cobs compra-se nas lojas de animais, também tens o cat's best que também absorve.

Há quem use a areia de chinchila para meter nos wc's para os hamsters.
Obrigada :D Amanhã vou mas é comprar o corn cobs :?

Mas pelo que o CoolMaster disse não é aconselhada essa areia não é? O que ponho no wc dela? Areia normal ou acham que não precisa?
CoolMaster
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 2:12 pm

quinta jun 22, 2006 7:56 pm

Podes por, mas se calhar vais ter que a ensinar a ir la urinar. Nessa zona de wc muita gente mete areao de gato, já que é so para urinar não ha grande problema, o problema é quando é a zona onde eles andam. Os cobs podem estar com outro nome, por isso pedes por granulado de miolo de milho.
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 22, 2006 10:05 pm

Obrigada pelas respostas.

Se alguem tiver outras opiniões serão bem vindas. Quando ela melhorar dou notícias ;)
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quinta jun 22, 2006 10:54 pm

Olá Poneka!

Parabéns pela tua bichinha... Ela é lindona! :D

Penso que as tuas dúvidas foram muito bem esclarecidas pelos foristas qut te responderam, mas eu não quero deixar de te dar a minha opinião...

Eu uso corn cobs no fundo da gaiola (ponho uma camada generosa) e os meus hamster adoram brincar e rebolar-se neste material.

Quanto aos xixis. Normalmente eles escolhem um cantinho para os fazer e depois podes reforçar a quantidade de corn cobs nessa zona e limpá-la com mais frequência.

Quanto ao banho não é nada aconselhável, eu pelo menos nunca dei banho aos meus, nem mesmo com pó... Por norma eles são muito asseados e do tempo que passam acordados, cerca de 80% é dedicado à higiene.

Boa sorte para ti e para a tua menina! :D
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 23, 2006 8:58 am

:D Obrigada Trucas!!!

Só mais umas perguntinhas! :oops: Os corn cobs absorvem? E quanto custa que capacidade?
Vou hoje mesmo comprar isso, antes de ir para casa passo na loja :D

Obrigada a todos pelas dicas e opiniões ;)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta jun 23, 2006 10:01 am

Os corn cobs absorvem
Sim mas é necessário depois remover quando estiver molhado.

E quanto custa
Depende do sitio onde comprar eu costumo comprar sacos de 5Kg dá para imenso tempo, tanto que já nem me lembro do preço do ultimo :lol:
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 23, 2006 10:11 am

:lol: Ok, obrigada na mesma ;)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta jun 23, 2006 7:34 pm

;)