Habitua-las a um jardim ou nao?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

terça jun 13, 2006 10:31 pm

Ola a todos. Já há algum tempo que nao sabiam novidades das minhas duas gatitas... tao ambas optimas! Estou a pensar estereliza-las este verao...uma delas mija pela casa toda quando está com o cio por isso nao tenho hipotese. A outra grande razão é que estou a pensar habitua-las a viver também no rés-do-chão. É o seguinte: moro num nono andar dum prédio...nunca puz a hipotese de leva-las para baixo com medo que fugissem, fossem envenenadas, atropeladas.. sei la! Mas tenho uma vizinha do mesmo predio que habituou a sua gatita a ir todos os dias passar a tarde no jardim do predio..e á noite sobe e fica com os donos. Dizem eles que a gata é mt mais feliz agora! Gostaria imenso que as minhas gatas tivessem a oportunidade de viver um pouco ao ar livre...sempre tive a tristeza de viver num apartamento e de nao ter essa facilidade, mas quanto ha hipotese de habitua-las ao jardim do predio o que acham? Tem de ser aos poucos? Algum tratamento em especial para nao se assustarem?
Agradecia a vossa ajuda
:roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 13, 2006 10:51 pm

brokenwings Escreveu: Ola a todos. Já há algum tempo que nao sabiam novidades das minhas duas gatitas... tao ambas optimas! Estou a pensar estereliza-las este verao...uma delas mija pela casa toda quando está com o cio por isso nao tenho hipotese. A outra grande razão é que estou a pensar habitua-las a viver também no rés-do-chão. É o seguinte moro num nono andar dum prédio...nunca puz a hipotese de leva-las para baixo com medo que fugissem, fossem envenenadas, atropeladas.. sei la! Mas tenho uma vizinha do mesmo predio que habituou a sua gatita a ir todos os dias passar a tarde no jardim do predio..e á noite sobe e fica com os donos. Dizem eles que a gata é mt mais feliz agora! Gostaria imenso que as minhas gatas tivessem a oportunidade de viver um pouco ao ar livre...sempre tive a tristeza de viver num apartamento e de nao ter essa facilidade, mas quanto ha hipotese de habitua-las ao jardim do predio o que acham? Tem de ser aos poucos? Algum tratamento em especial para nao se assustarem?
Agradecia a vossa ajuda
roll
Boas.

Primeiro, já quase passou um ano desde que colocou um tópico identico...e que a avaliar...
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=
brokenwings Escreveu: Boas! Ja nao venho cá.. há bastante tempo!!
Tenho novidades.. é o seguinte..vivo na Madeira num prédio de oito andares e tenho as minhas duas gatinhas comigo dentro do apartamento, sao muito felizes assim. Quando as "adoptei" vivendo num apartamento nao poderia ter outra opaçao se nao habitua-las apenas a viver dentro de casa..sem contacto com o exterior. Os meus dois vizinhos do andar de baixo, ambos formados em medicina..têm uma gata pretinha, meiga chamada Sisi com 12 meses que sempre viveu com eles no apartamento..tal como as minhas, logo, habituadissima a espaços interiores. Acontece que a gata parece que começou a mijar pela casa.. e os donos..bem decidiram leva-la para o rés do chao, para a RUA.. a unica indicaçao que a gata tem de nao ser uma gata de rua é o facto de ter uma coleira..enfim. O problema alem deste é que a gata nao é laqueada, logo, mais cedo ou mais tarde estará prenha..de noite é uma gritaria de machos que aparecem..uma loucura. Os donos.. volto a referir..médicos sem dificuldades economicas..decidiram nao laquear a gata porque é "contra a natureza dela"...tou passada. Nao quero imaginar quantos gatos terao que ser esterelizados ou entao.. nunca mais ha de parar! Será que nao ha nada que se possa fazer para impedir esta situaçao triste? Pelo condominio ou alguma lei .. ? A gata ainda por cima ja perdeu peso..
Tou !!
Desculpem esta descriçao meia atordoada da historia..mas nem sei como por em palavras...

Segundo, sendo que as suas gatas nunca foram ensinadas desde bebés a irem ao jardim, se o fizer agora corre um enorme risco de as perder de vez... :roll: . Repare que não é um jardim duma moradia em que em caso de predadores... têm sempre a hipótese duma porta ou janela aberta para onde possam entrar imediatamente para dentro de casa com a finalidade de se protegerem... :roll:

Agora o que mais espécie me faz é saber que estava contra o facto dos seus vizinhos deixarem a gata deles no jardim e ainda por cima por esterilizar e querer, agora, fazer o mesmo às suas? :? :o . Mesmo esterilizadas correm um enorme risco pelas razões que já mencionei!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta jun 14, 2006 7:27 pm

Exactamente, a Leonilde tem muita razão... E mais uma coisa... Há uma vizinha minha que leva a gatinha a passear e ela resolveu atirar-se à minha cadela, o resto podem imaginar... Só vos digo que ao tentar separa-las, eu fui arranhada e ela teve que ir ao hospital porque a gata ficou literalmente colada às pernas dela. A cadela surpreendentemente saíu ilesa.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 14, 2006 10:34 pm

Elsie,

O que mais me admira é que as pessoas continuam a fazer o mesmo tipo de perguntas...sem lerem os tópicos... ao menos que façam uma busca pelos foruns...há tanta informação válida... não percebo mesmo!!!
Os gatos criados em apartamentos e até os que para lá foram já adultos, não sentem necessidade de rua desde que sejam felizes com o que têm ;) . Cabe aos donos dar-lhes essa felicidade...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

sexta jun 16, 2006 1:12 pm

Numa coisa eu concordo..talvez devesse ter feito uma busca previa pelo forum.
Nao sendo uma desculpa eu n tenho internet em casa e logo que pude puz um novo topico. Mas voltando a questao ... é verdade que inicialmente estava muito revoltada com o meu vizinho pois tal como voces pensei que a gata corria riscos principalmente porque estava prenha e iria continuar pois nao iam fazer laqueaçao! Já fizeram a laquiaçao, viram que era mesmo necessario. A gata quando chego ao jardim esta sempre entretida a atacar alguma coisa, a subir uma arvore...seja la o q for! Nao sai dali e brinca imenso. Tem amigos gatos e tudo.Eu nao estou a falar de te las na rua!! Eu vivo na Madeira nao no centro duma cidade... o predio tem um jardim e ao lado do predio sao outros predios ou casas. E depois esta gata foi habituada a ser levada para o jardim ja com dois anos tal como as minhas teem agora. Enfim... se conseguir adaptalas tambem ao jardim vou ficar contente digo-vos.
Agora para as pessoas que me poderao ajudar nesta questao, no caso de realmente achar uma boa opçao... como é que poderei fazer com que elas se adaptem facilmente?
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jun 16, 2006 2:24 pm

Não há forma de as treinar...isto porque por norma os gatos não são canídeos para obedecer a certos comandos... tem de ser todo um treino desde bebés como fiz às minhas gatas, que pode demorar ANOS. Acredite que são ANOS e nos “entretantos”...corre o risco das gatas se perderem! A opção é sua dos riscos que quer correr e fazê-las passar...?!
Lembre-se que já são animais adultos, ainda por cima felinos...!!!

Elas mostram-lhe algum comportamento de depressão ou tristeza por estarem desde SEMPRE a viver no apartamento?
Se a resposta for negativa, então não vejo qual a necessidade desses animais serem induzidos a riscos graves?!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano

domingo jun 18, 2006 8:39 pm

Nao mostram sinais de infelicidade mas infelizmente eu sou estudante e nem sempre posso estar com elas! Estudo em lisboa e venho a Madeira nas ferias. Aqui têm mais espaço é verdade mas nao ligam nada aos brinquedos e ficam a meu ver demasiado tempo a dormir e a anhar, até para um gato! So quando aparece alguma mosca ou algo assim... muitos mimos muitos mimos é verdade mas pachás. Queria dar-lhes uma vida mais activa nem que por uma hora por dia. Isto até parece estupido..ir passear o gato como se fosse cão. Mas porque nao dar lhes a oportunidade de irem conhecer os jardins e ver como reagem? Inicialmente de trela e depois logo se via se sim se não. Mas por enquanto isto são só supusições, é algo que tem que ser bem pensado. Ah tempos li um livro e fiquei triste pois a "conhecedora" de gatos criticou bastante a vida de um gato somente dentro de casa. Enfim...
Outro assunto, já que nao quero incomodar com um novo topico já muito batido (apesar de ter feito pesquisas no forum nao encontrei respostas. Ás tantas nao utilizei as palavras correctas..por vezes um ponto ou um acento faz a diferença) mas como ja vos disse vou fazer a tal esterilização. Noutros topicos puz a questao ainda muito distante de ser efectuado pois tinha e tenho medo do maldito virus PIF que as minhas gatas possuem :( Nao queria mesmo ser responsavel por alguma coisa má que lhes pudesse acontecer. Afinal de contas uma operação é sempre uma operação! Daí que gostaria obter resposta de algum infortudo que tenha tido uma má experiencia com esterilização e porque? Fortunos há muitos e fico feliz por isso mas há que ter em conta todas as probabilidades.
Obrigado
mafcar
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 3:17 pm

domingo jun 18, 2006 11:03 pm

Peço desculpa , mas não percebi onde estão as bichinhas.
Estão na Madeira ou em Lisboa?

Parece-me que é na Madeira, mas então quando está em Lisboa a estudar , quem trata das gatitas?

Acho muito arriscado deixar as gatitas no jardim/rua pois há muitos perigos para elas e não estão habituadas a defenderem-se por estarem completamente protegidas em casa. Se fosse um quintal ou jardim de uma vivenda, murado onde estivessem em segurança, poderiam ser habituadas aos poucos... agora assim discordo em absoluto..
Neste forum tenta-se e consegue-se tirar animais da rua e não o contrário... :oops: :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jun 19, 2006 8:42 am

mafcar,

Pela leitura...percebi que estão em Lisboa, apesar da forista ser da Madeira. Contudo o local nem é muito relevante...visto que são gatas já adultas, criadas em cativeiro... e que se colocadas a experiências perigosas, correm sérios riscos... :roll:

Para o uso de trela, brokenwings, deveriam ter sido treinadas a ela desde pequenas... e não o foram...então o mais provável quando as levar à rua com a dita, é elas pularem, saltarem, contorcerem-se até se livrarem da coleira ou arnez/peitoral, onde a trela pega..e depois fogem-lhe com todo o pânico que toda a má experiência lhes causou...!!! :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda jun 19, 2006 11:30 am

A meu ver gatinho de apartamento é em casa que pertence. O meu gato às vezes foge para a escada e passado um bocado já anda todo aflito a miar e entra em casa a correr. Quando vou com ele ao vet e chego a casa e abro a transportadora vejo o alivio dele por chegar ao seu lar.
Eles gostam de estar em casa! ;)
brokenwings
Membro Veterano

quinta jun 22, 2006 5:51 pm

Tenho novidades! Tucha e Luna foram esterilizadas ha dois dias a tras... fiquei com o coraçao nas maos o dia todo pensando que algo poderia correr mal! E nao fiquei la muito aliviada quando as vi andar em casa meias de lado, sem se conseguirem deitar... as pernocas a tremer de falta de força. E pareciam mais magras! Mas passado um dia ja se notam as diferenças, estao muito melhor, vao ficar recuperadas tenho a certeza ;) No fundo ainda me atormenta o facto de saber que NUNCA poderao procriar. Eu sei que ha muito gatinho abandonado e seria injusto...mas se este mundo fosse diferente adoraria ver as minhas gatas de barriga!
brokenwings
Membro Veterano

quinta jun 22, 2006 5:56 pm

Tenho novidades! Tucha e Luna foram esterilizadas ha dois dias a tras... fiquei com o coraçao nas maos o dia todo pensando que algo poderia correr mal! E nao fiquei la muito aliviada quando as vi andar em casa meias de lado, sem se conseguirem deitar... as pernocas a tremer de falta de força. E pareciam mais magras! Mas passado um dia ja se notam as diferenças, estao muito melhor, vao ficar recuperadas tenho a certeza ;) No fundo ainda me atormenta o facto de saber que NUNCA poderao procriar. Eu sei que ha muito gatinho abandonado e seria injusto...mas se este mundo fosse diferente adoraria ver as minhas gatas de barriga!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jun 22, 2006 6:15 pm

Ainda bem que já foram operadas e correu tudo bem.

Tenho lido este topico desde o inicio mas ainda não me tinha pronunciado.

Tendo as gatas o virus PIF, mesmo sendo assintomaticas parece-me que, não devem conviver com outros gatos já que, para alem de poderem transmitir o virus, tendo o seu proprio sistema imunitário fraco, podem apanhar todo o tipo de doenças.

Diz que elas dormem o dia todo.
Mas em gatos adultos, é muito comum dormirem muito e serem perfeitamente felizes assim.

Se é estudante e nem sempre está com elas, como é que elas virão quando não estiver do 9º andar até ao resdochão?

Eu tenho 4 gatos num 3º andar e nem sequer tenho varandas.
Parecem-me todos muito felizes e, embora um deles, tenha até há dois meses sido um gato vadio, e sendo já adulto, não tem sequer vontade de espreitar á janela.

É obvio que se vivesse numa moradia murada, num sitio calmo me aventuraria a deixa-los passear ao ar livre mas sempre com muita vigilância e, habituados desde bébés.
brokenwings
Membro Veterano

quinta jun 22, 2006 7:52 pm

lagutrop
gostei da sua abordagem...é verdade que com a PIF se calhar nao é aconselhavel que contraiam mais doenças e a proposito disso sabe-me dizer se nao ha vacinas de prevençao para alem das obrigatorias? Provavelmente mtas das doenças nem teem cura quanto mais vacina... :? quanto ao facto de ser estudante e viver tanto em lisboa como na madeira fiz-me entender mal. Quando estou em lisboa (é la q estudo) elas ficam a manha e mtas xx a tarde sozinhas (pelo menos sempre teem a companhia uma da outra). Ao fim da tarde e noite levam toda a baboseira e nao acho que alguma vez se sintam infelizes, o q é bom sinal! O experimentar o jardim seria na Madeira q como ja disse, onde vivo é mto calmo, passam pcos carros,quase nao ha barulho e o jardim é grande. É verdade que existem todos esses riscos, mas tambem acredito que teriam alguns beneficios. Dai que eu queira avaliar bem as coisas...já perguntei a opiniao ao veterinario, ele falou-me nos riscos mas deu a entender que apesar disso tinha uma opiniao neutra relativamente a isso. Existem casas aqui ao pe com gatos no jardim, uma delas tem uns poucos e estao sempre junto á rua no muro a apanhar sol...e sempre que os vejo vejo que estao no bem bom. Mas tambem é verdade que quando vejo um gato de baixo de um carro fico agoniada e assustada. O mais provavel é nao leva-las para baixo! No entanto todos os veroes vamos para o Porto Santo, normalmente vamos pouco tempo mas este ano construimos lá uma casa e estavamos a pensar levar as gatas pois por um mes nao sei quem ficaria com elas e se ficariam bem. A casa fica num condominio fechado. Sao muitas casas com uma rua privada em forma de U (so entram os carros dos donos) e imenso espaço seguro. Mas até aqui ha a questao ..se elas forem demasiado aventureiras poderão sair do condominio e perderem-se! É uma hipotese, por isso mesmo caso decida deixa-las exprimentar o ar livre terei que fazer com todo o cuidado. Sempre de olho e vigilancia... Mas neste momento quero mesmo é que recuperem da operaçao ;)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jun 23, 2006 8:56 am

Para alem das vacinas normais, incluindo o Felv, não sei se haverá mais alguma coisa.

Deve fazer essa pergunta ao vet...
Responder

Voltar para “Gatos”