As mantinhas que eles tanto gostam...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 22, 2006 7:07 pm

O que eu gostava de dizer é que vai uma grande distância entre maus tratos e mimos.
E que mimo não é o mesmo que humanização.

Humanização é atribuir aos animais sentimentos e necessidades exclusivamente humanas.
Como, pex, mudar o canal de tv porque o Bóbi está aborrecido com a programação, ou servir o gato à mesa - sentadinho como as pessoas - ou dizer que o Pulgas está aborrecido com o dono porque este não o cumprimentou ao entrar em casa, ou que o canito está infeliz porque precisa de uma namorada.
Acreditem ou não, todos estes exemplos, acontecem de facto.

Mimo é o gosto que os donos têm em dar prazer aos seus animais.
Neste sentido, levar um cão de caça a caçar, pode ser um mimo - se o dono não gostar de caçar...
Ás vezes, para mim, passear a Zorra é um sacrifício.
Que só faço para lhe dar prazer (...hum, e para ela gastar aquela energia toda e me poupar a cabeça...)

Não há nada de errado com o mimo.
Excepto quando põe a saúde do animal em causa...como foi o meu caso que deixei a Zorra engordar até ficar obesa.

Normalmente os mimos são pontuais.
Dá-se um biscoito de vez em quando.
Deixa-se o cão dormir no sofá quando ninguém o ocupa.
Põe-se um barrete cómico para aquela fotografia.

Já a humanização é sistemática.
E o problema surge quando não se destingue a realidade - o cão como animal - da ficção - o cão como um filho.
É um perigo - para as pessoas e o animal.
Neste caso tenho mais pena do animal....
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 22, 2006 7:46 pm

Só uma achega... têm noção de quantos cães já foram parar ás urgências veterinárias com mantas comidas enroladas nos intestinos???

:o De todos os meus cães só 2 é que têm uma manta no Inverno, e apenas porque dormem dentro de casa e a tijoleira é fria e eles já são mais idosos (reumatismo), mesmo assim amarfanham o raio da manta e fazem dela almofada ... deve ser para aquecer os neurónios :P .

As outras é vê-las ao relento, á chuva, ao frio, todas felizes...elas abrigam-se sim do calor...não do frio nem quando nevou...pelo contrário. Dormem ao relento por escolha própria, muitas vezes de papo para o ar...

Se eu lhes desse uma manta nem durava 1 minuto... uma delas come os estrados de madeira, quanto mais uma manta!

Francisco, 5 estrelas as fotos!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

quinta jun 22, 2006 8:05 pm

Hum, não tem exactamente haver com o tópico, mas ainda este inverno vi um basset hound a passear-se e a brincar na neve em plena serra do marão...fiquei pra minha vida :o

E eu com o meu que na altura teria 3 mesitos no carro muito preocupada a dizer que me queria vir embora porque tinha medo que ele tivesse frio...

Por muito que pareça "cruel" a verdade é só uma, cães são cães.

E nem é que eu não mime o meu lol secalhar até demais :oops:
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

quinta jun 22, 2006 9:47 pm

fang Escreveu: Estas fotos são só pro contra. 8)

Imagem
Imagem
Fang...que maravilha...realmente é o opsto da minha Shiva :lol: :lol: :lol: ...mas o 1º também tem mantinha....de neve ...mas tem...e o 2ª tem uma cobertura gelada!!! :lol: :lol: :lol: ...muito bonitos mesmo ...sem duvida..... :D :D :D :D
"Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem..... mais Amo os Animais!"
GARFYELD
Membro Veterano

quinta jun 22, 2006 9:48 pm

CindelP Escreveu:
lindinha_24 Escreveu: :roll: :roll: :roll:

Devem ser mais os que dormem em cima do cimento e da madeira..... :roll: :roll: :roll: :roll:
E com que fundamento, é que a lindinha_24 afirma que os que dormem ao relento são menos infelizes do que os que dormem em sofa?

Nanci
Não se trata de serem ou não mais feizes...trata-se só...que seja qual for o animal....gosta de certeza absoluta de um bocadinho de conforto...só isso...até porque como todos nós sabemos eles também sentem...sofrem....também estão contentes ou zangados....ou sejoa acho que o que a Lindinha_24 quer dizer é que pode não ser sempre mas há que haver um espaço com algum conforto perto do animal para que ele quando o desejar...possa usufruir dele ;) ;) ;) e é só....porque se estão connosco em nossa casa...claro que tanto nós como eles gostamos de conforto e uns miminhos....verdade??? ;) ;) ;) ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jun 22, 2006 9:58 pm

Garyfiel, existem milhares e milhares de cães que detestam caminhas, que gostam de dormir ao relento, que saem dos canis ou das casotas, que querem dormir em quintais ou varandas e que não gostam, de miminhos exagerados. E se formos a ver com cuidado...são bem mais dos que gostam de dormir de almofada e tapete ou colchão.

Pelo seu raciocinio dos mimos e conforto, esses cães são todos anomais.

Eu acho é anormal um animal que renega o seu instinto e mais ainda, acho muito mau um dono que o força ( que há muitos) a usar roupinha e a ter de dormir numa cama. Inclusivamente isso dá azo a problemas graves, você está a incorrer no erro desses dono que é humanizar excessivamente o cão
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 22, 2006 10:00 pm

GARFYELD Escreveu:
CindelP Escreveu:
lindinha_24 Escreveu: :roll: :roll: :roll:

Devem ser mais os que dormem em cima do cimento e da madeira..... :roll: :roll: :roll: :roll:
E com que fundamento, é que a lindinha_24 afirma que os que dormem ao relento são menos infelizes do que os que dormem em sofa?

Nanci
Não se trata de serem ou não mais feizes...trata-se só...que seja qual for o animal....gosta de certeza absoluta de um bocadinho de conforto...só isso...até porque como todos nós sabemos eles também sentem...sofrem....também estão contentes ou zangados....ou sejoa acho que o que a Lindinha_24 quer dizer é que pode não ser sempre mas há que haver um espaço com algum conforto perto do animal para que ele quando o desejar...possa usufruir dele ;) ;) ;) e é só....porque se estão connosco em nossa casa...claro que tanto nós como eles gostamos de conforto e uns miminhos....verdade??? ;) ;) ;) ;)
Não, não é verdade.

Com que fundamento é que diz que os cães preferem "usufruir de um pouco de conforto".

Como diz eles sofrem, sentem ... mas sofrem e sentem à sua maneira. São cães, não são pessoas.

Por acaso tenho cá em casa cães verdadeiramente "maricas", que passam a vida debaixo dos lençõis ... Tenho no entanto, outros que passam a vida na rua, dormem na rua ... e não, não têm caminhas, nem mantinhas nem madeira ... Têm uma casota que ignoram, preferindo dormir ao relento, em buracos cavados por eles .... é cruel ?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jun 22, 2006 10:00 pm

Garyfiel, existem milhares e milhares de cães que detestam caminhas, que gostam de dormir ao relento, que saem dos canis ou das casotas, que querem dormir em quintais ou varandas e que não gostam, de miminhos exagerados. E se formos a ver com cuidado...são bem mais dos que gostam de dormir de almofada e tapete ou colchão.

Eu acho é anormal um animal que renega o seu instinto e mais ainda, acho muito mau um dono que o força ( que há muitos) a usar roupinha e a ter de dormir numa cama. Inclusivamente isso dá azo a problemas graves, você está a incorrer no erro desses dono que é humanizar excessivamente o cão
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta jun 23, 2006 1:36 am

Tive um Cocker que foi sempre um cão de exterior e que durante grande parte da vida dele dormiu na varanda, no seu colchão ou no chão de tijoleira na época de calor. Um dia decidi comprar-lhe uma casota e deixá-la no exterior para ele se abrigar mais durante o dia nos dias mais frios, caso quisesse.... Pois desde aí nunca mais conseguimos fazê-lo dormir na varanda, mesmo durante o Inverno.

O meu cão actual dorme no tal anexo que referi..... tem lá dentro uma casota daquelas de plástico (que andam por aí no mercado) e tem uma carpete tipo alcatifa dobrada em dois (a única que ele não tenta arrancar da casota). Quanto a mantinhas esqueçam.....Ele "traça-as" todas.

Camisolinhas e casaquinhos lamento mas não adiro.
Não digo que uma vez ou outra não possa fazer falta numa ou noutra raça, mas o facto de se protegerem demasiado os cães neste sentido das mantinhas, das colchas, das camisolinhas faz com que o próprio pêlo deles perca a capacidade de se renovar de forma equilibrada.

E é aqui que concordo em absoluto com a frase : "Cão é Cão!".
E do meu ponto de vista nem tudo o que é bom para nós humanos é bom para eles, o que é um facto é que como animais inteligentes e comunicativos que são, têm uma capacidade de interacção tão grande connosco que por vezes damos por nós a tapá-los por causa do frio mesmo sem ser preciso, etc, etc, etc....
Mimos sim, mas com conta peso e medida, sempre! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jun 23, 2006 8:38 am

Os meus cães são de companhia ... também. Mas essencialmente são cães de trabalho. São de uma raça que sempre se distinguiu pelo trabalho prestado ao homem, por uma colaboração total.
São cães que se querem resistentes, fortes, com nervos de aço, com resistência fisica, capazes de passar da passividade á acção em menos de um segundo.
São cães que mesmo a dormir estão alerta ao minimo ruido ou movimentação estranha.

O maior problema da minha raça não é o frio - eles adoram o frio. É o calor. Por isso eu dou caminhadas com eles á hora do calor (levo água, claro está, que vou doseando), para lhes aumentar a resistência ao calor, para que aprendam a aproveitar a minima sombra, a minima aragem, para que aprendam onde escavar em busca de terra mais fresca para se refrescarem...e como aproveitarem ao máximo a água que vai racionada.
E acreditem que não as obrigo a sair de casa, elas vêm felizes e sabem ao que vão.

Se calhar se fosse boa dona deixava-as mas era estarem de papo para o ar á fresca á espera do entardecer...mas eu quero que os meus cães estejam aptos a enfrentar qualquer tipo de situação. E até as provas desportivas não se compadecem do calor ou do frio ;) quanto mais a vida real!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta jun 23, 2006 9:44 am

Só um aparte nynf a um dia felicidades ;) .

Quanto ao tópico é pena realmente não ter tirado fotos mas ainda posso tirar do que a Dora fez a uma manta dita (á prova de cachorro com preço a condizer :lol: ) e á casota para ver realmente ,ela adora é rua já tentamos vária vezes que dormisse em casa,com manta sem manta com bastante frio como fez este inverno, mas nada mantas ou tapetes nada.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta jun 23, 2006 10:08 am

Julgo que nesta história das mantinhas, cada animal é um caso e depende tambem muito da raça.

O meu boxer nunca foi à bola com mantinhas nem cama. Encalorado como era, procurava sempre os sitios mais frescos da casa, para se refrescar ;) A cama ficou práticamente nova!

Quanto ao Rafa, tem cama, tem colchão, mas o colchão leva-o para onde bem entende, agora a cama só de passagem :lol: Também me parece um pouco para o encalorado! ;)

Vamos ver o que acontece no Inverno

;) :lol:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
GARFYELD
Membro Veterano

sexta jun 23, 2006 11:31 am

Ok...já percebi o que querem dizer...e como já disse concordo com aquilo que dizem....mas têm que concordar que cada cão é um cão e como também já foi dito em todas as raças à excepções à regra......lá por os huskys na maioria dos casos DETESTAREM gatos.....a minha SDORA gatos sejam eles os de casa ou mesmo gatos que vê pela 1ª vez (já tenhos provas disso).....lá por eles ADORAREM neve, frio e chuva...a minha também adora...não é à toa que quando nevou aqui em lisboa eu fui de propósito com ela para a rua para ela se poder sentir melhor ainda....ela correu, brincou e até se esfregou na neve.....foi lindo de ver a alegria e a euforia da minha menina nesse dia......ela adora estar na varanda quando está frio e apanhar com a chuva muida no focinho.....até se vira de barriga para o ar...mas....também quando lhe apetece...adora fazer as tais sestas no sfá e muito quentinha...não fui eu de todo que a obriguei a tal coisa...ela tem o poder de escolher onde quer estar e como quer estar....como já disse na minha casa os animais (dentro de limites claro) fazem o que querem......se ela quiser estar na varanda ao frio....pois esteja...se quiser estar no sofá quentinha..pois esteja tambám....por outro lado tenho outro cão rafeirinho que não aprecia muito estar tapado....mas também não gosta de ter frio....então está sempre perto de algo que lhe dê algum comforto.....é um cão que seja verão ou inverno não gosta de estar deitado no chão.....prefere sempre um tapete ou até mesmo o sofá para estar.....

Vasco ...como já tinha dito já tinha saudades das suas afirmações. 8) 8) 8) ....eu não forço os meus cães a NADA....posso dizer que eles fazem o que querem (dentro dos limites claro)....e eu não humanizo demais os meus cães...nem pensar.....tudo o que eles fazem não é por serem obrigados....a minha cadela e o meu cão...dormem sim senhor em cima de minha cama quando lhes apetece....e quando eu deixo...porque se os mandar para o chão eles obedecem......agora sei que há certos cães que preferem o chão....o cimento....a relva.....a madeira....seja o que for para dormirem em vez de uma cama confortável....daí eu (e não só) dizer que se todos os cães fossem iguais não tinha piada nenhuma....e é verdade...cada cão é um cão...e mais nada... ;) ;) ;) ;)

Já viram se todos nós fossemos iguais..........que piada tinha?!?!? nenhuma!!! ;) ;) ;) ;) ...com os nossos animais é exactamente o mesmo....e eu digo com muito orgulho...que os meus animais têm tudo o que precisam para serem felizes.. ;) ;) ;) ;) ;)
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sexta jun 23, 2006 1:23 pm

CindelP Escreveu:

Nanci
Com o mesmo fundamento com que questionou se a Shiva é feliz com a vida que têm, com a vida de "cão de sofá"... :roll:
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sexta jun 23, 2006 1:34 pm

VascoV Escreveu: Garyfiel, existem milhares e milhares de cães que detestam caminhas, que gostam de dormir ao relento, que saem dos canis ou das casotas, que querem dormir em quintais ou varandas e que não gostam, de miminhos exagerados. E se formos a ver com cuidado...são bem mais dos que gostam de dormir de almofada e tapete ou colchão.

Vasco também existem concerteza milhares e milhares de cães que gostam de dormir no sofá e em caminhas...e é obvio que os que não gostam não são anormais por isso....logo não se pode generalizar, aliás como em tudo na vida, como em tudo há excepções....

Há animais que gostam de mimos, há outros que não....há animais que gostam de dormir no chão, há outros que gostam de dormir nas caminhas deles..e se nos reportarmos á mensagem inicial , que foi por isso que demos á nossa opinião, não me parece que a fioninha não goste nem de mimos, nem de caminhas....

Aqui cada um fala da sua experiência....
Responder

Voltar para “Cães”