tritão com parasitas no aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MoonQueen
Membro Júnior
Registado: sexta mai 12, 2006 2:39 pm

sexta jun 23, 2006 11:53 pm

Epah não percebo muito de tritões mas há coisa de uma semana apareceram no aquário do bicho umas larvas pretas que eu axei muito estranho na altura porque elas se mexiam, perguntei na loja de animais o que poderia ser e disseram-me para limpar bem o aquário e esperar para ver se continuavam a aparecer!Assim foi!Descobri que as larvas estavam a fazer criaçao numa pedra esburacada que eu tinha la no aquário,retirei a pedra de lá porque pensei que era da pedra e agora voltei a encontrar la mais larvas...Mas também estive a mexer numas pedras que tenho do primeiro aquário do bicho (já o mudei de aquário há coisa de mês e meio) e as pedras que estavam meias húmidas também tinham lá essas larvas!Será que é do bicho????Ou dos aquários?????É que também nao sei que produtos possa haver para o desparasitar...Se alguém me puder ajudar agradeço resposta...
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado jun 24, 2006 12:16 am

Insectos no aquário não quer forçosamente dizer que o tritão tenha parasitas. Há imensos insectos que colocam os seus ovos na água ou perto dela e quando a temperatura e humidade são propícias, os ovos eclodem.

O que eu aconselho, caso seja possível fazer, é limpar e desinfectar o aquário e acessórios todos. Tirar uma pedra e lavar não faz nada pois na pedra ao lado pode haver outra colónia.

Coloque o tritão num local onde possa passar uma tarde em segurança, retire todos objectos do aquário e lave-o cuidadosamente numa solução de 5% de lixívia. É vital que o passe bem por água várias vezes. Todos os vestígios de lixívia devem desaparecer caso contrário o tritão pode morrer se absorver a mais pequena quantidade deste químico quando o colocar de volta.

Quanto ao resto dos objectos, tudo aquilo que não puder ferver, lave muito bem com detergente da louça e mais uma vez, passe por água várias vezes.

Se algum dos objectos que retirou do aquário for colocado de volta sem passar por este processo, o mais certo é voltarem a aparecer mais larvas.
MoonQueen
Membro Júnior

sábado jun 24, 2006 12:26 am

Epah isso já eu fiz..Desinfectei tudo e voltei a colocar no aquário e elas voltaram a aparecer, e são mesmo larvas pretas vivas!!!
rbl
Membro Veterano

sábado jun 24, 2006 12:34 am

Mas desinfectou o aquário também?
MoonQueen
Membro Júnior

sábado jun 24, 2006 3:03 pm

Sim também desinfectei o aquário... Mas aquele aquário é aberto e o outro onde ele estava era fechado, no outro nunca teve qq tipo de problema deste género...
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado jun 24, 2006 3:39 pm

E se cobrires o aqua, com uma rede mosquiteira para evitar que os insectos lá vão ...se bem que na volta isso que chamas parasitas, até pode ser uma fonte de alimento para ele, tenta saber que tipo de larva é essa...
MoonQueen
Membro Júnior

domingo jun 25, 2006 11:13 am

Passei ontem numa loja de animais e disseram-me que as larvas são da poluição do próprio tritão!Comprei o produto que me indicaram para pôr na água para ela não ganhar as larvas,na 3ª já experimento (pq nao estou em casa vim passar uns dias fora)e depois digo se resolveu ou não o problema das larvas!Segundo ele me disse, e também traz lá o desenho no frasco, também pode acontecer o mesmo a tartarugas,por isso quem as tiver tenha atençao!!
rbl
Membro Veterano

domingo jun 25, 2006 4:41 pm

"Poluição do próprio tritão"? =) Deve ser a coisa mais engraçada que li nos últimos tempos...
MoonQueen
Membro Júnior

terça jun 27, 2006 9:44 pm

Pois..foi o que me disseram se é verdade ou não também nao sei :S Já meti o produto hoje na água vou aguardar...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”