A TRAGÉDIA DOS CÃES DA PRADARIA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
W4R_M4ST3R
Membro
Registado: quinta jun 13, 2002 1:48 am

sexta dez 20, 2002 3:53 am

Ao ver o topico "Chincilas criadas pela pele" lembrei me da tragédia que se passa com o meu animal predileto : O Cão da Pradaria

Felizmente não se fazem casacos com estes simpaticos roedores, mas o que lhes acontece não deixa de ser trágico...
Existe neste momento apenas 1% do numero total de animais existentes à 100 anos atras nas planicies dos EUA.

Porquê?

Porque os rancheiros teimam que os seus cavalos partem as pernas devido aos buracos dos tuneis feitos pelos cdpradaria, e que o seu gado se afasta dessas zonas. Então o que fazem? Matam nos a torto e a direito.
Até criaram 1 "desporto" (sim tem de tar dentro de aspas) de caça ao cdp.
Onde é que isto já se viu? O animal nem é comestivel e esta prática é feita puramente por divertimento.. Os pobres animais que sobrevivem à maldade destes "cowboys" são mortos com veneno ou capturados por meio de maquinas sugadoras..

Sim, parece surrealista.. São maquinas de apanhar batatas adaptadas e o q fazem é por 1 tubo gigante nas entradas dos tuneis e sugar familias inteiras a velocidades muitas vezes mortais..

No meio disto tudo existem 1 pequenissima percentagem de animais que sobrevivem pois ja foram criadas zonas protegidas (finalmente) ou alguns são capturados por meios normais e não letais por pessoas experientes e são exportados para as lojas de animais.

Convém referir que até à muito pouco tempo, em muitos estados dos EUA o cdp era considerado PRAGA.. Penso que ainda existem estados onde esta barbaridade acontece. E o mais irónico é q foi feito 1 estudo recentemente e os peritos determinaram q os danos feitos por cdp q os rancheiros mencionam são puramente mentira!

É por isso que se afirma que 1 Cão da Pradaria apanhado em liberdade vendido numa loja a 1 pessoa q cuide dele, é + 1 animal salvo, menos 1 que morre.. (apesar de ser retirado do seu habitat natural)

É 1 historia triste.. Das 4 raças q existem (penso q sao 4) de cdp apenas 1 não se encontra em vias de extincao. Esta é aquela que se vende nas lojas (pelo castanho, cauda preta).

Felizmente cada vez á mais criadores e cada vez mais nascem cdp em cativeiro, longe da crueldade dos ditos "cowboys"!

Aqui fica 1 "pequeno" desabafo sobre este problema.. Para as pessoas que têm a sorte de viver com estes espectaculares bichinhos, e para toda a gente q teve paciencia de ler tudo isto :D

Fiquem bem e até á proxima.. Qualquer coisa sobre cães da pradaria não exitem em contactar me. Obrigado :)
ninjamotard
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 11:27 pm

sexta dez 20, 2002 2:30 pm

Eu já vi um decomentário sobre este problema. Realmente é muito estúpido. Não sabem dar valor ao que tém. O cão da pradaria é um animal espectacular, só que nunca se dá o devido valor aos animais, e um dia, quando for tarde de mais, é que vão tentar reparar a porcaria feita. :evil:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta dez 20, 2002 5:58 pm

MUITA SORTE PARA SI E SEU MENINO
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

quinta fev 06, 2003 2:13 am

Os americanos sempre me saíram cá uns idiotas!

Para tudo aquilo com que embirram têm que arranjar uma desculpa esfarrapada para aniquilar (veja-se agora o Iraque... :P).

realmente não gostei muito de ver os animais à venda em jaulas nas lojas, mas sendo assim... entre os dois destinos venha o diabo e escolha ... :x
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

quinta fev 06, 2003 9:03 pm

Sim, o ser humano é mesmo muito estúpido!

Já na Austrália se passa uma coisa parecida... Não são permitidas exportações de aves e outros animais mas cada agricultor tem autorização para matar cerca de 40!!!! Cacatuas porque estas estragam os campos de trigo e milho!!!

Li há tempo um artigo sobre Cacatuas Negras e mencionaram a autorização do governo para atirar a abater 40 Cacatuas dessa espécie... Uma completa loucura.

Por vezes quem me dera mudar de raça e deixar de pertencer há raça dos seres humanos...
:( ;)
W4R_M4ST3R
Membro

quinta fev 06, 2003 9:44 pm

pois é

é triste mas estes governos são uns tapados e tao se nas tintas pra preservação da fauna. :(
W4R_M4ST3R
Membro

quinta fev 06, 2003 9:50 pm

Charlotte Escreveu: mas sendo assim... entre os dois destinos venha o diabo e escolha ... x
axo q o destino de vir para as lojas n é assim tao mao como isso. Existem reservas onde vivem famílias de cdp's em liberdade sem o perigo de serem mortos ou apanhados. Penso q neste momento grande parte dos cdp q se vendem nas lojas são já criados em cativeiro
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

sexta fev 07, 2003 7:42 am

Sim, também concordo que o destino das lojas não é tão mau como isso... depois depende é dos donos que lhes vão calhar, não é?

O meu "gordo" é muito bem tratado e é um amigão!!!

Quando vê alguém só quer é abraços e mais abraços... É um mimoso!

;)
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

domingo fev 09, 2003 1:04 am

Fico doida com esse tipo de coisas! Há uns tempos atrás estava a ver um documentário qualquer e pelo meio apareceram uns segundos em que mostravam como num país anglos-saxónico, para face à sobrepopulação, matavam coelhos à paulada e pontapé...terrível! Não me lembro sobre o que era o documentário, mas não me esqueço desses segundos.

Não há nenhuma associação, nenhum abaixo assinado que possa fazer pressão contra esse tipo de situações?

maria
pitx
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 2:14 am

sábado nov 17, 2012 3:20 am

gostava de ter um
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado nov 17, 2012 11:11 am

a maioria dos americanos do sul, os "cowboys", são todos uns broncos.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado nov 17, 2012 11:32 am

uii, o desenterranço do ano!! :lol: :lol: :lol:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado nov 17, 2012 12:59 pm

Bolas... nem reparei no ano, mas como nao fui o pioneiro do desenterro... coiso! :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”