Possivelmente este meu tópico só servirá para discutir "o sexo dos Anjos".
Mas a verdade é que me sinto revoltada pela forma como os autarcas da minha cidade tratam os problemas dos seus animais de rua.
Ou seja, não existe qualquer politica de acolhimento de animais errantes.
Segundo diz o DL 314/2003, no seu artigo 11º, e passo a citar "As câmaras municipais, de forma isolada ou em associação com outros municípios, são obrigadas a possuir e manter instalações destinadas a canis e gatis, de acordo com as necessidades da zona, e postos adequados e apetrechados para execução das campanhas de profilaxia, quer médica, quer sanitária, que a DGV entenda determinar"
Há mais de meio ano cruzei-me com um animal abandonado em estado muito degradado. Falei com o meu vet e ele disse-me que se tratava de um animal velhote e muito doente. Enviei fotos para a Câmara Municipal e pedi que recolhessem o bichinho e lhe dessem uma morte digna

Prometeram-me fazer alguma coisa e eu fui insistindo pois continuava a ver o cão a arrastar-se em pleno centro da cidade. Deixei de o ver por dois meses e convenci-me que este menino já estava no céu!
Para meu espanto na semana passada voltei a cruzar-me com ele.
Vejam como ele já estava em Março....

Indignada, voltei a falar com um dos assessores do presidente. A verdade é que me exaltei um bocadinho e acabei por ser um pouco desagradável e agressiva nas minhas palavras.
Perguntei qual era a politica autárquica de protecção dos animais de rua e de recolha dos doentes. Foi-me dito que Vale de Cambra não tem canil e portanto nada poderiam fazer. Quando recebem queixas de algum animal considerado agressivo ou doente e que esteja a pôr em causa a saúde pública, a única coisa que fazem é tentar apanhá-lo e mandar abatê-lo.
Disse também que já tinham tentado apanhar este cão doente mas não tinham conseguido

E sabem porque é que eu não acredito? Porque a minha Câmara tinha sido avisada da existência do Toninho (o cão que eu apanhei com aquele tumor enorme nas glandulas peri-anais) e nada fez. Ou também não conseguiram apanhar aquele pobre bichinho que mal podia caminhar?
Agora a minha pergunta é:
Acham que devemos pressionar as câmaras para a construção de canis, ou é melhor para os animais o facto de andarem à sua vida (mesmo com doenças e passando fome) e de não ficarem sujeitos a uma prisão e morte certa?
Devo, fazer "barulho" na minha Câmara, ou é melhor calar-me e evitar a morte de muitos animais saudáveis?
Qual é a vossa opinião sobre este assunto?
Gostava de fazer alguma coisa pelos animais abandonados da minha terra, mas não quero que o tiro me saia pela culatra e acabar por prejudicar esses animais.
Obrigada