O meu papagaio tá malukinho!!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
monikita_2006
Registado: terça jun 27, 2006 10:39 pm

terça jun 27, 2006 10:57 pm

:lol: tenho um papagaio africano (cinzento com cauda vermelha) ha ja 3anos k é o centro das atençoes em minha casa desde que veio pois foi uma prenda de aniversario do meu pai para mim.creio k ele deve ser selvagem,n nasceu em cativeiro pk qd xegou era msm um bicho do mato e n dizia uma palavra.hoje,passados 3anos ja tem um reportorio enorme :) e faz as delicias da familia.mas de vez em qd começa a desfazer literalmente os poleiros k sao de madeira,obviamente, e n ha maneira d ele parar...depois...trocamos os poleiros e ele lá se eskece...sei lá...e fika mais uns tempos sem ligar nenhuma aos poleiros.Alguem k tenha mais experiencia com esta especie pode-me explicar?Penso k n seja "psicologico" da parte dele pk ele so faz isso d longe a longe e n arranka penas nenhumas nem mostra sinais de stress...sei k tenho um papagaio mt feliz e saudavel em kasa mas n percebo esta atitude. :(
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

terça jun 27, 2006 11:14 pm

Oi...
Axo que não se deve de preocupar com esta situação... É totalmente normal...
O meu Também ja o fez em tempos...mas com otempo deixou de o fazer...
;)

Bruno
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 28, 2006 3:16 pm

Eu mudei os poleiros de madeira pelas mesmas razões...!
Actualmente tenho-os de plástico canelado. Desgastam as unhas e eles não os roem ;)
Também desisti dos de madeira porque fui advertida por um criador de aves que os de madeira acumulavam fungos que entranhavam na madeira.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quinta jun 29, 2006 9:33 am

Bom dia!

No prox sábado tb vou ter um papagaio cinzento cauda vermelha :)
Penso que esse comportamento será perfeitamente normal, eles precisam de estar ocupados...além disso desgastam o bico (para não crescer demasiado) e tb mantem em forma os musculos do bico.
(Se não deseja esse comportamento, deve dar ao papagaio outros "brinquedos", ou osso de choco...etc.)

Quanto aos poleiros, prefiro os de madeira (de preferência ramos frescos de árvores como o salgueiro ou árvores de fruto), devem ser substituidos periodicamente.

Canary
bijuo
Membro
Registado: segunda out 03, 2005 2:51 pm

quarta jul 12, 2006 9:38 am

fico sempre encantada quando vejo alguem falar deste papagaio ,o meu tem cerca de dez ano ,e um amor muito intelegentes e carinhosos tambem sentimentais,sim e normal o que esta acontecer com o seu roer o poleiro,
eles necessitam muito de roer por causa do seu bico e nao so teem de estar ocupados,precisam sempre de novidades por isso nao se preocope que esta tudo bem pois vejo que ele e muito feliz e teve a sorte de ter uns donos que se preocopam com ele
parabens e tudo de bom para esse menino .ou menina,pois o meu e um rapaz fiz o DNA,PARA VER O QUE ERA POIS NAO GOSTO DE TER UM ANIMAL E NAO SABER O QUE E .
TENHO DOIS O AFRICA GREY E O JARDIM,POIS ESTES MENINOS PROCURAM
NAMORADAS .SE SOUBER POR FAVOR ,DIGA.

E O CHARLLY E POLLY
BEIJINHOS PARA O SEU DOS MEUS MENINOS.
BOA SORE E QUE ELE LHE TRAGA TANTA ALEGRIA COMO OS MEUS ME TEEM DADO .
BIJUO
FelipeBrasilPet
Membro Júnior
Registado: domingo jul 16, 2006 7:08 pm

terça jul 18, 2006 9:24 pm

Os papagaios sempre têm que roer algo para poderem raspar seus bicos.

Se eles não roerem nada, eles ficarão com o bico deformado; vai ficar grande demais.

É bom colocar uma pedra bem fácil de se desmanchar para ele poder roer.

Ele nunca vai deixar de roer os poleiros. :idea: :idea: :idea: :idea:
FelipeBrasilPet
Membro Júnior
Registado: domingo jul 16, 2006 7:08 pm

terça jul 18, 2006 9:24 pm

Os papagaios sempre têm que roer algo para poderem raspar seus bicos.

Se eles não roerem nada, eles ficarão com o bico deformado; vai ficar grande demais.

É bom colocar uma pedra bem fácil de se desmanchar para ele poder roer.

Ele nunca vai deixar de roer os poleiros. :idea: :idea: :idea: :idea:
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

quarta jul 19, 2006 1:46 am

O melhor para qualquer ave seram sempre poleiros de madeira.
Pode-se é por à disposição 1 toro de madeira para ele gastar o bico.
Ou uma pedra para ele retirar os minerais que precisa.
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

terça set 01, 2009 5:50 pm

Boa tarde, apesar de este post já não ter movimento há um tempito :) estou a postar aqui porque este post está dentro do âmbito da minha pergunta (comportamento de papagaios).
Então é o seguinte, tenho um papagaio cinzento de cauda vermelha que meia volta tem um comportamento estranhissimo.
Frequentemente, ela vai para o fundo da gaiola e começa a "arranhar" as grades do fundo(normalmente nas esquinas). Às vezes até quase que se apoia meia de lado quase sobre uma asa e segura-se com o bico na grade da frente e lá está sempre a "arranhar" a grade do fundo. Chega-se ao ponto de eu lhe ir fazer umas festas no bico ou na cabeça, pelo lado de fora da gaiola, e ela continua a "arranhar" o fundo!

Alguém já teve uma experiência semelhante com o vosso papagaio?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça set 01, 2009 6:18 pm

O que o seu papagaio quer com isso é desgastar as unhas, provavelmente os poleiros que usa não desgastam o suficiente, e se não sai da gaiola ainda mais. Deve comprar aqueles poleiros que são tipo lixa, de diâmetro alternado que lhe vai fazer com que as unhas se gastem e assim ele abandone esse comportamento. Quanto a papagaios comerem os poleiros, trata-se de saturação, ou falta de estimulos, o que os leva a destruir o que lhes dá mais prazer destruir, se tiver comedouros de plástico também são provaveis alvos do tédio do papagaio. O ideal é que se coloquem brinquedos diferentes quase diariamente ou pelo menos alterar a decoração da gaiola, mesmo usando as mesmas peças, alterar a sua localização e assim estimular a sua inteligência. Existe um tópico acerca de criar brinquedos com ideias muito boas que podem ajudar muito.
Muitas vezes pensamos que estimulamos o suficiente os nossos papagaios mas eles têm muito mais para dar, e não nos podemos esquecer que as horas em que não estamos em casa ainda são as mais entediantes.
Estimule ao máximo as capacidades do seu papagaio e claro, forneça ramos frescos frequentemente, roer é uma necessidade, se os habituarmos a roer ramos frescos, não roem os poleiros...

visitem e comentem:
www.papagaiointeligentes.blogspot.com
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

quinta set 03, 2009 1:52 pm

Os poleiros que tenho são em madeira cilindricos(tipo cabo de vassoura). Mas vou tentar encontrar desses poleiros tipo lixa que referiu.
Obrigado pela ajuda!
Responder

Voltar para “Aves”