Esta minha "visão" das coisas não é baseada em um caso em particular, nem em uma pessoa em particular, mas sim num conjunto de situações que eu tenho tido conhecimento, pessoalmente ou através dos fóruns...
Começo a olhar à minha volta e vejo pessoas e cães, cães, cães, cães, uma pessoa e vários cães, e que cães são esses? São abandonados, mal tratados, ninhadas que aparecem à porta, enfim, tudo menos aquilo que realmente desejaríamos. E o que é que essas pessoas fazem? Não conseguem virar a cara, então adoptam, tratam, vacinam, castram e tentam a divulgação para dar o cão. Desta feita já bonito, alimentado, vacinado, castrado e possivelmente com algum treino básico. Ok, assumem, são FAT... e agora? Ninguém aparece, ninguém quer cães... Acabam por ficar na FAT.
Depois vem outro, e mais outro e mais outro. a história repete-se... Trata, alimenta, vacina, castra (para seu próprio bem
 ), educa, desparasita, põe para adopção... Mais uma vez ninguém aparece... Fica...
 ), educa, desparasita, põe para adopção... Mais uma vez ninguém aparece... Fica...  afinal é "só mais um"...
  afinal é "só mais um"...  ...
 ... E quantas vezes esta história se vai repetir? Três vezes? Quatro vezes? DEZ vezes? VINTE vezes? Não sei... é até haver espaço
 Quando não há, inventa-se... Em casa já não podem ficar, são muitos, sujam, brigam, ladram, etc... faz-se um canil, resolvido... Não critico, é normalíssimo e há cães que adoram estar ao ar livre, preferem mesmo ao quentinho de um sofá.
  Quando não há, inventa-se... Em casa já não podem ficar, são muitos, sujam, brigam, ladram, etc... faz-se um canil, resolvido... Não critico, é normalíssimo e há cães que adoram estar ao ar livre, preferem mesmo ao quentinho de um sofá.Depois há aqueles casos do email ou do telefone ou da SMS a dizer "Olá amiga, está um cão assim e assado abandonado num vet, ou num canil, ou na rua, podes ir 'ver' a situação?"... "Podes recolhê-lo?"... Já sobrou para o/a mesmo/a...

Lá vem mais um, normalmente num estado ainda mais deplorável
 ... Volta a rotina: trata, vacina, desparasita, alimenta, castra, educa...
 ... Volta a rotina: trata, vacina, desparasita, alimenta, castra, educa...E agora? Que vida têm estas pessoas?
São novas, têm "sangue na guelra" e querem salvar o mundo, pensam elas, e simplesmente páram de viver, esquecem-se de viver, o tempo está completamente ocupado com os animais... Os anos passam, e a vida também... Como ficam estas pessoas no meio disto tudo? Não se divertem, não têm férias, o dinheiro não dá para nada extra que dê uma graça à vida, sim porque nós também precisamos de sentir que o nosso trabalho nos tras prazer, caso contrário é uma sensação de impotência enorme... Trabalhar para sobreviver é mau, temos de trabalhar para VIVER, ainda que muitas vezes só no início do mês...

:p
  :p E pior que isso é saber a vida que estas pessoas levam, se é que se pode chamar VIDA, e ouvir ou ler críticas ao comportamento das mesmas, do género "ao menos uma casa de banho para pôr o cachorro ou o gato...", "que cruel, um canil (caseiro), o cãozinho ao frio, ao menos ponha na cozinha..." ou "credo, entregar numa associação, que crueldade" ou mesmo "abater?? Não concordo nada, isso é desumano..."... tudo isto muitas vezes vindo de quem tem "apenas" 1 ou 2 cães, provavelmente nesse dia foi almoçar fora com os amigos, ou vai logo à noite ao cinema ou à discoteca, ou seja, tem tempo e dinheiro disponível para VIVER. Isto de "falar de cor" tem muito que se lhe diga...

Mas ainda há mais... Alguém tem vários cães, toma consciencia que não os está a conseguir manter a todos nem dar uma vida saudável como eles merecem, já os têm há uns anos, mas sentem-se na obrigação de os dar a quem os queira e possa estimar, divulga a adopção... Pronto, tá o caldo entornado...
 E "porque já tem o cão há tantos anos e só agora é que se lembrou que não o pode ter" etc etc... ATENÇÃO, não estou a falar de casos tipo "tenho UM cão, mudei de casa já não tenho espaço..." nada disso
  E "porque já tem o cão há tantos anos e só agora é que se lembrou que não o pode ter" etc etc... ATENÇÃO, não estou a falar de casos tipo "tenho UM cão, mudei de casa já não tenho espaço..." nada disso  ...
 ...Continuando, SE o conseguirem dar, tarefa difícil quase missão impossível, pronto, "já se despachou do cão" passa de BESTIAL a BESTA num ápice

bestial quando o salvou de uma morte certa, Besta porque afinal cometeu o crime de o dar ao fim de anos...
  bestial quando o salvou de uma morte certa, Besta porque afinal cometeu o crime de o dar ao fim de anos...  
 E no fim de tudo, o que é que temos?
Cada vez mais cães abandonados, aqueles que salvámos não são NADA ao pé do que há novamente nas ruas, canis e associações... sentimos que o nosso trabalho foi quase em vão
 ;
 ;Temos a casa cheia de animais;
Não temos férias porque não há quem fique a tratar dos animais e não temos dinheiro para hotéis;
Continuamos sem vida própria, os animais duram alguns anos, muitas vezes mais de 10...

Ficamos muitas vezes "frias" e pensamos com a cabeça e não com o coração, este já gelou depois de fazer uma introspecção e uma avaliação do que somos e do que nos rodeia.
Deixamos de sentir PRAZER em ter um animal de companhia, para olharmos para eles com aquela sensação "raios, estou hiper cansada do trabalho e ainda tenho de ir lavar os canis, prender um, soltar outro, dar de comer a todos, mudar o curativo ao cão A, B e C, fazer umas festinhas para não ficarem tristes, e ainda tenho a casa e a filha para tratar..." - É isto que se passa... "Cão" passa a ser sinónimo de "Trabalho, despesas, vida perdida" e não de "Prazer, conforto, amizade, o melhor amigo do Homem"...
(atenção, eu falei na 1ª pessoa mas apenas para facilitar a compreensão, não tem a ver comigo directamente, aliás com ninguém, é apenas uma avaliação geral
 )
  )E depois? O que fazem essas pessoas? NADA, aguentam-se porque assumiram um compromisso para a vida... E porquê? Por AMOR AOS ANIMAIS, porque acreditavam que podiam fazer a diferença, mais tarde descobrem que não, que os abandonos e os maus tratos aumentaram em vez de diminuirem...

Entretanto perderam anos de vida insubstítuiveis, anos preciosos que agora não conseguem repôr...
  Entretanto perderam anos de vida insubstítuiveis, anos preciosos que agora não conseguem repôr...Desculpem este testamento, mas ando cansada de ver pessoas a sofrer pelos animais, seja de que maneira for, seja por os recolher, ou por pagarem operações e tratamentos, ou por andarem de um lado para o outro para tratar deste e daquele e têm de os deixar na rua porque já não têm mais espaço ou porque já têm problemas familiares gravíssimos por recolherem cães e gatos, ou mesmo por quererem ajudar (mesmo), e não têm capacidade financeira ou de logística para tal, enfim, um sem número de situações...
Isto foi só uma reflexão que eu tenho vindo a fazer à algum tempo, e resolvi partilhá-la convosco...

Fico a aguardar os vossos comentários, e mais uma vez recordo que NÃO ESTOU A FALAR DE NENHUM CASO NEM DE NIGUÉM EM PARTICULAR, é apenas um "resumo" do que se passa no nosso Portugal e arredores...
 Não são "bocas"
  Não são "bocas"  

Xuga
 , muitas delas andam por aqui pela Arca, outras não
 , muitas delas andam por aqui pela Arca, outras não