Gata fechada em apartamento, sozinha, há meses!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Boa noite.
Gostaria de denunciar uma situação, não sei se será possível ajudarem-me.
No sábado à noite fui ter a casa de uma amiga e cá fora ouvi um miar muito estranho.
Quando lhe perguntei se era o gato dela, respondeu-me que não, mas sim o da vizinha.
Esta minha amiga contou-me que a gata fica sozinha dia e noite, pois os donos só vêm ao fim de semana.
Infelizmente, este fim-de-semana nem vieram. Pelo que sei, são pessoas que trabalham em Lisboa e deixam lá a gata sozinha.
Pelo que a minha amiga me contou, esta situação arrasta-se desde o início do ano.
Uma vez que conseguiu encontrar a dona, a minha amiga queixou-se que a gata miava muito, e a resposta foi que isso se devia a estar com o cio...
Numa outra vez, o cheiro no corredor tornou-se insuportável. A minha amiga tomou a iniciativa de falar com a pessoa que gere o condomínio, que telefonou à dona do apartamento. Como ela não atendeu, deixaram mensagem de voz e escrita avisando que a gata devia estar a passar mal. E não tiveram qualquer resposta!
Como essa pessoa do condomínio tinha a chave, entrou no apartamento para ver o que se passava. Só sei que, segundo contou à minha amiga, ficou tão horrorizada com o que encontrou que nem conseguiu comer a manhã toda.
Já passar dias seguidos completamente isolada é horrível para a gata. Interrogo-me ainda se lhe deixam comida e água para duas semanas (visto que este fim de semana nem apareceram).
Será que se pode considerar uma situação de maus tratos?
Já pensamos em denunciar à polícia, mas para além do tempo que demoram a agir, temos medo que se criem más relações entre vizinhos, e principalmente que se livrem da gata...
Já aconselhei a minha amiga a falar com a pessoa quando a encontrar em casa. A questão é: ela vai dizer o quê? Eu sou da opinião que deve tentar explicar que ouve a gata a miar e perguntar se pode fazer alguma coisa. Mas de certeza que não lhe dão as chaves para a mão para ela ir lá todos os dias dar de comer ao pobre animal.
Podem dar-me uma ajuda? Agradeço conselhos sobre o que fazer, pois apesar de não ser no meu prédio, não estou de consciência tranquila enquanto souber que está ali um animal a sofrer.
[/i]
Gostaria de denunciar uma situação, não sei se será possível ajudarem-me.
No sábado à noite fui ter a casa de uma amiga e cá fora ouvi um miar muito estranho.
Quando lhe perguntei se era o gato dela, respondeu-me que não, mas sim o da vizinha.
Esta minha amiga contou-me que a gata fica sozinha dia e noite, pois os donos só vêm ao fim de semana.
Infelizmente, este fim-de-semana nem vieram. Pelo que sei, são pessoas que trabalham em Lisboa e deixam lá a gata sozinha.
Pelo que a minha amiga me contou, esta situação arrasta-se desde o início do ano.
Uma vez que conseguiu encontrar a dona, a minha amiga queixou-se que a gata miava muito, e a resposta foi que isso se devia a estar com o cio...
Numa outra vez, o cheiro no corredor tornou-se insuportável. A minha amiga tomou a iniciativa de falar com a pessoa que gere o condomínio, que telefonou à dona do apartamento. Como ela não atendeu, deixaram mensagem de voz e escrita avisando que a gata devia estar a passar mal. E não tiveram qualquer resposta!
Como essa pessoa do condomínio tinha a chave, entrou no apartamento para ver o que se passava. Só sei que, segundo contou à minha amiga, ficou tão horrorizada com o que encontrou que nem conseguiu comer a manhã toda.
Já passar dias seguidos completamente isolada é horrível para a gata. Interrogo-me ainda se lhe deixam comida e água para duas semanas (visto que este fim de semana nem apareceram).
Será que se pode considerar uma situação de maus tratos?
Já pensamos em denunciar à polícia, mas para além do tempo que demoram a agir, temos medo que se criem más relações entre vizinhos, e principalmente que se livrem da gata...
Já aconselhei a minha amiga a falar com a pessoa quando a encontrar em casa. A questão é: ela vai dizer o quê? Eu sou da opinião que deve tentar explicar que ouve a gata a miar e perguntar se pode fazer alguma coisa. Mas de certeza que não lhe dão as chaves para a mão para ela ir lá todos os dias dar de comer ao pobre animal.
Podem dar-me uma ajuda? Agradeço conselhos sobre o que fazer, pois apesar de não ser no meu prédio, não estou de consciência tranquila enquanto souber que está ali um animal a sofrer.
[/i]
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)
Realmente é irracional fazer isso ao bichinho.... porque é que não vê se encontra alguém que queira a gatinha e depois telefona aos donos a perguntar se querem dá-la?
Fike bem!!!:D
Fike bem!!!:D
<p>"Os animais são pessoas, como nós somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Não acredito que a queiram dar... Gostam tanto dela que se se quisessem livrar da gata, certamente que já a teriam abandonado.
Já contactei a ANIMAL, mas tenho a sensação que não podem fazer mais do que indicar-me os procedimentos legais. E ando a insistir com a minha amiga para que fale directamente com os donos. Ela quer fazê-lo, só não sabe ao certo o que dizer.
Já contactei a ANIMAL, mas tenho a sensação que não podem fazer mais do que indicar-me os procedimentos legais. E ando a insistir com a minha amiga para que fale directamente com os donos. Ela quer fazê-lo, só não sabe ao certo o que dizer.
-
- Membro Veterano
Tomás (labrador x husky)
Porque é que ela não diz que acha que a gata percisa de atenção e alguém que possa tar com ela diariamente e que lhe dê carinho? E que depois vá desenvolvendo a conversa e no final pergunta se eles não a querem dar 
Ela que fale... possa ser que corra tudo bem
Fike bem e boa sorte!!!:D

Ela que fale... possa ser que corra tudo bem

Fike bem e boa sorte!!!:D
<p>"Os animais são pessoas, como nós somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p> </p>
<p> </p>
Se há uma pessoa no condominio que tem a chave de que é que estão á espera para irem dar comida, agua e mudarem o areão ao animal?
O figado dos gatos não lhes permite estar mais do que três dias sem comer porque entram em lipidose hepatica.
O resto pode ser resolvido com tempo, a fome não....
O figado dos gatos não lhes permite estar mais do que três dias sem comer porque entram em lipidose hepatica.
O resto pode ser resolvido com tempo, a fome não....
Se a pessoa que tem a chave do apartamento tivesse de facto ficado assim tao incomodada com a situação tinha pelo menos dado alguma coisa de comer e beber ao pobre do animal.
Alias tendo ela a chave á partida é porque existe uma relação minima de confiança entre ela e as bestas dos donos, logo tem acesso priviligiado ao animal e poderia pelo menos evitar que o desgraçado tivesse a definhar á fome e á sede.
Incomodada ficava eu se tivesse acesso a um animal e soubesse que ele estava a morrer á fome e á sede e nao fizesse nada.
Cumps
[/quote]
Alias tendo ela a chave á partida é porque existe uma relação minima de confiança entre ela e as bestas dos donos, logo tem acesso priviligiado ao animal e poderia pelo menos evitar que o desgraçado tivesse a definhar á fome e á sede.
Incomodada ficava eu se tivesse acesso a um animal e soubesse que ele estava a morrer á fome e á sede e nao fizesse nada.
Cumps
[/quote]
-
- Membro Veterano
Muito obrigada a todos pelas respostas.
Não queria ser eu a fazer queixa porque, como já expliquei, a situação não se passa no meu prédio. A credibilidade é muito maor se for um morador do prédio a fazê-la, porque pode testemunhar e confirmar a situação. Já eu... nem por isso.
Tenho insistido com a minha amiga, e ela vai falar com os donos neste fim-de-semana. Para já queríamos evitar envolver as autoridades nisto, com receio que seja ainda pior... que os donos se livrem dela ou que a mandem para um canil!
Se eles não vierem, ou se a conversa for infrutífera, partirei para uma denúncia eu própria. Apesar de ter receio que a emenda seja pior que o soneto, não vou deixar isto ficar assim.
Abraços para todos.
Não queria ser eu a fazer queixa porque, como já expliquei, a situação não se passa no meu prédio. A credibilidade é muito maor se for um morador do prédio a fazê-la, porque pode testemunhar e confirmar a situação. Já eu... nem por isso.
Tenho insistido com a minha amiga, e ela vai falar com os donos neste fim-de-semana. Para já queríamos evitar envolver as autoridades nisto, com receio que seja ainda pior... que os donos se livrem dela ou que a mandem para um canil!
Se eles não vierem, ou se a conversa for infrutífera, partirei para uma denúncia eu própria. Apesar de ter receio que a emenda seja pior que o soneto, não vou deixar isto ficar assim.
Abraços para todos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Normalmente os gerentes de condomínio não têm posse de chaves algumas mas, se neste caso existe posse da chave é porque a moradora lha deu e se lha deu é porque se conhecem e se se conhecem, tanta culpa tem uma como outra!
Tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta!
Eu ameaçava a senhora que tem posse da chave...dizia-lhe que iria participar dela por conivência num crime de negligência e maus tratos, uma vez que ela tem posse da dita chave e conhecimento da situação, pactuando da pior forma! E, depois participava mesmo! Agora o animal estar nesse impasse e sofrimento...por amor de Deus...não cabe na cabeça de ninguém!!!
Leo
Tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta!
Eu ameaçava a senhora que tem posse da chave...dizia-lhe que iria participar dela por conivência num crime de negligência e maus tratos, uma vez que ela tem posse da dita chave e conhecimento da situação, pactuando da pior forma! E, depois participava mesmo! Agora o animal estar nesse impasse e sofrimento...por amor de Deus...não cabe na cabeça de ninguém!!!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Tomás (labrador x husky)
Concordo com Leonildecarvalho... tem toda a razão... se fosse a si seguia o conselho da Leo (não sei se Leo é so para amigos, mas para mim aqui todos são amigos
, por isso com licença
)
Fikem bem!!!:P

Fikem bem!!!:P
<p> </p>
<p> </p>
Eu so acho caricato que a Butterfly na sua resposta nem sequer tenha mencionado aquilo que eu e a lagutrop sugerimos, ou seja, a vizinha que vá mas é dar de comer e beber á gata e se deixe de mariquices o mais importante é dar de comer ao animal, será que a Butterfly leu? ou so lê na diagonal?
Butterfly vá mas é falar la com a vizinha e ela dê de comer, amece-a, enfim.
Ouriçam-se pelos direitos dos animais por baboseiras e na hora de agir parecem uns anjinhos
Ouriçam-se pelos direitos dos animais por baboseiras e na hora de agir parecem uns anjinhos

-
- Membro Veterano
Quem parece ler na diagonal e voce.bita322 Escreveu: Eu so acho caricato que a Butterfly na sua resposta nem sequer tenha mencionado aquilo que eu e a lagutrop sugerimos, ou seja, a vizinha que vá mas é dar de comer e beber á gata e se deixe de mariquices o mais importante é dar de comer ao animal, será que a Butterfly leu? ou so lê na diagonal?
Ouriçam-se pelos direitos dos animais por baboseiras e na hora de agir parecem uns anjinhos![]()
Vizinha? Qual vizinha? Esta a referir-se a quem? A minha amiga? A gerente do condominio? A dona do animal?
Se e a dona do animal, como ja expliquei, a mulher nao esta em casa, e ninguem tem o contacto dela. Nao posso falar com ela nem sou a pessoa mais indicada para o fazer, visto que nao sou vizinha nem testemunha do que se esta a passar, apenas o sei porque me foi relatado.
A minha amiga disse-me que a mae, durante o fim-de-semana, sentiu barulho. Portanto, sempre devem ter vindo este fim-de-semana. Ja desconfiava, caso contrario o animal ja estaria morto.
A minha colega esta a espera que os donos voltem esta sexta-feira para falar com eles. Caso a situacao se mantenha (o que e o mais provavel), fazemos queixa.
Esperemos que ameacando-os tudo se resolva, porque receamos que, partindo directamente para uma queixa, facam mal ao animal. Todas as associacoes de poteccao dos animais com quem falei ate agora me aconselharam a tentar resolver primeiro pela via do dialogo.
Desculpem a forma de escrever, mas este teclado nao tem acentos.
Butterfly Escreveu:Como essa pessoa do condomínio tinha a chave, entrou no apartamento para ver o que se passava. Só sei que, segundo contou à minha amiga, ficou tão horrorizada com o que encontrou que nem conseguiu comer a manhã toda.
bita Escreveu:Se a pessoa que tem a chave do apartamento tivesse de facto ficado assim tao incomodada com a situação tinha pelo menos dado alguma coisa de comer e beber ao pobre do animal.
bita Escreveu:Butterfly vá mas é falar la com a vizinha e ela dê de comer, amece-a, enfim.
Não me parece ser assim tao dificil entender que a vizinha de que falo é a que tem a chave

Fale com a sua amiga para ela dizer á vizinha que tem a chave que lhe vá la dar de comer á gata, ou peça á sua amiga que lhe diga qual o apartamento da vizinha que tem a chave e vão lá ambas dizer para ela dar de comer e agua ao animal
Sigam também as sugestões da Leonilde e digam á vizinha que tem a chave e por consequencia acesso ao animal que ela é cumplice dos maus tratos.
Será que assim tudo explicadinho já dá para perceber a ideia?
Enquanto andam a pensar em queixas existe um animal a morrer á fome e á sede e ha alguem que tem acesso a esse animal e nao faz nada e que se diz incomodada com a situação do bicho.

-
- Membro Veterano
Isso ja eu disse a minha amiga, nao sou assim tao parva que nao me tenha lembrado logo de lhe pedir que falasse com a gerente do condominio, tendo em conta que a pessoa tem a chave! Nao sei se ela ja o conseguiu fazer. Em todo o caso, a minha amiga nao pode obrigar a mulher a ir la! Como ja relatei, a gerente telefonou a dona uma vez e deixou mensagem a dizer: "a sua gata deve estar a passar mal", e ela simplesmente nao respondeu!.bita322 Escreveu:
Não me parece ser assim tao dificil entender que a vizinha de que falo é a que tem a chave![]()
![]()
![]()
Fale com a sua amiga para ela dizer á vizinha que tem a chave que lhe vá la dar de comer á gata, ou peça á sua amiga que lhe diga qual o apartamento da vizinha que tem a chave e vão lá ambas dizer para ela dar de comer e agua ao animal
Sigam também as sugestões da Leonilde e digam á vizinha que tem a chave e por consequencia acesso ao animal que ela é cumplice dos maus tratos.
Será que assim tudo explicadinho já dá para perceber a ideia?
Aqui esta o e-mail que recebi da minha colega ontem:
"linda, tenho lido todos os mails k m mandaste e desde ja te agradeco imenso pela ajuda! mas a minha mae sentiu barulho no domingo e disse k eles tinham tado ca. Contudo, nao os apanhei em casa qd xeguei. para o dprox fds vou ver se eles veem e falo c eles. so k ha um problema: é k se lhes sugerir a hipotese d ficar c a gata eu n posso ficar c ela c mta pena minha... beijinho... qd souber algo d preciso falo ctg, mas por enquanto nao faças nada antes d falar c eles."
Partindo do principio que a desgraçada da gata tem comida para ao menos mais uma semana (visto que vieram no domingo), vamos tentar chegar ao dialogo com os donos este fim-de-semana.
Depois dou noticias.