OSSOS

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

domingo jul 02, 2006 8:30 pm

Boas,

OSSOS: sim, não, talvez, cozidos, assados, crús, beneficios, malefícios, de galinha, de vaca, para algumas raças, para qq raça...etc.???????

Obrigado,

Canary
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo jul 02, 2006 11:54 pm

Ossos... sim, desde que:

Sejam ossos não cortantes/perfurantes - os ideais são os dos membros da vaca ou do porco, e eles adoram

Preferencialmente cozidos, mas há nas lojas ossos naturais já preparados.

Beneficios: limpeza d dentes, fortalecimento das maxilas, horas d prazer e distracção pros cães(os donos que se ausentam agradecem ;))

Malefícios: Se dados quando os cães são muito novos e ainda estão d formação dentária podem entortar os dentes, por isso em cachorro convém usar ossos de couro enrolados(q tem nó n ponta), os ossos d couro prensados são mais rijos e podem provocar entortamento.

Penso que qualquer raça pode comer ossos, a menos que tenha uma dentição tão frágil que n o permita, mas isso desconheço...

Nota importante: para evitar que desloquem as maxilas (se forem muito grandes) ou que os engulam (se forem muito pequenos) devem dar-se aos cães ossos que se adaptem ao tamanho da boca.

;)
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda jul 03, 2006 1:44 am

eu só 'digo' uma coisa:

Imagem

está a roer metade de um joelho de vaca, onde tem osso e principalmente cartilagem. tem o benefício de ser um cão de 9 anos com dentes de cão jovem. faço os possiveis para lhe dar um osso todas as noites como recompensa de se ter portado bem todo o dia. caso contrario não o recebe. ele anseia todo o santo dia pelo momento em que recebe o osso! só coso o osso se não for fresco ou for de porco.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jul 03, 2006 8:48 am

Ossos...

De preferência do fémur de bovino e crú. Em vez da cozedura, optar com congelamento, foi uma boa sugestão que eu aconselho.

Mas se for do próprio dia eu nem o congelo...apenas os outros.
Na cozedura parte do valor nutrional se perde, além disso até gosto que ele coma como um cão...antes cozia a carne de vaca, frango inteiro moído o figado de borrego. Agora dou tudo crú com pré-congelação.
<p>susana</p>
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda jul 03, 2006 9:56 am

pois é... mas eu n facilito no que respeita a ténias, e a menos que o osso esteja bem limpo de carne, pode sempre haver algum quisto de ténia presente, seja carne d porco ou vaca... e, ah, com o congela,emte n morrem, só com fervura superior a 20 minutos ;)
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

segunda jul 03, 2006 5:45 pm

Boas,

Obrigado por partilharem as vossas ideias.

Não referiram, mas os ossos tb são fonte de cálcio.

Eu tb sou da opinião, por uma questão de cautela, que só se devem dar os tais ossos da perna de vaca.

O meu pai tem um cão tipo serra estrela, e anda a dar-lhe por vezes patas de frango. ( o cão tem uma alimentação mista: ração e comida normal).

Essas patas de frango (cozidas) constituirão um risco assinalável, do tipo perfuração do estômago ou do intestino? ou isso acontece um caso num milhão de cães? é que antigamente, antes de haver ração, ninguém falava nisso.....e os cães do meu avô (rafeiros) comiam de tudo...

Mais uma vez obrigado,

Canary
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda jul 03, 2006 6:48 pm

sim, os ossos das pernas de frango não são aconselháveis. e os casos são bastantes! se lhe quiseres dar ossos de frango (isto como recompensa e não como alimentação! ) dá-lhe a parte do peito onde tem cartilagem, que o osso ai é macio.

também costumo congelar os ossos, mas os frescos dou logo!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
binki
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2004 9:42 am

terça jul 04, 2006 11:02 am

Também gostava de dar um osso ao meu cão pois já tem 2 anos e nunca teve o prazer de roer um osso verdadeiro.
Só mesmo aqueles das lojas de animais.

Tive sempre medo de lhe dar pois ele tem o estomago muito sensivel e sempre tive medo que lhe fizesse mal, mas no outro dia falaram-me do osso do joelho da vaca, acho que é o que aparece na foto colocada aqui neste tópico e disseram-me que não se desfaz logo não existe o problema de ele engolir algo que lhe faça mal.

A minha grande dúvida é: se este tipo de osso não é grande para a bouca mini de um Yorkshire de 2.300kg?

E se sim, será que existe algum osso do genero mas mais pequeno?
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jul 04, 2006 1:39 pm

por estas bandas, a dieta normal dos cães, são ossos. resultado, tenho visto alguns no vet
anjjazul
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

terça jul 04, 2006 10:45 pm

Custo do osso: entre 0€ e alguns (poucos) euros.
Custo de cirurgia para retirar osso empancado no intestino: mínimo 250€.

A escolha fica com quem a faz.

E isto só a vertente económica. Já nem falo na questão do animal com um osso entalado...
Cumps ;)
Kalikas
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)

quarta jul 05, 2006 12:51 am

YolaeFifi QUE CÃO MESMO LINDO! ESPECTACULAR...
sorry o cpas (foi sò emoção lol)

Fikem bem!!!:P
<p>"Os animais s&atilde;o pessoas, como n&oacute;s somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 05, 2006 1:13 pm

É justamente por causa dos perigos dos ossos que só se aconselha a dar daqueles muito grandes (como o da foto da YolaeFifi).

Além de serem bem grandes também convêm ver se estão em condições sanitárias - se não houver a certeza, convêm cozer 10 mns.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quarta jul 05, 2006 11:47 pm

Eu já abri animais de pasto e de estábulo, e constatei que alguns deles tinham cravados na carne ovos de ténias, alguns muito escondidos não fosse eu a separar a musculatura, sem falar noutros parasitas que podem não estar no osso mas no local onde o cão o come (a minha come no quintal) e com carne crua é mais fácil chamar moscas e insectos que podem magoar a minha cadeleira, portanto opto sempre por cozer os ossos ;)
Responder

Voltar para “Cães”