Contra a Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xx_chinesa
Registado: quinta nov 24, 2005 1:25 pm

segunda jul 03, 2006 1:20 pm

Gostava que vcs dessem a vossa opinião sobre a questão do esterilizar as cadelas, eu pessoalmente sou contra, pq é um acto contra a Natureza, não é um acto que se possa classificar de ajudar o melhor amigo do Homem.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda jul 03, 2006 1:29 pm

Eu uma cadela que esteja dentro de casa/jardim/quintal vedado, sem contacto com outros cães acho que não há necessidade de esterilizar, embora previna tumores mamários, etc... eu n o faria, pronto...

Agora se for uma cadela cujos donos não possam controlar o contacto com outros cães ou for abandonada, isso acho lícito pois traz mais benefícios do que desvantagens...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 03, 2006 1:49 pm

xx_chinesa,

o que não é um acto que se possa classificar "de ajudar o melhor amigo do Homem" é deixar nascer cães para serem maltratados e abusados.
Para serem abandonados e acabarem num canil à espera da morte.
Para viverem nas varandas, atados a bidons que lhes servem de casa, para passarem fome e sede e morrerem consumidos por doenças.

É perante esta realidade que se deve medir a esterilização das cadelas.
Não tenha dúvida que o melhor amigo do cão é o que evita ninhadas indesejadas, esterilizando.
Se não salva a cadela, salva, pelo menos, os filhotes dela.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda jul 03, 2006 2:02 pm

Sim, se a cadela pertencer a um dono responsável, acho q n há necessidade... mas há por aí tanta besta que elas já haviam era d nascer estéreis nalguns casos...
Kalikas
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)

segunda jul 03, 2006 2:03 pm

Concordo com Aisd.... com a esterilização não nascem cachorros que irão ter uma péssima vida no futuro!

Fikem bem!!!:D
<p>"Os animais s&atilde;o pessoas, como n&oacute;s somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p>&nbsp;</p>
aa16732
Membro Júnior
Registado: terça jan 18, 2005 9:48 am

segunda jul 03, 2006 2:41 pm

Eu penso que quem nunca viu cães a serem abandonados e a morrer ,não compreende a importância da esterilização.

No caso das cadelas é de extrema importância visto evitar imensos problemas de saúde.e mesmo comportamentais.

E não se pense que por não se ter um cão em casa ou vivermos num apartamento que a cadela nunca vai engravidar ,porque podemos ir na rua e
a cadela fugir (e se for no caso dos gatos ai corremos o risco de se a gata não fugir ainda nos entrar um gato pela janela).

Considero um acto contra a natureza o facto de quando a cadela está com o cio deixarem-na presa em casa ,para ela não ter contacto com os outros cães , ou levá-la à rua e andar sempre a enxutar os outros cães pois eles não param de vir atrás dela.

Aconselho a quem é contra a esterilização a visitar um canil municipal e depois podem ver a quantidade de cães que estão ali por causa de deslizes, de pessoas que tambem são contra a esterilização.
aa16732
Membro Júnior

segunda jul 03, 2006 2:44 pm

Eu penso que quem nunca viu cães a serem abandonados e a morrer ,não compreende a importância da esterilização.

No caso das cadelas é de extrema importância visto evitar imensos problemas de saúde.e mesmo comportamentais.

E não se pense que por não se ter um cão em casa ou vivermos num apartamento que a cadela nunca vai engravidar ,porque podemos ir na rua e
a cadela fugir (e se for no caso dos gatos ai corremos o risco de se a gata não fugir ainda nos entrar um gato pela janela).

Considero um acto contra a natureza o facto de quando a cadela está com o cio deixarem-na presa em casa ,para ela não ter contacto com os outros cães , ou levá-la à rua e andar sempre a enxutar os outros cães pois eles não param de vir atrás dela.

Aconselho a quem é contra a esterilização a visitar um canil municipal e depois podem ver a quantidade de cães que estão ali por causa de deslizes, de pessoas que tambem são contra a esterilização.
aa16732
Membro Júnior

segunda jul 03, 2006 2:46 pm

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 03, 2006 3:03 pm

aa16732 Escreveu: Eu penso que quem nunca viu cães a serem abandonados e a morrer ,não compreende a importância da esterilização.

É ? E que problemas comportamentais são esses? Realmente poderá acalmar as cadelas, visto que lhes tira parte do instinto reprodutor e todo o comportamento associado ao mesmo. Agora pergunto-lhe, evita problemas a quem? Ao dono ou à cadela?

Mas, estar adefender uma operação que consiste em retirar um orgão válido a uma cadela, que altera o seu comportamento ... :roll:

aa16732 Escreveu:Considero um acto contra a natureza o facto de quando a cadela está com o cio deixarem-na presa em casa ,para ela não ter contacto com os outros cães , ou levá-la à rua e andar sempre a enxutar os outros cães pois eles não param de vir atrás dela.
Ah considera?

E não considera um acto contra a natureza não deixa-la fazer o que quer, obriga-la a andar à trela, obriga-la a dormir em casa ?

Faça um favor ao mundo, e deixe de ser ridicula

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

segunda jul 03, 2006 4:23 pm

Eu sou a favor da esterilização pois penso que é preferivel do que aumentar mais ainda o numero de caes que vivem na rua (ao frio, a passar fome/sede, sem uma casa para viver e vitimas de maus tratos)! Diariamente vao para abate caes que nao tem dono e que vivem nas ruas! Se esterilizar uma cadela e contra a natureza, aumentar o nº de caes que vivem nas ruas abandonados tambem e contra a natureza! Esta e apenas a minha opiniao!
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda jul 03, 2006 6:43 pm

experimente fazer uma visita a canis e abrigos e verá que muda de opinião. ;) então se tivesse em casa como eu tive, uma cadela a morrer de cancro da mama, aí ia dizer... 'porque é que eu não a estrelizei e evitava isto...'

a unica coisa que eu não concordo na estrelização são os preços, que muitas vezes fazem os donos recuarem em relação a operar a cadela.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 03, 2006 7:24 pm

YolaeFifi Escreveu: experimente fazer uma visita a canis e abrigos e verá que muda de opinião. ;) então se tivesse em casa como eu tive, uma cadela a morrer de cancro da mama, aí ia dizer... 'porque é que eu não a estrelizei e evitava isto...'

a unica coisa que eu não concordo na estrelização são os preços, que muitas vezes fazem os donos recuarem em relação a operar a cadela.
Cara Yola,

Deixe de ser tão melo-dramatica.

Estamos aqui a falar em esterelizações em massa - esterelizar toda a cadela só "porque sim". Estamos a falar em esterelizações de cadelas com donos responsaveis - que não entram para canis municipais.

Esterelização, para mim, só mesmo em cadelas vadias - para o controlo de populações , ou em algum caso excepcional.

Não preciso de visitar canis municipais para ver a quantidade de animais errantes que lá vão parar. Mas enganem-se se pensam que com essa teoria de esterelizar toda a cadela de casa, vão lá. A solução passa, sempre passou, pela responsabilização dos donos. As simple as that.

E não me venham com tretas que a esterelização poupa à cadela problemas comportamentais ... daqui a pouco vão dizer que as cadelas pedem a pés juntos, para serem esterelizadas. Ai este povinho ...

E para terminar, para a LeoaNova: onde é que viu que para prevenir tumores a esterelização tem que ser antes do 4ºcio.
E ainda vai-me dizer quando é que um cão de raça pequena está completamente "maturado" com 6 meses - na altura do 1º cio.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

segunda jul 03, 2006 8:13 pm

Olá a todos

Já li tantas opiniões sobre este assunto e em tantos tópicos, mas parece que não se chega a uma ideia base.

Esterilizar as cadelas abandonadas por forma a evitar ninhadas, penso que é um ponto assente.

Esterilizar cadelas de casa, com donos responsaveis, aí as opiniões divergem.
Esterilizando uma cadela creio que antes do 1º ou 2 cio ainda temos uma larga probabilidade de a proteger de tumores mamarios.
A esterilizacao feita em qualquer altura protege a cadela de piometras, tumores nos ovarios e no utero.

Ha então beneficios na esterilização de uma cadela, certo?

Gostaria de saber é porque é que, quando não têm interesse reprodutor na cadela, não a esterilizam?

Não me levem a mal, mas era bom que houvesse um topico bem estruturado sobre este assunto.
Tipo, eu esterilizo porque, eu não esterilizo porque.
Idependentemente das razões pelas quais o fariam (ou não) deixem-nas aqui em concreto.

Cumprimentos
Suri
N0kas
Membro Veterano

segunda jul 03, 2006 8:56 pm

Desculpem mas n percebo como podem as esterilizações acabar com tumores mamários... porque já 2 tive gatas esterilizadas ANTES DO 1º CIO que morreram com tumores...

E expliquem-me s é assim porque é que um macho boxer que conheço morreu com um tumor mamário também, porque aos machos tb acontece, sabem?

:S
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça jul 04, 2006 1:59 am

nokas, percebo, também não digo estrelização em massa, mas muitas vezes é necessario e não o fazem. tenho uma colega que cruzava constantemente a cadela simplesmente porque desconhecia a estrelização. uma vizinha minha muito velha e sem consciência (por causa da idade) tem 2 cães e uma cadela em casa, que não saiem à rua, são alimentados a pão, quando são alimentados, não vão à rua... mas o pior é que a cadela, cada cio, cada ninhada, e a velha manda os cachorros para a sanita :o ela tem medo de estar sem os cães, a segurança social, que foi chamada várias vezes, não faz nada... neste caso se a cadela estivesse estrelizada, era menos uma preocupação.

agora a cadela que eu tive não a estrelizei porque era uma cadela que não gostava muito de estar na rua por isso em tempo de cio ela ficava em casa e fazia as coisas num caixotinho. quanto o cão veio para cá para casa, não nos preocupamos porque ela tinha 3 kgs e ele 45kgs. era impossivel!

no entanto no caso de alguem ficar com um casal de cães do mesmo porte, que não seja criador, só vejo vantagem em estrelizar a cadela.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Responder

Voltar para “Cães”