Como acostumá-lo?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
himune
Membro Júnior
Registado: quarta nov 02, 2005 1:39 am

quinta jun 29, 2006 5:18 pm

Boas, o meu sogro tinha um gatinho q tem cerca de 2 anos, vivia num apartamento com varanda mas como teve de se mudar para uma casa mais pequena e sem varanda não pode ficar mais com o gato, como não conseguimos encontrar ninguem que quisesse ficar c ele, eu decidi ficar c ele na minha casa (vivo numa vivenda, onde ele tem bastante espaço,mesmo sem ter de ir para a rua), acontece que tenho uma cadela e outra gata, a reacção dele perante a cadela nao foi nada boa,apesar da cadela nao lhe querer fazer mal,ele chegou ontem e decidi deixa-lo no meu quarto durante a noite e durante todo o dia (claro,deixei também a sua caixinha a agua e o comer), ele comeu e bebeu e anda a vontade no meu quarto,até porque comigo sente-se a vontade porque ja me conhece mas a minha mae nao pode xegar perto dele que ele começa logo a assanhar-se e fica muito nervoso e assustado, passa a maior parte do tempo metido debaixo da minha cama, escondido e quando está ca fora esconde-se a correr se eu abro a porta do meu quarto ou se alguem entra...estou a pensar em pô-lo na minha marquize que é bastante agradável e onde ele teria mais espaço,ate porque quero q ele se habitue a nos e a casa nova mas nao sei como deva proceder de forma a que ele perca o medo e ganhe mais confiança. Vejo que ele está muito triste,porque está confuso, mas não consigo pensar na possibilidade dele ser entregue a um gatil porque era o seu destino caso eu nao ficasse c ele...
Agradecia se me pudessem dar alguns concelhos e uma opinião porque a ultima coisa que quero é q o gatinho sofra mais.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 29, 2006 6:33 pm

Fez bem em ficar com ele ;)

Cuidado com possíveis fugas para o exterior pois ele, actualmente, se se evadir o pior pode acontecer pois quando vão para um ambiente estranhop ao que tinham como habitat, tendem a procurar o local onde estiveram anteriormente!

Aqui lhe deixo umas pequenas dicas que talvez o ajudem a interagir melhor com ele ;)

Vá falando para ela/e baixinho quando estiver em casa para ela se ir costumando á sua voz
Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de o incentivar à brincadeira, aos poucos, até que ele confie em si.

Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo...!

Um gatinho assim, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele... arranje um fio, não de nylon nem polyester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.

NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!

Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem...

Entretanto quando ele estiver mais confiante, comece a atirar com a bolinha de papel para longe de si e deixe-o ir apanhar...!

Tem que entrar no espaço onde o tenha confinado inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal...

Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!

Para brincar com ele...e que tal uma bolinha de papel, atira-la para longe e vê-lo a correr para "caçar" a bolinha?
E que tal um fio de algodão (não usar ráfias nem sisal) com uma bolinha presa na ponta, segurar no fio, na ponta livre, atirar a outra ponta para longe até o fio ficar esticado, e depois começar a puxar muito lentamente? ;)
Vai ver o gato a tentar "caçar" a bolinha.
Também pode fazer o mesmo só com o fio sem bola. O gato tentará na mesma "caçar" a ponta do fio ;)
E que tal um carrinho de linhas, mas vazio? É deixar rolar o carrinho...e o gato delicia-se a manipulá-lo com as patas ;)

E que tal uma caixa de cartão com um buraco em dois lados paralelos para ele entrar e sair?
Pode, até, passar o fio por um dos buracos e puxar do outro lado, pelo outro buraco. Eles adoram!

Só uma advertência... CUIDADO quando brincar com objectos pequenos ou fios. Nunca os deixe por perto do gato sem a sua supervisão. Podem ser perigosos para o animal. Eles são como crianças...podem ingerir os objectos ou enlearem-se nos fios...!
Uma vez que também tem canídeos, pode ler este artigo:

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... egoryid=62

“que gato escolher para o meu cão?”

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
himune
Membro Júnior

quinta jun 29, 2006 7:41 pm

Obrigada pelas dicas,vou segui-las e tentar ao máximo que ele se acostume aqui. No entanto existem outras questões que penso serem mais graves, eu tenho uma cadela e uma gata já velhinha, a cadela é muito curiosa e passa o tempo todo a querer cheirar o gato e ele assanha-se, no entanto, não existe um grande risco de contacto entre eles porque o gatinho está na minha marquize e a cadela raramente lá vai. Tenho medo que ele se atire a minha gata, hoje eles tiveram o primeiro contacto (quer dizer, ele teve porque ela, de tão velhinha que está nem o viu, já ta cega de um olho e um pouco surda) e não foi dos melhores porque ele (Artur) começou a assanhar-se e, como eles vão estar sempre juntos na marquize tenho medo que o Artur faça mal a Xana. Eu nao tenho outra hipótese senão tê-lo mesmo na marquize porque a minha mae sofre de asma e nao o posso mesmo manter dentro de casa...
himune
Membro Júnior

quinta jun 29, 2006 10:01 pm

Infelizmente a Xana e o Artur pegaram-se os dois...estou tão triste,pensei que pudessem dar-se bem, mas por esta noite e nos proximos dias será impossivel, e eu nem sei como os vou fazer habituarem-se um ao outro, muito menos sei como hei-de fazer para o Artur se habituar à nova casa...
Era suposto ele ficar na minha marquize esta noite mas, devido a esta situação tive de o pôr num quarto que tenho disponivel, estou com um aperto no peito por deixá-lo lá mas, não vejo outra forma, não o posso ter dentro de casa por causa da asma da minha mae mas também não o quero manter fechado...Não sei o que fazer!! Estou mesmo deprimida com esta situação!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jun 29, 2006 10:34 pm

A sua mãe é asmática, ok mas, só em relação a esse gato? É que pelo que me parece, já havia mais uma gata na casa e uma cadela, não é assim? :?

Vá dando as mantas da gata a cheirar ao gato e vice-versa. Troque-as, mesmo! E, deixe-os separados por uns tempos até que se acostumem à ideia que que ambos existem na casa ;) . Deixe que se cheirem por debaixo da porta, etc...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
himune
Membro Júnior

sexta jun 30, 2006 10:36 am

sim, eu tenho mais uma gata e uma cadela mas os pelos da cadela nunca fizerm mal a minha mae, os da gata fazem e é por isso que a minha gata está sempre na nossa marquize, ela nao entra em nossa casa mesmo por causa do problema da minha mae.
Vou tentar fazer isso dos cobertores e de deixá-los cheirarem-se, espero que resulte..
himune
Membro Júnior

sábado jul 01, 2006 9:13 am

Ontem à noite já consegui que o Artur andasse um pouco mais pela casa. Abri-lhe a porta do quartinho em que ele está e ele andou, mesmo com a gata na marquize (porque o quartinho em que ele está é no 1º andar da mha casa e tem acesso à garagem e à markise), foi até à garagem e teve bem próximo da marquise, mas quando ouviu a Xana miar foi esconder-se no quarto de novo. Eu deixei um cobertor em que a Xana tinha estado a dormir ao pé do Artur, ele cheirou e assanhou-se para o cobertor! Mas eu dei-lhe uma festinha e falei com ele, disse "Não faz mal Artur, é amiga" Ele cheirou a 2ª vez, e a 3ª e depois começou a dar "marradinhas" no cobertor, acho que é um bom sinal...
Quanto a relação com a minha mãe, também teve um grande avanço porque ontem ela já conseguiu dar-lhe festinhas e ele deu-lhe "marradinhas" e nunca mais se assanhou para ela...
Espero que ele continue no bom caminho, agora todos os dias vou passar a abrir-lhe a porta, e vou ficar sempre por perto, a ver se ele alarga um pouco mais a distância em que anda...
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jul 01, 2006 10:13 pm

Então, ao que me parece, o Artur já se está a "esticar" ;) :lol: :D . Ainda bem ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
himune
Membro Júnior

segunda jul 03, 2006 9:27 pm

Pois... ele já se estica bem...eheh, hoje ja andou pela casa inteira durante mais de uma hora, deixámo-lo mesmo entrar em casa, cheirou todos os cantos e ao fim de uns 10 minutos já estava completamente a vontade...com a minha mãe também já se da muito bem. Fizemos uma nova tentativa de aproximação entre ele e a Xana mas ele assim q a viu ficou muito serio, e nao estavam perto, estavam um pouco afastados um do outro e o Artur assanhou-se logo e fugiu, ficou montes de tempo escondido a fazer aqueles barulhos estranhos q os gatos fazem quando estao assanhados, entao decidi voltar a colocá-lo no quartinho e acabar as tentativas por hoje, com a minha cadela também nao temos tido muito sucesso porque o Artur não dá tréguas...espero que seja normal e que daki a algum tempo eles consigam estar os 3 em harmonia :lol:

Bem, vou deixando notícias e espero por mais conselhos, caso existam mais ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 04, 2006 10:07 pm

Boas notícias... ;) . Gostei :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo jul 23, 2006 10:40 pm

:arrow:
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”