O meu hamster estará constipado??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
petiti
Membro
Registado: segunda mar 20, 2006 12:50 pm

segunda jun 26, 2006 11:16 pm

Oi foristas! Será que alguém me poderá dizer o que se passa com o meu menino? Tenho um hamster sírio, um doce de menino, mas parece que anda constipado...não sei bem, pinga do narizinho, quando lhe pego, molha a mão...
Já tenho perguntado a várias pessoas, ninguém me sabe dizer o que terá o bicharoco. Ele está sempre em casa, longe do calor ou de correntes de ar, tal como os outros roedores que tenho, além da ração dou-lhe maçã, cenoura, pepino, esparguete cozida, e cálcio. Só o sírio tem aquele pingar do narizito...alguém me sabe dizer o que se passa? Na localidade onde vivo não há muitos veterinários, muito menos especializados em exóticos...agradeço muito se alguém me puder ajudar
Cumprimentos
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

segunda jun 26, 2006 11:42 pm

Olá petiti...

Parece realmente que o seu hamster está constipado, e não o vou enganar... Isso num hamster é geralmente uma situação muito grave!

O ideal era recorrer a um veterinário, e rapidamente, pois os hamsters depressa perdem a capacidade de resistir ás doenças. No entanto se não tem mesmo possibilidades de recorrer a um vet pode experimentar a fazer o seguinte:

Lave (e deisinfecte) muito bem toda a gaiola, bem como todos os elementos que nela estejam. Durante este processo mantenha o hamster num sítio resguardado e quente (mas não super quente).

Coloque a gaiola num sítio onde não passe a mínima corrente de ar e se necessário reforce a quantidade de material para o ninho, por forma a que o seu hamster se mantenha quente.

Mantenha a alimentação simples e leve (evite as verduras em excesso - pode causar diarreia, por exemplo). Vá vigiando atentamente, e em caso de agravamento dos sintomas recorra mesmo ao vet, pois caso contrário pode degenerar numa pneumonia, geralmente fatal!

Espero ter ajudado, e desejo as melhoras do seu bichinho... Vá dando notícias! Boa sorte! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

terça jun 27, 2006 9:57 am

Vá vigiando atentamente
A forista Trucas disse o fundamental,muito cuidado nesta fase.
petiti
Membro

quinta jun 29, 2006 5:05 pm

Brigada! ;) Vou cuidar do meu menino e em breve darei notícias! Mas quanto ao ninho ele mesmo faz uma super cama, porque leva toda a serradura da gaiola pra sormir em cima dela, e também lhe dou papel higiénico e ele tapa-se com aquilo tudo!
Brigada pelas dicas!
Mkiko
Membro Veterano

segunda jul 03, 2006 10:22 am

Como é que está o menino ;)
petiti
Membro

quarta jul 05, 2006 9:20 am

peço desculpa por´só responder agora, mas à noite, quando tenho mais tempo a net fica meio atrofiada..
O meu menino está bem melhorzito, para não dizer curado, não pinga do narizito, parece que não foi muito grave. Agora só lhe tenho dado ração, para evitar as diarreias.
E já agora, se me puder ajudar mais uma vez agradecia, é que tenho uma hamster síria que queria cruzar com um sírio angorá. Acontece que ela é um pouco esquiva e má para eles, pois já tentei juntá-los uma vez e resultou em bulha. Agora tenho medo de os juntar outra vez e que se mordam novamente...
Trucas
Membro Veterano
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

quarta jul 05, 2006 10:25 pm

Olá Petiti:

Como já deve saber os hamster sírios são solitários... A fêmea fica receptiva ao macho de 4 em 4 dias. Provavelmente no dia em que os tentou juntar era um dia não, e resultou em zaragata... :D

Para ter sucesso, deve experimentar a colocá-los juntos e se verificar que começam a atacar-se um ao outro, separá-los de imediato, e no dia seguinte voltar a fazer a experiência...

Agora posso dar-lhe alguns conselhos, que resultam da´minha prática:

Proceda ao "ajuntamento" num local neutro (onde não existam os cheiros de nenhum deles), eu costumava usar a banheira, forrada com um cobertor ou manta no fundo (não esquecer de tapar o ralo...), e de preferência à noite, que é quando estão mais activos.

Depois não esquecer de providenciar uma alimentação mais reforçada à fêmea, bem como limpar a gaiola uns dias antes da data prevista para o parto, por forma a aguentar uns tempos sem ser necessário grandes mexidas... Se mexermos nas crias, isso pode provocar a rejeição delas por parte da mãe, ou mesmo a morte...

Espero ter ajudado... Se tiver alguma dúvida estarei por cá! ;) Boa sorte prós "noivos"!!! :lol:
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Mkiko
Membro Veterano

quinta jul 06, 2006 10:46 am

A Trucas sabe disto ;)
Trucas
Membro Veterano

quinta jul 06, 2006 11:08 am

Kiko... Anos de experiência... :lol: :lol: :lol:
Mkiko
Membro Veterano

quinta jul 06, 2006 11:41 am

É bem verdade muitas vezes tambem me têm safo ;)
petiti
Membro

quinta jul 06, 2006 9:40 pm

E a experiência de todos tem me safado a mim! :lol:
Afinal, quando adquiri os bicharocos não sabia nada deles, apenas que eram super fofos...tenho vindo a aperfeiçoar-me nesse aspecto! :D :D
Depois dou notícias! Eu já tenho uma síria grávida, mas já vaio assim do rapaz que ma deu, parece que poderão vir uns malhaditos de branco e bege tão lindos!! :D :D :D :D :D yuppy!!!
Trucas
Membro Veterano

quinta jul 06, 2006 10:09 pm

Já sabe... Depois vamos querer fotos... Muitas fotos!!! :D
Mkiko
Membro Veterano

terça jul 18, 2006 11:33 am

As fotos :D
petiti
Membro

segunda jul 24, 2006 12:23 pm

As fotos dos que querem ainda não tenho, porque aconteceu uma surpresa!! Deram-me uma síria muito linda, bege, mas ela trazia bebés na barriguita!! :D :D :D Então nasceram 7 bebés muito lindos, por isso ainda não juntei os outros, se não eram bebés a mais de uma só vez..agora, não sei é como foi possível de um pai branco e bege saír um branco "sujo", 1 branco e castanho, 1 branco e bege, 1branco e preto e cinzento, 1 castanho dourado e 2 pretos! Grande salada russa! Queria ficar com um deles mas agora com esta diversidade a escolha é muito difícil...quanto a fotos, as destes já tenho, só não sei é como se faz para as colocar aqui.. :?
Responder

Voltar para “Exóticos”