Consegui!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo jul 02, 2006 12:10 pm

O que todos dizem ser muuuuuuuito difícil, consegui! Aos que me desejaram boa sorte, obrigada!

Pois bem, quem me conhece sabe que tenho agora 3 gerbos adultos todos separados, pois os machos odeiam-se mutuamente (homens :roll: :p )
Tenho andado a "preparar" terreno para tirar uma ninhada com a minha fêmea cinza e o meu macho agouti (são os dois, mas ela é irmã do outro 8) ) e pu-los numa gaiola de viveiro duplo com as grades. Por razões que aqui não vêm para o caso, estive uns tempos sem os trocar de lado. Ontem limpei as gaiolas e pu-los numa outra gaiola de viveiro duplo que tenho, separados. Troquei os tabuleiros, esperei que acalmassem e subi a grade. A fêmea foi logo para o lado do macho e fechei a grade, de modo a que eles ficaram num viveiro (caso tivesse de os separar era só agarrar num e po-lo do outro lado)
Cheiraram-se e tentaram fugir, um para cada lado :p Iam-se cheirando, nada de mais. Abri a grade e ficaram no espaço grande. Ainda refilaram um com o outro, nada d emais. Estiveram lá 2 horas (o tempo que demoro a limpar as gaiolas e o telheiro) e apanhei o macho a "pentear" a fêmea, e ela deitada de olhos fechados a apreciar o miminho :D :D
Pu-los na gaiola de viveiro duplo com os dois ninhos (só cabe um gerbo em cada ninho :? ) e hoje de manhã estavam os dois bem, e a fêmea encostou a cabecinha no macho (como eu li num site) e o macho penteou-a outra vez. Quando ele parava ela pedia mais :D é uma oferecida :lol:

Agora é esperar que dê e fica um bebé para cada gerbo e se "sobrar" algum logo vejo :p Mas devo vir aqui perguntar se alguém quer :p

E pronto, eu sou assim! O que era fácil (juntar os dois machos) não consegui, mas o que era difícil (juntar o casal) consegui :D
Kalikas
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)

domingo jul 02, 2006 11:36 pm

Parabéns... ainda bem que conseguiu :P
Agora é só esperar por ser avó :P:P:P:P:P:P:P

Fike bem!!!:D
<p>"Os animais s&atilde;o pessoas, como n&oacute;s somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p>&nbsp;</p>
sportinguista
Membro Veterano

terça jul 04, 2006 4:14 pm

não tenho tido muito tempo para acompanhar a evolução do casalinho, mas hoje, quando os destapei, estavam os dois a dormir na mesma casinha :D :D Eu reparei que a fêmea tinha dormido a primeira noite na caixa de cartão, mas hoje saiu o Sparky e, andava eu à procura da menina no piso de baixo, quando ela sai toda contente da casinha que era dela :D :D :D

Agora é esperar que tenham os bebés :D

Estive aqui a pensar... Acho que vou ter de dar o Ulisses :( 6 gerbos começa a ser demais, para além de não ter espaço, a minha mãe vai passar-se quano vir a quantidade de "caudas" que vão andar no telheiro :oops: Vou juntá-lo com um macho bebé na mesma e depois vendo os dois, porque eles comem que se fartam! (será que é por estarem na rua, precisam de mais alimento para se manterem quentes?)

é que três ou quatro, ainda vai, agora seis :? É que também me faz pena vê-los separados e assim ele ía com companhia :) O Sparky não posso dar, é do meu mano e a Nina, se quizer mais ninhadas, cruzo-a com o Sparky, eles parecem entender-se ;)
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça jul 04, 2006 4:22 pm

Mas os gerbos vivem em comunidade...tu tens todos separados?
sportinguista
Membro Veterano

terça jul 04, 2006 5:50 pm

eu tenho três: dois machos e uma fêmea. Estava cada um na sua gaiola porque os machos não se dão nem cobertos de mel :roll:
Decidi então arriscar e juntei o macho que já tinha com a fêmea (seguindo o procedimnto habitual, claro) e tive sorte. Agora, da ninhada vou ficar com um casal: um macho para ficar a fazer companhia ao Sparky e uma fêmea para ficar a fazer companhia à Nina. Agora tenho 3 gerbos, mas, para ficarem aos pares, teria de ficar com 6 e isso já é um pouco de mais para agora, então, junto o outro macho que tenho agora com um dos bebés que vier e dou-os ou vendo-os juntos 8)
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça jul 04, 2006 10:39 pm

Ai os gerbos podem estar todos juntos??? Não sabia!!! E mesmo criar juntos??? Isso é interessante!!! Quanto é que custa geralmente estes bichinhos?
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
sportinguista
Membro Veterano

terça jul 04, 2006 10:48 pm

crazyboy os gerbos DEVEM estar juntos! Por isso é que eu vou tentar tirar uma ninhada, para não estarem sozinhos. São animais de comunidade e que sofrem quando estão sozinhos. Devem estar aos pares ou aos trios do mesmo sexo ou aos casais (nem todos têm a minha sorte, por isso os casais e as fêmeas devem ser juntos desde bebés, os casais não devem ser irmãos) e no caso de trios duas fêmeas e um macho, pois os machos lutam se houverem fêmeas. Mas aí terão mais ninhadas.

Os pais ajudam as mamãs a cuidar das crias, mas não tenho a certeza quanto tempo depois é que elas engravidam... :?

O gerbo do meu irmão (o primeiro a vir e o causador desta confusão toda :p 8) ) custou-me 7€, os outros foram oferecidos pois a senhora da loja detesta "ratos" e eles já lá estavam à muito tempo. Se eu os vender será por 4/5€ o par ;)
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça jul 04, 2006 10:51 pm

Pois até é capaz de ser interessante!!! Eles são muito agressivos?
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Kalikas
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)

terça jul 04, 2006 11:33 pm

Uns com os outros ou com os humanos? Com o humanos são excelentes... são mesmo meiguinhos :D e tb se dão bem em conjunto :)

Fike bem!!!:P
<p>"Os animais s&atilde;o pessoas, como n&oacute;s somos animais" (<u>Teixeira de Pascoaes</u>).</p>
<p>&nbsp;</p>
sportinguista
Membro Veterano

quarta jul 05, 2006 11:26 am

é como o Kalikas disse: tanto com humanos como com outros gerbos são um amor :D Têm é que ser juntos em bebés, ou adultos com bebés. Adultos só machos, mas há as excepções, como eu :p

Raramente mordem às pessoas. Só fui mordida duas vezes, uma delas à uns anitos valentes com o meu Bigodes, e depois pelo Sparky, mas foi em situações-limite: o Bigodes foi acordade por mim para lhe limpar a gaiola e agarrei-o logo, devia ter esperado. O Sparky eu já estava a tentar apanhá-lo à algum tempo e ele fartou-se quando o encurralei num canto e mordeu-me. Agora, por precaução, apanho-os sempre com luvas mais largas que as minhas mãos, também dá jeito para os piris. Se eles quizerem morder, mordem nas pregas das luvas :p

Estes não tenho tido tempo para eles, mas o meu Bigodes andava fora da gaiola, dentro do meu pijama e por cima de mim e do meu primo. Era uma alegria :D
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jul 05, 2006 4:43 pm

Uma observação, ninguém disse que era assim tão dificil juntar casais adultos, eu já juntei vários!!!! mas deixa que te diga, tiveste sorte, ou melhor, o teu macho teve muita sorte. Eu já assisti a brigas entre gerbos e posso gantir-te que não são nada agradáveis de se verem todas em norma de fêmeas com machos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
sportinguista
Membro Veterano

quarta jul 05, 2006 5:01 pm

eu vi em vários sites Kitten... E eu sou assim, tenho tendência para conseguir o mais difícil e não conseguir o mais fácil :roll: Morreu-me um Beta após uma semana, com tudo do bom (luz, plantas, filtro, aquecimento, esconderijos :roll: ) nunca consegui uma cria com sucesso de piris (os meus tios conseguiram, e os piris viviam nas mesmas condições dos meus e eram da mesma origem) e tenho a sensação que não vai sair ninhada nenhuma dali :roll: Nunca consegui criar nada em casa, por mais fácil que fosse... Mas pelo menos dois deles já não estão sozinhos... agora tenho de tratar do Ulisses se não sair nenhum bebé daqueles dois malucos :? hoje estavam os dois na mesma casinha outra vez, mas mais de metade do ninho estava cá fora :p se eu separá-los logo após a fêmea ficar grávida, ela dará conta do recado? é que tenho medo de os bebés ainda não terem idade para serem separados dos pais e a fêmea ficar gravida outra vez :roll: é que os bebés betas podem-se por em copinhos quando crescem, mas os gerbos não :p não tenho espaço para duas ninhadas e três adultos :roll:

agora é esperar que aqueles dois se "apaixonem"
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 06, 2006 9:01 am

podes separar a fêmea do macho assim que a fêmea ficar grávida, mas já agora como vais tu saber se ela está ou não? Há gerbos que fazem criação assim que são colocados juntos, mas há outros que demoram o dobro do tempo, outros até o triplo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
sportinguista
Membro Veterano

quinta jul 06, 2006 10:26 am

ela é muito elegante e quando estiver mais gordinha, separo-os... Num outro fórum, quando eu perguntei se podia ver se ela estava grávida ou não (havia essa possibilidade pois ela estava com o irmão na mesma gaiola) disseram-me que era fácil de ver ;) tenho é de estar atenta, pois a gestação é curta: 24 dias, não é?
Responder

Voltar para “Exóticos”