Boa noite
Gostaria de colocar em discussão duas questões:
1ª
Numa revista de animais do mês passado vinha um artigo sobre os custos que temos com os nossos animais.
Estaremos nós a gastar demais ou o normal na saúde dos nossos animais?
Existem ainda os que nada gastam e deixam os seus animais ao sabor do destino.
No artigo creio que havia uma alusão a uma senhora ricamente vestida e com um carro de luxo que perante os gastos no tratamento da saude do seu cão diz ao veterinario que é melhor abater o cão pois, perante a miseria que existe no mundo, ela não tem coragem de gastar imenso dinheiro com um simples animal.
O que pensam desta questão?
(não é a primeira vez que conheço pessoas com bastantes posses que não tratam o seu cão/gato devido a acharem que com um animal não se gasta dinheiro, ou mesmo a usarem o argumento de que não é moral gastar-se tanto com um simples animal)
2ª
Ja reparei que existem aqui alguns foristas que ajudam animais sem dono, ou com donos que nada lhes ligam.
Se vos aparece um caso isolado, penso que o tratam.
E quando são mais casos?
- Imaginem que estão perante um animal que tem uma qualquer doença (curavel ou tratavel) e que o seu tratamento implica um certo custo. E que têm também vários animais que apenas precisam de manutenção.
O que fariam?
Tratariam o animal doente ou investiriam o dinheiro deste na manutenção dos outros?
- Teremos nós alguma "autoridade" que nos permita decidir que aquele animal A (que não está em sofrimento, tem tratamento ou cura) deve ser eutanasiado e o dinheiro que se investiria nele deva ser usado para manter outros animais?
(Esta questão que aqui estou a colocar assemelha-se com outras situações: canis se tomam este tipo de decisões; canis em que perante todos os animais saudaveis se tem de tomar uma decisão de abater alguns.)
Gostaria de saber o quem pensam destas questões.
(Já ha muito tempo que acompanho a arca, mesmo até sem estar registada, e tenho reparado que a maioria deste tipo de tópicos descamba e perde-se no meio de acusações cerradas. Peço-vos que tentem não fazer isto. Coloquem aqui as vossas opiniões e/ou experiencias. Creio que um dos objectivos de um forum é, atraves de uma discussão saudavel, deixar testumunhos que possam clarificar as pessoas em alturas de dúvida.)
Prioridades e custos no tratamento dos (nossos) animais
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Para mim, esta questão não se coloca.Tratariam o animal doente ou investiriam o dinheiro deste na manutenção dos outros?
A minha cadela está sempre em primeiro.
Os gastos em manutenção da minha cadela são custos previstos (em ração, em vet, etc)- não se tocam, como não se toca na água ou electricidade lá de casa...
O dinheiro que gasto em ajudas é retirado de dinheiro para gastos pessoais - roupa, passeios, livros, discos, etc.
Em relação à primeira questão
isto é pura hipocrisia.diz ao veterinario que é melhor abater o cão pois, perante a miseria que existe no mundo, ela não tem coragem de gastar imenso dinheiro com um simples animal.
Quem fala assim não ajuda ninguém - é apenas uma desculpa - que soa bem e fica bem dizer - para não gastar com o seu animal.
Tretas.
Quanto à eutanásia tem de se ver caso a caso...
São situações concretas do cão X, Y e Z em relação a outros.
Não pode haver uma resposta simples, neste assunto.
Depende, pex, das possibilidades de adopção do cão, do seu eventual sofrimento futuro ou presente, do estado e carências dos outros.
Não temos autoridade moral para quase nada - note-se.
Mas temos, muitas vezes, que assumir decisões que envolvem moral.
Perguntemo-nos se temos autoridade moral para meter num lar o avôzinho ou mandar internar a tiazinha que sofre de Alzheimer...
Autoridade moral ?
Ás vezes não temos outro remédio...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
AMOR( pelos animais) ou se tem ou não se tem .Quem tem amor pelos animais sempre vai arranjar uma maneira de minimizar o seu sofrimento seja ele qual for .Quem nao tem amor pelos animais sempre arranja desculpas para se livrar da respensabilidade do mesmo .
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm
ola!
Em relação á 1ª pergunt acho q se uma pessoa ate tem recursos monetarios e não gasta com o seu animal so demonstra q não gosta verdadeiramente de animais e o mais provavel é te- los porque é moda ou porque o vizinho tem , e isso não é gostar de animais.
2º ponto: ca em casa e na medida dos possiveis os meus cães( tenho dois) teem o mesmo acompanhamento medico que o meu filho de dois anos,eu e o meu marido até costumamos dizer q temos três filhos.
Em relação á 1ª pergunt acho q se uma pessoa ate tem recursos monetarios e não gasta com o seu animal so demonstra q não gosta verdadeiramente de animais e o mais provavel é te- los porque é moda ou porque o vizinho tem , e isso não é gostar de animais.
2º ponto: ca em casa e na medida dos possiveis os meus cães( tenho dois) teem o mesmo acompanhamento medico que o meu filho de dois anos,eu e o meu marido até costumamos dizer q temos três filhos.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Bom, quanto à 1ª. questão, para mim aplica-se um termo que os brasileiros usam "conversa para boi dormir"!!!!!
Se se tem um animal, seja ele, cão gato ou passarinho, a nossa obrigação é tratar dele, dando-lhe além de boa alimentação, higiene e carinho q.b., providenciar-lhe os devidos cuidados de saude, isto na minha opinião aplica-se tanto ao animal comprado, com LOP, como ao animal recolhido da rua.
Quanto à 2ª. questão, bom, isso já é outra conversa, eu não tenho por habito entrar em tópicos de adopções em foruins, no entanto vou ajudando aqui no canil local conforme vou podendo. Vejo algumas vezes animais (na minha opinião claro) inviáveis, ou porque são muito velhos, ou têm doenças gravissimas, muitas vezes terminais, a serem tratados, gastando muitas vezes todos os recursos da Associação, quando essa mesma importãncia poderia ser utilizada para tratar um animal jovem e com boas hipoteses de adopção.
Logo, acho que se temos unicamente hipotese de tratar um ou dois animais velhos ou em fase terminal e que vão acabar os seus dias na Associação porque ninguém os quer adoptar, que não vão ter qualidade de vida, em deterimento de um ou mais jovens com esperança de vida, novamente na minha opinião, não há que olhar para trás, devemos dar-lhe uma morte digna, rápida e suave, pelo menos acabam-se as dores e o penar.
Se se tem um animal, seja ele, cão gato ou passarinho, a nossa obrigação é tratar dele, dando-lhe além de boa alimentação, higiene e carinho q.b., providenciar-lhe os devidos cuidados de saude, isto na minha opinião aplica-se tanto ao animal comprado, com LOP, como ao animal recolhido da rua.
Quanto à 2ª. questão, bom, isso já é outra conversa, eu não tenho por habito entrar em tópicos de adopções em foruins, no entanto vou ajudando aqui no canil local conforme vou podendo. Vejo algumas vezes animais (na minha opinião claro) inviáveis, ou porque são muito velhos, ou têm doenças gravissimas, muitas vezes terminais, a serem tratados, gastando muitas vezes todos os recursos da Associação, quando essa mesma importãncia poderia ser utilizada para tratar um animal jovem e com boas hipoteses de adopção.
Logo, acho que se temos unicamente hipotese de tratar um ou dois animais velhos ou em fase terminal e que vão acabar os seus dias na Associação porque ninguém os quer adoptar, que não vão ter qualidade de vida, em deterimento de um ou mais jovens com esperança de vida, novamente na minha opinião, não há que olhar para trás, devemos dar-lhe uma morte digna, rápida e suave, pelo menos acabam-se as dores e o penar.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques