Corte de Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kalikas
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 12:22 am
Tomás (labrador x husky)

quinta jul 06, 2006 7:11 pm

Concordo, mas cada um é que sabe de si..... já demos a opinião, agora o dono do cão que faça o que quiser.
Siioux o cão está excelente... está mesmo bonito.... na praia deve ficar toda a gente a olhar e com vontade de lhe fazer festinhas :P

Fikem bem!!!:P
alexandra_m
Membro Veterano
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Contacto:

quinta jul 06, 2006 9:40 pm

CindelP Escreveu:
alexandra_m Escreveu: Mas se o corte de orelhas é proibido nas exposições/concurso de cães, os dobermans e outros continuam a aparecer com que aspecto?
Com as orelhas cortadas ou ao natural??
E quem lhe disse que nas exposições é proibido apresentar cães com orelhas cortadas? :o
Mas se estão a dizer que é proibido o corte de orelhas em Portugal o que é que quer que eu pense?! Vão cortá-las a Espanha? Já não estou a perceber nada.... :?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 06, 2006 9:59 pm

alexandra_m Escreveu:
CindelP Escreveu:
alexandra_m Escreveu: Mas se o corte de orelhas é proibido nas exposições/concurso de cães, os dobermans e outros continuam a aparecer com que aspecto?
E quem lhe disse que nas exposições é proibido apresentar cães com orelhas cortadas? :o
Mas se estão a dizer que é proibido o corte de orelhas em Portugal o que é que quer que eu pense?! Vão cortá-las a Espanha? Já não estou a perceber nada.... :?
Que pense que uma coisa é ser proibido cortar em Portugal, outra coisa é ser proibido participar com cães com orelhas cortadas.

E sim, quantas pessoas vão a Espanha cortar ...

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 06, 2006 10:07 pm

CindelP Escreveu:
alexandra_m Escreveu:
CindelP Escreveu:
Que pense que uma coisa é ser proibido cortar em Portugal, outra coisa é ser proibido participar com cães com orelhas cortadas.

E sim, quantas pessoas vão a Espanha cortar ...

Nanci
Isto é incrível! Então os júris vão sempre beneficiar os cães com as orelhas cortadas não é? Devem acha-los mais elegantes... É isso que acontece Nanci?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 06, 2006 10:16 pm

alexandra_m Escreveu:Isto é incrível! Então os júris vão sempre beneficiar os cães com as orelhas cortadas não é? Devem acha-los mais elegantes... É isso que acontece Nanci?
A Alexandra não percebe nada de exposições, pois não?

Desde quando é que os juizes beneficiam os exempalres mais elegantes ?
É que sempre pensei que beneficiassem os exemplares que mais se enquandram no estalão ... e os estalões contemplam as orelhas cortadas e as orelhas inteiras :roll:

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
alexandra_m
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 06, 2006 10:25 pm

Não. Não percebo muito... :oops: Mas agora já fiquei elucidada ;)
casamina
Membro Júnior
Registado: terça mai 23, 2006 2:39 pm

quinta jul 06, 2006 10:27 pm

De facto a Nanci tem razão! Os juizes têm em conta o estalão que geralmente tem as duas versões quanto a caudas, orelhas e presunhos, assim como o estalão de quem apresenta....
Taito
Membro Veterano
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Contacto:

sexta jul 07, 2006 1:22 pm

A minha opinião, confesso foi mudando...
Neste momento acho que realmente cabe a cada um tomar a decisão que acha mais correcta, desde que seja proporcionado ao animal todo o conforto e segurança. Eu pessoalmente não optei pelo corte de orelhas do meu cão pois a nivel funcional não justificava (é usado como cão de companhia) e em termos de estética na raça em causa gosto mais (Acho que lhes dá uma expressividade muito mais rica
8)

No entanto tenho uma dúvida...
Quando um estalão prevê orelhas cortadas e não cortadas (existindo uma definição do aspecto e posição das orelhas não cortadas), ao cortar as orelhas não se poderá estar a "esconder" involuntariamente uma falta ao estalão e depois cruzando esse cão a fazer essa mesma falta perdurar...

Peço desculpa se não usei os termos correctos... Ainda tenho poucos conhecimentos destas coisas de expo e estalões... :oops: Mas é uma dúvida que por vezes surge... Quando me aparece um bom exemplar de orelhas cortadas pergunto-me sempre... Como seriam as orelhas... E não deixo de admirar quando vejo um bom exemplar até ao detalhe das orelhas...

Fico à espera de opiniões mais intendidas!! ;)
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 07, 2006 1:23 pm

repetido
Última edição por PauloC em sexta jul 07, 2006 1:51 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 07, 2006 1:23 pm

Por incrivel que pareça a AISD e eu estamos de acordo ...hehehe!
Mas a razão de eu não referir a utilidade dos cortes das orelhas prende-se com o facto de julgar na sociedade actual (pelo menos na maioria dos casos) também essa uma 'desculpa' justificativa de algo que o dono faz apenas a pensar em si mesmo. Ou seja, penso que muito boa gente que dá essas justificações na verdade cortam por razões meramente estéticas. É precisamente a mesma lógica de quem estereliza ou castra querendo convencer-nos, e por vezes a si próprio, que o faz pelo bem do animal, quando na verdade o faz também e sobretudo por seu próprio interesse ;)
Nesta base, há que chamar as coisas pelos nomes e admiti-las tal como são! A esterelização e/ou a castração, na maioria dos casos é feita por mero "egoismo" do dono, e se essa razão é legitima ou não não nos compete julgar! Na minha opinião é tão legitima e aceitável como o corte de orelhas ou de cauda e temos tanto direito a fazê-las na mesma medida em que temos o direito de decidir muita outras coisas na vida dos nossos cães !! É por isso que nos chamam normalmente DONOS ;)
Última edição por PauloC em sexta jul 07, 2006 1:55 pm, editado 1 vez no total.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta jul 07, 2006 1:49 pm

Siioux Escreveu: LAMENTO profundamente que a BESTA que o comprou ou adquiriu ou o raio que o parta as tenha mandado amputar pq não há duvida nenhuma que fica horrivel com aqueles buracos na cabeça e são uma preocupação constante.
Por uma questão de estética eu prefiro vê-lo assim:

Imagem

Imagem
Imagem
O que vale, é que há donas com um bom sentido estético!
Imagem
luis_piu
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 10:07 pm

sexta jul 07, 2006 2:58 pm

Na minha opinião só há 2 raças em que o “corte” de orelhas os favorecem a nível estético e acaba também por ser uma característica da raça, são eles: Doberman e Fila de São Miguel mas com isto não quer dizer que esteja de acordo com o dito corte pois ambas as raças ficam lindas com as orelhas ao natural, também nestes casos a que me refiro não se esta a cometer a barbaridade de cortar totalmente as orelhas aos pobres dos animais.
Na minha opinião os veterinários deveriam era arrancar as orelhas ao pessoal que aparece nos consultórios a pedir tal cirurgia para seus cães.
luis_piu
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 10:07 pm

sexta jul 07, 2006 3:04 pm

...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jul 07, 2006 6:37 pm

Eu adoro estas discussões...
Ele é no fórum dos dobermanns, no dos rots, no dos Dogues Alemães, etc, etc...
E a que conclusão chegam? A nenhuma, parece que estão a discutir religião, e quem vai à missa continua a ir, e quem não vai, continua a não ir... :roll:

Continuem que eu gosto... E as discussões sobre os critérios de selecção dos juizes em ringue também me parece interessante... 8)

SIIOUX... Manda aí uma patinha que eu mando-te uma orelha... 8) Tens p'á troca? Imagem

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jul 07, 2006 8:26 pm

Pois é, Texuga.
Mas é assim, a democracia.

Ao contrário do que muitos pensam, a discussão não tem por fim convencer os outros da nossa verdade.
Nem a nossa verdade é forçosamente a única.
Tem por fim clarificar posições, trocar argumentos, reavaliar os nossos, pôr em causa os dos outros.
Daqui pode ou não resultar uma mudança de posições.

Mas, em princípio, alguma coisa se aprende...
Incluindo a humildade de ver que nem todos pensam como nós e nem por isso, são estúpidos.

Eu digo - no meu caso não cortaria caudas ou orelhas porque não vejo razão para isso, sendo o cão apenas animal de companhia.

Mas se tivesse um doberman a guardar a casa sim, fá-lo-ia.
O ar temível dele afastaria - estou convencida - muito predador e poupá-lo-ia a confrontos.
Por esta razão, valeria a pena.

Prefiro um cão vivo sem orelhas a um cão morto ou ferido.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”