Corte de Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jul 08, 2006 8:24 pm

Há excepções á regra felizmente mas regra geral é um pós operatório complexo e doloroso
Nos primeiros dois dias é verdade sim senhora. Inclusivé os feitos em Espanha a laser pelos nuestros hermanos das fronteiras que ganham bem a fazê-los... os animais queixam-se, fartam-se de ganir sempre que tocam com as orelhas em qualquer lado. A alternativa é mantê-los dopados dois a 3 dias... :roll:

E é de mencionar por exemplo em dobies, dogue alemão e boxers que pode levar bastante tempo até meterem as orelhas de pé, tem de se fazer pensos, mudar talas, não basta como por vezes se tenta passar "corta e pronto".
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sábado jul 08, 2006 9:01 pm

Até que enfim que aparece alguém sem floreados pois é essa exactamente a ideia que tenho do corte de orelhas e pelas conversas que tenho com quem está dentro so assunto. Se os animais estão bem pouco tempo após o corte é pq têm que estar bem dopados com doses cavalares mas vá alguém meter isto na cabeça de certas pessoas :roll: :roll:

mentalizem-se os que defendem o corte que é UNICAMENTE um capricho e nada mais que isso.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jul 08, 2006 9:29 pm

Siioux Escreveu: Há excepções á regra felizmente mas regra geral é um pós operatório complexo e doloroso.

Quanto ás companhias seriam más se me desse com todas as pessoas que aqui andam e opinam e isso definitivamente que não acontece 8)
Alías é "tão doloroso e complexo" que vemos todos os cães que por aí andam, de orelhas cortadas, cheios de traumas e medos .. e ai de quem lhes toque nas orelhas :roll:
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado jul 08, 2006 10:39 pm

Engraçado, eu realmente sou uma tipa cheia d sorte... porque a minha na noite imediata ao corte das orelhas tirámos a ligadura e fizemos o curativo com pó cicatrizante e ela nem ai nem ui... nunca s queixou d lhe tocarmos nas orelhas... agora sim, posso admitir, ela n gosta nada d talas nas orelhas, mas 15 dias foram suficientes! Agora a operação em si, a recuperação e a cicatrização não tiveram problema absolutamente nenhum!!!

Ah, e tal como estou aqui a falar d minha boxer actual, também falo que tive, ora deixa cá pensar, mais 6 boxers e uma dobermann com orelhas cortadas e, MARAVILHA DAS MARAVILHAS, não me lembro de nenhum trauma com orelhas ou pós-operatórios complicados...

AGOOOOOOOORA, tenho um cão e tive outro que, graças às otites, nem podem ver veterinários nem gente a mexer-lhes nas orelhas... e, embora ainda não esteja provado, eu nunca tive otites nos cães d orelhas cortadas e é também verdade que desde q cortei as orelhas à Sabiah nunca mais necessitei de lhe fazer limpeza aos ouvidos, ainda hoje foi ao veterinário e ele diz q o canal está limpinho, ou seja, n foi necessária manutenção em 3 meses...

Quanto ao facto d cortar orelhas, em relação aos outros cães foi opção d minha mãe e não posso dizer quais as razões exactas... em relação a esta posso dizer que já tinha uma semi erguida e a outra em rosa... e preferi cortá-las a andar a meter chumbos da pesca e moedas e fita adesiva a vida toda à cadela pras orelhas "assentarem" no sítio... por isso pra não ter orelhas mal colocadas, como acontece a metade dos boxers de orelhas inteiras, preferi cortá-las que é muito menos incómodo pra cadela, acreditem... a irmã ainda anda com uma fita adesiva a colar as orelhas por baixo do pescoço dum lado ao outro o dia todo...

P.S.: Eu disse q n voltava a escrever aqui, mas n resisti, acho piada ver que quando aparece alguém a favor do corte vem logo 5 cair em cima porque somos uns "carniceiros"...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 08, 2006 11:05 pm

N0kas Escreveu: Engraçado, eu realmente sou uma tipa cheia d sorte... porque a minha na noite imediata ao corte das orelhas tirámos a ligadura e fizemos o curativo com pó cicatrizante e ela nem ai nem ui... nunca s queixou d lhe tocarmos nas orelhas... agora sim, posso admitir, ela n gosta nada d talas nas orelhas, mas 15 dias foram suficientes! Agora a operação em si, a recuperação e a cicatrização não tiveram problema absolutamente nenhum!!!

Ah, e tal como estou aqui a falar d minha boxer actual, também falo que tive, ora deixa cá pensar, mais 6 boxers e uma dobermann com orelhas cortadas e, MARAVILHA DAS MARAVILHAS, não me lembro de nenhum trauma com orelhas ou pós-operatórios complicados...

AGOOOOOOOORA, tenho um cão e tive outro que, graças às otites, nem podem ver veterinários nem gente a mexer-lhes nas orelhas... e, embora ainda não esteja provado, eu nunca tive otites nos cães d orelhas cortadas e é também verdade que desde q cortei as orelhas à Sabiah nunca mais necessitei de lhe fazer limpeza aos ouvidos, ainda hoje foi ao veterinário e ele diz q o canal está limpinho, ou seja, n foi necessária manutenção em 3 meses...

Quanto ao facto d cortar orelhas, em relação aos outros cães foi opção d minha mãe e não posso dizer quais as razões exactas... em relação a esta posso dizer que já tinha uma semi erguida e a outra em rosa... e preferi cortá-las a andar a meter chumbos da pesca e moedas e fita adesiva a vida toda à cadela pras orelhas "assentarem" no sítio... por isso pra não ter orelhas mal colocadas, como acontece a metade dos boxers de orelhas inteiras, preferi cortá-las que é muito menos incómodo pra cadela, acreditem... a irmã ainda anda com uma fita adesiva a colar as orelhas por baixo do pescoço dum lado ao outro o dia todo...

P.S.: Eu disse q n voltava a escrever aqui, mas n resisti, acho piada ver que quando aparece alguém a favor do corte vem logo 5 cair em cima porque somos uns "carniceiros"...
Ó Nokas, você não será cheia de sorte, parece-me é que leu mal. Eu não falei em pós operatorios complicados, falei isso sim que salvo os milagres da natureza, os dois dias após a cirurgia são dolorosos ao contrário da sua experiência. Já agora se não dói nada experimente apertar a orelha com força a um dos seus cães e veja se ele não se queixa... Depois é só extrapolar para o corte.

Contra os seus 7 cães maravilhosos sem sensibilidade logo após a cirurgia posso apontar umas centenas de cães de várias raças de n criadores que conheço cortados em veterinários de Portugal, espanha e Bélgica que tiveram as dores nos dois dias após cirurgia.

Com a sua experiência até acho extraordinário que anestesiem os cães...ah é para não se mexerem durante a cirurgia não é?:)

Tudo bem que cortem as orelhas, mas dizer que não dói é a velha desculpa de " eu faço e não custa nada". as pessoas devem assumir que expôem os cães a desconfortos por dois dias, ou por uma questão de trabalho( minoria) ou por estética( maioria).

Da maneira como a Nokas fala parece que é algo tão indolor como furar as orelhas das miúdas.
marta-1
Membro Júnior
Registado: segunda mai 15, 2006 9:15 pm

sábado jul 08, 2006 11:48 pm

Boas, se me permite opinar Nokas acho que esta a ser extremamente dura e inflexivel porque os animais sao como os seres humanos nao reagem todos da mesma maneira, o sitio onde fiz o corte das orelhas do meu cao é um sitio qualificado e com boas condiçoes e nao as bestas que a srª afirma que sao pq se assim fosse eu seria pior que eles. Acho sinceremante que esta a ser muito dura nas suas opinioes este site é para amigos dos animais e para tentar ajudar quem precisa de ser ajudado mas com comentarios preciosos em informaçao e criticas construtivas, obrigada..
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo jul 09, 2006 12:12 am

Senhor Vasco, desta feita brincando um pouco consigo, se eu lhe apertar as orelhas também s queixa,n? Não para si mas olhe que às vezes tenho vontade d o fazer a meia dúzia d pessoas :P

Ora bem, o que digo e volto a afirmar, e o Vasco nisso acho que vai apoiar e aceitar, pois é um facto conhecido em veterinária, é que os cães não sentem dor como nós, para lhes doer é porque a coisa está grave, e efectivamente os meus nunca mostraram de forma alguma dor ou incómodo, a minha nem nunca chegou a coçar com as patas q era a nossa preocupação (à conta disso andou d balde mas pelos vistos ela n ligou muito à coisa e chegámos à conclusão que afinal nem tinha sido necessário mas o seguro morreu d velho)...

Para si marta, eu espero q a parte do assustado tenha sido precipitação ou má interpretação sua, porque um cão devidamente cuidado não vem de forma alguma assustado, ok?

(Mais uma vez como desejaria eu estar a falar ao vivo com vocês, esta coisa d escrever chateia, e falar é sempre muito mais esclarecedor, além d q estou vacinada contra a raiva, por isso mesmo q morda, o q é pouco provavel, n transmito nada :lol:)

Mas já sabem, estou disponível pra falar em Coimbra ou n Exposição d Costa do Estoril :P
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 09, 2006 6:51 am

Os animais não sentirem a dor como nós não significa que não sintam dôr.

Se se cortar as orelhas em bico a uma pessoa é logico que ao ser humano doi mais que dois dias...bastante mais.

Agora a experiência que eu tenho é muito mais extensa do que meia dúzia de canitos. 8)
N0kas
Membro Veterano

domingo jul 09, 2006 10:34 am

Agora que tem muito mais experiência que eu desta parte, os dogues alemães se não cortarem as orelhas ficam com elas de acordo com o estalão?

É que no que respeita a boxers, talvez pela sua ancestralidade de bulldog, ficam muitas vezes com as orelhas em "rosa", e há por aí a pontapé drles assim... ora boxers que tenham as orelhas dessa forma se aparecerem em exposição ficam logo com uma observaçãozinha no relatório pois não consta do estalão orelhas dessa forma, mas a verdade é que existe, e muito... há anos a opção era cortar, os boxers tem orelhas teimosas... hoje em dia já se fala muito é no "corte de cartilagem", eu não sei bem como se processa, sei que é também uma cirurgia que se efectua para retirar cartilagem de forma a que as orelhas não levantem nem revirem, ficando assim caídas como exige o estalão... ora todos falam do corte de orelhas, mas como esta cirurgia é mais "disfarçada" ninguém a menciona... mas a prova é que existe, e olhe, cortar por cortar, prefiro cortar a sério, até porque o corte de orelhas efectua-se entre os 2 e os 4 meses geralmente, este corte "novo" efectua-se se for preciso com mais idade se as orelhas não forem ao sítio com as ditas fitas adesivas... resumindo, se o cão ao fim de um ano ou dois até não tiver as orelhas em condições usando diariamente moedas, chumbos d pesca, etc n ponta d orelha ou fita adesiva a colar as orelhas ao pescoço, corta-se a cartilagem... e agora, quem sofre mais??? São os que passam, pronto, num tempo exagerado, 6 meses com talas e tem um pós operatório menos bom... ou são os que passam a vida toda com chumbos nas orelhas e acabam por submeter-se também a cirurgia??? É que agora quando forem a exposições caninas, hão-de contar os boxers com orelhas "naturais" que tem a ponta da orelha com restos de cola, ou o pescoço meio "depenado"... e depois venham dizer-me qual a percentagem que não sofre com isso...
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo jul 09, 2006 11:10 am

Para não falar no tempo que os canitos andam de talas e balde...privados das brincadeiras com outros cachorros...e etc, privados das socializações próprias da idade...

Mas isso é apenas mais um dos inconvenientes... Mas também não vejo motivo para se cair em exageros, nas críticas a quem opta pelos cortes...que afinal de contas, são meras operações estéticas; nem estava nada longe da verdade...raros mesmo, muito raro será o caso de ser um operação por razões de trabalho. E nem assim já condeno essas medidas estéticas. :)

Eu crítico é quem os mal trata de facto...porrada, fome, desprezo, abandono...isso sim é de facto condenável. Estas são coisas de vaidades, do gosto de cada um. Se fazem essas operações mas os estimem então mal o menos.

O meu próximo rottweiler será de acordo com o estalão...e este curiosamente até começa a andar mais cedo do que se a cauda lhe fosse amputada...o primeiro benefício. Mas ao longo da vida de um e de outro e vou ver o que é benéfico ou não. Este tem muita sorte, um cão activo e saudável...equilibrado.
<p>susana</p>
luis_piu
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 10:07 pm

domingo jul 09, 2006 11:15 am

Nesse exemplo acabam por sofrer sempre os dois se calhar o ideal era não fazer nenhuma das duas e deixar as orelhas do animal naturais, mas como existem pessoas que só pensão nos animais para exposições e concursos o que é que se pode fazer!?
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo jul 09, 2006 11:22 am

luis_piu Escreveu:mas como existem pessoas que só pensão nos animais para exposições e concursos o que é que se pode fazer!?

Não será bem assim, sabe que exitem estalões que foram alterados mas em muitos casos os cães em ringue, mantém as alterações que já não deveriam ter... ;)

Exitem é os gostos que teimam em não se educar e adaptar à mudança, as mudanças são difíceis...quem não sabe disso?
<p>susana</p>
luis_piu
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 10:07 pm

domingo jul 09, 2006 11:23 am

Eu também não sou contra o corte tanto que os meus rots têm a cauda também amputada mas em ambos já assim estavam quando para mim vieram, mas como digo atrás se por acaso tivesse um FSMiguel ou Dobermam quase de certeza que os preferia com as orelhas cortadas, o que eu sou contra mesmo é o típico corte que certos indivíduos fazem aos seus Pit's para os fins que todos nos sabemos mesmo que digam que não.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 09, 2006 1:40 pm

quote=N0kas] É que no que respeita a boxers, talvez pela sua ancestralidade de bulldog, ficam muitas vezes com as orelhas em "rosa", e há por aí a pontapé drles assim... ora boxers que tenham as orelhas dessa forma se aparecerem em exposição ficam logo com uma observaçãozinha no relatório pois não consta do estalão orelhas dessa forma, mas a verdade é que existe, e muito... há anos a opção era cortar, os boxers tem orelhas teimosas... [/quote]

Se não está no estalão é natural que se registe.O que me refere é que as orelhas não cortadas dos boxers não conformes ao estalão eram cortadas para ficarem conformes ao estalão com corte...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jul 09, 2006 2:26 pm

Alías é "tão doloroso e complexo" que vemos todos os cães que por aí andam, de orelhas cortadas, cheios de traumas e medos .. e ai de quem lhes toque nas orelhas

o max não será exemplo para ninguém, mas a verdade é que ao fim de muito tempo de ter as orelhas cicatrizadas, ninguém lhas podia tocar
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”