Veneno!! como impedir os cães de comer algo do chão??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

GermanShep
Membro Júnior
Registado: sábado jul 08, 2006 5:30 pm

sábado jul 08, 2006 8:53 pm

:) Boa Noite a todos!!

Tenho um PA de 3.5 meses, que já está fazendo de "guarda" lol ladra a desconhecidos :roll: , e o quintal fica perto da rua, ora o meu medo é que tentem envenená-lo..como posso fazer para ensinar o meu cão a não comer o que lhe jogarem para o quintal? :|
Como faço para ensiná.lo??

German Shep. :D
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jul 08, 2006 8:54 pm

Para já cuidado , que com essa idade, mas que veneno, estando onde está, pode ser roubado.
GermanShep
Membro Júnior

sábado jul 08, 2006 8:58 pm

não sei... :( mas podem tentar jogar algo..
não tenho veneno em casa :) so uma lata de dum dum numa dispensa bem alta!! e quando udo levo o meu amiguinho para outro lado.
Gostaria de saber o que fazer ele como tudo o que encontra no chão do quintal!! :?
GermanShep
Membro Júnior

sábado jul 08, 2006 9:01 pm

Obrigada :) mas tenho um truque que espero que resulte!! durante o dia ele está do outro lado do quintal...resguardado, e de noite comprei uma transportadora para PAs e ele dorme dentro de casa :D .
Tenho sempre alguém em casa, ms nunca se sabe não é??
E já estamos habituados a qualquer barulho estranho ele ladra :D
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jul 08, 2006 9:16 pm

Você nem sabe quantosd cachorros são roubados de quintais...eu com essa idade não o deixava sem supervisão na rua. Mas enfim, você é que sabe.
GermanShep
Membro Júnior

sábado jul 08, 2006 9:22 pm

Ele não está na rua..ele está vigiado :) estou num 2ºandar :) tenho é uma varanda na parte da frente do quintal. :)
Tem alguma ideia como evitar de o cão comer o que encontrar no chão?? :)
Obrigada
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sábado jul 08, 2006 11:32 pm

GermanShep Escreveu: ... ora o meu medo é que tentem envenená-lo...
Esse medo também me aflige, e se calhar a muuuuuuitos aqui e acolá.

Sinceramente, o que nos restará é esperar que não aconteça o pior, toda a maneira, resta-me o consolo de acredittar que também não envenenarão um animal assim sem mais nem menos, isto é, acredito que quem poderia fazer isto seria um... possível vizinho (FDP)? insatisfeito com algum barulho à mais que este poderia fazer ( e neste aspecto, acho que estou bem, ou seja, os meus cães não fazem barulho, é típico desta magnífica raça... são Retrievers do Labrador... :lol: não resistí, sorry

Tenho uma certa curisidade em saber o que poderíamos fazer se uma desgraça dessa nos bate-se à porta???... se é que há algo a fazer...

Há por aí alguma experiência??
HelderMachado
Membro
Registado: quinta mai 12, 2005 9:01 am

sábado jul 08, 2006 11:52 pm

Boa noite

Para treinar um cão a fazer recusa de comida dada por estranhos deve alimenta-lo de forma muito regrada, de preferencia sempre na mesma taça e a horas certas, proibindo que pessoas estranhas (inclusivé visitas) alimentem o seu animal. Nunca permitir que comam do chão e se isso acontecer reprimi-lo através de um NÃO bem forte.

Pode também fazer o treino das ratoeiras (nunca experimentei porque é um pouco severo e nunca tive necessidade). Este método consiste em colocar ratoeiras protegidas com esponja (para não magoar), no local onde o animal permanece, armadas por um estranho com pedaços de comida. O cão vai tentar comer e apanha um susto que certamente não voltará a comer comida estranha do chão.

Este método foi-me recomendado por um treinador mas só deverá ser aplicado em ultimo caso.

Cumprimentos
DoAlviela
Membro
Registado: sábado abr 15, 2006 2:52 pm

domingo jul 09, 2006 11:22 am

Há mais de 15 anos, nunca dei qualquer tipo de comida caseira ou carne aos meus animais caninos.

Apenas comem a ração que lhes é apropriada, sem qualquer tipo de doses ou horários.

Tem sempre o recipiente com ração, quer de dia ou de noite.

Por isso nunca comeram nada a não ser ração e coloco por vezes para efeitos de teste, comida caseira, carne, no chão mas eles não comem nem reparam, passam ao lado.

Só há algum tempo a minha PA matou uma galinha caseira, mas depois armei-lhe uma rasteira que ela não volta a fazer o mesmo.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo jul 09, 2006 12:02 pm

Concordo com o Vasco, o cachorro não devia ficar no quintal sem ninguém por perto... Podem estar em casa, mas se alguém agarra no cachorro ninguém vê ;)
Eu só deixei o Ruby na rua a partir dos 6 meses, já ele tinha um tamanho considerável :p

Para avitar que ele coma outras coisas, sugiro que seja sempre as pessoas da casa a alimentarem o cão, sempre às horas certas e nada de dar comida enquanto estão à mesa! Não deixe convidados alimentar o cão ;) (exepto se for alguém conhecido que ficará a tomar conta do cão quando forem de férias, aí convém habituá-lo a ser alimentado por essa pessoa ;) )

Para treino, li algures que, estando o cão sozinho, deve-se pedir a um amigo estranho ao cão que lhe dê um bocadinho de carne com picante para ele associar comida estranha a mau sabor. Faça com vários tipos de comida que se possa utilizar num "assalto"
Isto tem um objectivo: se o dono estiver presente e reprender o cão, quando o dono não estiver o cão não vai "obedecer" ;)
Nas provas de obediência, o teste de recusa é feito sem a presença do dono ;)

Boas sorte para o cachorro :D

(ah, é verdade! Não ponha muito picante!!! é só um pouquinho para ele não gostar da carne. Tenha sempre àgua à disposição!)
luis_piu
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 10:07 pm

domingo jul 09, 2006 12:23 pm

Sportinguista é um bom método mas experimenta na minha cadela e vê o resultado, podes trazer o frasco do picante que ela devora-to todo!!!

Agora fora de brincadeiras também podes fazer da seguinte forma, levas um grupo de 3 ou 4 amigos a casa e cada um fica com um pouco de comida na mão e escusado será dizer que só a comida que esta na mão do dono é que não vai ter picante ou algo que o cão não goste, de seguida todos vão dar o comer há boca do cão um de cada vez ou na brincadeira com ele fazer uma rodinha para ele ir escolhendo.
E assim o cão vai associar comida boa só a que o dono lhe dá!
GermanShep
Membro Júnior

domingo jul 09, 2006 6:09 pm

Obrigada a todos pelos conselhos!!! :D

Vou tentar segui-los ao máximo!!! Tudo pelo meu Gibson!! :)

Depois logo digo qual dos métodos que resultaram com ele :D
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

segunda jul 10, 2006 1:49 pm

Cuidado com a dica que o forista deu em relacao a ser apenas e só o dono a alimentar o animal pois no futuro, em caso de ter de se ausentar (ferias ou trablho ou outro coisa) o cão nao vai comer o que lhe for dado por um estranho!!!

Ja ouvi uma historia, embora na minha opinaio acho que passa por fazer o animal sofrer um pouco, que é a seguinte:

Cozer carne com muito mas mm muito pimenta ou sal e retirar a agua do alcance do cao, este apos comer a carne vai ficar morto por agua e como nao a vai ter, supostamtene vai passar um mau bocado, e supostamente nao volta a comr nada do chao, a carne tem de ser posta sem o bicho ver quem a pôs!

Eu nao faria isto aos meus caes, mas cada cabeça sua sentença!!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jul 10, 2006 3:37 pm

Como ainda ninguém respondeu a uma qustão que eu acho muito pertinente, como a "o que fazer se o meu cão comer veneno?", eu respondo. Caso tenha reparado que o seu cão comeu veneno, obrigue-o a beber água oxigenada DE IMEDIATO para induzir o vómito, é muito importante que o cão vomite o que tem no estomago o mais depressa possível, quanto mais tempo lá ficar, mais probabilidades há de absorver uma maior quantidade. Leve-o de seguida e de imediato ao veterinário.

Para melhor compreender:
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=intoxicacao.htm Escreveu: Não é raro um animal, cão ou gato, ingerir um produto que possa lhe causar intoxicação. A maioria dos princípios tóxicos causa vômitos, diarréia, dilatação ou contração das pupilas, apatia e, em casos mais graves, convulsões ou outros sinais neurológicos (incoordenação, mudança de comportamento, etc..). A intoxicação pode ocorrer também se o tóxico for absorvido pela pele. Assim, cães e gatos com ferimentos não devem receber tratamento anti-pulgas, carrapaticida ou acaricida (contra sarna), usando produtos inseticidas. Não deixe que o animal lamba a espuma ou a água durante o banho com esse tipo de produto.

É importante socorrer o animal imediatamente, caso se tenha observado a ingestão de um tóxico, ou quando do aparecimento de sinais clínicos que nos levem a suspeitar de intoxicação (p.ex., quando houve um banho anti-pulgas ou carrapaticida recente, detetização na casa ou uso de inseticida doméstico, uso de tintas, etc..).

A indução do vômito, logo após a ingestão de produtos como inseticidas, raticidas ou plantas tóxicas é uma medida eficaz para ajudar a eliminar o veneno. Isso pode ser conseguido administrando ao animal por via oral, 5 a 10 ml de água oxigenada (3%) ou água morna com sal em intervalos de 5 ou 10 minutos. No entanto, nem sempre a indução do vômito é recomendada, como no caso de ingestão de substâncias extremamente irritantes ou cáusticas (produtos de limpeza, alvejantes, sabão em pó, etc..). Nesses casos, recorre-se à lavagem gástrica, feita na clínica veterinária.

Uma outra medida eficaz nas intoxicações é impedir que o tóxico seja absorvido pelo organismo. Para isso, faz-se uso de substâncias como o carvão ativado, misturado à água do animal. Ele se "ligará" ao veneno, impedindo que o mesmo seja absorvido. Mas essa medida só tem efeito que realizada logo após à ingestão do tóxico. O uso de diuréticos ajuda a eliminar substâncias tóxicas já absorvidas pelo organismo.

Sempre que possível, levar a embalagem do produto que, suspeita-se, tenha intoxicado o animal. Existem várias substâncias que causam sintomas semelhantes. O veterinário, conhecendo o princípio tóxico, poderá instituir um tratamento adequado.

Nunca tente tratar um animal intoxicado por conta própria ou demore para levá-lo ao veterinário. Você pode induzir o vômito caso tenha presenciado a ingestão (exceto em caso de substâncias irritantes ou cáusticas), mas leve-o à clínica, logo em seguida, para que o animal seja avaliado e fique em observação.

Em caso de suspeita de crime (tentativa de envenenamento), urina, vômito, excreções e sangue, devem ser colhidos para análise. Se houver morte do animal, fragmentos de orgãos como rim e fígado devem ser coletados e congelados para análise. A perícia, feita por um veterinário capacitado, necessitará desses elementos para emitir um laudo e concluir se houve crime.

Substâncias que comumente causam intoxicação em animais domésticos se ingeridos ou absorvidos pela pele lesada: inseticidas domésticos, carrapaticidas, produtos contra sarna, pós anti-pulgas, veneno contra ratos ou formigas, inseticidas para plantas, plantas tóxicas e produtos de limpeza
Cuidado com algumas técnicas que "obrigam" o cão a comer APENAS E SÓ da mão do dono, o RafeiroSimpático já disse tudo ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 11, 2006 10:38 am

texuga Escreveu: Como ainda ninguém respondeu a uma qustão que eu acho muito pertinente, como a "o que fazer se o meu cão comer veneno?", eu respondo. Caso tenha reparado que o seu cão comeu veneno, obrigue-o a beber água oxigenada DE IMEDIATO para induzir o vómito, é muito importante que o cão vomite o que tem no estomago o mais depressa possível, quanto mais tempo lá ficar, mais probabilidades há de absorver uma maior quantidade. Leve-o de seguida e de imediato ao veterinário.
Texuga,

Presenciei a situação de um cão de rua envenenado, aliás, fui eu que peguei nele e o levei ao Veterinário em que apesar de eu nada ter feito contra, o Vet alertou-me que se não se souber que tipo de veneno ou químicos o animal ingeriu, NUNCA se deve provocar o vómito. Ainda, o que me disse foi que para "neutralizar" o que quer que seja que um animal tenha ingerido, para lhe dar uma mistura de água morna, pouquinha, com uma colher, das de sopa, cheia de sal grosso. Mexer bem e dar-lhe goela abaixo até chegar ao Veterinário!
Esta foi a explicação do veterinário dos meus cães há uns 14 Anos atrás.
Se já existem outras técnicas, desconheço mas, gostava de alguém que saiba sobre esta matéria, que, por favor, nos explique melhor

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”