Tronco para aquário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
tiagok
Membro Júnior
Registado: sexta jun 30, 2006 7:48 pm

sexta jul 07, 2006 4:52 pm

Oi! :)

Eu estou a pensar comprar um tronco para o meu aquário, porque quero mudar a decoração. Mas não sei o que devo fazer antes de metê-lo no aquário...

1. posso colocá-lo logo após eu comprar, sem fazer nada?
2. é necessário lavar? se sim, com que, e durante mais ou menos quanto tempo?
3. o tronco pode trazer desvantagens? Por exemplo, pode fazer com que a água fique de outra cor, e os peixes podem morrer? Pode "largar" algum produto que os peixes não gostem e possam morrer?

Desculpem as tantas perguntas, mas eu não sei se devo tomar esta decisão de comprar o tronco... o vosso aquário tem algum tronco?

E pedras, que tipo de pedras posso colocar no aquário que não poluem a água?

Muito obrigado desde já!! :oops:
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sexta jul 07, 2006 5:08 pm

Podes colocar os tronco para estética, mas atenção que te vai baixar o ph da agua.
Que peixes vais colocar?

Quando comprares o tronco lavas muito bem com água corrente e uma escovinha, sem produtos nenhuns, depois colocas de molho uns 2 dias numa bacia com água e convém também ferveres o tronco numa panela com um anti-fungos, para matar qualquer tipo de fungos, bacterias etc.

Convém ver se não existe resina no tronco.

O tronco pode fazer com que a água fique da cor meio acastanhada, tipo chá, mas não faz mal aos peixes...quer dizer, tal como te disse baixa um pouco o ph, caso tenhas peixes com ph elevado e o tronco venha baixar-te muito o ph é prejudicial para os peixes.

Quanto a pedras podes colocar xisto, pedras vulcânicas.
Antes de as colocares convém, mais uma vez lavares bem com uma escova e ferveres.
tiagok
Membro Júnior

sexta jul 07, 2006 5:27 pm

Oi! Eu estava a pensar colocar peixes como neons, guppys, mollys. O tronco baixa o ph para quanto?
Silly_Bublle
Membro Veterano

sexta jul 07, 2006 5:52 pm

Depende do tronco.
Tu é que tens que medir depois.
Para teres esses peixes juntos, convém teres o ph nos 7.
tiagok
Membro Júnior

sexta jul 07, 2006 7:21 pm

E com o tronco, o ph está em torno dos 7?
tiagok
Membro Júnior

sexta jul 07, 2006 7:22 pm

Mais uma coisa, o tronco faz a água amarela, mas é só nos primeiros dias, ou é sempre?
tiagok
Membro Júnior

sexta jul 07, 2006 7:23 pm

Mais uma coisa, o tronco faz a água amarela, mas é só nos primeiros dias, ou é sempre?
tiagok
Membro Júnior

sexta jul 07, 2006 7:23 pm

Franz
Membro
Registado: sábado jun 04, 2005 9:13 pm

sexta jul 07, 2006 8:30 pm

os neos são de água ácidas , já os Guppyes e molinésias são de água alcalina. Não posso concordar em hipótese alguma com as pessoas que falam para deixar o Ph neutro (7) para que se possa criar peixes de águas diferentes.
O Ph baixa quando coloca-se o tronco na água devido à liberação de ácido tânico que também é responsável por parte da coloração da água, a queda do Ph está relacionada ao volume do tronco e a quantidade de água do aquário, portanto difícil de se estimar a queda, para compensar poderia-se pensar no uso de pedras alcalinizantes evitando assim a queda acentuada do Ph, é uma questão de teste para verificar a proporção ideal.
Antes de colocar o tronco no aquário recomenda-se uma limpeza com escovação e remoção das partes que estejam soltando ou já podres.
Também recomendaria deixá-lo de molho por uns 3 dias na água com hipoclorito de sódio ou cloro para que as bactérias morram. Após isso uma boa lavagem e nova escovação. Coloque novamente de molho na água pura por uns 3 dias. Antes de colocar no aquário eu costumo deixar o tronco de molho com sal grosso por uns 30 dias trocando a água a cada dois dias para reduzir a "tinta" que ele solta
tiagok
Membro Júnior

sábado jul 08, 2006 4:31 pm

então se o ph do aqua fosse 7, iria beneficiar os neons e prejudicar os guppys e mollys, porque iria baixar devido ao tronco?
Silly_Bublle
Membro Veterano

sábado jul 08, 2006 8:35 pm

Pois é, Franz, nós nesse ponto descordamos.
Devo estar á menos tempo na aquáriofilia que tu, mas em vários forúns que frequento, sempre me disseram que se pode colocar guppies(Ph 7.2/7.3) e neons(Ph 6.8 ) juntos, com um Ph 7 e também tenho vários amigos que os mantêm nesses parametros e os peixes estão bem de saúde.

Mollys, não aconselho, pois o ph exigido é 8.

Mas tiagok, se é a primeira vez que vais ter peixes, aconselho-te os danio zebra, são peixes mais resistentes, são muito activos e o ph é 7.:D

Dá uma vista de olhos aqui.
http://www.aquariofilia.online.pt/defau ... eriapeixes
http://www.aquahobby.com/b_gallery.php
tiagok
Membro Júnior

segunda jul 10, 2006 12:19 pm

Oi! Mas eu não sei como medir o ph... e se o ph não está certo com as espécies que vou colocar (neons e guppys)?

Até gostei da ideia dos danios zebra, vi numa loja e pareciam andar sempre juntos e muito activos, mas lá está, e se o ph não for o indicado para eles, eles podem morrer?
Silly_Bublle
Membro Veterano

segunda jul 10, 2006 12:57 pm

tiagok, primeiro que tudo monta o aquário, deixa-o ciclar, colocar o tronco tratado.
Compras um kit com testes para fazeres á água, eu tenho um da nutrafin, com teste de ph, nitritos, amonia, etc.
Com esses testes ao fim de 3semanas fazes todos os testes, medes o ph, medes amionia, etc, para ver se a água está boa para começares a alojar peixes.
Só depois de medires o ph é que podes começar a escolher os peixes, dentro dos parametros que a água do aquario tem.

Se o ph foi inadequado a um peixe, por exemplo, metes um peixe em que o ph aconselhavél é 8 ou 8.5, se o colocares no teu aquario em que o ph é 6.5, é uma diferença muito grande e o peixe não resistirá e acabará por morrer.
O que sempre me disseram é que se diferença for menor, por exemplo o caso dos guppies que tem ph 7,2, se o colocares num ph 7, o peixes dá-se bem. há sempre uma margem...mas tem que ser minima.
Quando queres montar um aquário comunitário convém manteres o ph nos 7 e depois colocares peixes ou com esse ph ou com diferença minima.

Tal como o franz, há quem discorde com o que digo, mas há também que te aconselhe o mesmo.
tiagok
Membro Júnior

terça jul 11, 2006 12:55 pm

Oi!

Também acho que 0.2 ou 0.3 de ph não deve fazer muita diferença, mas eu não sei nada sobre isso!

Vou comprar em breve guppys, mas ainda não sei qual é o ph do meu aqua... tenho de comprar um desses testes... o ph chega ou tenho de medir mais os nitritos, a amonia etc???

Muito obrigado pelas ajudas, ja estou a começar a perseber mais disto!!
Silly_Bublle
Membro Veterano

terça jul 11, 2006 1:15 pm

Aconselho-te o kit.
O que comprei tem 5 testes (dois de ph, mas um de para agua salgada ou ph mais alcalino e outro para agua doce e ph ácido), ficou-me por 24euros.
Um teste costuma rondar os 8e.

Boa sorte.:)
Responder

Voltar para “Peixes”