O cimento é TERRÍVEL para as calosidades, um cão, principalmente de pêlo curto ou mais raso, que esteja habituado a deitar-se sobre o cimento tem tendência a apanhar imensas calosidades

Geralmente aparecem nas zonas mais salientes, como cotovelos, nádegas e calcanhares, embora também possam aparecer em outros locais. A calosidade manifesta-se primeiramente por falta de pêlo e seguidamente por aparecimento de manchas de pele mais escura e grossa (o calo...).
As calosidades também podem aparecer se os cães se deitarem sobre solos ásperos ou muito duros, por isso é de avaliar a zona onde se deita o cão. Note que se o solo provoca calosidades também pode provocar feridas, por isso convém ter cuidado. A solução passa por forrar a casota ou o canil com uma manta ou algo que impeça o contacto directo do cão com o solo (os cães gostam muito do cimento porque é fresco e isto pode não dar resutado) ou colocar piso mais adequado (o ideal é piso cerâmico semelhante ao utilizado em balneários, pois é macio mas n escorregadio).
