O que se pode entender por ajudar animais?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 11, 2006 6:23 pm

O que se pode entender por ajudar animais em aflição?

Como ultimamente tem aparecido uns relatos de maus tratos a animais de rua e ou até com donos mas que ou são negligenciados ou são mal tratados como foi o caso duns gatos que estavam fechados numa arrecadação dum prédio na Maia, Porto, http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=34901 eu pergunto:

O que é que entendem por altruísmo em defesa dum ou mais animais nesta situação?
O que é que entendem que se deva fazer, num caso dum ou mais animais que estejam, p.e., atropelados, doentes e ou ainda presos mas, muito doentes?
Libertam-se para a continuidade de mais sofrimento, quiçá até para a morte?
Continua-se a alimentar e tratar estes animais no local onde foram libertados, até para certezas de que não fogem para longe até se conseguir uma real ajuda?
Acham que se deve ignorar o animal que está a sofrer, os deste caso ou doutro dum atropelamento, p.e.? Ou tentam socorre-lo?
Mesmo que se coloque a teoria do “ah, eu não o posso albergar”… que é que supõem poder fazer pelo animal?
Mesmo que se coloque a teoria do “ah, mas eu não tenho Euros para o levar ao vet”, que fazem? Deixam-no a morrer lentamente? Continuam a alimentá-lo para o manter “debaixo de olho” nas imediações…até poderem fazer algo por ele?
Supondo que chamaram Associações e como já sabemos estão super-lotadas durante todo o Ano e mais nesta época de férias, não há local que possa recolher o animal, que fazem? Deixam-no morrer aos bocadinhos na rua? Deixam-no à mercê de predadores (neste caso é mais com os felinos)
Supondo até que nem é um animal em sofrimento físico mas, é mais um dos abandonados a deambular pelas ruas. Que fazem por ele? Ignoram, até avistar mais e mais…ficando assim “vacinados” ao sofrimento…?
Esta minha questão é mera curiosidade além de que também pelas muitas dúvidas de certos altruísmos encapuçados… em que ajudam-se animais, pois… mas o que muitos fazem é um descartar de remorsos da consciência para cima dos outros!
Vem-se à net, diz-se que se avistou o animal tal, na rua tal, faz-se um bom drama com ficção cientifica e, as “boas samaritanas” que se encarreguem do resto!
No caso dos gatos presos… foi o mesmo!

Gostava de que comentassem este artigo, por favor!

Obrigada,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça jul 11, 2006 6:43 pm

Já referi isso aqui várias vezes,Leo.

Ajudar é uma coisa muito simples...FAZER ALGO.

Uma boa acção pressupôe um sacrificio, caso contrário não tem valor. Ir À net dizer que est´+a um animal em risco no sitio x, empandeirar um animal para outros ( seja vets, associações ou individuos), tratar um animal para o voltar a colocar na rua, salvar um animal de um malfeitor para o abandonar não são boas acções.

Quem faz coisas destas é uma pessoa com graves problemas de maturidade e de afirmação e é tão ou mais criminoso como quem fez a má acção de maltratar ou abandonar um animal inicialmente...
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

terça jul 11, 2006 7:39 pm

Bem quanto a mim ,ajudar animais esta dentro de cada um ,pois tem gente que ajuda Humanos e pelos animais nao sente qualquer tipo de afecto nem mesmo pena .(infelismente ja tive o desprazer de conhecer gente assim ) coisa que nao deu muito certo com o meu ser . Mas tambem ja tive o prazer de conhecer gente que como eu nao faz mais porque nao pode ,eu tive um caso em Portugal que me apareceu uma cadelinha perto de casa e comecei a dar-lhe de comer todos os dias ,nao a levei para casa pois por motivos de trabalho nao vivo em casa proria mas sim casa de empresa e pelo qual nao posso fazer o que quero,tenho que seguir certas regras,mas voltando essa cadelinha estava de caezinhos e quando eles nasceram là consegui arranjar dono para os 2 cachorrinhos mas a cadelinha acabaram por envenenar-la chorei muito ,mas que mais podia eu fazer alem daquilo que fiz .Por isso eu penso que quem gosta de animais faz o maximo ao seu alcance por ajudar-los e defender-los ,agora quem nao mostra qualquer tipo de sentimentos por eles, nao se pode esperar nada.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça jul 11, 2006 7:45 pm

Olha, para mim ajudar animais é fazer o que posso. Ja adoptei dois gatos que sao meus e tenho muito orgulho neles.

Comprei um hamster sem um olho pois a senhora disse "ninguem o que". E comprei outro para lhe fazer companhia.

Por agora, aqui, so posso trazer os casos que me parecem mais urgentes para a 1ª pagina. Mas quando for para a universidade vou, concerteza, adoptar uns gatos. E conto com a vossa ajuda para me escolherem os casos mais importantes que eu nao me importo com idades ou cores de pêlo. Mas é so daqui a 3 meses... :?
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça jul 11, 2006 8:45 pm

Ola Leo,
Pois concordo na integra com o Vasco, ajudar é fazer algo.
Para mim ajudar mais do que ligar para associações a ver se ha lá mais uma vaguinha é tira-los de lá, mas tira-los com a noção de que é preciso sim abdicar de muitas coisas por eles, ou entao encaminha-los para alguem que saibamos que os vao receber com os respeito que eles merecem, nao é empandeira-los para aumentar o seu ranking pessoal de animais despachados para adopção.
Tira-los para não dar os mais basicos cuidados de saude, de alimentação de atenção e dispor de tempo para eles , para mim isso nao é ajudar.

Eu ajudo sempre com a plena noção que se tomo um caso em mãos sou eu que me tenho que desenvencilhar dele, por isso faço-o com cabeça, nao acudindo a mais do que penso poder fazer.

Há muito que tomei consciencia que não me vale de nada vir á net pedir o que quer que seja, nem disso estou á espera.
De que me vale vir aqui abrir um topico quando sei que daqui as pessoas a quem eu confiaria um animal já fazem mais do que eu.

Devido á minha actividade lido infelizmente com varias negligencias a animais, muitas vezes as pessoas nem sequer se apercebem disso.
Quantas vezes me vem perguntar quais os passos a tomar para poder transformar a varanda em marquise para la enfiar o cao?Sinto-me feliz quando sei que não perdi tempo a tentar explicar á pessoa que isso é uma violencia, nem sempre sou bem sucedida, mas fico feliz quando me ligam ou que quando voltam me dizem que afinal pensaram melhor e que ate tenho razao.
Tentar consciencilizar as pessoas parece-me importante e eu para o bem e para o mal tenho uma posição um tanto priveligiada nesse aspecto.
Daí me irritar solenemente apelos tipo: nao ha aí uma varanda para este, ou uma garagem para aquele nao é preciso mais para ele ser feliz.

Não peço á minha vet aquilo que eu nao quero fazer, peço-lhe ajuda para me ajudar e talvez por ela me conhecer nunca me tenha ate á data virado as costas, curiosamente nenhum dos vets a que ja fui me virou as costas, talvez porque nunca tenha tido a arrogancia de achar que eles tem a obrigação de fazer aquilo que eu nao quero fazer.

Não tenho um rol intermidavel de ajudas, mas tenho a consciencia que todos aqueles que ajudei fiz aquilo que é correcto fazer, mais do que quantidade é preciso qualidade.

Antes um animal eutanaziado do que andar na rua a morrer lentamente.

Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 11, 2006 10:25 pm

VascoV Escreveu: Já referi isso aqui várias vezes,Leo.

Ajudar é uma coisa muito simples...FAZER ALGO.

Uma boa acção pressupôe um sacrificio, caso contrário não tem valor. Ir À net dizer que est´+a um animal em risco no sitio x, empandeirar um animal para outros ( seja vets, associações ou individuos), tratar um animal para o voltar a colocar na rua, salvar um animal de um malfeitor para o abandonar não são boas acções.

Quem faz coisas destas é uma pessoa com graves problemas de maturidade e de afirmação e é tão ou mais criminoso como quem fez a má acção de maltratar ou abandonar um animal inicialmente...
Eu sei, Vasco. Eu sei ;)

E estou 100% de acordo mas, ao que parece... o ajudar, para muitos, é simplesmente descartar o problema para outros. Quando o fazem, já dormem descansados porque "fizeram a boa acção do dia" :roll: e depois ainda há as "tontinhas da inocência..." que caem que nem "patinhas mansas..." e fazem dramas, puxam galões, "cospem" a quem se insurge contra situações de descarte... porque se não as houverem...não há reconhecimento para puxar dos galões...enfim... uma série de acções que deixam muito a desejar ... :roll: e não me refiro a adolescentes...que é o mais ridículo nisto tudo...refiro-me a gente supostamente adulta, aguns até casados e com filhos para lhes darem o "lindo exemplo"...! porque quando se trata de jovens, estudantes, que alguns só têm uma mísere mesada... esses bem que se entende que nada possam fazer... até porque muitos ainda vivem com os pais e são completamente dependentes deles apesar que muitos conseguem dar melhores exemplos que a maioria das ditas "boas samaritanas..."

De acordo, Bita ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano

quarta jul 12, 2006 6:53 am

e depois ainda há as "tontinhas da inocência..." que caem que nem "patinhas mansas..." e fazem dramas, puxam galões, "cospem" a quem se insurge contra situações de descarte... porque se não as houverem...não há reconhecimento para puxar dos galões...enfim... uma série de acções que deixam muito a desejar ...
Pois nao sao só adolescentes não leo, sao adultos.
Mas se ate se puxa dos galoes quando as proprias "tontinhas da inocencia" tem a "grande " capacidade de mesmo ao estarem elas proprias a descartarem um animal transformar isso numa boa acção.
Sim porque curiosamente o ultimo estropiado que adoptei, como bem se lembra vinha num estado desgraçado, a precisar de muito dinheiro de vet,de muita dedicação de muitas noitinhas sem dormir. O desgraçado de tao magro e de tao doente era feio que metia dó.
Fiquei com ele porque quem o recolheu nao podia, a mãe era asmatica ou coisa que o valha, mas gostava muito muito muito do gatinho, e tava muito muito muito preocupada com o gatinho e muito muito muito triste por nao poder ficar com o gatinho.
O desgraçado so bebia leite de vaca, porque nao gostava do outro segundo me disseram quando moentregaram, a ver se nao gostava , que remedio teve ele que gostar mas era mais comodo dar o leite de vaca.
Quando fiquei com ele a pessoa que gostava muito muito muito do gatinho, foi para a net dizer que tinha arranjado uma "doninha" muito boa e que podia ir visitar o gatinho sempre que quisesse e por isso ia ter sempre contacto com o gatinho de quem ela tanto gostava.
E lá levou ela muitos parabens.
Ora veio ver o gato porque fiz questão de a ir buscar para ver como ele estava, desde aí nem um telefonema para saber se o gato tava morto ou vivo.
Curiosamente meses depois a mesma pessoa andou a apresentar na net o seu novo gato, curiosamente saudavel e muito lindo, talvez a doença da mae so se manifestasse com gatos doentes, feios, parasitados e que dessem despesa.
E mais giro aínda é que tudo isto se passou com uma voluntaria de uma associação.
E é assim que se vem para a net ficar muito bem visto.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 12, 2006 11:26 am

A Arca, aliás, alguns dos seus frequentadores, anda de mal a pior e prova disso mesmo são o número de participações que este tópico teve a avaliar e comparar com tópicos do mais parvo que existe! Esses, sim, para mentalidades "TUGA, são do melhor"! Alimentam-se as hipocrisias, finge-se que não existe o sofrimento animal, continua-se a dar nas vistas, quanto mais não seja com participações de "fraco teor, linguagem obscena e ou conversas da cueca.." além de ocuparem o tempo livre(?) pago pelo patrão!

Enfim...até as "madres teresas dos animais" hibernaram...! Fazem-me lembrar os João Broncas em que toda a sua participação de comediante é “ agarrem-se s não mato-o” mas, só quando acompanhado pelos a quem ele se agarrava!
Cambada…! :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano

quarta jul 12, 2006 11:30 am

A Arca, aliás, alguns dos seus frequentadores, anda de mal a pior e prova disso mesmo são o número de participações que este tópico teve a avaliar e comparar com tópicos do mais parvo que existe! Esses, sim, para mentalidades "TUGA, são do melhor"! Alimentam-se as hipocrisias, finge-se que não existe o sofrimento animal, continua-se a dar nas vistas, quanto mais não seja com participações de "fraco teor, linguagem obscena e ou conversas da cueca.." além de ocuparem o tempo livre(?) pago pelo patrão!

Enfim...até as "madres teresas dos animais" hibernaram...! Fazem-me lembrar os João Broncas em que toda a sua participação de comediante é “ agarrem-se s não mato-o” mas, só quando acompanhado pelos a quem ele se agarrava !
Cambada…!

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta jul 12, 2006 12:14 pm

Bom, acabei de ler este topico e achei-o mt interessante. Parabens Leo ;)

É bom podermos espairecer em topicos de "botar faladura" pois os mais sérios não abundam por aki.

P/ mim, ajudar um animal é fazer algo, sem duvida, mas nunca algo k não tenhamos capacidade p/ desempenhar até às ultimas. é tentar aprender mais e mais acerca dakilo a k nos propomos, seja k tipo de ajuda for.

Eu tive a Xena 4 anos, achei k percebia mt de gatos, kual kê? Não percebia patavina e continuo a perceber pouco, por isso p/ mim, ajudar era pedir coisas uteis p/ animais, ir comprar areia, comida, areoes e afins e ir levar a associassões. Era dar sempre mais do k a consulta custava pk sabia k esse dinheiro era p/ ajudar animais abandonados.
Continuo a faze-lo, mas tenho plena noção k o k faço é mt pouco p/ tanta necessidade.

Não faço mais pk realmente não posso. Faço o k posso pelos meus e esses jamais serão abandonados. Se tds pensassem assim, e não fossem buscar p/ casa animais k não sabem se kerem, k crescem e k, como todo o ser vivo, tb faz asneiradas, e dp acabam na rua, já era uma boa ajuda.

Se vejo um animal abandonado e se estiver "saudavel" não faço nada, vou tira-lo dali p/ por onde? A menos k, como já me aconteceu uma vez, me caia o problema nas mãos, aí há k resove-lo, o k felizmente aconteceu em tempo record.
Se estiver mal tratado, ainda ontem estava a falar de varias situações k se passam em canis e com pessoas k ajudam e k "ajudam" animais, e sem hipotese de vida ou qualidade de vida, sou 100% a favor da eutanasia.
Como a minha amiga me disse ontem "de k interessa viver, se não o pudermos fazer com dignidade?". Deixar um animal moribundo à mercê de td e de tds? Mais vale acabar com o sofrimento. Se acham a minha prespectiva errada, eu por mim falo, preferia morrer do k viver sem dignidade e a vaguear moribunda pelas ruas.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 12, 2006 12:38 pm

XenaBastet Escreveu: (...) Deixar um animal moribundo à mercê de td e de tds? Mais vale acabar com o sofrimento. Se acham a minha prespectiva errada, eu por mim falo, preferia morrer do k viver sem dignidade e a vaguear moribunda pelas ruas.
Obrigada, Xena. Estou a 100% de acordo ;)
Mas, infelizmente, há quem pense diferente... ;) e alguns, ainda, ignoram esse sofrimento em prol do umbigo!!! Ou então, descartam a consciência para cima dos outros depois do tal filme de horrores... ;) :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

quarta jul 12, 2006 1:16 pm

E que tal dar uma ajudinha à Associação AFECTU?
Eles estão a precisar imenso.
Amanhã vou fazer uma tranferência, que embora pequena vai certamente ajudar.
Se todos ajudarmos com pouco que seja, estamos a contribuír para muito.
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta jul 12, 2006 1:30 pm

Sabe Leo, é curioso pk, como já disse, ainda ontem estive a falar com uma amiga acerca da eutanasia em animais, em k ela me disse k há mt tempo atrás, encontrou uma gata esqualida, foi a correr com ela p/ o vet e apesar de td o k o vet lhe disse após o diagonostico (a gata estava gravida mas os bebes estavam mortos dentro dela e mais umas complicações) e ela só pediu "façam o k puderem p/ a salvar", resultado, a gata foi operada, sofreu na recuperação e acabou por morrer, isto sem falar no dinheiro k ela gastou. E se acham k aki o dinheiro é o de menos, eu acho k não é. O k ela gastou com uma gata nakela situação, poderia ter gasto em esterelizações e castrações a gatos saudaveis. Foi o k ela disse, "aprendi na marra k não posso chegar a tds e k não posso salvar tds" e foi daí k veio a bendita frase "de k vale viver, se não o puder-mos fazer com dignidade?"
A dignidade é um direito de qualquer ser vivo.

E a eutanasia, apesar de complexa, ker em animais ou humanos, pode bem ser o fim assistido, coerente e apaziguador de um sofrimento k se vai arrastar durante tempo indeterminado.

Seria hipocrita se disse-se k é igual a decissão de eutanasia p/ um animal ou pessoa. Tenho a certeza k os animais têm sentimentos... agora, tal como falamos ontem - terão esperança no amanhã como o humano? Aceitarão e compreenderão o sofrimento em prol da esperança da bonansa como um humano?
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 12, 2006 1:43 pm

lasa Escreveu:E que tal dar uma ajudinha à Associação AFECTU?
Eles estão a precisar imenso.
Amanhã vou fazer uma tranferência, que embora pequena vai certamente ajudar.
Se todos ajudarmos com pouco que seja, estamos a contribuír para muito.
Mas, não existe um tópico sobre essa ajuda, ou pelo menos a falar do que se passou? :roll:
Que eu saiba este tem outro propósito... o de saber opiniões sobre ajudas e "desajudas"...!
XenaBastet Escreveu: (...)E a eutanasia, apesar de complexa, ker em animais ou humanos, pode bem ser o fim assistido, coerente e apaziguador de um sofrimento k se vai arrastar durante tempo indeterminado.
(...)
;)

A eutanásia tem uma linha recta com dois extremos. Um e o principal, o de acabar com o sofrimento do animal. Outro, em alguns casos e não são poucos, o de resolver o "problema" duma forma mais fácil, para muitos ;) .
Temos de ser realistas... porque, infelizmente, também há quem resolva eutanasiar tudo o que mexa!!! :(

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

quarta jul 12, 2006 1:52 pm

Pois é Leo tem toda a razão!
Mas nem todas as pessoas frenquentam todos os fóruns e como tal, pode ser que seja mais uma ajuda, e aqui está uma maneira de ajudar!
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”