O banho...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jan 29, 2006 9:03 am
O meu cão faz 4 meses a 6 de agosto. ele tá muito sujo. será que ja lhe posso dar banho?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Pergunte ao seu vet, é só um telefonema
Comece por escová-lo muito bem e limpá-lo com toalhitas, para um cão dessa idade é o melhor (não é que eu já não tenha visto a minha vet a dar banho a cães dessa idade).

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Boa Noite
Pode dar banho desde que o seque muito bem.
Pode dar banho desde que o seque muito bem.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Hoje em dia já há à venda champô próprio para cachorro, eu quando fui buscar a minha pra lhe tirar o cheiro a cão misturado com jornal
comprei no vete um champô que dá a partir dos 2 meses... e com 7 meses ainda o usa!
De resto no fim do banho é só seguir o conselho da Siouxx
Nota que um cão deve sempre ser lavado com champô próprio para cão e para a idade, e evitar os champôs antiparasitários antes do ano pois podem intoxicar!!!

De resto no fim do banho é só seguir o conselho da Siouxx
Nota que um cão deve sempre ser lavado com champô próprio para cão e para a idade, e evitar os champôs antiparasitários antes do ano pois podem intoxicar!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm
Sim nao vejo problema nenhum!! Mas tenha em atencao as vacinas, so lhe devera dar banho 15 dias no minimo apos a ultima vacina!! Mas de acordo com a idade penso que esse tempo ja passou! Use um champoo proprio para cachorro! 

-
- Membro Júnior
- Registado: terça mai 23, 2006 12:13 am
o meu caozito teve infelizmt um banho forçado...tava na brincadeira e poe-se a olhar e la esbarou e caiu a um lago pequeno k ha num jardim (a enfeitar o jardim..nada de mt fundo)..tem apenas 2 meses e meio...fiquei c mt receio, mas fui a correr pra banheira e dei-lhe um banho rapido sem champo, pk inda n tinha comprado, pk pensava k tao depressa n seria preciso...(pensava eu )la o lavei rapidinho para tirar a agua suja do lago e sequei-o todinho com volume medio de temperatura...ficou cm novo...sei k banhos c esta idade n é aconselhavel, mas neste pequeno incidente n havia outra alternativa....?! havia?! n teve qualquer problema cm consequencia do banho forçado e o pelo ficou mais branquinho...(ja tava a precisar de uma banhoca realmt)apesar de tdos os dias depois de vir da rua, limpo-o com toalhitas, fica cheiroso e com o pelo limpo...mas é dalmata e o pelo é mt claro e suja se facilmt.
nem sei bem quais as conseq do banho antes do tempo?!!! so lhe falta uma vacina e é daqui 1 semanita...
nem liguei ao vet, mas qd la for digo lhe..mas ja n ha nada a fazer...
teve banho a força e n se queixou mt

nem sei bem quais as conseq do banho antes do tempo?!!! so lhe falta uma vacina e é daqui 1 semanita...
nem liguei ao vet, mas qd la for digo lhe..mas ja n ha nada a fazer...

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
um banho de vez em quando, até para o cachorro se habituar e depois não fugir, como faz o meu, não faz mal, desde de que o seque muito bem
Em relação às vacinas, fale com o vet, mas agora pergunto eu, se alguém souber responder: porquê? :p Em relação ao desparazitante externo, é fácil, mas em relação às vacinas nunca me lembrei de perguntar à vet mas não estou a ver a razão... as vacinas são introduzidas no organismo do animal e não na pele 

-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 12, 2006 10:57 am
os veterinários aconselham o banho 15 dias depois das vacinas por este simples facto: o cão depois do banho pode apanhar frio e constipar-se, e isso não convém acontecer enquanto a vacina está no incio. a criadora disse para eu dar banho ao sebastião apartir dos 4 meses mas quando perguntei ao vet ele disse que podia dar 15 dias após a última vacina, por isso o 1º banho dele vai ser este sábado
é preciso é ter atenção: lavar com shampo para puppy e quando sair do banho secar muito bem com uma toalha e depois com secador. Não se deve ir à rua com ele nas 2 horas seguintes. (estes foram os conselhos que o vet me deu para o dálmata, depois poderá ser um bocadinho diferente para cada raça).

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm
Concordo plenamente consigo Apegado, em relação aos meus cães foi essa a explicação q a minha vet me deu,mas como o cachorrinho aqui em questão só faz os 4 meses em agosto o melhor será esperar e ir limpando ocachorrinho com toalhetes humidos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
É muito simples, as vacinas geralmente estão relacionadas com agentes patogénicos mortos, mas em que os seus receptores moleculares estão lá, ou seja, são estes receptores que permitem ao organismo do cão detectá-los como estranhos e iniciar toda a resposta imunitária, tanto por anticorpos como que por células. Ora se o sistema imunitário está "ocupado" com esta tarefa (a vacina ainda é grandota), se for invadido por outros agentes patogénicos pode não conseguir dar uma resposta rápida ou suficiente, deixando o cão adoecer numa situação que talvez nunca adoeceria.
Tá um pouquito grande
Tá um pouquito grande

-
- Membro Júnior
- Registado: sábado jul 08, 2006 6:53 pm
A vet do Argus só permitiu que ele tomasse banho mesmo com água após o 3º mês, quando levou uma vacina que não me lembro o nome. Antes disso limpáva-o com toalhitas tipo Dodot. A vet disse que tb poderíamos usar champô seco para filhotes.