As ondas de calor, a protecção solar, os raios UV...

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

quinta jul 13, 2006 11:03 pm

Dados disponibilizados no site do Instituto de Meteorologia (IM), mostram que o índice IUV vai ser elevado em quase todas as regiões do país e regiões autónomas do Açores e Madeira com valores a variarem entre nove e dez valores, com excepção do distrito de Évora (cinco).

O risco de queimaduras na pele é por isso maior no dia de hoje, pelo que o IM recomenda a utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, chapéu, camisolas, protecção solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O IUV varia entre menor que dois (risco baixo), três a cinco (moderado), seis a sete (alto), oito a dez (muito alto) e igual ou superior a onze (extremo).

Até sexta-feira, o índice de raios ultravioleta vai variar entre os oito e os onze valores.

O IM refere ainda que os distritos de Braga, Guarda, Lisboa e Setúbal vão estar hoje classificados com o "alerta laranja" de risco "moderado a elevado" para a saúde.

Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja estão hoje classificados com o "alerta amarelo" de risco para determinadas actividades ao ar livre. O distrito de Faro é o único classificado com a cor "verde", já que não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

As previsões do Instituto de Meteorologia para hoje apontam para céu limpo e vento fraco e temperaturas elevadas que vão atingir os 39 graus em Santarém. Em Beja, os termómetros vão subir até aos 38 graus, em Castelo Branco, Braga e Portalegre até aos 37 graus. O IM prevê ainda 36 graus para Lisboa e Coimbra, 32 para Porto e Guarda e 31 para Faro.

A meteorologista Ilda Novo, em declarações ?a rádio ‘TSF’, explica que as temperaturas que se fazem sentir em Portugal estão “bastante acima da média” das situações normais para o país e resultam de correntes de ar muito quente proveniente de Espanha e do norte de África, “próprio destas altura do ano”.
in Correio da Manhã

Ora, como todos já demos conta, está um calor que não se pode!! Eu estou na zona de Chaves e isto parece o inferno, pois é uma zona de interior, situada num vale e rodeada de montes...imaginem eu que sou dos Açores e habituada a temperaturas amenas e agradaveis, estou aqui a gramar com este calor! Durante o dia atinge facilmente os 40graus, embora na meteorologia as previsões apontem para 36graus, e de noite devem estar uns 20 e tal graus...estou aqui a escrever estas palavras e estou a transpirar em bica com a ventoinha ligada e até o meu Farrusco, que como gato que é e que não gosta de água, enfiou-se no lavatorio do WC quando eu tinha a agua a correr e nem berrou, tal é o calor que o bichano deve ter!!
Bem, já me estou a desviar um pouco do assunto que gostaria de ver debatido: que tal está o tempo pela vossa terriola? Como é que vocês se têm sentido e de que maneira estas alterações climaticas têm alterado a vossa vida?
Eu, por exemplo, não uso protector solar...ou melhor, até uso...factor 2 oleo de côco, o que é uma inconsciência da minha parte, visto que sou muito "sinaleira" e branquinha...com a incidência de cancro de pele a aumentar no nosso país, as constantes ondas de calor e o aumento da emissão de raios UV, tudo isto levou-me a repensar esta minha atitude de não usar protector solar e vou começar a ter mais cuidado...já apanhei inumeros escaldões e um deles foi na Madeira, em que estive a torrar das 11h às 19h, por isso podem imaginar como fiquei, quase não podia ter roupa no corpo!! Talvez nunca me tenha preocupado muito porque nos Açores as temperaturas são muito mais amenas e tenho a possibilidade de me estar sempre a refrescar e de estar enfiada na água...aqui no "contenante" não tenho mar, não tenho brisa maritima, mas tenho um sol de torrar amendoins e umas piscinas cheias de cloro...ja cá tou há algum tempo mas isto só tem vindo a piorar...
E vocês, também pertencem a esta classe de inconscientes que não usa protector? Que cuidados extra têm com este tempo?

E já agora, desculpem o meu testamento.... :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 14, 2006 6:28 pm

Sabiam que até os felinos de pêlo branco, deveriam usar um protector solar quando expostos ao Sol?
Vou tentar ver se encontro o site, Estrangeiro, que tem o dito, próprio para felinos ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta jul 14, 2006 6:39 pm

Eu moro em Braga e realmente isto ta dificil de aguentar.. Quanto aos meus caes.. por incrivel que pareça acho que esta a sofrer mais com o calor a minha rafeirita.. de pelo curto e duro.. do que o meu Samoiedo com o seu "casaco de peles" embutido.. O pelo dos Samoiedos ( bem como a maioria dos nordicos) tanto protege do frio como do calor.. sendo a cor brabca essencial para nao absorver todo o calor... Mesmo assim tenho tido muito cuidado com ele , nao o deixando estar exposto ao sol nas horas mais criticas.. ja que e praticamente impossivel ele molhar-se... :S ele e quaser alergico á agua :D... Pelo contrario a minha rafeira ja adora estar com este calor metido na agua..

Quanto aos protectores solares para caes confesso que nao conhecia.. E uma ideia a ponderar se isto continuar assim ou piorar aqui para Braga

Quanto a mim nunca usei protector solar :oops: talvez por ser muito moreno e nunca ter apanhado nenhuma quiemadura devido ao sol.. Mas talvez quando apanhar a primeira vou aprender :D:D
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sexta jul 14, 2006 6:56 pm

pois é isto tem estado mto calor....os meus gatos só andam esticados pelo chão.....até dá dá tadinhos.....qto ao protector SEMPRE MAS SÓ NA PRAIA.... será q eles referem-se no dia a dia?????
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

sexta jul 14, 2006 7:09 pm

Aqui no Porto também esta MUITO calor...
eu moro numa zona costeira por isso não e tanto calor, mas ontem "fugi" mais para dentro (fui à herdade de uma conhecida, em Rio Ave) e aquilo era D+!! quase que não se respirava! chegamos a ver 40Cº!!
aqui em casa os pobres dos porquinhos da india sao quem sofrem mais :? mas tou a controlar...
bem...passo a emissao hihihi :p

cump ;)
<p><strong></strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 14, 2006 7:09 pm

O protector solar deve ser sempre usado quando se está exposto ao Sol. Até mesmo num passeio que se dê em que seja em horas de Sol intenso ;)

Os protectores solares que vi, foi só para gatos. Não sei se haverá para cães. Ainda estou em busca do site :roll: Eram em spray para o corpo e em gel para as partes do focinho dos gatos, nariz, orelhas, etc...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta jul 14, 2006 8:14 pm

Só me apetece encher a banheira, deitar lá dentro todo o gelo que tiver em casa e ficar a "arrefecer".

Sempre fui muito friorenta, cheguei a ter frio em Agosto quando todas as pessoas suavam. Ai, ai, ai a idade, ou melhor a SIA.

Hoje tive tanta pena dos meus gatosos, esparramados nos tapetes do meu quarto, que acabei por ir trabalhar, deixando tudo aberto, para que se refrescassem conforme pudessem. : :?

Tadinhos, até as manias do conforto, lhes passa, deitam-se directamente no chão da cozinha, da casa de banho, já nem as mordomias os compensam :roll: ;)

Sem mais brincadeiras, faz-me uma enorme impressão, que com toda a informação que há actualmente, haja pessoas que continuam a ignorar os avisos. O cancro de pele é um dos mais mortíferos e quando vejo os anormais dos pais, levarem os filhos para a praia sem qualquer cuidado de horas ou protectores, fico com vontade de fazer-lhes aquilo que não cuidam nos filhos, torrá-los ao sol, não os deixando sair.
:x :x

Isabel
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta jul 14, 2006 8:48 pm

Eu nunca fui de ficar a tostar ao sol, mas há uns anos atrás apanhei um escaldão e curiosamente foi num dia enublado - os piores - e desde ai que me começaram a aparecer mais sinais no corpo! Até fiquei com receio e fui ao dermatologista! ;)

Não sou mto branquinha e até fico pro morena mas como tenho ascendencia na familia de pessoas ruivas, lourinhas e de mtas sardas tenho de ter cuidado. Aliás todos temos de ter 8) O Sol está mesmo muito perigoso :?
Protecção solar deve ser utilizada logo desde a manhã no rosto, braço e outras partes do corpo que fiquem expostas. Não esquecer tb os lábios ;)

Olhem eu neste dias, vi-me numa situação inesperada (nem perguntem! :evil:) tive umas horas ao sol e junto com este ambiente saturado vindo lá das Áfricas estou com um género de gripe, nariz entupido, garganta a doer, dores de cabeça :(
Portejam-se para não vos acontecer o mesmo ;)

Vocês não notam que parece haver falta de oxigénio no ar? Parece que se tem mais dificuldade a respirar!
Estamos a sofrer as consequências da poluição :roll:

Quanto à bicharada cá de casa, tá tudo encalorado! :p
Há tijelas de água por toda a casa!
A minha canita mais velhota está mesmo com muito calor, nem consegue dormir :(

As tartarugas é que estão a adorar este calor 8)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
F_Maia
Membro Veterano

sexta jul 14, 2006 9:47 pm

Nyara, em relação ao que disse, aqui fica esta explicação:
A poluição por ozono atingiu hoje níveis elevados em Lisboa, Sintra, Setúbal, Barreiro, Seixal e Almada ultrapassando o valor que obriga a informar a população, por poder afectar a saúde das pessoas mais sensíveis.

Segundo informações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), o limite definido como limiar de informação ao público (180 microgramas por metro cúbico) foi excedido entre as 14:00 e as 16:00.

A estação de Mem Martins (Sintra) a atingir o valor mais alto (196 mg/m3), seguindo-se a Camarinha (Setúbal), com 191 mg/m3, entre as 15:00 e as 16:00.

As restantes estações registaram valores que oscilaram entre 181 e 183 mg/m3, no Restelo (Lisboa), Escavadeira (Barreiro), Paio Pires (Seixal) e Laranjeiro (Almada).

Quando excede um valor de concentração de 180 mg/m3 por média horária, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos mais sensíveis como crianças, idosos, asmáticos, alérgicos ou pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.

Este poluente afecta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias e pode provocar sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos.
in Jornal de Noticias
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

sexta jul 14, 2006 10:51 pm

Eu moro junto a praia, e posso dizer que ainda lá nao fui nem sei se vou,
dou-me muito mal com o calor, da praia apenas gosto do banho mais nada,mas so de pensar que tenho de atravessar o areal para chegar àgua nem lá vou.

Uso protector factor 90 todos os dias para ir trabalhar e poder aguentar o sol, só o sol em contacto com o vidro do carro me faz mal, tenho problemas de tiroide e o sol é um veneno para a nossa saude.
Lambidelas do chico e do massai
F_Maia
Membro Veterano

sábado jul 15, 2006 12:18 pm

Eu se ainda não morri e fui parar ao inferno, não devo estar longe....devem estar uns 30 e tal graus a esta hora, sem exagero...eu estou em casa, com a ventoinha no maximo e não páro de transpirar! Já tomei banho e estou a modos de tomar outro, tal é o calor...não me posso mexer porque aí pareço uma torneira de suor...eu até já tenho as dobras do corpo com borbulhas do calor...
Agora imaginem, tenho um torneio de futsal em Vila Real com jogos hoje às 22h e amanhã às 13h e 17h...não sei como vai ser com este calor, acho que vão ser jogos para correr parada!
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

sábado jul 15, 2006 2:46 pm

Pelo que pude entender, não é normal um verão como este aí em Portugal. Posso imaginar, o inferno de quente que está aí. No Rio de Janeiro, no verão, também temos temperatura de 40, 41, até 43 graus, um verdadeiro inferno! E o pior, sem vento nenhum. Eu pessoalmente odeio esse tipo de verão, súper quente. Aqui onde moro atualmente, em Curaçao, a temperatura nunca passa dos 33, o que para mim já é um grande alívio. Em compensação não existe inverno aqui, o que acho uma pena.
Vocês devem usar protetor solar em qualquer lugar, até na sombra, principalmente quem é muito branco pois tem a pele muito sensível e beber muita água minha gente ;)
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

sábado jul 15, 2006 8:19 pm

Pois eu vivo em Castelo Branco e o calor aqui não é facil de suportar, a temperatura anda á volta dos 40 graus, Muita agua e muitos banhos e algum ar condicionado. Isrto é insuportaval mas o hábito faz o monge, todos os anos temos aqui dias de altas temperaturas.

O Meu cão todos os dia leva umas meigaradas, além dele adorar, sempre o mantém mais fresco.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

domingo jul 16, 2006 1:12 pm

Hoje para mim é o dia mais quente, está insuportável não se consegue respirar e se para mim é assim... o chico tadinho até a cabeça hoje meteu dentro dum balde de agua.
Lambidelas do chico e do massai
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo jul 16, 2006 1:29 pm

Realmente está um calor que não se pode... E eu sou toda calorenta. Tenho adormecido todos os dias entre as 4h e as 6h da manha... Nem com a ventoinha apontada pra mim eu adormeço.
Já com a gata e com a cadela, de vez em quando, molho um pouco de papel de cozinha, e passo na barriga das duas, e no fucinho... Não vou precisar de dizer que a gata não gosta lá muito, mas é que a gente toque nela, nem é da água, a cadela, á dois dias dei-lhe banho... Mas mesmo assim não se safa!
As minhas ratinhas, coitadas, dorme uma pra cada lado, e a minha avó disse que tava lá uma morta, só porque estava a dormir fora da casota.

Também moro a 15 minutos da praia... Mas não meto lá os pés... Porque teria que ir a pé, e as praias daqui não são muito boas e teria que andar imenso até á outra praia... E pra voltar pra cima que é tudo a seguir, ficava toda transpirada, não tou pra isso... Prefiro ficar em casa...

E ainda pra mais hoje os niveis de IUV vão atinguir o grau maximo, ou seja, 11.... Logo á noite, vai ser mais um sacrificio para adormecer...

E sim, existem protectores solares tanto pra gato como para cão.
E existe cá em Portugal, na loja de animais onde eu trabalhei, quando andei a ver os catalogos dos champos e oleos, eles tinham lá protectores solares, mas sinceramente não me lembro da marca :? Mas perguntem nos vets, talvez eles saibam alguma marca que comercialize! Há de certeza. Uma senhora que lá foi á loja perguntar se tinhamos, ela disse que tinha visto também na net, um protector, porque ela tinha um boxer branco e precisava... Mas eu disse que ia falar com o meu patrão, porque na altura n tinhamos á venda, mas como eu depois me despedi da loja, não sei como é que as coisas ficaram!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”