in Correio da ManhãDados disponibilizados no site do Instituto de Meteorologia (IM), mostram que o índice IUV vai ser elevado em quase todas as regiões do país e regiões autónomas do Açores e Madeira com valores a variarem entre nove e dez valores, com excepção do distrito de Évora (cinco).
O risco de queimaduras na pele é por isso maior no dia de hoje, pelo que o IM recomenda a utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, chapéu, camisolas, protecção solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
O IUV varia entre menor que dois (risco baixo), três a cinco (moderado), seis a sete (alto), oito a dez (muito alto) e igual ou superior a onze (extremo).
Até sexta-feira, o índice de raios ultravioleta vai variar entre os oito e os onze valores.
O IM refere ainda que os distritos de Braga, Guarda, Lisboa e Setúbal vão estar hoje classificados com o "alerta laranja" de risco "moderado a elevado" para a saúde.
Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja estão hoje classificados com o "alerta amarelo" de risco para determinadas actividades ao ar livre. O distrito de Faro é o único classificado com a cor "verde", já que não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.
As previsões do Instituto de Meteorologia para hoje apontam para céu limpo e vento fraco e temperaturas elevadas que vão atingir os 39 graus em Santarém. Em Beja, os termómetros vão subir até aos 38 graus, em Castelo Branco, Braga e Portalegre até aos 37 graus. O IM prevê ainda 36 graus para Lisboa e Coimbra, 32 para Porto e Guarda e 31 para Faro.
A meteorologista Ilda Novo, em declarações ?a rádio ‘TSF’, explica que as temperaturas que se fazem sentir em Portugal estão “bastante acima da média” das situações normais para o país e resultam de correntes de ar muito quente proveniente de Espanha e do norte de África, “próprio destas altura do ano”.
Ora, como todos já demos conta, está um calor que não se pode!! Eu estou na zona de Chaves e isto parece o inferno, pois é uma zona de interior, situada num vale e rodeada de montes...imaginem eu que sou dos Açores e habituada a temperaturas amenas e agradaveis, estou aqui a gramar com este calor! Durante o dia atinge facilmente os 40graus, embora na meteorologia as previsões apontem para 36graus, e de noite devem estar uns 20 e tal graus...estou aqui a escrever estas palavras e estou a transpirar em bica com a ventoinha ligada e até o meu Farrusco, que como gato que é e que não gosta de água, enfiou-se no lavatorio do WC quando eu tinha a agua a correr e nem berrou, tal é o calor que o bichano deve ter!!
Bem, já me estou a desviar um pouco do assunto que gostaria de ver debatido: que tal está o tempo pela vossa terriola? Como é que vocês se têm sentido e de que maneira estas alterações climaticas têm alterado a vossa vida?
Eu, por exemplo, não uso protector solar...ou melhor, até uso...factor 2 oleo de côco, o que é uma inconsciência da minha parte, visto que sou muito "sinaleira" e branquinha...com a incidência de cancro de pele a aumentar no nosso país, as constantes ondas de calor e o aumento da emissão de raios UV, tudo isto levou-me a repensar esta minha atitude de não usar protector solar e vou começar a ter mais cuidado...já apanhei inumeros escaldões e um deles foi na Madeira, em que estive a torrar das 11h às 19h, por isso podem imaginar como fiquei, quase não podia ter roupa no corpo!! Talvez nunca me tenha preocupado muito porque nos Açores as temperaturas são muito mais amenas e tenho a possibilidade de me estar sempre a refrescar e de estar enfiada na água...aqui no "contenante" não tenho mar, não tenho brisa maritima, mas tenho um sol de torrar amendoins e umas piscinas cheias de cloro...ja cá tou há algum tempo mas isto só tem vindo a piorar...
E vocês, também pertencem a esta classe de inconscientes que não usa protector? Que cuidados extra têm com este tempo?
E já agora, desculpem o meu testamento....