Se me disserem que são feitas porque os cães até ficam mais giros, concordo. Na maior parte dos casos, são raças que já foram geneticamente desenvolvidas pelo homem a partir de outras, e as amputações são feitas para que haja uma maior distinção.
O primeiro Grand Danois que vi ao vivo era preto e branco, inteiro. Pensei que parecia um Dalmata em tamanho grande.... e confesso que no caso do Grand Danois, os acho mais bonitos inteiros.
Conheci um individuo que comprou uma Dobberman e deu ordens ao criador para não a amputar. E giro, os vizinhos não tinham medo dela... tinham mais medo da minha pastora alemã.
E nessa altura pensei.... bolas, as amputações afinal só são feitas para dar ao animal um ar mais feroz! O que me levou a pensar se não seriam consequência da vaidade dos donos, logo classificáveis ao nível da cirurgia plástica humana....

Porque dolorosas, sejam em que animal forem feitas, ai isso são. Não me digam o contrário, qual de nós humanos gosta de levar injecções? etc?
Quando são necessárias por uma questão de saúde, isso já é outro campo!
Quanto às esterilizações, hoje em dia é a grande moda entre os vets, experiencia pessoal recente! Quando tive a minha primeira cadela, a opinião dos vets era exactamente a oposta...
Se calhar ainda sou da "velha guarda", mas acho que também só são justificáveis quando indispensáveis por uma questão de saúde, e recomendáveis nos animais sem dono.