muito magra para esterilizar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

badoca
Membro Júnior
Registado: segunda ago 01, 2005 3:27 am

domingo jul 16, 2006 1:42 am

boa noite !
alguem me sabe dizer se uma gata com 3.600kg esta muito magra para ser esterilizada? ela ja é adulta e teve uma ninhada em abril e desde ai que esta metade do que era antes de engravidar...
eu tenho mais gatos e todos eles estão gordinhos, estão todos desparizitados e todos comem bem, eu penso que ela esta asssim magra devido deixar os gatinhos mamarem, tanto que tem as mamas muito descaidas. falei com a veterinaria e ela disse me que nao era aconselhavel esterilizar magra, para tentar com que ela engorda-se mais um pouco mas na altura nao sabia o peso dela, a vet também achou muito estranho ela ainda deixar mamar, será por amamentar que esta magra?ou será filme da minha cabeça? :roll:
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

domingo jul 16, 2006 7:49 am

não ! claro que não, uma das mihas gatas quando foi esterilizada pesava muito menos que isso! e hoje pesa 3, 800.KG :lol:
é mesmo pequenina de natureza....
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo jul 16, 2006 6:15 pm

A minha gata foi esterelizada e acho que tinha 3,5Kg! E correu bem... Não é que agora ela esteja mais gorda, porque toda a vida ela foi magra. Mas está bem... tirando um ou outro promenor que não faz com que esteja a 100%
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

domingo jul 16, 2006 7:05 pm

Tenho quatro gatos, 2 gatas e 2 gatos, qualquer deles foi esterilizado com menos peso que esse, penso que até o Zé Maria, poderia andar por aí.

Sei que o Zé Maria, esteve na "engorda" antes de "ir à faca", mas o peso era capaz de ser esse mais ou menos.

Não terá possibilidade de pedir uma segunda opinião de outro Vet?

Isabel
badoca
Membro Júnior

domingo jul 16, 2006 7:19 pm

sim posso ir pedir segunda opinião mas acho que não é necessário visto que a vet nem viu esta gata. eu tenho 5 gatas , 3 sao adultas e estou a esterilizar todos(também tenho dois gatos um ja castrado e outro sera quando tiver idade) e levei primeiro a eva que era a que estava mais gordita, e quando lá estive peguntei a vet a opinião dela mas nem sabia o peso, na altura nem ela viu a gata.
mas esta gata ja teve 3 ninhadas e das 3 ficou sempre magra, entretanto volta a engordar e tals.
ate se sente os ossos acho que segunda a levo a vet para ela a ver e logo vejo o que me diz ... ela come ate bem, mas é muito esquisita.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jul 16, 2006 11:16 pm

badoca,

Com esse peso pode ser esterilizada à vontade ;) . Tive gatas a serem esterilizadas com menos peso ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
badoca
Membro Júnior

domingo jul 16, 2006 11:46 pm

sendo assim vou esteriliza-la ja esta semana... :)
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

segunda jul 17, 2006 2:18 am

A minha Chita foi castrada com um ano e pesava 2.900kg. Hoje, com 5 anos pesa 3.400, é pequenina ;)

Neste caso o que chamou a atenção foi o facto da gata ainda ter leite. Não seria preferível esperar até que o leite secasse? Ou dar medicação para secar o leite antes de ser esterilizada?
badoca
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 5:20 am

a gata das ninhadas que teve sempre teve leite ate muito tarde. o ano passado ela teve uma ninhada e fiquei com uma cria e ela amamentou ate aos 5 meses da cria a vet disse que nao haveria problema em ter leite ainda, só disse que era estranho ela ainda deixar mamar visto que os gatos nasceram em abril, ja têm 3 meses e ja comem mas também mamam muito.

mas esta gata é grande normalmente ela pesa por volta de 4 kilos e pouco...
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

segunda jul 17, 2006 6:06 am

Não há melhor conselheiro que o vet ;)

De qualquer forma ponha essa questão da gata ainda ter leite quando marcar a esterilização.

Se ela costuma pesar mais de 4 kg então a perda de peso deve ser mesmo do facto de ainda amamentar. Reforce-lhe a alimentação com ração de gatinhos.
Gata que amamenta até aos 5 meses? Os filhotes devem adorar :D
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jul 17, 2006 8:27 am

badoca,

Tal como as mulheres, o amamentar emagrece...ou pelo menos não deixa aumentar de peso... ;). De qualquer forma, foi uma mais valia para a gata, para si e para as crias...na medida em que enquanto as gatas tiverem leite, não entram em cio... senão era outra barrigada em cima da anterior...!

Elas assim que desmamam os filhos, pelo leite secar ou escassear, entram em novo cio ;).

Fale com a vet sobre as mamas... e ela que lhe faça um exame pormenorizado às ditas antes de a esterilizar ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PMSilva
Membro Júnior
Registado: terça nov 26, 2002 6:01 pm

segunda jul 17, 2006 8:30 am

atenção que essa historia de gatas a amamentar não ficarem prenhas, não passa dum mito :o

infelizmente ficam e muitas das vezes têm gravidezes umas atrás das outras... cuidado para não ter nenhuma surpresa...
badoca
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 8:38 am

estou com um pouco de pressa para a esterilizar porque ela teve o cio há uma semana atras e os gatos vadios aqui da vizinhança sabem me abrir os estores e entram...
mas já lhe passou o cio e ela continua com leite...
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jul 17, 2006 8:38 am

PMSilva Escreveu: atenção que essa historia de gatas a amamentar não ficarem prenhas, não passa dum mito o

infelizmente ficam e muitas das vezes têm gravidezes umas atrás das outras... cuidado para não ter nenhuma surpresa...
O que eu escrevi: "desmamar, secar ou escassear"!!! :roll:
Infelizmente o que se passa com muitos "entendidos"... é que vêm os gatitos (crias- bebés) a mamarem mas só a fazerem o acto de mamar quando na realidade não estão a ingerir LEITE! estão sim a mimarem-se a eles próprios! :roll: . Depois, as/os “entendidos”.. deixam as “madames parideiras”, quando são suas (não me refiro ás de rua) dar umas voltinhas ou quiçá brincarem com o gatinho, inteiro (que isto de fruta ou legumes, como prefiram…ela está carote) que têm ou o da vizinha e voilá outra barrigada!

Quando o sistema hormonal altera com a falta do leite ou a escassêz do mesmo, as gatas entram em cio! Quando estão com leite à “pojadura”, não entram em cio!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
badoca
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 8:42 am

leonildecarvalho a minha gata esteve com o cio e tem bastante leite, eu fui ver e sai bastante...
será a minha gata fora do normal? :?
Responder

Voltar para “Gatos”