Jabuti bebeu esgoto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Esgoto contamina Jabuti?? Cagado??

Contaminação
1
100%
Jabuti
0
Sem votos

Total de votos: 1
FelipeBrasilPet
Membro Júnior
Registado: domingo jul 16, 2006 7:08 pm

domingo jul 16, 2006 8:10 pm

Olá pessoal, tenho uma Jabuti-Piranga ([i]Geochelonia Carbonaria[/i]) fêmea com toda certeza, ela tem 5 anos de idade.

Ela sempre gostou muito de água corrente. Ela é criada no quintal que é bem amplo, onde ela tem sua própria casa, que ela entra lá na hora que quiser (ela é livre).

O quintal tem um obstáculo pra ela não passar para a área de serviço. Mas ela gosta muito de estar perto das pessoas e quer sempre entrar na nossa casa, então colocamos ela para passear na área de serviço e então ela entra em nossa casa (ás vezes).

Numa dessas vezes, o esgoto estourou (a "Caixa de Gordura" é um cubo, componente da encanação do esgoto que serve para fazer com que os detritos sólidos do esgoto da pia da cozinha fiquem no fundo desse recipiente, e então a água sai dessa "Caixa de esgoto" bem negra, bem suja e contaminada por germes --- É uma caixa cheia de baratas, ás vezes não é um cubo e sim arredondada, circular. Enfim é feita de cimento e tem uma tampa de cimento e fica enterrada no chão. Uma ou duas vezes no ano deve ser desentupida).

Então..... voltando a falar da Jabuti........ ela estava passeando bem perto desse esgoto que de repente estourou (ele NUNCA TINHA estourado antes!!!); como a água estava correndo ela saiu correndo em direção a essa água (ela gosta de QUALQUER água em movimento)e bebeu. --- foi muito nojento!!!

E... eu lavei ela com um pouquinho de água com sabão; e ela não apresentou nenhuma doença (esse episódio aconteceu há cerca de um ano , quando ela tinha 4 anos de idade).Hoje, aos 5 anos de idade, ela é muito feliz e brincalhona (como sempre foi).

Ela corre atrás das pessoas no quintal, e quer ser bajulada (ser paparicada, ser mimada, ser alisada, ser acariciada). Ela fica nos olhando fixamente,parece mais uma cadela.

Ela gosta de subir em nossos pés.

Então eu a acaricio, mas eu tenho um certo nojo dela por ela ter tomada aquela água tão nojenta. Mas depois daquela sujeira, ela, no mesmo lugar, já tomou ALGUMAS VEZES, água com sabão em pó, e água com água sanitária (alvejante) ---- nós não demos não, ela que tomou quando saiu da máquina de lavar roupas. Ela gosta de água em movimento.

Eu quero saber, se ela já está desinfectada de germes e de vermes. Pois, 1 - ela pede para ser acariciada sempre;2 - Ela sobe em nosso pés; 3- qualquer pessoa que nos visita aqui em casa vai fazer um carinho nela.

E então..... Eu posso escovar o bico dela com pasta de dentes??? Eu posso limpar a pele dela com álcool???
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

domingo jul 16, 2006 9:31 pm

Com tanta peripecia e tanta oportunidade que ela tem de se magoar ou envenenar, voce tem muita sorte de ela ter vivido 5 anos, adorei o brincalhona, que é uma palavra que se aplica imenso a qualquer reptil.
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda jul 17, 2006 10:12 am

Caro FelipeBrasilPet as tartarugas podem ser portadoras de salmonela pelo que sempre que lidares com ela deves lavar bem as maos.
E então..... Eu posso escovar o bico dela com pasta de dentes??? Eu posso limpar a pele dela com álcool???
Lavar o bico dela com pasta dos dentes parece-me algo muito proximo da insanidade...

Passar alcool tambem. Eventualmente se ele tivar alguma lesao na carapaça poderás passar betadine, alcool nunca.

Se quiseres melhorar a higiene da tua tartaruga poderás escova-la com uma escova de dentes usada, sobre agua corrente e sem nenhum tipo de detergente! (e so na carapaça!)

(Nao te esqueças de depois lavar bem as maos.)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda jul 17, 2006 12:30 pm

FelipeBrasilPet Escreveu: E... eu lavei ela com um pouquinho de água com sabão; e ela não apresentou nenhuma doença (esse episódio aconteceu há cerca de um ano , quando ela tinha 4 anos de idade).Hoje, aos 5 anos de idade, ela é muito feliz e brincalhona (como sempre foi).
Um ano depois ... :o
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda jul 17, 2006 4:01 pm

Partilho da opinião do coldblood, é supreendente ter vivido 5 anos depois de já ter bebido esgoto e por algumas vezes (as que viu pelo menos, já deve ter bebido muito mais), água com detergente.

Felipe: não, não podes lavá-la nem desinfectá-la! Tens de impedir definitivamente o acesso dela à área onde já por tantas vezes bebeu água suja.
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

segunda jul 17, 2006 4:49 pm

espero que na zona a que chamas casa dela, ela tenha:

uma vedação para que não possa sair, terra, um recipiente constantemente com água limpa e fresca, e um ou dois abrigos para que se possa esconder, se estas necessidades estiverem preenchidas ela não tem necessidade de sair de lá, visto que quando sai, pode correr o risco de beber águas contaminadas por sabão ou outras...
FelipeBrasilPet
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 5:51 pm

:oops:
Como eu disse... A área de serviço é isolada do quintal. O local onde ela bebeu a água infectada fica a uns 15 metros do último obstáculo do quintal para a área de serviço (BEM LONGE).

Nós não costumamos envenenar o animal, mas ele já tomou água com sabão . (fazer o que)

Nós não estamos fazendo um teste de sobrevivência com o animal. (ele não está em laboratório).

Antes o animal vivia dentro da casa.

Por causa do cheiro das fezes, decidimos que ele fosse viver no quintal.

Ele tem dois abrigos sim, e várias plantas por onde ele possa decidir onde ficar.

E eu disse que é um animal fêmea brincalhão porque, geralmente quando eles estão doentes ( esses Quelônios terrestres) eles ficam parados e apáticos.

Se meu animal está animado (brincalhão) isso é sinal de disposição física. :!:
FelipeBrasilPet
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 5:53 pm

:oops:
Como eu disse... A área de serviço é isolada do quintal. O local onde ela bebeu a água infectada fica a uns 15 metros do último obstáculo do quintal para a área de serviço (BEM LONGE).

Nós não costumamos envenenar o animal, mas ele já tomou água com sabão . (fazer o que)

Nós não estamos fazendo um teste de sobrevivência com o animal. (ele não está em laboratório).

Antes o animal vivia dentro da casa.

Por causa do cheiro das fezes, decidimos que ele fosse viver no quintal.

Ele tem dois abrigos sim, e várias plantas por onde ele possa decidir onde ficar.

E eu disse que é um animal fêmea brincalhão porque, geralmente quando eles estão doentes ( esses Quelônios terrestres) eles ficam parados e apáticos.

Se meu animal está animado (brincalhão) isso é sinal de disposição física. :!:
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

segunda jul 17, 2006 5:58 pm

FelipeBrasilPet Escreveu:Nós não costumamos envenenar o animal, mas ele já tomou água com sabão . (fazer o que)
Sim, espero que não costumem :roll: mas tem de arranjar uma maneira de impedir o acesso dele a essa área onde há água suja. Não pode haver desculpas. Impedem o acesso dele e ponto final.

Se isso é impossível e não existem condições para estar lá fora, então deve voltar para dentro de casa e limpem as fezes assim que são feitas, como aliás deviam fazer sempre. Desta forma não há cheiros desagradáveis.
FelipeBrasilPet
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 6:14 pm

Meu amigo COLDBLOOD

Não é uma questão de sorte minha Jabuti Fêmea ter 5 anos de idade, afinal os répteis são os sobreviventes dos tempos dos dinossauros;

Ela estava sendo criada dentro de casa. Só com 3 anos de idade ela foi morar no quintal.

A questão do esgoto é uma coisa muito fora do comum; ele nunca havia estourado, ainda mais na hora exata em que ela estava no local.

Minha Jabuti é muito bem tratada, só que não vivemos comprando cosméticos específicos para Jabuti (se é isso que é tão necessário); não tenho dúvidas que minha Jabuti fêmea vá SOBREVIVER sem cosméticos específicos para Jabutis.

Apesar desses tempos modernos... ela não deixou de ser uma Jabuti p

O fato de eu postar essa mensagem depois de um ano do ocorrido, é que eu não conheço bons fóruns que nem este 'arcadenoe.clix.pt', no Brasil mesmo eu não achei um dessa qualidade aqui, e foi por uma pesquisa que eu achei esse site de PORTUGAL (é o exterior pra mim).

Como não moro em Portugal, não é muito comum eu conhecer os bons sites dessa localidade européia. !

Eu só descobri este fórum agora.

Ela não foi a um veterinário porque não temos grana e ela não teve nenhuma doença. Não houve necessidade.

Ela está bem e saudável, e o fato de eu ter postado essa mensagem (ter criado esse tópico) demonstra o quanto eu gosto dela. ( o quanto a nossa família gosta)

Ela vive no quintal que não tem nenhum esgoto. Tem cimento e tem plantas e tem terra também.

Ela não se incomoda de andar pelo cimento (que sempre leio que é muito prejudicial).

Eu já li que um Jabuti adulto só precisa de um terário de 1,0 m X 1,0 m. Mas esse meu Jabuti é exigente, e além do quintal, quer andar por toda a casa.

Acredito que ela vive muito bem, tendo tanto espaço.

Acho que ela não sobrevive não, ela vive é muito bem!!!!!!!!!!!
Última edição por FelipeBrasilPet em segunda jul 17, 2006 7:32 pm, editado 2 vezes no total.
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

segunda jul 17, 2006 7:08 pm

Olá Felipe

Bem vindo ao forum.

Ao que parece voce até é um criador interessado, mas um pouco descuidado e desinformado. A sua exposiçao inicial e as suas perguntas e observaçoes nao abonaram muito a seu favor.
(a pergunta da pasta dos dentes, do lavar com alcool, o acidente do esgoto ou o beber agua com sabao, sao de bradar aos ceus )

Que tamanho tem a sua jabuti (aqui chamamos de tartarugas terrestres).

Qd estive no Brasil vi e peguei em jabutis enormes ai com uns 40cm.

(Respondendo a pergunta do outro post o Ananas e da familia do Abacaxi.)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda jul 17, 2006 7:15 pm

Olá Felipe!

Desculpe-me mas parece-me um dono extremamente negligente!

Sabe por experiência própria que os acidentes acontecem e não faz nada para o evitar! :roll:

O Mafia disse tudo na sua mensagem!
mafia_69 Escreveu: espero que na zona a que chamas casa dela, ela tenha

uma vedação para que não possa sair, terra, um recipiente constantemente com água limpa e fresca, e um ou dois abrigos para que se possa esconder, se estas necessidades estiverem preenchidas ela não tem necessidade de sair de lá, visto que quando sai, pode correr o risco de beber águas contaminadas por sabão ou outras...
O animal precisa de ter um espaço reservado so para si com vedação em volta, assim como está é um alvo fácil para quaisquer tragédias! :(

Melhore isso rápido se gosta mesmo do seu jabuti! Nem precisa de muito dinheiro para isso!

Ah ... piso em cimento é mesmo mto prejudicial para elas! não esteja à espera que ela grite de dor cada vez que anda mas com o tempo vai ser as deformações nos seus ossos e ai não haverá veterinário que a salve :(
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
FelipeBrasilPet
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 7:28 pm

Obrigado Norby

Bom... eu apenas fiz as perguntas sobre o álcool e a pasta de dentes (eu nunca usei, não teria coragem sem uma consulta).

Obrigado pelo esclarecimento sobre "Ananá".

Meu Jabuti Piranga deve ter bem esses 30 para 40 cm (vou ver se eu meço, se eu colocar a fita métrica nela vou ficar com nojo -- não é brincadeira).

Ela já teve até dois namorados.

Nós não criamos o animal em espaço limitado porque nós vivemos numa planície, no litoral do nordeste, onde há casas com quintais (não é um apartamento).

Nós tentamos criá-la de uma maneira natural para que ela seja feliz.

Na verdade, o fato de ela ter tomado água com sabão espumado é porque ás vezes minha mãe lavava (no passado) as roupas com ela por perto (acho que ela era atraída pelo barulho da máquina de lavar).

E também porque a minha mãe lavava (no passado) a área de circulação da casa com ela por perto.

Ela sempre pareceu se divertir com as lavagens de roupa e do chão (piso esmaltado - cerâmica) e por isso não impedíamos essa brincalhona de se divertir com a água dessas lavagens.

Sempre achamos engraçado ela correr atrás da espuma. Ela realmente se divertuia com isso.

Claro que nós sempre nos preocupamos em dar bastante água pura a ela, quando ela brincava com essas águas.

Mas a quantidade que ela bebia dessas águas com sabão eram bem poucas. Ela sempre gostou mesmo é de água corrente, eu tinha que passar minutos com a torneira aberta só pra ela, porque água parada num pote ela não bebia.

Era só abrir a torneira que ela corria pra água.

Sempre (então) nós deixávamos ela se divertir com a água.

No dia que ela bebeu esgoto, minha mãe não estava nem lavando roupa. Estourou sem mais nem menos mesmo, só estava sendo usada uma pia no momento do acidente.

Mas ela já bebeu umas 3 vezes água com sabão e uma vez até tinha água sanitária.

Por isso que eu não sinto tanto nojo dela.

Nós gostamos muito dela e temos que fazer um carinho nela, porque ela sempre nos procura.

Ela sempre está pedindo carinho.

Ela é diferente de muitos Jabutis, porque geralmente eles não gostam de pessoas, mas a minha gosta muito.

Ela sempre foi muito limpinha, até esmalte ela usava (minha mãe que pintava as unhas dela -- é um capricho de minha mãe) e minha mãe sempre bota uma sainha pra ela no carnaval.
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

segunda jul 17, 2006 7:34 pm

eu próprio tenho um jabuti da familia geochelone elegans... vive muito bem no meu quintal vedado durante todo o verão, onde se pode divertir procurando rebentos de plantas e outras coisas, o meu quintal tem canteiros com terra e plantas, e também tem um chão em mármore, ela pode passear por toda a área do quintal que está vedada para ela, cerca de 5m por 7m. é muito, e mesmo assim ela tenta por vezes ir mais longe, é normal, as tartarugas gostam de vaguear á prócura de coisas novas, são muito curiosas. se queres que te diga o dinheiro não foi problema, não gastei sequer um euro em equipamento, apenas coisas que normalmente se tem em casa, como um recipiente pa água, e os alimentos vegetais. só comprei um suplemento vitaminico que dou uma vez por semana. já a tenho há mais de dois anos, e não houve problemas, não tenho esgotos no quintal nem lavo roupa no quintal. á unica água que pode lá ir parar é a da chuva e a da rega. compreendo que gostes muito do teu jabuti e por isso queiras que ele tenha mais espaço. dizes que foi coincidencia o esgoto ter rebentado no preciso momento que o jabuti estava perto. isso compreendo. mas se o jabuti tivesse o seu próprio lugar, vedado e com tudo o que precisa, iria estar muito contente. é claro que o jabuti adora passear fora do recinto, mas isso é perigoso para um jabuti, tens prova disso com todas as peripecias que já lhe aconteceram, imagine se um dia cair algum objecto em cima do jabuti? é muito improvavel, mas é possivel. por isso temos de estar atentos com nossos animais. tudo pode acontecer. e se queremos que nossos animais vivam muitos anos, não podemos permitir descuidos.

a questão da pasta de dentes despensa obviamente comentarios, é ridicula! você nunca viu lavarem o bico duma ave com pasta pois não? pela mesma razão que nunca irá ver niguem lavar o bico dum jabuti com pasta... jabutis não têm pasta de dentes em seu habitat natural, e por isso mesmo resistiram ao passar dos milênios. têm tudo o que precisam, nada mais nem nada menos. simplesmente o que necessitam para beber, comer e fazer sua vida se reproduzindo...
FelipeBrasilPet
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 7:50 pm

AFFFFFFFFFFFFFF :cry: :x :o
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!

Eu já disse, meu jabuti já tem um quintalzão, ele passeia bastante e não escapa para a área de serviço, só se a gente colocar.

Tá nas mesmas condições que o seu.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”