CAES VIOLENTOS!!!!!!!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

terça fev 11, 2003 2:40 am

O meu cao, Jolly, tem agora pouco mais de 4 anos e esta cada vez mais violento.
Ele e uma mistura de caniche com raca desconhecida e ja nao sei o que fazer. O treino de caes so comeca em final de Marco e necessito urgentemente de dicas que possa usar mesmo no dia a dia de como o controlar.
Ele sempre foi habituado a coisas que sei agora serem desaconselhadas, como dormir na nossa cama, estar no sofa e coisas do genero.
Mas agora, ele morde os pes na cama, nao se lhe pode tocar quando ele nao quer e as vezes ate sem motivo ele morde.
O comportamento dominante e agressivo e um problema 24 horas por dia. Se o deixo na sala a noite, ele gane toda a noite.
Gostaria de saber pequenas coisas que posso desde ja por em practica para acabar com este comportamento indesejavel.
Obrigada.
[color=darkblue][/color]
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça fev 11, 2003 9:45 am

Pois é Praias a obediência devia ter começado muito mais cedo desde pequenino.Apesar do tempo perdido ainda pode estar a tempo . O seu cão percebeu que pode fazer o que quer é ele o líder da matilha.Assim tem que ser reposicionado no seu lugar.Reprenda-o energicamente quando ele faz coisas inaceitáveis puxando-lhe o cachaço para ele perceber que quando é "não " é "não" mesmo. Não demonstre medo nem interrompa a reprensão se ele tentar morder pois senão ele perceberá que se morder manda.Se ele ganir á noite deixe-o ganir porque ele sabe que se ganir você faz o que ele quer. Não se esqueça, e é muito importante , de recompensá-lo quando ele faz bem.Realmente é aconselhável levá-lo a uma escola de obediência o mais depressa possível.

Saudações
HugoP
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 12:25 pm
Contacto:

terça fev 11, 2003 9:49 am

boerboelfan Escreveu: Pois é Praias a obediência devia ter começado muito mais cedo desde pequenino.Apesar do tempo perdido ainda pode estar a tempo . O seu cão percebeu que pode fazer o que quer é ele o líder da matilha.Assim tem que ser reposicionado no seu lugar.Reprenda-o energicamente quando ele faz coisas inaceitáveis puxando-lhe o cachaço para ele perceber que quando é "não " é "não" mesmo. Não demonstre medo nem interrompa a reprensão se ele tentar morder pois senão ele perceberá que se morder manda.Se ele ganir á noite deixe-o ganir porque ele sabe que se ganir você faz o que ele quer. Não se esqueça, e é muito importante , de recompensá-lo quando ele faz bem.Realmente é aconselhável levá-lo a uma escola de obediência o mais depressa possível.

Saudações
Mais palavras para quê!!! está dito e mt bem por boerboelfan..

Saudações..
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça fev 11, 2003 9:56 am

Ola, bem vinda ao forum!

Normalmente, respondo sempre aos topicos de ajuda com caes adultos que demontram comportamentos indesejados.
Faco-o porque ja me vi com o mesmo problema e so eu sei como me foi dificil encontrar ajuda!

Os problemas que descreve com o seu cao derivam, a meu ver, do animal ainda nao ter compreendido qual e o seu papel na matilha familiar. Provavelmente o cao ve-se como lider da matilha familiar e age como tal. Se elementos da matilha assumem comportamentos que aos olhos do cao sao de lideranca o cao reage tentanto corrigir esses membros. (Para o cao, que o dono tente pente-lo ou que o tire da cama ou do sofa sao vistos como comportamentos dominantes da parte do dono)

Para um lider de matilha, quando a matilha se ausenta e o isola, isso pode causar uma frustracao enorme, isso e uma situacao tao inadmissivel para o cao como seria para humanos que os nossos filhos nos fechassem em casa a chave e desaparecessem durante toda a noite...

Uma boa escola de obediencia vai ajudar muito. mas o trabalho maior e para fazer em casa. Os membros humanos da familia devem primeiro tentar compreender como e que o cao os ve (membros da matilha) e devem depois tentar reverter os papeis na matilha.

(Aqui repito um post que ja tinha publicado, membros veteranos podem preferir passar a frente)

Em ordem a faze-lo recomendo (como ja o fiz neste forum muitas vezes) o metodo da autora inglesa jan Fennell ("The dog Listener"). Esta e uma sintese do livro de cerca de 100 paginas:

A ideia basica da metodologia apresentada no livro e que para que o dono se apresente aos olhos do cao como lider, o dono deve comporta-se como o cao (ou lobo) lider da alcateia.
Os quatro pricipios do comportamento do lider da alcatreia sao:

- O lider e sempre o primeiro a comer, e come sempre o melhor pedaco: Para aplicar este principio a autora recomenda que, quando se serve a comida do cao, no topo da racao o dono deve colocar uma bolacha ou um pedaco de queijo. A vista do cao e antes de que o cao seja autorizado a comer, o dono deve tirar a bolacha ou o bocado de queijo do prato da racao e come-lo com grande fanfarra. So depois do dono ter comido e que o cao pode comer do prato.

- O lider nao presta homenagem a individuos de condicao inferior. Para aplicar este pricipio a autora apresenta a regra dos cinco minutos. A regra e que de cada vez que o dono e o cao sao separados (nao interessa por quanto tempo), quando o cao e o dono se reunem, o dono deve ignorar completamente o cao durante 5 minutos. Pura e simplemente virar-lhe as costa e nao fazer contacto visual. A principio, o cao vai tentar tudo para chamar a atencao do dono, mas acaba sempre por acalmar e por se sentar, a espera do que o dono vai fazer. So quando o cao acalma e que o dono o chama e lhe da atencao, de maneira calma. Se o cao desata aos pulos, o dono vira-lhe as costa e comeca o processo outra vez. Segundo a autora, esta regra dos 5 minutos e nao se despedir do cao normalmente soluciona o problema dos caes que nao podem estar sozinhos.
Outra recomendacao e fazer o cao merecer os mimos (passeios, guloseimas e brincadeiras) que recebe. Antes do dono iniciar uma destas actividades (e sempre o dono que toma a iniciativa!), o dono deve ordenar ao cao que se sente, deite ou que faca algo pelo dono. Se o cao desata aos pulos, o dono ignora o cao, nao o recompensa, vira-lhe as costas e dai a bocado tenta outra vez. Se o cao inicia uma destas actividades por sua iniciativa, o dono deve ignora-lo, dado que neste caso o cao teria a lideranca.

- O lider e quem comanda a cacada. Para o cao, cada passeio, e uma cacada e o lider e quem decide a direccao a seguir. Esta e uma regra dificil de seguir. O que se recomenda e que o cao em aprendizagem esteja com uma trela e que de cada vez que o cao puxa a trela (porque viu um gato, um amigo ou porque quer ir a frente), o dono deve parar instataneamente e ficar quieto ate que o cao olhe para o dono. So quando o cao faz contacto visual e que o dono continua o passeio. Isto nao resultou com o Oscar porque quando ve um gato e capaz de ficar a olhar fixamente para o gato durante horas… O que resultou foi durante os passeios, quando o Oscar queria decidir a direccao a seguir, eu nao lhe dizia absolutamente nada e comecava a andar rapidamente noutra direccao. Ele aprendeu que tem que prestar atencao para onde e que eu vou, ou vai a voar atras.

- Em situacoes novas, e o lider que decide o que se faz. Normalmente, isto vem naturalmente quando se seguem as outras regras, principalmente a terceira. O cao deve ser ignorado cada vez que toma uma iniciativa que nao e claramente aprovada pelo dono. Ralhar ou bater nao fazem sentido, so servem para confundir o cao e para o tornarem violento. A indicacao mais clara que se pode dar a um cao de que um comportamento nao e aceitavel e ignorar completamente e virar as costas.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

terça fev 11, 2003 11:31 am

Outras dicas que podem ajudar:

- Passe sempre primeiro pelos sítios estreitos e portas;
- Nunca deixe o cão ganhar o jogo do 'puxa', ou seja, nunca o deixe ficar com o brinquedo. No fim da brincadeira, ele deve largar o brinquedo e este último deve ser guardado por si.
- Nunca o deixe dormir na sua cama... o elemento dominante da matilha dorme sempre no melhor sítio.

De qualquer maneira, penso que a escola de treino vai moderar (se não eliminar) estes comportamentos.
dora_mendonca
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 11:59 am

terça fev 11, 2003 12:29 pm

enviei-lhe uma pm.
Espero estar a ajudar pois tenho o mesmo problema com o meu cão.
bcpereira
Membro
Registado: segunda jan 20, 2003 12:39 am

terça fev 11, 2003 1:14 pm

À pelo menos uma coisa que deve ter sempre em conta, nunca mas nunca mostrar medo, mesmo que ele lhe morda. Tem que lhe mostrar que é o vc quem manda e que não tem medo dele, pq se ele sente que vc tem medo então está tudo estragado.
Depois de lhe fazer frente é só seguir os outros conselhos já aqui descritos.

Se ele lhe morder, ralhe com ele agarre-lhe o cachaço e for preciso bata-lhe com o jornal, nunca com a mão, o jornal não aleija e só faz barulho quanto à mão pode machucar os orgãos internos.

Pode ter a certeza que logo logo ele vai ver quem manda e coloca-se no lugar dele.

Um Abraço
Praias
Membro
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

quarta fev 12, 2003 5:32 pm

Obrigada por todas as vossas respostas.
Eu sei que o treino ja deveria ter-se iniciado muito tempo atras.
Mas e sempre aquela conversa de que muitos caes nao sao treinados e sao bons caes, sem problemas.
Eu acredito que preciso de adoptar alguns dos vossos metodos.
Algumas perguntas:
- E possivel continuar com algumas excepcoes se ele estiver a agir bem ou tem que se cortar com tudo o que e excessivo? (com isto quero dizer que por exemplo, de manha, eu costumo abrir a porta da sala e ele vem para a cama conosco e e um querido. Faz as suas mariquices e rebola-se e brinca com a gente. Mas, de vez em quando a meio da brincadeira ja nao quer e rosna. Temos portanto que eliminar essas vezes em que o deixamos estar conosco na cama ou no sofa, ou podemos abrir excepcoes?)
- Muitos de voces dizem para quando ele morde lhe agrrar nas barbichas e continuar a ralhar ignorando o facto que ele mordeu.
Como e que isso e possivel?!?!
Porque quando ele morde, eu nao lhe posso tocar no focinho de certeza sem ser ainda mais mordida.
Eu ralho-lhe e mando-o para o cesto mas e claro que ponho as minhas maos onde ele nao as pode morder e nao lhe toco mais.
Ele nao da dentadinhas suaves! Ele morde a serio! Da ultima vez fui tao mordida que tive de ir ao hospital e ele danificou-me o musculo da palma da mao tanto que provavelmente nunca mais vai voltar a estar perfeito, segundo opiniao medica.
Alguem sabe o que devo fazer nessas circustacias? Quando ele morde ou tenta?
No outro dia tambem tivemos amigos a visitar-nos.
Ele tem o habito de "dar ao rabo" na perna das pessoas que ainda nao conhece muito bem e nao sei o que fazer para acabar com isso.
Nessa noite, ele tambem se dirigiu sem mais nem que a uma das convidadas que estava traquilamente sentada no sofa e mordeu-a na mao. O que fazer nestes casos?
Para ja, vou com toda a certeza por em practica os vossos conselhos e esperar por mais sabias e experientes opinioes.
Obrigada
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 12, 2003 5:49 pm

Praias,

depois de ler o que contou, a minha sugestão é que arranje um treinador, já.
Não é tanto o cão que precisa de treino, são vocês.
Você precisa de falar com alguém que saiba da poda e que lhe explique o que deve fazer.
Têm de ser alguém em quem confie, que lhe dê apoio e cujos conselhos esteja disposta a seguir, rigorosamente.
Se não, não dá.
O cão não é um ser humano.
Não dá para explicar que é errado ou que nestas circunstâncias pode e nas outras não.Não dá para dizer "como te tens portado bem, hoje podes fazer isto e aquilo, mas amanhã já não ".
A mim parece-me que atingiu já uma situação critíca.
Desculpe se lhe pareço brusca.
Os conselhos dos foristas são bons, mas são para cães que nunca atingiram o ponto de desobediência do seu.
Morder às visitas, sem provocação ? Rosnar e morder nos donos ?
É impensável.
É urgente corrigir.
Praias
Membro

quarta fev 12, 2003 5:54 pm

[quote=aisd]
Praias,

depois de ler o que contou, a minha sugestão é que arranje um treinador, já.
Não é tanto o cão que precisa de treino, são vocês.
A mim parece-me que atingiu já uma situação critíca.
Desculpe se lhe pareço brusca.
Os conselhos dos foristas são bons, mas são para cães que nunca atingiram o ponto de desobediência do seu.
Morder às visitas, sem provocação ? Rosnar e morder nos donos ?
É impensável.
É urgente corrigir.
[/quote]

E pensa que eu nao sei???
So que onde moro os treinos so comecam no fim de MARCO!!!!!!!
Eu nao posso esperar pelo fim de Marco!
Ate la ja ou ele nos mordeu a nos ou ja eu me "passei" com ele!!!
Este foi o meu primeiro cao e sei que fui muito condescendente com ele, mas se tiver qe ser rigorosa e rigorosa que sou!
So que vejo tantas pessoas com caes que vao para o sofa e nao mordem que gostava de ter um assim.
De toda a maneira gostava ja de comecar a treina-lo simples coisas para ser obdiente, como senta, vem e isso.
Mas como fazer isso se ele tenta morder nessas situacoes?
E o que fazer ate aos treinos? Esse e que e o meu maior problema!!!
dora_mendonca
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 11:59 am

quarta fev 12, 2003 6:05 pm

A psicologa canina que conheço é uma solução muito boa se assim concordar.
Tenho o mesmo problema que você e, estou a começar a corrigi-lo!
Vejo bons resultados no meu cão.
Além de a Dra. a ajudar a compreender porque é que o seu cão faz isso ajuda também os donos a relacionar-se com o cão e vice-versa.
Eu também pensava em ir para uma escola de treinos mas estou muito satisfeita com a solução que arranjei. Aliás, a Dra. também nos ensina a treiná-lo pois também trabalhou numa escola de treinos.

Contacte-a, e tire as suas dúvidas.
A primeira vez que falei com ela foi por e-mail e ela deu-me umas "luzes".
Não perde nada em tentar, acredite que só ganha.

Vou enviar-lhe uma pm a dizer o e-mail da Dra. Alexandra

cumprimentos
Dora
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 12, 2003 6:11 pm

Não sei quais são as suas disponibilidades financeiras nem em que zona do país vive.
Já pensou em ir à tal escola, explicar a situação e pedir para anteciparem os treinos ?
Ou contratar umas aulas particulares ? Ou mesmo um treinador para ir a casa ?
Ou tentar outra escola ?
Se calhar uma simples conversa com o futuro treinador já ajudava.
Talvez ele (um professional) proponha métodos para lidar com a situação.
Eu digo isto, porque era o que eu faria.
Mas como disse não sei que hipóteses estão ao seu dispôr.
Praias
Membro

quarta fev 12, 2003 6:16 pm

Eu nao moro em Portugal. Eu resido nos Paises Baixos.
Aqui voce paga por tudo, inclusive so para verem o cao e deciderem qual e o melhor curso para ele.
Nao existem cursos antes da data indicada e eu nao tenho possibilidades para aulas privadas que sao um balurdio!
Talvez em Portugal conseguisse, mas nao aqui.
Sao extremamente caras as aulas privadas e os treinadores nao tem tempo ou nao querem ajuda-lo a troco de nada, portanto mais do que ja me disseram, (que nao foi nem metade do que os foristas aqui me ajudaram) so dirao durante o curso.
Parece incrivel, mas e assim que as coisas aqui se processam.
As vezes o nosso Portugal tambem tem coisas boas, como por exemplo, melhores profissionais caninos (que muitas saudades tenho da veternaria do Jolly...)
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta fev 12, 2003 8:13 pm

Olá Praias
Você tem um caso complicado.E mais complicado porque me parece depreender que você tem medo do cão. Nunca conseguirá impor-se a ele se tiver medo dele.
Admitindo que não é esse o caso ou se é está disposta a ultrapassá-lo: Parece-me que fez confusão quando aqui se disse que deve pegá-lo pelo cachaço. Não é as barbichas no focinho , o cachaço é a parte de trás do pescoço. Os cachorros quando são pequenos as mães corrigem-nos agarrando-os pela parte de trás do pescoço que para eles tem o significado de correcção de algo que não lhes é permitido.É exactamente o mesmo princípio. Agarre-o e puxe ao mesmo tempo que diz "não" com firmeza. É possível que ao princípio tente morder ou rosnar mas você tem que ser firme e só o deve largar quando parar com o seu comportamento.Se for preciso bata-lhe no focinho dizendo sempre o "não" ( não sou apologista de bater nos cães mas há situações que tem que ser mesmo ).
Relativamente ás excepções que fala eu diria não. Os cães têm um raciocínio muito linear : ou é ou não é .Como diz a aisd os cães não entendem porque é que em umas alturas podem fazer e em outras não.Não são seres humanos.
Quando lhe dá a comida obrigue-o a sentar-se primeiro antes de lha dar isso mostra-lhe quem manda.
No que respeita aos convidados introduza-o mas não o deixe aproximar demasiado nesta fase , enquanto não ensinado , para evitar situações iguais á que descreve.
Estou totalmente de acordo com a aisd a necessidade de treino é muito urgente principalmente para vocês para aprenderem a lidar com o cão e por muito que os forenses possam dar conselhos não substitui , de forma alguma , o treino real.

Saudações
Praias
Membro

quarta fev 12, 2003 8:24 pm

[quote=boerboelfan]
Olá Praias
Você tem um caso complicado.E mais complicado porque me parece depreender que você tem medo do cão. Nunca conseguirá impor-se a ele se tiver medo dele.
Admitindo que não é esse o caso ou se é está disposta a ultrapassá-lo Parece-me que fez confusão quando aqui se disse que deve pegá-lo pelo cachaço. Não é as barbichas no focinho , o cachaço é a parte de trás do pescoço. Os cachorros quando são pequenos as mães corrigem-nos agarrando-os pela parte de trás do pescoço que para eles tem o significado de correcção de algo que não lhes é permitido.É exactamente o mesmo princípio. Agarre-o e puxe ao mesmo tempo que diz "não" com firmeza. É possível que ao princípio tente morder ou rosnar mas você tem que ser firme e só o deve largar quando parar com o seu comportamento.Se for preciso bata-lhe no focinho dizendo sempre o "não" ( não sou apologista de bater nos cães mas há situações que tem que ser mesmo ).

Entao e assim:
Eu medo tenho algum, mas estou disposta a vence-lo.
Tenho algum porque ja fui mordida 2 vezes com alguma gravidade.
Mas como faco para o segurar no cachaco se ele com a forca que faz, eu nao consigo continuar a segura-lo e ele morde?
E as vezes em que nem e possivel chegar perto dele?
E se ele tentar morder e eu as primeiras vezes tirar a mao nao e ainda pior?
Responder

Voltar para “Cães”