Estou para adiquirir uma Cágado e tenho algumas dúvidas...Alguém pode me ajudar?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Tataus
Membro Júnior
Registado: quinta jul 20, 2006 7:18 pm

quinta jul 20, 2006 8:07 pm

Oi gente naum liga naum se algo aki na formatação da pergunta sair errado, eh que eu sou novo aki ainda estou meio atrapalhado...

Entaum estou para adiquirir um Cágado de Barbicha, gostaria de saber se a especie necessita de um aquaterrario.Pois esses dias fui em uma loja onde eles eram vendidos com autorização do Ibama e etc...E eles naum estavam em aquaterrarios, daí a dúvida ficou no ar!!!!

Alguém pode dar uma dicas para um inexperiente? :D

Obrigado...
Xau

OBS...Oque é Sondagem??????????? :?
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quinta jul 20, 2006 8:32 pm

Olá Tataus! :D

É do Brasil certo?

É que este forum é de Portugal e nós chamamos cágados às nossas tartarugas silvestres :p

Olha, sabes-me dizer qual é o nome cientifico do Cágado de barbicha? é para te pudermos ajudar ;)

PS: sondagem serve para quando queres colocar uma pergunta, com várias opções de resposta para os outros membros da Arca votarem e assim chegar-se a uma conclusão pela escolha da maioria, não sei se me fiz explicar bem :? :oops:
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
Tataus
Membro Júnior

quinta jul 20, 2006 9:53 pm

Olá Nyara....como vai???

Nossa obrigado por ter respondido o meu tópico com tanta rapidez...É realmente eu sou brasileiro, vc é portuguesa???

Entaum achei o nome cientifico da Cágado de Barbicha, que é:

Phrynops geofroanus

Obrigado pela atenção...
Até Mais
Tchau... :p
mafia_69
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 7:53 pm

quinta jul 20, 2006 9:58 pm

bem apesar de não estar familiarizado com essa especie. vou te dar os conselhos que deves ter em mente para qualquer tartaruga aquatica.

precisas de um aquaterrario com pelo menos um metro. com uma área seca suficiente para a carapaça do animal adulto caber sem problemas.

precisas de uma lampada de raios UVA e UVB´que encontras á venda numa loja de animais que venda repteis.

quanto á alimentação pesquisa aqui no fórum pois existem imensos posts sobre esse assunto
mafia_69
Membro Veterano

quinta jul 20, 2006 9:59 pm

Nome científico: phrynops geofroanus.
Família: Chiladae.
Alimentação: é basicamente carnívora (invertebrados e peixes). Também se alimenta de ração apropriada para o réptil, frutas, legumes e verduras (menos alface), camarão (nunca o faça de dieta principal para o animal, pois ele terá problemas de desnutrição).
Habitat: lagos e rios de água lenta.
Atividade: diurna e aquática.
Reprodução: a maturidade sexual das fêmeas ocorre a partir dos seis anos e, dos machos, com três anos. O acasalamento ocorre entre abril e julho e a desova estende-se de agosto a janeiro, com postura média de 9 ovos (espécie ovípara). A própria fêmea constrói buracos na terra para depositar seus ovos, que demoram cerca de 60 a 120 dias para nascer. O filhote sai (já nadando!) com cerca de 3 centímetros. Reproduzem-se com muita facilidade em cativeiro.
Tamanho: as fêmeas podem crescer até 30 centímetros de comprimento. Já os machos não ultrapassam os 22 centímetros - estes têm a cauda mais comprida e volumosa. No geral, atingem 25 centímetros de comprimento de carapaça (parte dorsal do casco). Crescem 3 centímetros por ano. Para isso, é necessário um acqua-terrário espaçoso (80 x 40 x 30cm) para um exemplar, com areia, pedra, água e em uma temperatura\ entre 28°C e 30ºC.
Tempo de vida: Vivem, em média, 40 anos, mas podem chegar a um século!

Manutenção em cativeiro:
A iluminação em terrários internos necessita reproduzir os raios UV-B, sem o qual o animal não sobreviverá por muitos meses, pois não fará a síntese de cálcio. Estas lâmpadas, do tipo fluorescente, apresentam apenas um ano de vida útil.
Como fonte de calor, pode-se utilizar aquecedores e, de preferência, associados a um termostato com sensor. Use filtro para manter a água sempre limpa e não esqueça do condicionador para répteis; eles não toleram cloro. Como substrato, areia e seixo rolado.

Como limpar o aqcua-terrário:
É preciso trocar a água a cada 15 dias no caso de ter filtro. Se não tiver filtro, é necessária a troca de água constante. Esvazie o local, retirando 30% da água, com ajuda de um vasilhame. Pegue uma mangueira e pressione o jato de água no fundo do recipiente, removendo assim os resíduos que grudam nas pedras e no vidro. Esfregue as paredes do cativeiro com uma eponja, sem o uso de qualquer material químico. Não utilizar produtos como álcool, cloro, desinfetante (que não seja de uso específico para terrariofilia), detergente ou ECT, pois podem causar intoxicação.

Cuidados:
Este pequeno ser com delicadas listras verde-amarelas traz muita alegria para quem convive com ele. A tartaruguinha d'água gosta de ser acariciada na cabeça, comer na mão e tomar sol. Pode ser criada dentro e fora de casa. Ela só precisa de um ambiente com área seca e uma parte grande de água com temperatura morna, além de sol e alimentos. Elas não vivem só de folhas, como muita gente pensa. São carnívoras e precisam de carne e peixe moídos, em pequenos pedaços e crus, além de frutas e verduras variadas. Sua saúde é muito resistente, porém podem apresentar raquitismo, deixando o casco mole, caso esteja com falta de proteínas. O lugar seco serve para a tartaruga sair da água e descansar. Ela faz suas necessidades dentro da água, portanto a limpeza diária é fundamental. Tenha cuidado com a sua tartaruguinha! Se ela for colocada em locais ásperos, pode sofrer ferimentos embaixo do casco, favorecendo a entrada de fungos e bactérias.

Fonte: Pet Center Marginal.
Tataus
Membro Júnior

quinta jul 20, 2006 11:27 pm

Muito Obrigado pelas informaçãoes!!!!

Estou tentando projetar o aquaterrario, mais os que ando vendo naum me agradam...Vc é brasileiro?

Será que conhece algum lugar onde se faz auaterrarios por encomenda?

Obrigado
Tchau
mafia_69
Membro Veterano

quinta jul 20, 2006 11:39 pm

sou portugues...
FelipeBrasilPet
Membro Júnior
Registado: domingo jul 16, 2006 7:08 pm

sexta jul 21, 2006 3:11 pm

Minha dica é a seguinte: Não tente deixer o casco de seu animal brilhoso com nenhum produto químico. Isso faz mal
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

segunda jul 24, 2006 10:20 pm

Geralmente nas vidreiras fazem aquários por medida.
Tenta informar-te na tua cidade.:)
Pelo menos aqui em Portugal fazem isso.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”